São Paulo, 20/05/2005 - Boletim nº 1631
tecnologia
Equipamento gera simbiose
digital e realidade aumentada

Conjunto proporciona consciência
coletiva, por meio do compartilhamento
de faculdades, e acesso a informações
complementares, respectivamente
leia...
Os desafios da ética em
pesquisa clínica no Brasil
Qualidade do ar em regiões
metropolitanas é tema de debate

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Poli desenvolve conjunto que permite compartilhar som, imagem e realidade aumentada

André Benevides

Ver e ouvir a mesma coisa que outra pessoa, estando a quilômetros de distância. Olhar para um objeto e receber instantaneamente informações sobre ele. Estas propriedades são exemplos dos conceitos de simbiose digital e realidade aumentada, respectivamente, e fazem parte do projeto de doutoramento do pesquisador Glauco Todesco, da Escola Politécnica (Poli) da USP. Em julho, o pesquisador deve concluir um protótipo que possibilite este tipo de interação, na defesa de seu estudo.

Um capacete é encarregado de captar imagens e sons, por meio de duas câmeras e dois microfones em estéreo, que são processados em um laptop nas costas do usuário. Óculos especiais acrescentam informações àquilo que é projetado em suas lentes, como em uma tela de computador. Por transmissão sem fio, os dados são enviados a uma central, que pode compartilhar a ambientação local com outros espectadores, tanto em computadores convencionais quanto em ambientes imersivos, como uma Caverna Digital. Além disso, imagens, vídeos, textos e voz podem ser trocados entre todos os participantes, proporcionando uma enorme interação.

Todesco afirma ainda que pretende estudar a possibilidade de adicionar mais uma ou duas câmeras ao sistema, dotando-o de uma visão panorâmica. Segundo ele, o conceito de simbiose digital, no sentido de se criar uma consciência coletiva pelo compartilhamento de faculdades, é uma abordagem inédita. "Nós podemos pensar em inúmeras aplicações deste tipo de cooperação, inclusive em entretenimento".

As utilidades para este sistema são diversas, tanto que já há interesse por parte da Petrobrás no equipamento, desde que, quando finalizado, atenda a alguns requisitos de preço e usabilidade. "Ele pode reduzir custos e proporcionar maior segurança na manutenção e inspeção em plataformas de alto-mar", afirma Todesco. O uso do aparelho evitaria que técnicos de alta qualificação realizassem deslocamentos desnecessários a estes locais de trabalho, de acesso difícil e caro.

Deste modo, o serviço poderia ser realizado por funcionários que já estão no local, sob a supervisão e orientação, em tempo real, de profissionais especializados. Assim, uma mesma pessoa pode prestar serviços a várias plataformas em um período de tempo inviável sem o uso do equipamento.

Demonstração
Apesar deste uso comercial do conjunto, Todesco vislumbra muitas outras aplicações, como a demonstração que pretende elaborar em seu doutorado. A idéia é programar o sistema para ambientes de televisita, como a um museu. As pessoas conectadas ao sistema compartilhariam o ambiente, manteriam comunicação entre si e desfrutariam de recursos de realidade aumentada. "Ao olhar para uma obra, por exemplo, diversas informações relacionadas a ela seriam projetadas na tela dos óculos do usuário local e apresentadas a todos os outros participantes."

O sistema poderia também ser configurado para vários tipos de espectadores. "As informações seriam adaptadas ao público. Um professor teria acesso a um conteúdo diferente do destinado a uma criança."

O estudo foi realizado no Laboratório de Sistemas Integrados (LSI), sob a orientação do professor Marcelo Zuffo. A empresa Absolut Technologies mantém uma parceria com o laboratório e contribuiu na interlocução com a Petrobrás.

Mais informações: (0XX11) 3091-5589, com Glauco Todesco ou Marcelo Zuffo; e-mails todesco@lsi.usp.br ou mkzuffo@lsi.usp.br

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Encontro discute os desafios na ética em pesquisa clínica no Brasil
Será realizado no próximo dia 30, em São Paulo, o 3º Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de São Paulo, organizado pela Faculdade de Medicina da USP e pela Unifesp, e dirigido a profissionais que atuam na indústria farmacêutica, pesquisa clínica e centros universitários.

O objetivo é discutir os principais desafios na ética em pesquisa clínica com seres humanos no Brasil, envolvendo temas atuais como células-tronco, uso do placebo, participação voluntária de pacientes em pesquisa, entre outros. O evento deverá reunir mais de 600 pesquisadores e membros de comitês de ética.

Alguns dos temas abordados serão Fluxo funcional, sistematização, orçamento e estrutura administrativa do CEP, Capacitação e treinamento de relatores: Modelos possíveis, Cuidados e restrições ao uso de grupo placebo em estudos clínicos e Critérios para ensaios clínicos em pediatria.

O evento acontecerá das 8 às 18 horas no Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600, Cerqueira César, São Paulo). As inscrições são gratuitas. Os interessados devem entrar em contato com os responsáveis pelo telefone (0XX11) 3253-2848.

