São Paulo, 06/06/2005 - Boletim nº1640
informática
Olho virtual cria modelos
idênticos ao órgão humano

O software, desenvolvido no ICMC,
permitirá conhecer melhor o funcionamento
do olho humano e poderá ser usado na
educação e na clínica médica
leia...
Livro conta trajetória de
empresários pioneiros no Brasil
Mesa de debates aborda Estudos
Ambientais na região Leste

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Software permite conhecer fenômenos ainda não compreendidos do olho humano

Antonio Carlos Quinto

Muitos dos segredos do olho humano estão agora por um fio. No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, cientistas desenvolvem um software que pode reproduzir, com fidelidade, fenômenos ainda não compreendidos que acontecem no olho humano. "O Olho Virtual foi criado sob todas as leis da ótica e da fisiologia", garante o professor Odemir Martinez Bruno, um dos coordenadores do projeto.

"Poderemos descobrir como funciona o cristalino, por exemplo, e como se forma a imagem na retina", conta o pesquisador. O software poderá ser utilizado também nas reações do órgão quando acometido por alguma doença, como a ceratocone (desordem ocular que altera a forma da córnea provocando a percepção de imagens distorcidas), a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, entre outras.

Bruno destaca a fidelidade do dimensionamento do Olho Virtual. Segundo ele, todas as medidas são idênticas às do olho humano. Por meio de topógrafos e ultra-sons, o olho do paciente é medido e as informações são inseridas no software que monta um modelo em três dimensões.

A partir daí, várias simulações são possíveis. Até o momento, os pesquisadores conseguiram reproduzir, por exemplo, como a imagem da Mona Lisa (quadro de Leonardo da Vinci) se forma na retina de uma determinada pessoa.

Teorias
Com o Olho Virtual, algumas teorias ainda controversas acerca do órgão poderão ou não ser ratificadas. "Para alguns especialistas, o cristalino é comprimido para que a pessoa enxergue de perto. Outros, no entanto, afirmam que acontece justamente o contrário, que o cristalino se alonga. Ainda não temos esta reposta, mas certamente o software poderá auxiliar de forma decisiva nesta questão", garante o pesquisador.

O Olho Virtual é um projeto que será de suma importância principalmente na área de educação médica. "Os estudantes de oftalmologia poderão aprimorar seus estudos, acompanhando na tela do computador simulações sobre o funcionamento da óptica e fisiologia do olho humano", diz Bruno. Além desta aplicação ele salienta a utilização do software na área de clínica médica, em que o médico oftalmologista, após inserir dados do olho do paciente no programa, poderá melhor determinar procedimentos, como cirurgias ou tratamentos.

Além dos experimentos que já foram feitos com o software, Bruno destaca que o Olho Virtual já foi validado por meio de cálculos matemáticos. "Utilizando métodos como o wave front, pudemos validar o projeto", conta o pesquisador.

O projeto teve início em 2003, com o trabalho de pesquisa de mestrado do aluno Rodrigo Duran, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e orientado pelo professor Luis Gustavo Nonato. Outro trabalho ligado ao Olho Virtual, do aluno de mestrado Leandro Henrique de Oliveira Fernandes está sendo orientado por Bruno.

O projeto tem como coordenadores os professores Luis Gustavo Nonato e Odemir Martinez Bruno, ambos do ICMC - USP, e o pesquisador Luis Alberto Vieira de Carvalho, do IFSC - USP, que atualmente realiza pós-doutorado na Universidade de Rochester, nos EUA.

Mais informações: (0XX16) 3373-9739, com o professor Odemir Martinez Bruno; e-mail: bruno@icmc.usp.br; ou (0XX16) 3373-9697, com o professo Luis Gustavo Nonato; e-mail: gnonato@icmc.usp.br

Imagem cedida por Odemir Martinez Bruno




História de empresários brasileiros promotores de inovação é relatada em livro

André Chaves de Melo, especial para a Agência USP

Trazendo narrativas e análises das trajetórias de dez pioneiros do desenvolvimento econômico e social brasileiro, o livro Pioneiros e Empreendedores: A saga do desenvolvimento no Brasil (Edusp e Saraiva, 328 páginas) pretende gerar reflexões úteis para entender o empreendedorismo e adotá-lo como projeto de vida. A cerimônia de lançamento da obra acontece nesta quinta (9), às 19 horas, na Sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

O livro é o segundo volume da série iniciada em 2003 por Jacques Marcovitch, ex-reitor da USP. Pioneiros e Empreendedores traz trajetórias de dez empresários dos estados da região Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o autor, os conceitos de pioneiro e empreendedor são diferentes. "Os pioneiros desbravam caminhos inéditos enquanto os empreendedores são empresários também inovadores mas com exemplos preestabelecidos", explica. "Entretanto, ambos promovem inovação, vital para o crescimento da economia e os avanços sociais."

