São Paulo, 24/05/2005 - Boletim nº1633
engenharia
Telhas rejeitadas são aproveitadas
em camadas de pavimentação

Uso de resíduos é indicado para
municípios e regiões onde há produção
de cerâmica, transformando telhas
defeituosas em matéria-prima útil
leia...
Pesquisador ministra palestra
sobre tuberculose
Cinema e adolescência é
tema de mostra no Cinusp

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Produção de camadas de pavimento utiliza resíduos das fábricas de telhas

Júlio Bernardes

Telhas com defeito de fabricação normalmente são descartadas como entulho pelas indústrias, podendo gerar sérios problemas ambientais. O engenheiro João Fernando Dias pesquisou a viabilidade da utilização dos cacos de telha para produzir camadas de pavimento de baixo custo. Os resultados do estudo foram apresentados em tese de doutorado defendida na Escola Politécnica (Poli) da USP.

O pesquisador, que é professor da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), conta que o resíduo é gerado na produção de cerâmica vermelha. "As telhas defeituosas após a queima são descartadas, sendo chamadas de cacos de telha", diz. "O resíduo às vezes é usado para entupir erosões, mas grande parte é jogada fora como entulho na periferia das cidades, deixando um passivo ambiental, embora seja um material de alto conteúdo energético e com potencial para reciclagem."

Dias analisou as indústrias dos municípios mineiros de Monte Carmelo e Ituiutaba. Para utilizar as telhas na execução de camadas de pavimento, ele investigou as propriedades do material. "Verificou-se que os resíduos quebravam-se com facilidade ao serem compactados", aponta. "Para corrigir o problema, os resíduos foram misturados com 30% a 50% de solo laterítico, muito comum no Brasil e que pode ser retirado da própria região da obra, estabilizando o material."

Pavimento
O professor ressalta que "as telhas podem ser usadas em vias de baixo volume de tráfego, no sub-leito do pavimento, e misturadas com solo laterítico, na camada de sub-base e na base, acima das quais é feito o capeamento asfáltico." A utilização desses resíduos "é uma solução indicada para municípios ou regiões onde há produção de cerâmica e o resíduo não é reaproveitado, transformando-o em matéria-prima útil", afirma.

Dados da Associação Brasileira de Cerâmica apontam que existem 7 mil indústrias de cerâmica vermelha no Brasil. "A produção chega a 64 milhões de toneladas por ano, e como as sobras podem atingir em média 5% da produção, são quase quarenta toneladas de resíduos por indústria todo mês", relata Dias. "Na região de Monte Carmelo são gerados cerca de 1,9 quilos de cacos de telha por habitante todo dia, material que poderia ser usado para executar 32 quilômetros de base de pavimento por ano."

Após comprovar os resultados do uso das telhas para pavimentos em laboratório, o pesquisador pretende executar um trecho de via para avaliação. "Esta via será monitorada ao longo do tempo para verificar o comportamento do material", diz. "Outros estudos também estão em andamento sobre o uso dos resíduos de cerâmica britados na produção de concretos não-estruturais, na fabricação de tijolos e na produção de argamassas de assentamento de tijolos."

Mais informações: (0XX34) 3239-4137, com João Fernando Dias

Imagem cedida pelo pesquisador




Cursos e Palestras

Pesquisador da USP fala sobre tuberculose
Tuberculose é o tema de palestra gratuita que será ministrada nesta terça-feira (24) às 10 horas, em Bauru, pelo chefe do Laboratório de Tuberculose do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Manoel Armando Azevedo dos Santos.

O pesquisador lembra que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população mundial pode estar infectada pelo bacilo da tuberculose. São registrados anualmente 382 mil novos casos da doença nos países desenvolvidos contra um milhão e trezentos e vinte e oito mil casos nos países em desenvolvimento. No Brasil, a estimativa é de 58 novos casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

“O que falta é aferir com mais precisão qual é a real incidência brasileira”, observa o pesquisador. Esse estudo epidemiológico já está em curso e mobiliza onze alunos de pós-graduação e dois técnicos que trabalham com Santos na USP. Já se sabe, inclusive, que apenas no Estado de São Paulo cerca de 17 pessoas morrem por dia em decorrência da doença.

