São Paulo, 13/06/2005 - Boletim nº1645
geologia
Cinzas vulcânicas da Bacia do
Paraná vieram da Argentina

De acordo com geólogos, fragmentos de
cinzas vulcânicas localizados em rochas
do período permo-carbonífero na Bacia
do Paraná, vêm do oeste da Argentina
leia...
Clínica do Leite examinará
produção leiteira de São Paulo
Encontro na FMRP discute
doenças parasitárias e infecciosas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Geólogos comprovam origem de cinzas vulcânicas da Bacia do Paraná

Antonio Carlos Quinto

Estudos recentes de geólogos da USP, em colaboração com pesquisadores da Universidade Nacional Australiana, em Canberra, e da Universidade Nacional de La Plata, Argentina, dentro do projeto Calibragem Geocronológica da Seqüência Neopalezóica da Bacia do Paraná, comprovam que os fragmentos de cinzas vulcânicas, localizados em rochas de idade permo-carbonífera, são provenientes do oeste da Argentina.

Assim, o que era apenas suposição, já pode ser considerada uma certeza. Há cerca de 300 milhões de anos, a Bacia do Paraná - região que compreende parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, desde parte do estado de Goiás, passando por Minas Gerais e chegando até o Rio Grande do Sul -, foi atingida por grandes quantidades de cinzas vulcânicas de origem desconhecida. "Alguns cientistas propuseram que elas teriam vindo daquela região, próxima aos Andes. Há mais ou menos 15 anos, um trabalho científico evidenciava a origem das camadas", conta o professor Antonio Carlos Rocha-Campos, do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental, do Instituto de Geociências (IGc) da USP que coordena o projeto.

"Por meio de novos métodos de datação, mais precisos, pudemos comparar as idades e composição de camadas de rochas vulcânicas do período Permiano na região da Argentina com as das cinzas vulcânicas da Bacia, o que nos deu a certeza da origem", conta Rocha-Campos. Com relação às rochas do período Carbonífero, localizadas mais abaixo, os cientistas ainda não conseguiram encontrar nenhuma similaridade. "Mas acreditamos que é uma questão de tempo. Certamente devem possuir a mesma origem", acredita.

Contradições
O uso da nova metodologia de datação das rochas, desenvolvida na Austrália, produziu resultados surpreendentes. De acordo com Rocha-Campos, pôde-se constatar, por exemplo, que os fenômenos glaciais na Bacia do Paraná ocorreram no período Carbonífero.

Outra descoberta é a de que este deslocamento das cinzas vulcânicas, a distâncias de até 3 mil quilômetros, ocorreu por longos períodos e foram de grandes proporções. "Estas nuvens de cinzas não atingiam a Bacia do Paraná continuamente. Os fenômenos ocorriam com alguns intervalos de tempo", conta Rocha-Campos. Estima-se que o fenômeno possa ter durado algumas dezenas de milhões de anos.

Os geólogos agora devem partir para estudos sobre a influência que estas nuvens teriam tido sobre a vida de animais e plantas na Bacia do Paraná . "Certamente estas nuvens provocavam alterações na atmosfera e, conseqüentemente, no clima de toda a região", avalia o pesquisador.

Os materiais coletados pelos geólogos brasileiros, na Argentina e na Bacia do Paraná, são enviados a laboratórios da universidade australiana. Lá, por meio de técnicas inéditas, os cientistas realizam a datação em porções de zircões (mineral altamente resistente) encontradas nas camadas das rochas.

Segundo Rocha-Campos, os cientistas usaram como estudo análogo, a descrição de uma explosão do vulcão Quizapu, localizado entre a Argentina e o Chile, ocorrida em 1932. "Suas cinzas foram encontradas até a latitude do Rio de Janeiro e até mesmo na África do Sul", conta o geólogo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4125, com o professor Antonio Carlos Rocha-Campos; e-mail acrcampo@usp.br

Imagem cedida pelo pesquisador




Esalq será responsável pela análise do leite produzido em São Paulo e no sul de Minas

Da Redação, Agência USP

A Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece novas regras para a produção de leite, entrará em vigor a partir de 1º de julho de 2005. A medida obriga produtores e indústrias de beneficiamento a submeter, mensalmente, seus produtos a análises laboratoriais. A produção leiteira de São Paulo e do sul de Minas Gerais será examinada pela Clínica do Leite da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP.

