Destaques
Educadores ainda são resistentes ao uso de mídias
em sala de aula
Flávia Souza
Ao contrário do que muitas vezes se pensa, a criança
não é um ser passivo frente às seduções
da mídia. "Ao assistir TV ou navegar na Internet, por
exemplo, a criança tem uma postura ativa. Ela 'ressiginifica'
os conteúdos a partir de seu momento, de seus interesses e
vivências", diz o educador Claudemir Edson Viana, pesquisador
do Laboratório de Pesquisa sobre Criança, Imaginário
e Televisão (Lapic), da Escola de Comunicações
e Artes (ECA) da USP. Para ele, é um equívoco considerar
a criança como uma "folha em branco" que apenas recebe
informações e estímulos.
Viana é autor de uma tese de doutorado que analisou as relações
entre aprendizagem infantil e jogos digitais. Segundo ele, é
necessário que a escola quebre preconceitos e introduza a abordagem
desses jogos em sala de aula. "Não se trata de substituir
a escola ou o educador. O que se propõe é que o adulto
se dedique mais à compreensão do universo infantil",
sugere.
O pesquisador entrevistou 30 crianças com idade entre 8 e 10
anos, estudantes de uma escola de classe média paulistana.
Num primeiro momento, Viana identificou os jogos digitais on-line
(disponíveis na Internet) preferidos dos estudantes. Em seguida,
dedicou-se a "conhecer os jogos" e, numa segunda entrevista,
fez questionamentos mais elaborados.
A pesquisa verificou que a escolha dos jogos costuma reproduzir o
que ocorre em outras brincadeiras. "A essência do jogo
continua a mesma, com a presença de competição,
esportes e histórias. Também há uma diferença
entre os gêneros. Meninos preferem jogos de luta e estratégia,
enquanto as meninas optam por sites de bonecas, pintar e colorir",
conta Viana.
Ele explica que a configuração icônica da Internet
permite o rápido aprendizado infantil. Um dos sites apontados
pelos estudantes era inteiramente em Inglês. "As crianças
disseram que 'iam tentando' até encontrar alguma coisa interessante
e descobrir os comandos. É um aprendizado por tentativa e erro",
explica o educador, que aponta uma outra constatação
interessante: as crianças ressentem a baixa participação
dos adultos nessas brincadeiras.
"O adulto ainda é muito resistente às possibilidades
lúdicas e educativas dos jogos digitais, seja por desconhecimento,
seja pela ânsia em manter uma determinada relação
de poder", destaca. Viana conta que chegou a utilizar, em aulas
de História, um jogo de xadrez para computador. As personagens
- bispo, rei, peão, rainha - eram muito bem caracterizados
por meio de imagens, sons e animações. "Utilizei
o jogo em minhas aulas sobre a Idade Média, e as crianças
aprovaram ", relata. Entretanto, a inserção desses
elementos na escola costuma ser tolhido pela sistematização
das apostilas, geralmente tomada como prioridade pelos coordenadores.
O pesquisador defende que os cursos de pedagogia e licenciatura abordem
as possibilidades do uso de mídias em sala de aula. "Há
preconceito na própria universidade em que se formam os profissionais
da educação", declara. "Muitos professores
hesitam em utilizar esses recursos não por os considerar inadequados,
mas por falta de embasamento teórico."
Mas o computador e a internet não eliminaram as chamadas brincadeiras
tradicionais. "As crianças ainda praticam esportes, brincam
de pega-pega e esconde-esconde", garante o educador. O que se
verifica é que as características atuais do ambiente
urbano modificaram as "formas de brincar". Hoje, com a violência,
a criança passa a maior parte do tempo em casa e, naturalmente,
adapta suas brincadeiras a essa nova condição.
Mais informações: (0XX11) 3091-4317, no Lapic;
e-mail lapic@usp.br ou
cviana@uol.com.br
Imagem: Marcos Santos
Técnica inédita de cirurgia substitui peeling
no processo de cicatrização
Da Redação, Agência USP
Uma técnica inédita de cirurgia para reabilitação
dos deslocamentos de retina substitui a retirada da pele danificada
(peeling) no processo de cicatrização. A diatermia
intra-ocular, idealizada pelo oftalmologista Rubens Camargo Siqueira,
do Hospital de Olhos de São José de Rio Preto (SP),
foi desenvolvida com os médicos Rodrigo Jorge, do Serviço
de Retina e Vítreo do Hospital das Clínicas da Faculdade
de Medicina de Ribeirão Preto da USP, e Cláudio Dalloul.
A pesquisa obteve o prêmio de Melhor Trabalho do Congresso Brasileiro
de Retina e Vítreo de 2005, em evento realizado nos últimos
dias 14 e 16 de abril, em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro.
A diatermia foi introduzida com sucesso no HC de Ribeirão Preto
como uma variante das técnicas cirúrgicas que desfazem
cicatrizes decorrentes dos deslocamentos da retina.