As inscrições devem ser feitas com antecedência, pelo telefone (0XX14) 3236-6200. O evento acontecerá na FIB (Faculdades Integradas de Bauru) – R. Rodolfina Dias Domingues, quadra 11, Quinta Ranieri.

Mais informações: (0XX14) 9652-6936, com Eloisa Nelli (informações para a imprensa)


USP discute vigilância sanitária nesta terça-feira
Com o objetivo de analisar a percepção da população sobre o papel da Vigilância Sanitária no país, o Centro Colaborador de Vigilância Sanitária (CECOVISA) da USP, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) de São Paulo realizarão nesta terça-feira (24), das 9 às 17 horas, o Seminário CECOVISA-COSEMS/SP, com o tema Categorização das Ações de Vigilância Sanitária : da Complexidade à Responsabilidade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cecovisa@fsp.usp.br. Serão abordados os tópicos Aspectos Históricos da Categorização das Ações de Vigilância Sanitária, Discussões Atuais sobre a Categorização das Ações de Vigilância Sanitária e A Responsabilidade Pública em Vigilância Sanitária.

O evento acontecerá no Anfiteatro Paula Souza, na FSP (Av. Dr. Arnaldo, nº 715, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3061-5757


Momento de Biologia na Esalq
O curso de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, oferecerá no período de 3 a 5 de junho, das 8 às 18 horas, o II MoBio: Momento de Biologia.

O MoBio foi idealizado em 2003 por uma comissão de alunos de Ciências Biológicas com o intuito de promover a interação entre professores e alunos de diversas unidades de ensino, promovendo discussões de temas pouco abordados no currículo da graduação. O principal objetivo da comissão é tornar o MoBio um evento tradicional a fim de divulgar, atualizar e difundir os conhecimentos e técnicas de diferentes áreas da biologia entre os estudantes de biologia e áreas afins.

Nesta edição, além das palestras programadas, serão incluídos mini-cursos simultâneos, oficinas, apresentação de painéis e mesa redonda.

Algumas das palestras oferecidas serão O estudo da vida no futuro: perspectivas e desafios influenciando a humanidade, Mudanças climáticas: o que está acontecendo no mundo e Biogeografia. As oficinas abordarão temas como Radiometria, Mergulho, Bonsai e Composteira. Já os mini-cursos versarão sobre Ecologia da paisagem aplicada ao manejo de ecossistemas, Ilustração botânica, Taxocenoses de anfíbios e répteis/Conservação de anfíbios e répteis e Permacultura. O site www.cacbesalq.com.br traz a programação detalhada.

As inscrições feitas até o dia 1º de junho e custarão R$15,00 para estudantes e profissionais. Após o dia 1º o valor cobrado será de R$20,00. O evento acontecerá no Anfiteatro do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - Jumbão, na Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba).

Mais informações: (0XX19) 3429-4136


Programa da Universidade de Harvard é apresentado na FAU
Acontecerá nesta quarta-feira (25), às 13h30, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, a apresentação do Programa Loeb Fellowship na Graduate School of Design (GSD), da Universidade de Harvard.

O evento terá a presença de James Stockard (Diretor - Harvard Loeb Fellowship), Maurice Cox (ex-Diretor da Escola de Arquitetura da Universidade de Virginia) e Cara McCarty (Curadora de design e artes decorativas - Saint Louis Art Museum), entre outros convidados.

A apresentação será realizada no Auditório Ariosto Mila, na FAU (R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 3091-4919, na Secretaria de Eventos da FAU




Agenda Cultural

Cinusp apresenta mostra O doce amanhã - O cinema e o adolescente
Está em cartaz no Cinusp até o dia 29 de julho a mostra O doce amanhã - O cinema e o adolescente, que traz filmes como Violência Gratuita, Elefante e Para Sempre Lilya.