Segundo o professor Paulo Machado, do departamento de Zootecnia da Esalq e coordenador da Clínica do Leite, o laboratório possui todos os equipamentos necessários para realizar a Contagem Bacteriana Total (CBT), a Contagem de Células Somáticas (CCS) e análise dos componentes nutricionais do produto. "Como nosso serviço é totalmente automatizado, fazemos, atualmente, 57 mil análises por mês. Com a entrada em vigor da IN 51 este número deve subir para mais de 80 mil. A estimativa é que chegue a 200 mil em três anos", afirma.

A Clínica, que realiza análises há mais de seis anos, mantém um serviço de banco de dados informatizado com informações da qualidade do leite. Por meio de softwares e ferramentas especialmente desenvolvidas, são produzidas tabelas com os resultados obtidos.

Padronização
As novas regras, estabelecidas pelo conselho consultivo da Rede Brasileira de Laboratórios Centralizados de Qualidade do Leite (RBQL), tendem a padronizar os serviços das unidades laboratoriais que analisam a qualidade do produto e de seus derivados.

As demais unidades operacionais da RBQL estão sediadas nas universidades de Passo Fundo (UPF), na Federal de Goiás (UFG), na Federal do Paraná (UFPR), na Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Federal Rural de Pernambuco (UFRPe), além da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora/MG.

Com a estrutura integrada, o programa será capaz de fornecer informações técnicas e objetivas sobre a qualidade do leite de cada produtor. Caso seja constatado um alto nível de contaminação por bactérias, presença de antibiótico, pesticida e outras impurezas, o produto não poderá ser comercializado.

As mudanças implicarão numa rápida entrega do produto na usina, transporte em caminhões térmicos e resfriamento do leite na propriedade. Deve se enquadrar nessa nova lei todo produtor que envia seu leite para empresas sob inspeção federal.

"O programa visa, além de melhorar a qualidade do leite, criar um cadastro nacional para o Ministério da Agricultura, contendo informações de todos os produtores de leite", afirma Machado. "Essas informações serão fundamentais para se elaborar planos de melhoria para o setor e, com isso, oferecer à população um produto de melhor qualidade, exportando o excedente. As alterações farão com que a atividade se profissionalize, beneficiando também o produtor", finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Esalq

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477, na Assessoria de Comunicação da Esalq




Cursos e Palestras

FMRP discute doenças parasitárias e infecciosas no contexto regional
Será realizado no dia 17 de junho, das 8h30 às 17h30, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP o XIV Encontro Regional sobre Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Serão discutidas viroses (patogenia, prevenção e assistência), infecções bacterianas (comunitárias e hospitalares) e a questão atual da hepatite C e ainda a tuberculose, a partir de situações vividas por diferentes cidades do interior. Os palestrantes e debatedores convidados são especialistas da USP, da Unicamp e da Unesp.

O evento é dirigido a infectologistas, profissionais da área médica e alunos interessados nesses temas. A inscrição poderá ser feita, gratuitamente, no local do evento. Os participantes receberão certificados.

O evento acontecerá no Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde do (Ceaps) HC, no campus da USP em Ribeirão Preto (Av. Bandeirantes, 3900).

Mais informações: (0XX16) 602-2468


IEA de São Carlos realiza mesa-redonda sobre arquitetura
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em São Carlos realizará na próxima quarta-feira (15), às 20 horas, a mesa-redonda Arquitetura e Interesse Público, com os professores Manoel Rodrigues Alves, Cibele Saliba Rizek e João Marcos Lopes, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP.

A mesa abordará aspectos da relação arquitetura e cidade, isto é, da conformação do ambiente urbano, particularmente no contexto social nacional. Nesse sentido, pretende-se discutir, dentre outras coisas, questões relativas a co-relação entre processos de urbanização e o exercício da cidadania, políticas públicas e o tecido social.

O evento, que faz parte do ciclo Ciência e Cultura Para Todos, acontecerá no Centro Cultural da USP-São Carlos, na R. 9 de julho 1227, Centro. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX16) 3373-9176, com Rose, no IEA-SC; (0XX16) 3373-9772, com iria, no Centro Cultural


Arquiteto Euler Sandeville fala sobre arte, projeto e paisagem
O arquiteto paisagista e arte educador Euler Sandeville participará nesta terça-feira (14), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP do ciclo Fórum da Paisagem.