A obra conta a trajetória de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, que implantou a primeira estrada de ferro do Brasil, no século XIX. "Contador, economista, administrador de empresas, deputado, legislador e diplomata informal do Império, foi o primeiro e o maior dos empresários brasileiros", diz Marcovitch.

Trajetórias
Outro pioneiro analisado foi Luiz de Queiroz, precursor do agronegócio brasileiro, da pesquisa científica e do ensino no setor, no início do século XX. Também são abordados o catarinense Attilio Francisco Xavier Fontana, fundador do Grupo Sadia, o português Valentim dos Santos Diniz, criador da rede de supermercados Pão de Açúcar, e o pernambucano José Ermírio de Morais, que expandiu o grupo Votorantim.

Guilherme Guinle (1882-1960), dono da Companhia Docas de Santos, fez vultosas doações pessoais por meio da Fundação Gaffrée & Guinle para a pesquisa científica nacional. "A dedicação a projetos sociais, que muitas vezes incluiu a criação de fundações, representa outro traço marcante comum aos pioneiros", afirma Marcovitch.

O livro também relata a história dos primos Wolff Klabin e Horácio Lafer, que criaram a primeira grande indústria de celulose brasileira, a Klabin, e do grupo gaúcho Gerdau, cuja diversificação o transformou na mais internacionalizada das empresas brasileiras, em quatro gerações da família. Um terceiro volume da série, sobre os pioneiros do Norte e Nordeste do Brasil, deverá ser lançado, em 2007.

O lançamento da obra acontece após o seminário Pioneirismo Empresarial no Brasil, a ser realizado na FEA, das 17 às 19 horas do dia 9. Além de uma mesa-redonda com responsáveis pelos centros de memória das empresas estudadas, haverá um debate com parentes dos empresários e uma análise do caso Lafer-Klabin, com a participação de familiares, entre eles o ex-ministro das Relações Exteriores e professor da Faculdade de Direito (FD) da USP, Celso Lafer. O evento tem apoio do Instituto Roberto Simonsen. Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail pioneiros@usp.br.

Mais informações: http://www.usp.br/pioneiros




Cursos e Palestras

Mesa de debates sobre Estudos Ambientais na Região Leste
Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho), a Faculdade de Saúde Pública da USP promove, nesta segunda (6), às 14 horas, a mesa-redonda Estudos Ambientais na Região Leste. O evento, que acontece na USP Leste como parte da Semana do Meio Ambiente, tem o objetivo de apresentar os estudos ambientais já realizados pela FSP na região Leste da cidade de São Paulo, além de identificar novos projetos, demandas e possíveis parcerias com a USP Leste, que conta com o curso de Gestão Ambiental.

Na abertura do evento, estarão presentes o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Adilson Avansi de Abreu; o prefeito do campus da capital, Wanderley Messias da Costa; o presidente do conselho diretor da Escola de Ciências e Humanidades da USP Leste, Jorge Mancini Filho; o diretor da FSP, Aristides Almeida Rocha e o presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, Rubens de Camargo Adorno.

Em seguida, a mesa que apresentará o histórico dos estudos ambientais da FSP na Zona Leste será composta pelo professor Aristides Almeida Rocha, que falará sobre os estudos nos lagos do Parque Ecológico do Tietê, além do professor Delsio Natal, que apresentará seus estudos entomológicos no Parque Ecológico do Tietê. Ainda na mesma mesa, a professora Helena Ribeiro mostra seus estudos de poluição do ar em estudantes de escolas da região Leste e a professora Wanda Maria Risso Günther discorre sobre a urbanização periurbana e impactos no uso da água e do solo da sub-bacia Tietê-Cabeceiras.

Com o objetivo de identificar novos projetos, demandas e parcerias, o evento segue com uma mesa-redonda composta pelo professor Sergio Muniz Oliva Filho, que apresentará as propostas de ações ambientais na USP Leste e por Waldir Mantovani, que falará sobre a questão do ambiente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP Leste. Os coordenadores dos cursos do campus da zona Leste também irão falar sobre as demandas da área em discussão. Finalizando o encontro, ocorrerá um debate sobre as perspectivas de estudos ambientais entre a FSP e a USP Leste.