A seleção de O Doce Amanhã pretende traçar um panorama atual da abordagem da criança e do adolescente no cinema dos anos 80 - quando se sistematizou uma série de clichês e elementos do imaginário jovem na construção de um discurso codificado para o público adulto e adolescente - até os dias atuais, com o enfraquecimento e a subversão destes elementos por uma nova geração de realizadores que trazem uma nova bagagem de cultura visual e uma maneira diferente de ver e pensar o cinema.

Confira a programação para os próximos dias:

Nesta terça-feira (24) será exibido às 16 horas o filme Louise Take 2 (França, 1998, cor, 115 min, ficção, direção de Siegfried). Sinopse: É feita uma visita a Paris através dos desejos e medos de Louise, jovem parisiense. Levando a vida com seu namorado e amigos, está sempre à beira do precipício entre o mundo das drogas e dos furtos. Todavia, sua vida muda após o encontro com Gaby.

Às 19 horas será exibido Elefante (EUA, 2003, cor, 81 min, ficção, direção de Gus Van Sant). Sinopse: Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia.

Na quarta-feira (25) será exibido Adeus, Meninos (França, 1987, cor, 103 min, ficção, direção de Louis Malle) às 16 horas. Sinopse: França, inverno de 1944. Julien Quentin é um garoto de 12 anos que frequenta o colégio Sr. Jean-de-la-Croix, que enfrenta grandes dificuldades devido a 2ª Guerra Mundial. Lá ele se torna o melhor amigo de Jean Bonnett, um introvertido colega de classe que Julien posteriormente descobre ser judeu. A tragédia chega à escola quando a Gestapo invade o local, prendendo Jean, outros dois alunos e ainda o padre responsável pelo colégio.

Às 19 horas da quarta-feira será reixibido Louise Take 2.

A página http://www.usp.br/cinusp/mostras/doce_amanha/index.php traz a programação completa. O Cinusp localiza-se na R. do Anfiteatro, colméia, favo 04, na Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540




Publicações

Ligia Chiappini lança Reinvenção da Catedral
A professora Ligia Chiappini, do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, está lançando o livro Reinvenção da Catedral (Cortez Editora, 336 págs., R$ 39,00).

O livro documenta a trajetória das lutas empreendidas, desde os tempos da ditadura militar, para construir um intercâmbio frutífero entre Universidade e Escola Pública. Parte dessa trajetória aparece em Invasão da Catedral, publicado em 1983, hoje esgotado.

O caminho percorrido vai da invasão – quando a Universidade (Catedral) era pouco receptiva ao trabalho de formação-pesquisa com professores da escola pública e este era delegado às Faculdades de Educação, aos cursos de Pedagogia e Prática de Ensino, ou limitado às associações docentes.

Este livro quer ser um convite a novas reinvenções tanto da Universidade quanto da Escola Pública, reconhecendo outros projetos e tentativas que também visam à formação do cidadão consciente de seus direitos e responsabilidades e familiarizado com as ferramentas necessárias ao exercício pleno da cidadania. Entre essas ferramentas, é a linguagem uma das principais. Por isso, o livro discute princípios, estratégias e conceitos atuais e úteis ao trabalho dos professores.

Mais informações: (0XX11) 3864-0404




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Prova de carga dinâmica em placa. Luciene Santos de Moraes. Dia 31, às 13 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

A transformada de Fourrier fracionária e sua aplicação a um sistema de transmissão móvel multiportadora. Carlos Alberto Ramirez Behaine. Dia 31, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Riberão Preto

Doutorado

Efeitos psicossociais do screening genético das mutações predisponentes à trombose venosa familiar em portadores e não-portadores. Luciana Marchetti Torrano Masetti. Dia 2 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Imagem por ressonância magnética na investigação da cabeça de cães. Maria Cristina Ferrarini Nunes Soares Hage.Dia 2 de junho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br