São Paulo, 02/06/2005 - Boletim nº1638
sociedade
Classe média negra refuta
mito da democracia racial

Mesmo com padrão de consumo que
lhes classifica como cidadãos de classe
média, negros afirmam que discriminação
neste meio pode ser ainda maior
leia...
USP aperfeiçoa métodos de
medir a poluição em São Paulo
Esalq promove Semana
do Meio Ambiente

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Negros reafirmam discriminação na classe média, mesmo possuindo mesmo padrão de consumo

Rafael Veríssimo

No Brasil, os negros ainda vivem uma história de racismo, mesmo que tenham um padrão de consumo de classe média. "Estas pessoas refutam o mito da democracia racial, idéia que defende que o problema não reside na cor do indivíduo, e sim na classe social", como explica o antropólogo Reinaldo da Silva Soares, que analisou em sua pesquisa de doutorado a relação entre identidade racial, identidade de classe e estilos de vida deste grupo de pessoas. "Todos os entrevistados fazem questão de afirmar que, mesmo tendo um padrão de consumo de classe média, são discriminados", afirma o antropólogo.

Soares iniciou seu trabalho entrevistando 24 pessoas ligadas a grupos organizados em torno da questão racial: o Aristocrata, clube criado na década de 60 com o propósito de unir os negros provenientes da classe média rejeitados em clubes como o Pinheiros e o Esperia; e parte da direção da Afrobras, ONG voltada à questão educacional que, em 2004, inaugurou a Faculdade Zumbi dos Palmares, primeira instituição voltada exclusivamente à inclusão dos negros no ensino superior.

Entre as várias constatações de sua pesquisa, o antropólogo destaca que o orgulho destas pessoas em se considerarem negras chega a ser extremo. "Elas deploram o termo 'pardo' e encaram a opção de se declarar negro ou não como uma questão política. Se você é filho de branco com negro, você é negro e acabou."

Racismo
O ambiente de trabalho é o terreno onde surge a maior parte das denúncias de racismo na pesquisa. E o fato de estes negros serem de classe média, segundo o antropólogo, os fazem sentir ainda mais a discriminação. "Ao concorrer pelos mesmos cargos de nível superior e chefia com os brancos, a disputa se torna mais acirrada", afirma. "A questão do preconceito transparece ainda mais quando um negro com a mesma ou até maior capacidade perde a vaga para um branco."

Como define Soares, "apesar de não freqüentarem escolas de samba, terreiros de candomblé, o Aristocrata Clube ou a Afrobras, o negro em ascensão social assume uma identidade negra, já que ela também se constrói no isolamento de bairros de classe média onde a presença negra é insignificante, nas salas de aula em que todos os colegas são brancos, assim como nos locais de trabalho".

Apesar deste grupo de pessoas não se considerarem parte da classe média em que os brancos se incluem, eles também se enxergam fora do universo negro da classe trabalhadora. Na explicação de Soares, só o fato de eles terem a possibilidade de bancar atividades como ir ao cinema, teatro ou a clubes - e das quais têm preferência - já os diferencia dos demais negros. "Mesmo que admirem as manifestações culturais dos negros pobres, eles não se identificam", afirma.

O pesquisador ressalta o caráter qualitativo, e não quantitativo, desenvolvido em sua pesquisa. "Mesmo trabalhando com universo restrito de membros de associações específicas, podemos inferir que alguns resultados podem ser estendidos aos negros em ascensão que não estão mobilizados em torno de uma associação, principalmente no que diz respeito à identidade negra", define Soares.

O estudo apresentado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Negros de classe média em São Paulo: estilo de vida e identidade negra, partiu de uma observação feita por Soares quando pesquisava o cotidiano da escola de samba Vai-Vai para sua dissertação de mestrado. Com um quadro de pessoas de baixa qualificação e remuneração à época de sua fundação (1930), a escola passa atualmente por uma sensível mudança na sua composição socioeconômica: principalmente em sua direção, a Vai-Vai é formada por negros de classe média - pequenos empresários ou profissionais de nível universitário, dentre outros. Este fato estimulou Soares a realizar um estudo sobre os negros em ascensão social.

