São Paulo, 10/06/2005 - Boletim nº1644
meio ambiente
Aqüíferos são reabastecidos
por vazamentos da Sabesp

Com solo de São Paulo impermeabilizado,
recarga de aqüíferos é feita por vazamentos
no sistema de abastecimento. Situação
estaria pior sem eles
leia...
Exposição a mercúrio
é tema de palestra na FCF
HC de Ribeirão seleciona pessoas
com problemas respiratórios

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Exploração não-sustentável de poços artesianos em SP está reduzindo reservatório natural

Rafael Veríssimo

Com a impermeabilização do solo na cidade de São Paulo, os vazamentos do sistema público de abastecimento de água têm contribuído para a recarga da Bacia do Alto Tietê. "A fuga de água da rede de abastecimento e de esgoto da Sabesp e das demais concessionárias da bacia hidrográfica representa uma 'recarga artificial não-intencional' dos aqüíferos", avalia o pesquisador do Instituto de Geociências (IGc) da USP, Ricardo Hirata, cujo estudo aponta também que os poços artesianos urbanos têm explorado uma quantidade de água além da capacidade natural.

"A cidade interrompe uma das etapas do ciclo hidrológico, pois se trata de uma barreira para a recarga natural das águas subterrâneas através da infiltração no solo", explica o pesquisador. "Se não fossem os vazamentos, os aqüíferos e a bacia, com seus rios e lençóis freáticos que os abastecessem, estariam numa situação muito pior, pois a exploração descontrolada já teria exaurido algumas porções importantes do aqüífero", afirma.

Apesar de a pesquisa ainda não estar concluída, alguns dados mostram o quanto a recarga artificial feita pelas fugas do sistema ganharam importância: nos poços artesianos do centro de São Paulo (em que o recurso natural é retirado diretamente de aqüíferos subterrâneos por poços privados), 60% da água hoje extraída provem das fugas da rede pública de abastecimento, enquanto somente 40% tem sua origem na recarga natural. "Nunca se quantificou esta relação em local algum no Brasil", garante Hirata. Para estabelecer esta relação, os pesquisadores identificaram alguns isótopos estáveis característicos de ambas as fontes d´água (recarga natural, pela chuva, e a recarga artificial).

Em outra parte do estudo, com conclusão prevista para janeiro de 2006, os pesquisadores estão monitorando a infiltração de água natural e da rede pública em duas áreas de São Paulo: a Cidade Universitária (representando uma área verde, de baixa densidade de construção), e a Vila Eutália, na Zona Leste, bairro com grande quantidade de construções. "Usando isótopos ambientais, hidrogeoquímica e modelos computacionais, estamos comparando as duas áreas em termos de recarga para que possamos, no futuro, sugerir o volume máximo de extração das águas subterrâneas na região", explica o professor do IGc.

Superexploração
Algumas informações obtidas na pesquisa revelam que, atualmente, em alguns pontos da bacia do Alto Tietê, está ocorrendo uma superexploração dos aqüíferos. Segundo Hirata, em localidades como a região central, a Pompéia (na Zona Oeste) e outros bairros das zonas Norte e Leste da cidade, a extração está sendo muito maior do que a capacidade de recarga. "Na prática, estamos perdendo reservatório, que se traduz na perda do recurso."

O pesquisador aponta também que a Zona Oeste, por apresentar uma grande expansão na construção de condomínios que utilizam poços artesianos, é uma região que futuramente pode apresentar problemas de utilização não-sustentável dos aqüíferos.

De acordo com Hirata, há ainda um viés econômico no estudo. "Os poços artesianos privados retiram dos aqüíferos subterrâneos 7,9 metros cúbicos (m3) de água por segundo", estima o pesquisador. Segundo ele, pela Sabesp, que retira da bacia cerca de 64 m3 por segundo, o custo chega a aproximadamente R$ 2,00 o m3. "Fazendo uma relação entre esses números, estamos falando de um mercado de valores entre R$ 400 e 500 milhões anuais."