De acordo com Rodrigo Jorge, a diatermia é uma aplicação
terapêutica da eletricidade, com base no desenvolvimento do
calor, emitindo calor suficiente para coagular ou destruir um tecido.
"A endodiatermia provoca o aquecimento do local através
de um instrumento conectado na corrente elétrica", explica.
"O calor ocasionado coagula o tecido e desfaz a cicatriz com
mais rapidez que o peeling, no qual a pele danificada é
retirada com instrumentos cirúrgicos".
Com o estudo sobre diatermia, o Serviço de Retina e Vítreo
do HC foi premiado pela terceira vez no Congresso Brasileiro de Retina
e Vítreo. Em 2004, o serviço obteve o prêmio de
melhor trabalho apresentado em pôster com o estudo dos implantes
biodegradáveis de dexametasona para a cura de doença
inflamatória crônica no olho e em 2003, pela Terapia
Fotodinâmica com Indocianina Verde Modificada. As premiações
pela diatermia intra-ocular e os implantes biodegradáveis são
resultantes de pesquisas feitas em parceria pelos médicos Rodrigo
Jorge e Rubens Camargo Siqueira..
Com informações da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas
da FMRP
Mais informações: (0XX16) 602-2612 / 2843
Cursos e Palestras
Ciclo de palestras Imagens do
feminino
O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP realizará
entre os dias 31 de maio e 16 de junho o ciclo de palestras Imagens
do feminino - Entre a reclusão e a exibição.
As palestras acontecerão sempre às terças e quintas-feiras,
com início às 19 horas.
O evento reunirá profissionais de diversas áreas do
conhecimento que refletem sobre a questão do feminino. Os temas
em discussão remetem aos conteúdos e propostas da exposição
Imagens do Feminino.
Alguns dos tópicos abordados serão Mulheres e práticas
culturais, Mulheres e reclusão, Mulheres e exibição
de si e Mulheres e mundos do trabalho. A página
http://www.mp.usp.br/img_feminino.htm
traz detalhes da programação.
Os interessados em assistir às palestras devem efetuar inscrição
pessoalmente no CPC (R. Major Diogo, 353, na Bela Vista, em São
Paulo). É cobrada uma taxa de R$10,00 por palestra, ou R$50,00
pelo ciclo completo.
Mais informações: (0XX11) 3106-3562; e-mail cpcpublic@usp.br
Docência da universidade é tema de seminário
no IF
Na próxima terça-feira (24), às 16 horas, será
realizado no Instituto de Física (IF) da USP o seminário
Docência na Universidade, com a professora Selma Garrido
Pimenta, da Faculdade de Educação (FE) da USP.
Será discutida a problemática profissional do professor
do ensino superior, tanto no que se refere à identidade, sobre
o que é ser professor, quanto no que se refere à profissão
e suas condições.
O seminário acontecerá no Auditório Adma Jafet,
no IF (R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária,
São Paulo). A entrada é gratuita.
Mais informações: (0XX11) 3091-6701
FE realiza palestra sobre cultura surda
A Faculdade de Educação (FE) da USP oferecerá
nesta segunda-feira (23), às 19 horas, a palestra Quem é
surdo hoje e cultura surda. Inclusão e importância do
preparo do corpo docente. Relato de professores surdos.
O evento, coordenado pelas professoras Edna Antonia de Matos e Rosângela
Gaviolli Prieto, acontecerá no auditório da FE (Av.
da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo).
A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição
prévia.
Mais informações: (0XX11) 3091-3574; e-mail apoioacad@fe.usp.br
O solo, nossa caixa de Pandora é o próximo
tema do Pan-Gnósio
O Ciclo
de Conferências Pan-Gnósio, promovido pela Escola
Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba,
tem continuidade na segunda-feira (23), às 16h30. O tema da
sexta palestra é O solo, nossa caixa de Pandora e será
preferida pelo professor Zilmar Ziller Marcs, docente aposentado do
departamento de Solos e Nutrição de Plantas e atual
presidente da Associação dos Docentes Aposentados da
Esalq.
Com o objetivo de apresentar o histórico, a importância
e as peculiaridades de temas científicos, sob o aspecto de
vários campos do conhecimento, o Panorama Amplo de Campos do
Conhecimento (Pan-Gnósio) é focado por meio da competência
constituída pela Esalq, por meio da Associação
dos Docentes Aposentados (Adae). A realização é
do Serviço de Cultura e Extensão Universitária
da Escola.
O evento, que acontece no Anfiteatro do Departamento de Ciências
Florestais, da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba), é
gratuito e aberto à comunidade em geral.
Mais informações: (0XX19) 3429-4339
Professor Wolfgang Bock ministra conferência na FFLCH
O professor Wolfgang Bock, da Bauhaus Universitaet Weimar, vai ministrar
na próxima terça-feira (24), na sala 232 do prédio
da Faculdade de Letras da USP (Av. Professor Luciano Gualberto, 403,
Cidade Universitária, São Paulo), a conferência
Vom Ort Der Zeit: Zum Verhael Tnis Von Nahraum und Fernraum Bei
Walter Benjamin.