Mais informações: e-mail rei.soares@estadao.com.br




Equipamento que detecta poluentes atmosféricos por meio de feixe de luz é instalado na FSP

Da Redação, Agência USP

O Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em colaboração com o Instituto de Física (IF) da Universidade, instalou um equipamento que detecta poluentes atmosféricos por meio de um feixe de luz. Trata-se de um receptor de luz que fica no terraço do prédio da FSP e capta o feixe de luz enviado por um emissor, instalado no terraço da Faculdade de Medicina (FMUSP).

Esse feixe atravessa o ar continuamente (dia e noite) e gera espectros que são identificados pelo equipamento que então determina os gases a que correspondem (dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, ozônio, benzeno, tolueno e xileno) e quais as suas concentrações. Desta forma, pode-se medir em tempo real a concentração destes poluentes. Os dados são transferidos para um computador que os armazena e gera as informações que permitem realizar um diagnóstico da poluição na cidade de São Paulo.

Este procedimento é tão preciso quanto o utilizado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). A diferença fundamental é que um só instrumento monitora diversos poluentes em forma simultânea. Será possível traçar diagnósticos da qualidade do ar que permitirão gerar pesquisas futuras sobre poluição e efeitos à saúde.

Além disso, os dados poderão ser utilizados também para propostas de políticas públicas, direcionadas à prevenção de problemas de saúde como doenças respiratórias, alergias e outros agravos muito comuns na cidade de São Paulo, especialmente nessa época do ano. As poucas chuvas e a quantidade de poluentes no ar é muito grande, causando problemas de saúde à população e sobrecarregando hospitais e pronto-socorros.

A pesquisa é desenvolvida pelos professores Pedro Oyola, Maria Regina Alves Cardoso (FSP), Paulo Artaxo (IF) e Paulo Saldiva (FM). O trabalho será apresentado com mais detalhes em evento que a FSP realizará para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Trata-se da Semana do Meio Ambiente com mesas-redondas nesta quarta (1) e quinta-feira (2) que discutirão recursos hídricos e qualidade do ar em nosso País, com pesquisadores da área, representantes governamentais e da sociedade civil.

Entre os temas a serem debatidos estão Qualidade do ar nas áreas metropolitanas: Impactos sobre saúde e ambiente e Recursos hídricos nas áreas metropolitanas: Impactos sobre saúde e ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Faculdade de Saúde Pública

Mais informações: (0XX11) 3066.7787 ou e-mail svalunos@fsp.usp.br; entrevistas com a professora Maria Regina, (0XX11) 3066-7777 ou e-mail rcardoso@usp.br




Cursos e Palestras

Esalq promove Semana do Meio Ambiente
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP realizará a partir deste domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma semana de atividades especiais em comemoração à data.

Entre as atividades, que acontecerão até o dia 10, destacam-se exposições de arte, oficinas ecológicas e sessões de cinema. Haverá o Encontro de Iniciativas e o Fórum de Biodiversidade, que dará continuidade ao debate sobre a criação de um Plano Diretor Socioambiental para a Escola.

Os eventos culturais terão cunho sócio-educativo, todos voltados para questões referentes a preservação do meio ambiente. Um dos destaques será a presença de um ônibus equipado com ferramentas interativas de educação ambiental da Ong Mãe Natureza, que apresentará o projeto Educação Ambiental Sobre Rodas.

No Museu Luiz de Queiroz acontecerão duas exposições simultâneas - Latas de Lixo e Recicláveis no Mundo, com imagens captadas em vários países pela fotógrafa Mônica Corazza Stefani, e outra que resultou de uma oficina denominada Painel Florido o Ano Inteiro, realizada com alunos da Escola Estadual José de Mello Moraes.