As inscrições podem ser realizadas na hora do evento, que é gratuito. As mesas-redondas acontecem no Auditório 2, localizado no campus da USP Leste, que fica na Av. Arlindo Bétio, 1000, Ermelino Matarazzo, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787 ou svalunos@fsp.usp.br


FMUSP cria a 1ª Liga de Telemedicina do Brasil
A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) inaugura no sábado (4), às 9 horas, a primeira Liga de Telemedicina na história do país, que organizará atividades práticas e de pesquisa na área para alunos de graduação, sob a supervisão de médicos e professores.

Na ocasião acontecerá o 1º Curso de Introdução à Liga de Telemedicina da FMUSP, no qual os alunos poderão assistir a um evento de Teleducação Interativa com emprego de videoconferência em conjunto com a Sala de Aula do Futuro. Além disso, conhecerão as novas tecnologias e suas aplicações, o panorama da Telemedicina no Brasil e no mundo e as estratégias de controle de doenças e promoção da saúde.

O evento é aberto a todos os alunos da USP, com ênfase para aqueles que tenham alguma relação com o tema, como da área de biológicas, engenharia, ciências da computação e telecomunicações. A inscrição pode ser feita pelo telefone (0XX11) 3066-7410 e custa R$25,00 para alunos da FMUSP e R$40,00 para alunos de outras unidades. Os inscritos já serão automaticamente participantes da Liga.

Serão sorteadas no curso um kit do Homem Virtual, um CD-Rom com discussões clínicas sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e duas inscrições para os Congressos Brasileiro e Internacional de Telemedicina, que acontecem entre os dias 23 e 26 de outubro no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

O objetivo da Liga de Telemedicina da FMUSP é preparar a nova geração para utilização das tecnologias disponíveis na assistência e educação em saúde. Os futuros médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, trabalharão em conjunto com estudantes de engenharia, arquitetura, telecomunicações e informática.

A interação entre profissionais de diversas áreas facilitará o ingresso dos alunos nos novos mercados de trabalho que surgem com o crescimento da Teleducação e Teleassistência no país.

Mais informações: (0XX11) 3066-7410


Palestras gratuitas no ICB no mês de junho
O departamento de anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP está com uma série de palestras previstas para este mês de junho. Todas elas acontecem às terças-feiras, das 12 às 13h15, são gratuitas e dispensam inscrições prévias. Veja as próximas palestras:

Na terça (7), o professor Milton Oshiro, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), falará sobre Aplicação otimizada da estimulação elétrica funcional fundamentada na neurofisiologia muscular e biomecânica.

O tema do dia 21 será o Remodelamento miocárdico nas cardiopatias congênitas, a ser exposto pela professora Vera D. Aiello, também da FMUSP. Já a última palestra do mês, Pesquisa na área biomédica e o Sistema de Ciência e Tecnologia no Brasil, acontece no dia 28 e será ministrada pelo professor Eduardo M. Krieger, da FMUSP e presidente da Academia Brasileira de Ciências.

Os eventos acontecem no auditório Trabulsi, que fica no edifício 3 do ICB, à Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7258


IF promove workshop sobre análise de objetos de arte e arqueológicos
Nesta segunda (6), às 8h45, o Instituto de Física (IF) da USP promove o Workshop sobre Métodos Atômico-Nucleares para Análise Não-destrutiva em Arte, Arqueologia e Conservação. No workshop, serão apresentados trabalhos e pesquisas em andamento sobre a análise de objetos de arte e/ou arqueológicos, procurando ressaltar a viabilidade e a potencialidade de cada método com aplicação em exemplos práticos.

Além do IF, participam do evento a Universidade Estadual de Londrina, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O workshop acontece no Auditório Abrahão de Moraes (localizado no Instituto de Física), é gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia.

O Instituto de Física fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6939 ou no site http://www.if.usp.br/fisicarte.html


Especialista canadense em dor profere palestra na EERP
Nesta quinta (9), às 8h30, o professor canadense Allen Finley, da Dalhousie University, proferirá a palestra Avaliação e mensuração da dor, no anfiteatro da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. Finley, médico e psicólogo, é considerado um dos maiores especialista do mundo nesta área.

