São Paulo, 30/05/2005 - Boletim 1635
saúde
Autonomia dos idosos deve ser
valorizada contra depressão

A conduta submissa, muitas vezes
exigida do idoso, pode ter relação com o
desenvolvimento de quadros depressivos,
como mostra um estudo do IP
leia...
Exposição A evolução do vôo
traz réplicas de dinossauros
FSP lança Revista Brasileira
de Vigilância Sanitária

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Tratamento da depressão em idosos deve valorizar autonomia e perspectivas de vida

Marina Almeida

O tratamento psicológico de idosos com depressão precisa valorizar a autonomia e a individualidade dos pacientes. "Devemos tratá-los como sujeitos ativos", afirma a psicóloga Cláudia Aranha Gil, que concluiu recentemente sua dissertação de mestrado sobre o tema no Instituto de Psicologia (IP) da USP. Ela considera que, controlar o idoso, dizendo sempre o que é melhor para ele, retira muitas vezes suas possibilidades de entrar em contato com seus sentimentos e pensamentos e de agir em busca de soluções, explica.

A tentativa das famílias de tornar o idoso "útil", ocupando-o com diversas atividades, fruto de uma visão assistencialista, não impede que ele sofra com a depressão. Segundo a pesquisadora, esse tipo de postura só valoriza uma parte do ser humano. "Cria-se um fazer dissociado do ser, em que para ficar bem é preciso produzir. Muitos filhos, por exemplo, lotam os pais de atividades, mas não mantém com eles um contato mais próximo". Cláudia ressalta a importância da conversa, da presença e do acolhimento em todas as relações, terapêuticas ou não. "O idoso tem a necessidade de falar e de ser ouvido, e os sintomas depressivos não devem ser vistos como conseqüência natural do envelhecimento".

O estudo constatou que a depressão simbolizava uma situação de conflito e impasse. Os pacientes atendidos não conseguiam se sentir vivos e ativos num mundo que exigia deles uma conduta cada vez mais submissa. Embora o envelhecimento traga perdas - para o corpo, para a vida social - não existe um "envelhecimento psíquico". Nessa fase da vida, as fragilidades individuais podem ficar mais aparentes, mas há também grandes potencialidades a serem realizadas. A depressão pode atingir a todos, em qualquer idade, por isso "os idosos deprimidos não devem ser vistos como uma categoria específica".

Diagnóstico
A depressão na terceira idade é mais dificilmente diagnosticada porque alguns dos sintomas podem ser confundidos com outros problemas. Os efeitos colaterais de medicamentos, questões próprias da velhice, como a insônia, ou sintomas de doenças que acometem mais essa faixa etária, como o esquecimento, cuja causa pode ser Alzheimer, depressão ou simplesmente a idade, são alguns dos quadros que podem provocar confusão.

Segundo Cláudia, uma pesquisa de 2002 revelou que no mundo, 22% dos idosos apresentavam sintomas depressivos. Em asilos e hospitais esse número variava entre 35% e 45%. Apesar disso, a questão é pouco estudada e o serviço público não está preparado para atender bem a essa população. Em sua pesquisa a psicóloga atendeu a pacientes que pararam de tomar os remédios antidepressivos, devido aos efeitos colaterais e à demora em acertar a dose dos medicamentos. Cláudia defende, no entanto, que o atendimento seja feito em conjunto pelo médico e pelo psicólogo.

Mais informações: (0XX11) 5561-0671, 9992-0644, e-mail claudiaagil@uol.com.br com Cláudia Aranha Gil

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Christian Tschumi fala sobre a obra de Mirei Shigemori
Na próxima terça-feira (31), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP realizará a palestra Mirei Shigemori - Renewing the Japanese Garden, com o arquiteto suíço Christian Tschumi.

O palestrante apresentará a obra do importante paisagista contemporâneo, o japonês Mirei Shigemori, discutindo a renovação dos conceitos de projeto no jardim japonês.

O encontro será às 16h30, na sala 812 da FAU (R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo). O evento faz parte do ciclo Fórum da Paisagem, composto por seminários que acontecem sempre às terças-feiras. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 3091-4919, na Secretaria de Eventos da FAU


Seminário no Instituto de Física
O Instituto de Física (IF) da USP oferecerá na próxima segunda-feira (30), às 14 horas, o seminário Mapas randômicos e espalhamento caótico não hiperbólico, com a pesquisadora Sabrina Camargo, do IF.

Será abordado o caso do espalhamento caótico não-hiperbólico com perturbações randômicas. O evento acontecerá no Auditório Adma Jafet, no IF (R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-6907




Agenda Cultural

Dinossauros chegam ao Museu de Zoologia
O Museu de Zoologia da USP inaugura na próxima terça-feira (31) a exposição permanente A evolução do vôo, mostra inédita em São Paulo que traz réplicas fiéis de dinossauros que antecederam as aves.