Haverá ainda uma palestra sobre poluição atmosférica, com o pneumologista José Eduardo Cançado, diversas oficinas, plantio de mudas, apresentações do filme Super Size me e visitas pelos rios que cortam o campus.

A Esalq localiza-se na Av. Pádua Dias, 11, em Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429 4485 / 3429 4477 (Assessoria de Comunicação); site: www.esalq.usp.br


Lisa promove colóquio sobre direitos autorais, de imagem e som
O Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (Lisa) da USP, realizará nos dias 8, 9 e 10 de junho, das 9h30 às 17h30, o colóquio Direito Autoral, de Imagem, Som e Produção de Conhecimento.

O evento, que terá entrada gratuita, acontecerá no Mini-auditório do Departamento de Antropologia (sala 24) do Prédio de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (Av. Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).

O colóquio promoverá uma discussão sobre direito autoral e de imagem e som, voltada para problemas enfrentados por profissionais que pesquisam ou produzem materiais fotográfico, videográfico e sonoro. O principal objetivo é compreender as características específicas e as questões jurídicas do direito autoral e de imagem e som no campo da produção do conhecimento. A programação incluirá as mesas de discussão Desafios na produção e documentação de imagens, Patrimônio cultural e minorias étnicas e Som: documentação e produção.

Não é necessário efetuar inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-3045, no Lisa; e-mail lisa@edu.usp.br; site: http://www.lisa.usp.br


Cema promove reuniões mensais
O Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (Cema) da USP realiza reuniões de discussão nas segundas quartas-feiras de cada mês (com exceção das reuniões de julho e outubro). Os encontros acontecem das 17 às 19h30 nas dependências do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

As reuniões são parte do Seminário Permanente de História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes, cujo objetivo é abordar as metodologias de trabalho empregadas nos estudos das fontes escritas e da cultura material arqueológica originária da Mesoamérica e Andes.

Na próxima quarta-feira (8), os interessados em participar da reunião devem ler os textos As sociedades andinas anteriores a 1532, de John Murra (no livro História da América Latina - América Latina colonial, vol. I, organizado por Leslie Bethell), e El Tahuantinsuyo, do mesmo autor (no livro El Mundo Andino - población, medio ambiente y economía). Os participantes devem se encontrar na entrada da Sala de Vídeo da Faculdade de História (Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo). A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

O Cema, existente há quatro anos, busca implementar as áreas de pesquisa em História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes no Brasil. Para isso, são desenvolvidas atividades que visam o aprimoramento dos estudos em andamento e a continuidade do processo de formação acadêmica de futuros pesquisadores nessas áreas de estudo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2878


Estação Ciência e IF oferecem palestra sobre não-linearidade e caos
A Estação Ciência e o Instituto de Física (IF) da USP apresentarão no próximo sábado (4), às 15 horas, a palestra O mundo (do) não-linear - No princípio era o caos, com o professor Reynaldo Daniel Pinto, do Departamento de Física Geral do IF. O evento acontecerá na Estação Ciência (R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo).

Serão apresentadas noções de não-linearidade, caos, entre outros assuntos, com a exposição de exemplos multidisciplinares: engenharia de fornos de microondas, dinâmica populacional e controle de epidemias, comportamento do mercado financeiro e compreensão do funcionamento do sistema nervoso.

O evento faz parte do projeto Física para Todos, que abrange temas como Teoria da Relatividade e Einstein, nanociência, mecânica quântica, uso de radiação na medicina, entre outros.

Os interessados devem efetuar inscrição até as 16 horas da sexta-feira (6), pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br ou telefone (0XX11) 3675-8828. O ingresso na Estação Ciência custa R$2,00, sem a cobrança de taxa adicional pela palestra.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022, ramal 227 ou 3675-8828, com Rafael Varela ou Juliana Taddeo


ICB realiza palestra sobre a história da pós-graduação na USP

O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP realizará nesta quinta-feira (2), às 12h30, a palestra História da Pós-Graduação na USP, gratuita e aberta ao público em geral.