Ele estará na EERP entre os dias 6 e 10 deste mês discutindo projetos de pesquisas. Os interessados em marcar uma audiência devem ligar no telefone (0XX16) 602-4761 e falar com a professora Fátima Faleiros.

A palestra é gratuita e aberta ao público, sendo necessário inscrever-se pelo telefone (0XX16) 602-3398.

A EERP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-4761




Agenda Cultural

Espetáculo multimídia aborda poesia e música árabe
Na próxima terça (7), às 20 horas, o Instituto da Cultura Árabe da USP promove um espetáculo multimídia em árabe e português, que contará com apresentações de poesia árabe e brasileira, de arte cênica, musical e outras. O primeiro módulo, intitulado Flor da Alquima, consiste em uma criação dramatúrgica, e o segundo, Música Minha, Poesia Minha, na leitura de poemas e traduções, realizada pelos próprios autores, e execução musical de peças árabes por compositores e instrumentistas nacionais.

A iniciativa é organizada pelo professor de Literatura e Língua Árabes da USP, Michel Sleiman, que tomará parte das apresentações. Também participam do espetáculo o escritor Alberto Mussa e os músicos Samy Bordokan, Cláudio Kairouz e William Bordokan.

O evento acontece no Teatro da Aliança Francesa, à R. General Jardim, 182, Vila Buarque, e tem entrada franca, sem a necessidade de inscrições prévias.

Mais informações: (0XX11) 9548-5922; contato@icarabe.org; http://www.icarabe.org


Casa da Xilogravura comemora 80 anos de Marcelo Grassmann
Desde o dia 2 está em cartaz a mostra Marcelo Grassmann: 80 anos, no Museu Casa da Xilogravura. A exposição, comemorativa ao aniversário do artista, conta com dez gravuras feitas com matrizes de metal em estilo expressionista.

O consagrado gravador já realizou mostras em diversos países, como Estados Unidos e Japão, além de ter sido premiado nas bienais de Veneza e Paris. Já recebeu outros incontáveis prêmios nacionais em mais de quatro décadas de dedicação à gravura e ao desenho.

As obras de Grassmann estarão à venda, com preços entre R$700,00 à R$1.200,00, e ficarão expostas até o dia 31 de julho. O horário de funcionamento da Casa é de quinta a segunda-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O ingresso custa R$2,00, sendo que maiores de 60 anos pagam meia e menores de 12 anos têm entrada gratuita.

Além da exposição comemorativa os visitantes poderão apreciar diversas gravuras de mestres brasileiros, como Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Lívio Abramo e Maria Bonomi. Também poderão ser vistas obras internacionais, de artistas da China, Inglaterra, Japão, França, Sudão, Espanha, Tailândia, Itália, Portugal, Hungria e outros, além das inúmeras atrações permanentes da Casa.

O Museu Casa da Xilogravura fica na Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Jaguaribe, Campos do Jordão.

Mais informações: (0XX12) 3662-1832; xilogravura@editoramantiqueira.com.br


FAU em concerto apresenta conjuntos vocais
A série musical FAU em Concerto, promovida pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, segue no mês de junho sua programação de 2005. Os eventos são gratuitos e acontecem aos domingos, sempre às 19 horas, no Salão Principal da Vila Penteado, antigo casarão situado em Higienópolis (São Paulo), na R. Maranhão, 88.

No domingo (5) haverá a apresentação do Coral Paulistano, grupo de repertório coral variado e regido por Mara Campos. No dia 12, o Sarau Musical, conjunto formado por jovens cantores da Faculdade Alcântara Machado (FAAM), apresenta peças de compositores de diversas épocas. Por fim, no dia 19, os grupos Omnes Voces e Giro D'Amore apresentam músicas do renascimento ao romantismo, com clássicos do canto coral mostrados em duos, trios e peças solo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 4919 ou eventfau@usp.br




Publicações

Livro mostra aplicações da administração contemporânea em diversos setores
O professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, Silvio Aparecido dos Santos, lançou no dia 31 de maio, junto a um grupo de autores, o livro Administração Contemporânea - Aplicações em setores específicos, publicado pela editora Unicorpore. A obra, organizada por Santos, além de reunir artigos do professor da FEA, traz ainda outros textos escritos em parceria com diferentes autores.