Outro aspecto apontado pelo professor do IGc projeta que, "caso haja uma perda da produção do aqüífero com a super-exploração, os investimentos em perfuração e adução de água de poços também serão perdidos". Isso pode trazer problemas também para as concessionárias, já que os usuários de poços, que também estão ligados à rede pública na maioria dos casos, deixarão de utilizá-los e irão migrar para o sistema público de água, que está operando em seu limite.

A Bacia do Alto Tietê, segundo Hirata "a mais carente de água de todo o país", abriga a construção de 400 novos poços artesianos por ano. "Nosso estudo é importante pelo fato de até hoje não sabermos a quantidade de água que está recarregando o aqüífero. Somente a partir desses dados é que poderemos dizer com segurança o quanto se pode retirar em cada região."

Mais informações: (0XX11) 3091-4230 ou rhirata@usp.br

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Resposta imunológica e exposição a mercúrio em debate
A professora Ellen K. Silbergeld, da Johns Hopkins University (EUA), vai ministrar nesta segunda-feira (13), às 11h30, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, o seminário Mercury, immunology, and malaria: intersecting risks in Amazonia.

A pesquisadora irá abordar a relação entre a exposição ao mercúrio e o aumento do número de anticorpos no organismo entre populações que habitam a Amazônia. Silbergeld também falará sobre as intenções de desenvolver um projeto de pesquisa, em parceria com especialistas brasileiros, sobre a exposição a produtos tóxicos e a doença de Chagas, que aumenta o risco de cardiopatias auto-imunes.

O seminário será proferido em inglês e acontecerá no Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos, na FCF (Av. Professor Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3677


Prolam oferce palestra sobre os métodos da História Política
O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP oferecerá no dia 16, às 14 horas, a palestra Os métodos da História Política do Tempo Presente, com o professor Paulo Henrique Martinez, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp.

Em seguida, às 16 horas, haverá o debate Comércio, trabalho e meio ambiente, com Martinez, a professora Maria Cristina Cacciamali, do Departamento de Economia da USP, e o professor Umberto Celli Jr, do Departamento de Direito Internacional da USP.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima terça-feira (14) pelos telefones (0XX11) 3091-3587 / 3589 / 3395 ou e-mail prolam@edu.usp.br. O Prolam localiza-se na R. do Anfiteatro, 181, Colméias, Favo 15, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3587 / 3589 / 3395; site www.usp.br/prolam


Análise da conversa é tema de palestra no IP
O professor Ailton Amélio da Silva, do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia (IP) da USP, ministrará no dia 17, das 20h30 às 22 horas, a palestra Análise da Conversa. Os interessados poderão se inscrever entre os dias 11 e 15 (sábado e quarta-feira).

O palestrante abordará os seguintes tópicos: Maneiras de iniciar e desenvolver diálogos agradáveis e eficientes, Motivação, Produtos oferecidos através do diálogo e Inibições para dialogar.

Os interessados em assistir à palestra dever ter, no mínimo, iniciado um curso superior. As inscrições devem ser feitas somente pelo e-mail dialogo.usp@uol.com.br. O evento acontecerá na sala 20 do IP (R. Professor Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4178, com Islaine, ou 3091-4444, ramal 212, com Moisés


III Semana da Educação recebe inscrições de trabalhos
Estão abertas até o dia 30 de junho as inscrições de trabalhos para a III Semana de Educação, que será promovida pela Faculdade de Educação (FE) da USP entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro.