O público poderá observar de perto modelos e réplicas de carnotauro, pterossauro, titanossauro, arqueopterix e o mais conhecido e temido de todos, o velocirraptor. Muito numerosos na América do Sul, os gigantes viveram na região durante o período Cretáceo - entre 70 e 120 milhões de anos atrás - cuja presença é confirmada por centenas de registros oficiais.

O roteiro expositivo destaca, já no hall de entrada, um imponente esqueleto de carnotauro, em tamanho natural, com 4 metros de altura por 7 metros de comprimento. Ao lado do velocirraptor e do arqueopterix, o carnotauro integra uma linhagem de dinossauros que deu origem às aves. A réplica, construída a partir de fóssil original, foi adquirida do Museu de História Natural Bernardino Rivadavia, de Buenos Aires. Próximo ao carnotauro, um modelo de titanossauro ganha cenário especial, com elementos que reconstituem o seu habitat.

Tirando partido da arquitetura do prédio histórico e de seu pé direito alto, as escadarias - antes inacessíveis ao público - agora guiam os visitantes ao encontro de dois esqueletos de pterossauros que, pendurados no teto, parecem voar. As réplicas se baseiam em exemplares fósseis encontrados na Bacia do Araripe (Ceará, Pernambuco e Piauí), maior área do mundo em concentração de fósseis de pterossauros.

O velocirraptor, retratado assustadoramente em Jurassic Park, apresenta-se numa versão real e científica, com a metade do tamanho em que aparece no filme e boa parte do corpo coberta de penas, como o mais recente fóssil encontrado. Completando a série está a reconstituição do arqueopterix, primeiro dinossauro que apresentou penas e asas e que possui características comuns aos répteis e às aves.

Segundo a diretoria do Museu, o módulo A evolução do vôo ganhará em breve novos elementos, previstos para completar a história do surgimento do vôo entre os animais, sob o ponto de vista científico.

O Museu de Zoologia fica aberto de terça a domingo, das 10 às 17 horas, e fica na Av. Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo. O ingresso custa R$ 2,00 (grátis para escolas públicas mediante agendamento, visitantes menores de 6 anos e acima de 60; estudantes pagam meia-entrada).

Mais informações: (0XX11) 6165-8100, e-mail mz@edu.usp.br




Publicações

FSP lança Revista Brasileira de Vigilância Sanitária
O Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), promove na próxima terça-feira (31), às 17 horas, o lançamento da Revista Brasileira de Vigilância Sanitária/Brazilian Journal of Health Surveillance (Revisa).

A publicação, de caráter técnico-científico, será trimestral e tem por finalidade divulgar artigos originais e inéditos que contribuam para o conhecimento e desenvolvimento da vigilância sanitária e áreas afins, abrangendo temáticas referentes a serviços, produtos e tecnologias relacionados à saúde, programas e serviços de vigilância sanitária, saúde ambiental e do trabalhador, políticas públicas e planejamento em saúde.

A Revisa pretende ser um veículo de expressão das idéias e discussões ligadas à temática da Vigilância Sanitária, oferecendo um espaço de crítica, divulgação e análise.

O lançamento acontecerá no Anfiteatro João Yunes, na FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo), com a presença de Dalmo de Abreu Dallari, editor científico da Revisa, e Cláudio Maierovitch P. Henriques, Diretor Presidente da Anvisa.

Mais informações: (0XX11) 3061-5757; assessoria de imprensa (0XX11) 3081-5091




Quadro de Avisos

HC de Ribeirão Preto seleciona portadores de bronquite crônica e enfisema para estudo
O Setor de Pneumologia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP está selecionando pessoas portadoras de bronquite crônica e enfisema para participarem de estudo envolvendo a realização de atividades recreativas.

Os pacientes selecionados realizarão avaliação clínica, radiografias e exames respiratórios, sem nenhum custo. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (0XX16) 602-2631, com Cássia ou Rosa.

Mais informações: (0XX16) 602-2631




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Influência da forma da seção transversal no confinamento de pilares de concreto armado encamisados com PRFC (Polímero Reforçado com Fibras de Carbono). Alexandre Luiz Sudano. Dia 31, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Mestrado

A interface entre vendas e manufatura: uma análise da relação operacional. Alexandre Avelino Cardoso. Dia 3 de junho, às 9 horas.

Doutorado

Influência da adição de caseinato de sódio sobre o escoamento e posterior recuperação estrutural do iogurte batido. Lúcia Scott Franco de Camargo Azzi Collet. Dia 1º de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Efeitos psicossociais do screening genético das mutações predisponentes à trombose venosa familiar em portadores e não-portadores. Luciana Marchetti Torrano Masetti. Dia 2 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Limites tiltings e cotiltings. Clezio Aparecido Braga. Dia 3 de junho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br