Mais informações: (0XX11) 9936-4272; site www.sbmf.org.br


Mesa-redonda discute qualidade do ar nas áreas metropolitanas
Será realizada no dia 2 de junho, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, a mesa-redonda Qualidade do Ar nas Áreas Metropolitanas: Impactos sobre Saúde e Ambiente, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.

Estarão presentes professores da FSP e do Instituto de Física (IF) da USP, além de membros do Programa de Informação em Saúde e Ambiente da USP, do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) e do Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável (ICTR).

O evento acontecerá das 14 às 18 horas no Anfiteatro João Yunes, na FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Serviço de Alunos da FSP pelo telefone (0XX11) 3066-7787 ou e-mail svalunos@fsp.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787


IF realiza workshop sobre métodos atômico-nucleares para análise não destrutiva
O Instituto de Física (IF) da USP oferecerá no dia 6 de julho, das 8h45 às 18 horas, um workshop sobre métodos atômico-nucleares para análise não destrutiva em arte, arqueologia e conservação.

Os temas abordados serão Ativação com neutrons, Efeito Mossbauer, Fluorescência de raios X (XRF), Emissão de raios gama induzida por partículas (PIGE) e Emissão de raios X induzidas por partículas (PIXE interno e externo).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página http://www.dfn.if.usp.br/pesq/faa/workshop/fisicarte.html, que também traz detalhes sobre a programação.

O IF localiza-se na R. do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7100 / 3091-6824




Agenda Cultural

Recital de canto na FAU Maranhão
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP receberá neste domingo (22), às 19 horas, no prédio da Rua Maranhão, a cantora Melina Manasseh e o pianista Eduardo Oliva para um recital de canto.

O evento tem entrada e estacionamento gratuitos. O endereço é R. Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 3091-4919




Publicações

Professor da FSP participa de livro lançado na Espanha
Foi lançado nesta quinta-feira (19), na Universidade de Sevilha, na Espanha, o livro Manual de Introducción a la Odontología, publicado pela Ripano Editorial Médica, de Madri. O professor Paulo Capel Narvai, do Departamento de Prática de Saúde Pública, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, é autor de dois capítulos, intitulados Salud bucal colectiva: una mirada hacia las Américas y el Caribe e Los desafíos de la Odontología.

A obra, dirigida a estudantes, pesquisadores e profissionais da área odontológica, tem 312 páginas, conta com a participação de autores de vários continentes, e foi organizada pelos professores António Castaño Séiquer e Joaquín Doldán Lema, ambos da Universidade de Sevilha.

Mais informações: (0XX11) 3066-7782




Quadro de Avisos

Departamento Científico da FM premia melhores trabalhos das Ligas Acadêmicas
O Departamento Científico da Faculdade de Medicina (FMUSP) realizará nesta sexta-feira (20) às 19 horas, no Teatro da FMUSP, a entrega do 1º Prêmio Ligas Acadêmicas Prof. Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva.

Foram inscritos 86 trabalhos de Ligas Acadêmicas de escolas médicas de todo o país. Os trabalhos foram divididos em três seções: apresentação da liga, relato de caso e trabalho científico. Serão premiados os três melhores trabalhos de cada seção. Os trabalhos estão expostos na forma de pôsteres, nos saguões da FMUSP.

As Ligas Acadêmicas são entidades formadas por alunos de graduação de Medicina e de outros cursos da área da saúde (fisioterapia, enfermagem, odontologia), sob a supervisão de um médico responsável, e estão vinculadas a um ou mais departamentos da FMUSP. Entre as atividades desenvolvidas estão o atendimento ambulatorial, acompanhamento do paciente no pré e pós-operatório, e a realização de palestras para o público leigo.

Mais informações: (0XX11) 3032-1092 (assessoria de imprensa); e-mail cacilda.luna@serranoassociados.com.br


ICB inaugura novo prédio
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP vai inaugurar na próxima quarta-feira (25) o Edifício Didático de Anatomia, que agora passa a compor o complexo de prédios da Unidade.

O principal objetivo do novo espaço é abrigar aulas práticas e teóricas de anatomia humana, anteriormente ministradas nos chamados "barracões", localizados entre a FEA e a Escola Politécnica.

A inauguração será às 10 horas. O endereço é Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415 (ao lado do Edifício Biomédicas III), Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220 (assessoria de imprensa da USP)




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Avaliação do uso de solos não convencionais em estruturas de solo reforçado. Josiele Patias. Dia 27, às 14 horas.

Estudo de ensaios de arrancamento de geogrelha com utilização de um equipamento reduzido. Francis Massashi Kakuda. Dia 27, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

Estimativas de desempenho independentes da aplicação de estruturas de comunicação para projetos de sistemas-sobre-silício. Gino Lozada Márques. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Química de São Carlos

Doutorado

Correlação entre propriedades físico-químicas de celuloses e sua solubilização e derivação em LiCl/DMAc e DMSO/TBAF.3H2O. Ludmila de Araújo Ramos. Dia 20, às 14 horas.

Polimerização fotoiniciada de monômeros vinílicos carregados. Hosana Maria Maciel Velani. Dia 24, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br