A palestra será ministrada pelo professor Oswaldo Ubríaco Lopes, primeiro pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade. O evento acontecerá na sala 321, terceiro andar, prédio ICB-1 (Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11)3091-7253




Agenda Cultural

CDCC promove sessões de filmes com entrada gratuita
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP em São Carlos, promove sessões de filmes com entrada gratuita. Confira a programação para esta semana:

No próximo sábado (4), será exibido, às 20 horas, o filme Pão e Rosas (2000, Inglaterra, Drama, 110 minutos, clas. 14 anos; direção de Ken Loach). O filme aborda o uso de mão-de-obra imigrante sendo explorada nos Estados Unidos através do corte de gastos por contratação de trabalhadores não-regularizados.

No domingo (5), também às 20 horas, será exibido O Sétimo Selo (Det Sjunde Inseglet, Suécia, 1956, Drama, 100 minutos, clas. 12 anos; direção de Ingmar Bergman). No filme, Antonius Block é um cavaleiro que chega à Europa devastada pela peste negra. Ao acordar, se depara com a figura da morte com uma naturalidade fantástica, propondo-lhe, para ganhar tempo, uma partida de xadrez.

O CDCC localiza-se na R. 9 de julho nº 1227, Centro, São Carlos. A entrada é aberta ao público.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Quadro de Avisos

HC Ribeirão obtém nota máxima em residência para Otorrinolaringologia
O Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia, do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, obteve classificação A na avaliação da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

Depois de avaliar 82 serviços de residência médica no País, em 2004, a Comissão de Ensino Treinamento e Residência da Associação parabenizou o HC-RP "pela excelência de seu programa de residência médica em Otorrinolaringologia".

Conforme o comunicado da ABORL-CCF, endereçado no último dia 19 de abril, nos critérios de avaliação, a Comissão de Ensino considerou a caracterização geral do programa, a infra-estrutura, o corpo docente e discente e as atividades de formação, pesquisa e produção científica. Nos seis itens definidos para a classificação, apenas as atividades de pesquisa e produção científica tiveram avaliação mediana. Na "avaliação global", a Residência Médica em Otorrinolaringologia, do HCFMRP-USP foi certificada com a nota A. Esta classificação tem vigor pelo prazo de cinco anos.

Mais informações: (0XX16) 602-2612 (Assessoria de imprensa)




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Um modelo de confiabilidade e otimização aplicado às estruturas de barras de concreto armado. Caio Gorla Nogueira. Dia 2, às 14 horas.

Formação e gerência de redes de empresas: avaliação da aplicabilidade da estrutura do produto em obras de construção civil. Gustavo Brandão Soares do Nascimento. Dia 8, às 9 horas.

Doutorado

Influência da dimensão e da sucção matricial no comportamento de fundações superficiais assentes em solo arenoso não-saturado. Ana Paula Fontana Vianna. Dia 8, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Mestrado

Estudo da tecnologia de impressão por jato de tinta pa deposição de filmes finos poliméricos. Adriana Fátima Ferreira dos Santos. Dia 8, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina

Mestrado

Quimiorradioterapia concomitante em pacientes portadores de carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço não elegíveis para tratamento cirúrgico. Gilberto de Castro Júnior. Dia 8, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Sistemas de reação-difusão com acoplamento na fronteira e a propriedade de Morse-Smale. Rita de Cássia Dornelas Sodré Broche. Dia 8, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122



Correção - Diferentemente do que foi publicado no boletim anterior (1637), a 1ª Jornada de Humanização Hospitalar não será realizada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). O evento acontecerá no Espaço Cultural do campus (Av. dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto) e faz parte das comemorações pelos dez anos da Companhia do Riso, composta por estudantes da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da USP.


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br