A conferência acontecerá às 16h10 e será
ministrada em alemão, com resumos em inglês. Os interessados
em assistir à conferência devem entrar em contato com
os responsáveis pelo telefone (0XX11) 3091-5041.
Mais informações: (0XX11) 3091-5041
Publicações
Livro aborda conservação de remanescentes de
cerrado
Acontece no próximo dia 31, na Livraria Cultura do Shopping
Villa Lobos, em São Paulo, a noite de autógrafos do
livro Viabilidade de Conservação dos Remanescentes
de Cerrado no Estado de São Paulo (Ed. Annablume, 169 págs.,
R$35,00), organizado pelas professoras Marisa Dantas Bitencourt, do
Instituto de Biociências (IB) da USP, e Renata Ramos Mendonça,
bióloga com mestrado em Geografia pela Faculdade de Filosofia,
Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
O livro reúne abordagens de diferentes campos da ciência
(cartografia, botânica, sociologia e história) e permite
uma análise multidisciplinar do problema da conservação
e do manejo do cerrado no Estado de São Paulo.
A obra também traz uma compilação da situação
de conservação do cerrado em áreas particulares,
usando técnicas de análise de imagens obtidas por satélite,
definições claras das diferentes fisionomias, fotos
ilustrativas dos principais componentes de sua biodiversidade.
Acompanha o livro um CD-ROM com detalhes do diagnóstico cartográfico
das áreas de estudos em todo o Estado, com mapas temáticos
oriundos de imagens de satélites, e os anais dos workshops
Bases para conservação e uso sustentável das
áreas de cerrado do Estado de São Paulo (1995) e
Conservação e desenvolvimento sustentado nos fragmentos
de cerrado do Estado de São Paulo (2002).
O livro reflete o trabalho de coordenação conduzido
por Marisa Dantas Bitencourt em um dos projetos dentro do programa
Biota-Fapesp.
Mais informações: (0XX11) 3024-3599; para a imprensa;
(0XX11) 9671-9244, com Mara Buckeridge
Quadro de Avisos
FOB realiza primeira defesa de mestrado via satélite
A primeira defesa de dissertação de mestrado via satélite
da USP acontecerá na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB)
na próxima segunda-feira (23), às 14 horas, no auditório
da biblioteca da faculdade.
Serão disponibilizados dois links da Empresa Brasileira de
Telecomunicações (Embratel): um no campus da USP-Bauru
e outro no campus da Universidade do Norte do Paraná (Unopar),
em Londrina.
Haverá a presença da pró-reitora de Pós-Graduação
da USP, professora Suely Vilela, e do presidente da Comissão
de Pós-Graduação da FOB, o professor José
Carlos Pereira.
Durante a defesa, as duas examinadoras (professoras Maria Fidela de
Lima Navarro, diretora da FOB e orientadora da candidata, e Maria
Aparecida de Andrade Moreira Machado) e a candidata, Ticiane Cestari
Fagundes, estarão no campus de Bauru, enquanto a terceira examinadora,
professora Daniela Gigo Cefaly, do departamento de Dentística
da Unopar, estará em Londrina-PR.
Para a professora Maria Aparecida, da FOB, esta modalidade de defesa
é um importante passo para uma maior interação
da USP com universidades e institutos de pesquisa do Brasil e do exterior.
Mais informações: (0XX14) 3235-8385 / 3235-8203
/ 8117-9953, com Marianne Ramalho (assessora de imprensa)
Comunicado do IGc
O número de telefone do setor de eventos do Instituto de Geociências
(IGc) da USP mudou para (0XX11) 3091-3958. A atual responsável
chama-se Katerine.
Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
Método dos elementos finitos e técnicas de enriquecimento
da aproximação aplicados à análise de
tubos cilíndricos e cascas esféricas. Gustavo Cabrelli
Nirschl. Dia 30, às 14 horas.
Tratamento da vinhaça em reator anaeróbio de leito
fluidificado. Elizabeth dos Santos Gaspar Damiano. Dia 30, às
14 horas.
Doutorado
Estudo de pontes de madeira com tabuleiro multicelular protendido.
Jorge Luis Nunes de Góes. Dia 30, às 14 horas.
Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235
Escola Politécnica
Mestrado
Ambiente de autoria e manipulação tridimensional
para educação infantil. Andréia Regina Pereira.
Dia 30, às 14 horas.
Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras.
Cláudio Luis Cruz de Oliveira. Dia 30, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-5443
Instituto de Química de São Carlos
Mestrado
Caracterização de micobactérias por ressonância
magnética nuclear (RMN) e por infravermelho com transformada
de Fourier (FTIR). Milena Tsukahara. Dia 30, às 14 horas.
Mais informações: (0XX16) 3373-8036
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