Sandeville ministrará, a partir das 16h30, a palestra Arte, projeto e paisagem. Serão analisados princípios projetuais em cinco obras, a partir do projeto da Pont Neuf em Paris e do confronto da inserção na paisagem do Masp e do Museu de Niterói. Também serão abordadas as relações entre projeto e natureza em Areias de Burle Marx e num edifício residencial de Waldemar Cordeiro em São Vicente.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. O fórum acontecerá na sala 812 da FAU (R. do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 3091-4919, na Secretaria de Eventos da FAU


IF oferece palestra sobre teorias quânticas
O professor Alysson F. Ferrari, do Instituto de Física (IF) da USP, ministrará nesta segunda-feira (13), às 16 horas, a palestra Teorias quânticas de campo não-comutativas supersimétricas. O evento terá entrada gratuita e será realizado na Sala Jayme Tiomno, no Edifício Principal do IF (R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo).

Serão apresentados alguns aspectos de teorias quânticas de campo formuladas num espaço-tempo não-comutativo, destacando-se a importância da supersimetria dentro deste contexto.

Mais informações: (0XX11) 3091-6900


Professor da Unicamp fala sobre realismo científico na FFLCH
O Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizará na próxima sexta-feira (17), às 15 horas, a conferência Afirmando o conseqüente: uma defesa (?!) do realismo científico, com o professor Silvio Chibeni, da Unicamp.

O evento faz parte do Ciclo de Conferências Nacionais de Filosofia da Ciência e acontecerá na sala 113 do Departamento de Filosofia (Av. Professor Luciano Gualberto, 345, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-3761; e-mail eventosdf@usp.br




Agenda Cultural

Exposição homenageia o sanitarista Francisco Borges Vieira
Será aberta na próxima quarta-feira (15), na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, a exposição Não se improvisam sanitaristas! - A contribuição de Francisco Borges Vieira à pesquisa e ao ensino em saúde pública.

Vieira integrou o primeiro grupo de bolsistas brasileiros na Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos, entre 1918 e 1920. No retorno ao Brasil, teve um papel relevante na formação do pensamento sanitário brasileiro, como revela sua ampla produção acadêmica sobre os mais variados temas.

A exposição foi feita a partir dos acervos históricos da FSP e destaca a importância desse autor para a constituição da saúde pública como campo do conhecimento. Pesquisa e ensino o aproximavam de outros profissionais que, na São Paulo dos anos de 1920 a 1950, reuniram-se no Instituto de Higiene - posteriormente Faculdade de Higiene e Saúde Pública.

Estudos epidemiológicos, estatísticos e parasitológicos, análises sobre a qualidade da água, o alcoolismo e as doenças mentais estavam entre os temas privilegiados por ele em sua produção - além de interesses biográficos e historiográficos. Destaca-se, ainda, o empenho de Vieira no campo da divulgação científica.

A exposição acontecerá no saguão da FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo) e poderá ser vista, até 15 de agosto, de segunda a sexta das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. O acesso é público e gratuito.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091(Assessoria de imprensa)




Publicações

Lançamento da revista Desígnio 3
Será lançado nesta terça-feira (14) o terceiro número da revista Desígnio (Ed. Annablume), publicação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

A revista traz o dossiê O corpo humano nas artes plásticas e na arquitetura, quatro artigos, a crítica Percurso através da Imagem: Teoria e Método na Historiografia Urbanística de Nestor Goulart Reis Filho, de Maria Irene Szmrecsanyi, e o comentário A Bienal de Arquitetura de São Paulo - O Universo Arquitetônico e seu Parelelo, de Cláudio K. B. Ottoni.

O lançamento acontecerá às 19 horas na Editora Annablume (R. Padre Carvalho, 275, Pinheiros, São Paulo). A revista tem periodicidade semestral. A assinatura anual (duas edições) é de R$50,00; o exemplar avulso custa R$30,00. Assinaturas e compras podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3031-9727 ou e-mail vendas@annablume.com.br. Também é possível comprar o exemplar pelo telefone 11 (0XX11) 3257-7837, na FAU Maranhão, com Lina.

Mais informações: (0XX11) 3812-6764




Quadro de Avisos

Esalq passa a emitir diploma duplo com a França
A partir do ano que vem, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP-Piracicaba, passará a emitir um diploma duplo para os alunos de graduação, em conjunto com o Institut National Agronomique Paris Grignon (INA P-G), instituto de ensino e pesquisa da França pertencente ao conjunto das Grandes Écoles.