O trabalho discorre sobre algumas experiências de aplicações de conceitos, princípios e técnicas de administração em empresas estatais e privadas cujas operações caracterizam-se por uma alta complexidade. Os textos mostram as aplicações de técnicas específicas de gestão de empresas nos setores de transporte urbano de massa (metrô), pesquisa e desenvolvimento (institutos de pesquisa), serviços de saúde (hospitais), bens de capital (indústria naval) e produtoras de commodities (petroquímica) e gestão e operação de aeroportos metropolitanos.

A coletânea destina-se a administradores, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e consultores de empresas que lidam com o gerenciamento de empresas públicas e privadas cujas realidades operacionais se caracterizam pela complexidade dos setores nos quais atuam.

O livro pode ser encontrado em todas as redes de livrarias do país.

Mais informações: (0XX11) 5182-1806, com Antônio Carlos de Godoy, Vanessa Godoy ou Betânia Lins (Printec Comunicação)


ECA lança livro Políticas de Comunicação Corporativa 2002/2003
Nesta quinta (9), às 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, o Laboratório Integrado de Marketing e Cultura - LIMC - da Escola de Comunicações e Artes da USP lança o livro Políticas de Comunicação Corporativa 2002/2003. A obra é um produto final do Ciclo de Palestras sobre Políticas de Comunicação Corporativa realizado pelo Limc desde abril de 2002.

O intuito da publicação é incentivar uma maior abertura na discussão das políticas de comunicação das grandes empresas atuantes no mercado brasileiro. Participam do livro Companhia Vale do Rio Doce, General Motors, Natura, Nestlé e Siemens.

No lançamento, as empresas participantes serão homenageadas e, na ocasião, além de uma breve solenidade, haverá uma performance musical, sessão de autógrafos e um coquetel de encerramento. O evento é gratuito e a confirmação de presença deverá ser feita previamente, pois será permitida somente a entrada de convidados com nome na lista.

O Museu de Arte Contemporânea fica na R. da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091- 4314 ou limc@eca.usp.br




Quadro de Avisos

Centrinho abre inscrições para programa de pós-graduação
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, está com inscrições abertas para o preenchimento de 15 vagas dos cursos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação. O programa, gratuito, oferece cursos de mestrado e doutorado na área de Distúrbios da Comunicação Humana, e de mestrado na área de Fissuras Orofaciais. As aulas terão início em agosto de 2005.

As inscrições, que custam R$50,00, serão recebidas nos dias 14 e 15 de junho, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, na Secretaria de Pós-Graduação do Centrinho (R. Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru). Também serão aceitas inscrições pelo correio com data de postagem até o dia 15 deste mês.

Os candidatos devem ter formação superior compatível com as linhas de pesquisa do programa e, no caso da área de fissuras orofaciais, especialização ou formação equivalente na área odontológica. Também é necessária a comprovação de disponibilidade integral às atividades do curso e o domínio da língua inglesa.

O edital completo está disponível no site http://www.centrinho.usp.br/hospital/pesquisa/index.html.

Mais informações: (0XX14) 3235-8434




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Avaliação do antagonismo do efeito do sódio sobre o tratamento de água residuária de charqueada com elevada salinidade em reator anaeróbio de manta de lodo (UASB). Larissa Nogueira Olmo. Dia 10, às 8h30.

Construção, acionamento e ensaios do motor bifásico de imã permanente no rotor (MBIPR). Rafael Borelli. Dia 10, às 10 horas

Efeito da variação gradual da taxa de recirculação do percolado em reatores aneróbios híbridos na digestão da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos. Gabriel D'Arrigo de Brito Souto. Dia 10, às 14 horas.

Reator híbrido associando reator UASB e reator radial de leito fixo (RRLF), em escala piloto, no tratamento de esgoto sanitário. Alexandre Colzi Lopes. Dia 10, às 14 horas.

Doutorado

Florística, ecologia e manejo de bromélias epífitas em florestas de caixeta, Iguape-SP. Mariana Aparecida Carvalhaes. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Mestrado

Sobre o estudo da flambagem lateral de vigas de aço por meio da utilização de uma teoria não-linear geometricamente exata. Jairo Fruchtengarten. Dia 10, às 10 horas.

Caracterização de tintas látex para construção civil - diagnóstico de mercado do Estado de São Paulo. Josias Marcelino da Silva. Dia 10, às 14 horas.

Estudo e projeto de um conversor D/A de alta velocidade em tecnologia CMOS. Cláudia Almerindo de Souza Oliveira. Dia 10, às 14 horas.

Modelos de previsão da despassivação das armaduras em estruturas de concreto sujeitas à carbonatação. Thomas Garcia Carmona. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br