Durante o evento serão realizadas conferências, mesas-redondas, oficinas, comunicações de pesquisa, narrativas, minicursos e apresentação de pôsteres. Os trabalhos poderão ser apresentados sob as seguintes modalidades:

Comunicação de Pesquisas - apresentação sintética de resultados de pesquisas de docentes e discentes, de pós-graduação e de graduação, concluídas ou em andamento;

Minicurso - cursos, de curta duração, destinados a expor e debater temática proposta por pessoas ou grupos;

Narrativa & Vivência - reunião destinada à apresentação de propostas de trabalho, experiências de ensino, vivências de animação cultural, mediante depoimentos e conversação;

Oficina - apresentação, divulgação e discussão de experiências pedagógicas, culturais ou sociais, sob iniciativa e coordenação do responsável proponente;

Pôster - relatos de experiências, de trabalhos de pesquisa e de projetos de intervenção pedagógica ou social, sob o formato da referida modalidade técnica.

Haverá avaliação dos trabalhos por parte da comissão responsável. A confirmação do aceite será enviada por e-mail. As inscrições de trabalho podem ser feitas no site http://paje.fe.usp.br/estrutura/semana05/.

Mais informações: http://paje.fe.usp.br/estrutura/semana05/




Agenda Cultural

CDCC promove sessões de filmes e contação de histórias
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promove neste mês sessões gratuitas de filmes e de contação de histórias. Confira a programação para este fim de semana:

No sábado (11), será exibido, às 20 horas, o filme Olga (Brasil, 2004, Drama, 141 minutos, clas. 14 anos; direção de Jayme Monjardim). O filme narra a história verídica de Olga Benario, uma descendente de alemães, de família burguesa, que ingressou na Juventude Comunista aos 15 anos de idade. Treinada pelo Exército Vermelho russo, Olga foi designada para cuidar da segurança pessoal de Luís Carlos Prestes na viagem que o traria ao Brasil a fim de comandar o primeiro levante comunista da América do Sul. Ela estava grávida de Prestes quando foi presa pelo Governo de Getúlio Vargas e deportada para a Alemanha, onde morreria numa câmara de gás, no campo de concentração de Bernburg, em 1942.

No domingo (12), também às 20 horas, será exibido Moça com brinco de pérola (Inglaterra, 2003, Drama, 95 minutos, clas. 12 anos; direção de Peter Webber). A história se passa na Holanda, no ano de 1665. Depois que seu pai fica cego em conseqüência da explosão de uma estufa, a jovem Griet é obrigada a trabalhar para sustentar sua família. Ela se torna a empregada doméstica da casa de Johannes Vermeer e aos poucos atrai a atenção do mestre da pintura. Vermeer nota a percepção intuitiva que Griet possui em relação às cores e à luz e lentamente a conduz ao seu misterioso mundo da pintura.

As sessões de contação de histórias acontecem aos sábados, às 9 e às 10h30, na Biblioteca do CDCC. A Hora do conto busca ampliar o contato das crianças com os livros e a leitura. Neste sábado (11) será narrada A caixa de Pandora, adaptação de Vânia Dohme.

O CDCC localiza-se na R. 9 de julho nº 1227, Centro, São Carlos. A entrada é aberta ao público.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772


Grupo Casarana se apresenta na Casa da Dona Yayá
O grupo Casarana vai se apresentar neste domingo (12), a partir das 11 horas, na Casa da Dona Yayá (R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo), imóvel que abriga o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP. No repertório, composições de MPB.

O evento faz parte do ciclo Música na Yayá, que promove apresentações musicais com entrada gratuita e aberta ao público em geral.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562; e-mail cpcpublic@usp.br




Publicações

Lançamento coletivo da Editora Humanitas
A Editora Humanitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, realizará nesta terça-feira (14) o lançamento de mais de 20 obras. Entre elas, De rationibus exordiendi: os princípios da história em Roma (168 págs., R$20,00), de Renato Ambrósio, Noções de análise histórico-literária (114 págs., R$15,00), de Antonio Candido, e Meio ambiente e degradação cultural (144 págs., R$18,00), de Maria Elvira Bonavita Federico.

O lançamento coletivo acontecerá a partir das 17h30 na Casa de Cultura Japonesa, na Cidade Universitária (Av. Professor Lineu Prestes, 159), em São Paulo. Durante o evento, haverá apresentação musical.