O acordo foi assinado pelo reitor da USP, Adolpho José Melfi, pelo diretor da Esalq, José Roberto Postali Parra, pela professora Maria Lúcia Carneiro Vieira, do departamento de Genética da Escola, e pelo presidente do INA P-G, Rémy Toussai

Por meio desse convênio, o graduando de Engenharia Agronômica terá dois diplomas, com validação internacional. Uma vez definidos os currículos, os primeiros alunos poderão ser selecionados. A expectativa da Escola é de que os estudantes franceses possam ser recebidos na instituição também em 2006.

Segundo a professora Maria Lúcia, designada como coordenadora dos trabalhos, a idéia do duplo diploma é que o aluno aproveite o que de melhor existe em cada país. "Na França, a agricultura é feita em pequenas propriedades, sendo altamente tecnificada. No Brasil, os graduandos franceses poderão estudar as bases da agricultura tropical".

A Esalq também está trabalhando na implantação de um programa de pós-graduação internacional, na área de biotecnologia de plantas e animais, entre a USP e as universidades norte-americanas Rutgers (The State University of New Jersey) e The Ohio State University (OSU).

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 (Assessoria de imprensa)


Estação Digital Médica participa da Feira Hospitalar 2005
A Estação Digital Médica, projeto coordenado pela Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina (FM) da USP terá um estande na Feira Hospitalar 2005, que será realizada entre os dias 14 e 17 de junho em São Paulo.

Lançada há dois anos, a Estação reúne universidades, órgãos governamentais, serviços de saúde e grupos especializados em telecomunicações e demais tecnologias. As entidades participantes são interligadas por meio da Telemedicina, com o uso de tecnologias variadas (Internet, videoconferência, entre outras).

O estande da Estação Digital Médica na Feira Hospitalar vai demonstrar a aplicabilidade de diferentes soluções tecnológicas na área da saúde. Entre elas, os equipamentos para videoconferência de auditório (convencionais), de mesa (compactos) e móveis (portáteis, permitem seu deslocamento para salas de aula e centros cirúrgicos).

Também serão mostradas as aplicações da telefonia XML (possibilita o uso do sistema de Voz sobre IP ao invés de linha telefônica convencional, gerando redução de custos); os sistemas Wireless (sem fio, proporcionam o uso de tecnologia com facilidade de locomoção, em hospitais, pronto-socorros ou mesmo no local do acidente); o videostreaming (para transmissão de imagens dinâmicas via Internet); os sistemas baseados na Internet para educação (Cybertutor) e assistência médica (Cyberambulatório) e os objetos de aprendizagem (Homem Virtual).

A Estação Digital Médica está em expansão, com participação aberta a todas as instituições públicas e privadas que desejem contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Durante a Feira haverá o coquetel de lançamento do I Programa de Teleducação Interativa em Suporte Avançado de Vida no Trauma, iniciativa da FM, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), com apoio da empresa Dixtal. Haverá, ainda, o lançamento da Rede Diveo Saúde, parceria da Disciplina de Telemedicina da FM com a empresa Diveo do Brasil para a realização de cursos de aperfeiçoamento profissional na área da saúde, por meio de videoconferência e Internet.

A Feira Hospitalar 2005 acontecerá no Pavilhão Expo Center Norte (R. José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, em São Paulo) e ficará aberta das 12 às 21 horas. O estande da Estação Digital Médica ficará no Pavilhão verde - ruas B/D - 17/20.

Mais informações: (0XX11) 3066-7495 / 9603-3343, com Vanessa Haddad; e-mail vanessa@telemedicina.fm.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Redes de inovação em uma metodologia de gestão: implementações de teoria das restrições. Rogério Cerávolo Calia. Dia 21, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Mestrado

Derivadas em redes bayesianas usando eliminação de variáveis. Mathias Juan Perazzo. Dia 21, às 9 horas.

Modelagem matemática de dendritos ativos em motoneurônios. Lucas Sylvestre Mahl. Dia 21, às 14h30.

Doutorado
s
Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação

Doutorado

Um estudo dos zeros de polinômios ortogonais na reta real e no círculo unitário e outros polinômios relacionados. Andréa Piranhe da Silva. Dia 20, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9638


Instituto de Química de São Carlos

Doutorado

Polimerização de monômeros vinílicos fotoiniciada por Ru(II) e Fe(III). Isabel Cristina Rigoli. Dia 20, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3373-8036


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br