Mais informações: (0XX11) 3091-3728; site http://www.fflch.usp.br/humanitas/




Quadro de Avisos

Programa do Cepeusp auxilia no tratamento da depressão
O Núcleo de Psicologia do Esporte (Nupsea), do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp), está com inscrições abertas para o seu Programa Complementar ao Tratamento da Depressão, que será oferecido a partir do dia 1º de agosto.

Além dos impactos sentimentais, letargia e alterações no apetite são alguns dos sintomas que se manifestam no organismo da pessoa com depressão. As atividades serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 11h30 às 13 horas, com a realização de fitness, caminhada, bicicleta, exercícios localizados e alongamento.

Os requisitos para se matricular no programa são estar sob cuidados psiquiátricos há um mês pelo menos, com tratamento medicamentoso, ser acompanhado pelo médico ao longo do curso e apresentar, na entrevista, atestado médico com os seguintes dados: CRM e telefone e endereço para contato com o médico responsável, diagnóstico de episódio depressivo (leve ou moderado) ou distímico, medicamentos e as respectivas posologias utilizadas para o tratamento da depressão, relato se o paciente pode realizar esforço físico e suas devidas recomendações.

O agendamento de entrevistas para se inscrever no curso pode ser feito na sala 7 do Cepeusp (Pça. 2 Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo) ou pelo telefone (0XX11) 3091-3361. As taxas são de R$35,00 para a comunidade USP, R$80,00 para os dependentes e R$160,00 para os demais interessados. O programa é voltado para homens e mulheres entre 21 e 60 anos.

Mais informações: (0XX11) 3091-3361


HC de Ribeirão seleciona pessoas com problemas respiratórios
O Setor de Pneumologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC/FMRP) da USP está selecionando pessoas portadoras de bronquite crônica e enfisema para participarem de estudo envolvendo a realização de atividades recreativas.

Os pacientes selecionados realizarão avaliação clínica, radiografias e exames respiratórios, sem nenhum custo. Os interessados podem obter informações pelo telefone (0XX16) 602-2631, com Cássia ou Rosa.

Mais informações: (0XX16) 602-2631




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Indexação de dados em domínios métricos generalizáveis. Ives Renê Venturini Pola. Dia 10, às 9 horas.

Simulação do processo de retirada de itens em CDP: um estudo de caso em empresa do ramo automotivo. Shih Yung Chin. Dia 10, às 14 horas.

Trincheiras de infiltração como tecnologia alternativa em drenagem urbana. Melissa Cristina Pereira Graciosa. Dia 17, às 14 horas.

Doutorado

Análise do impacto da manufatura irtual no processo de desenvolvimento de produtos. Mariella Consoni Florenzano Souza. Dia 17. às 14 horas.

Estudo de caso da contaminação do solo e da água subterrânea por descarte no solo de resíduos vinculados a óleos lubrificantes. Giovanni Chaves Penner. Dia 17, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

Modelagem e controle de autoclave estacionária descontínua empregada em esterilização de alimentos enlatados sólidos e pastosos. Vitor Alex Oliveira Alves. Dia 17, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Toxidade aguda, comportamento e análises anatomopatológicas em diferentes espécies de peixes expostos à formulação comercial contendo deltametrina. Sílvio César de Osti. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação

Mestrado

Indexação de dados em domínios métricos generalizáveis. Ives Renê Venturini Pola. Dia 10, às 9 horas.

Estratégias "upwind" e modelagem k-e para simulação numérica de escoamentos com superfícies livres em altos números de Reynolds. Analice Costacurta Brandi. Dia 13, às 14 horas.

Doutorado

PARFAIT: uma contribuição para a reengenharia de software baseada em linguagens de padrões e frameworks. Maria Istela Cagnin. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9638


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Uma família de modelos de resposta ao ítem normal assimétrica. Jorge Luis Bazán Guzmán. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br