São Paulo, 14/06/2005 - Boletim nº1646
meio ambiente
Estímulo a bactérias do solo
recupera áreas contaminadas

Testes em laboratório apontam que
injeção de nutrientes pode reduzir
tempo de descontaminação de solos por
petróleo de um ano para dois meses
leia...
Disque-Tecnologia orienta
sobre normas para alimentos
CienTec promove
seminário internacional

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Injeção de nutrientes estimula bactérias a degradarem substâncias tóxicas no solo

Júlio Bernardes

Uma nova técnica de recuperação de solos contaminados por derivados de petróleo estimula bactérias do próprio solo com nutrientes a degradarem substâncias tóxicas. Resultados preliminares em laboratório apontam que o tempo de recuperação pode ser reduzido de um ano para dois meses. O método é pesquisado pela química Márcia Bragato, na Escola Politécnica (Poli) da USP

O professor da Poli, Jorge Tenório, que orienta a pesquisa, explica que em casos de contaminação, como em postos de gasolina, o mais usual é remover o solo atingido, tratá-lo em outro lugar e trazê-lo de volta. "Com a nova técnica, o solo é tratado no próprio local, por intermédio da injeção de oxigênio e nutrientes, que estimulam os microorganismos que já existem ali a degradarem a matéria orgânica, o que inclui os combustíveis", afirma.

Na pesquisa, Márcia utilizou amostras de solo com benzeno para simular os componentes mais tóxicos da gasolina. "O benzeno, por ser um hidrocarboneto aromático, é cancerígeno, além de aderir ao solo, não sendo facilmente biodegradável", explica. "A literatura aponta que a biorremediação de solos com derivados de petróleo demora cerca de um ano, o que varia com a quantidade do contaminante. Mas os resultados preliminares do estudo apontam que a recuperação pode acontecer em 60 dias."

Nutrientes
Segundo Márcia, os testes realizados em laboratório verificam se os nutrientes injetados chegariam aos lençóis freáticos do solo. "Também é feito um controle de emissões para checar se há emissões desse material sob a forma de gases", relata. "Embora a técnica de injeção seja simples, semelhante à perfuração de poços artesianos, há a preocupação de que os nutrientes não causem impacto ambiental."

Para a aplicação da técnica em campo será necessário o estudo prévio do local a ser remediado. "É preciso saber em que ponto deve ser feita a injeção da solução de nutrientes, para que o sistema hidraúlico do solo funcione", diz. "Nas áreas de Mata Altântica, como em São Paulo, o solo é mais argiloso e retêm mais substâncias tóxicas, por isso os nutrientes dos microorganismos precisam chegar à toda parte."

O método poderá ser uma alternativa para lidar com o número crescente de áreas contaminadas por combustíveis, especialmente no estado de São Paulo. "Normalmente o solo contaminado é tratado por meio do uso em cimenteiras, mas a demanda tem sido muito maior que a capacidade das indústrias de cimento", afirma Márcia. "Como a técnica utiliza os microorganismos do próprio solo, existe a vantagem de não se introduzirem bactérias estranhas ao ecossistema local."

Mais informações: (0XX11) 3091-5240, com Márcia Bragato

Imagem cedida pela pesquisadora




Pequenos empresários recebem orientação gratuita sobre regras da ANVISA

Marina Almeida

O Disque-Tecnologia, da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP (CECAE), oferece orientação às micro e pequenas empresas que precisam se adequar às novas regras de manipulação de alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como padarias, bares, restaurantes e outros estabelecimentos.

A resolução 216/04 entrou em vigor no início deste ano e busca garantir a higiene do que é produzido. Quem descumprir as exigências pode pagar multas que variam de R$2 mil a R$1,5 milhão. O problema é que, além dessas normas, existem outras específicas dos estados, municípios, para a exportação etc. "Como não há uma união das regras, o pequeno empresário fica perdido em meio a essas diferentes instâncias", explica Eduardo Barbosa, coordenador do programa da USP.

A partir da questão do empreendedor, feita por telefone, fax, carta, internet ou pessoalmente, é feita uma pesquisa no banco de dados do serviço, disponível no site. Caso a questão seja inédita, pesquisadores e instituições que tratam do tema são procurados. No período da páscoa, por exemplo, o programa recebeu muitas questões a respeito das boas práticas para a produção dos ovos de chocolate, o que resultou numa nota técnica sobre o assunto. Dependendo de sua complexidade, o tempo esperado para uma resposta técnica, enviada sempre por escrito, pode variar bastante, mas a meta do serviço é que elas sejam dadas em até oito dias úteis.

O Disque-Tecnologia é parte do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), que forma uma rede de parceiros de diferentes instituições para atender às dúvidas dos micro, pequenos e médios empresários de todo o Brasil. Entre seus componentes fazem parte o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT), a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC), a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (REDETEC), a Rede de Tecnologia da Bahia (RETEC), o SENAI Rio Grande do Sul, e o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR).

O SBRT está concluindo a organização de uma coletânea de questões sobre alimentos, o segundo setor que mais procura o serviço, além de um acervo com toda a legislação federal e estadual a respeito de sua manipulação. Entre as dúvidas mais freqüentes estão as relacionadas ao prazo de validade dos produtos, como determiná-lo e aumentá-lo, por exemplo. A maioria dos que utilizam o serviço são pessoas físicas. "Destes, 80% são trabalhadores ou empresas pertencentes à economia informal e o restante são dúvidas do público em geral, que nós também não deixamos de responder", explica Barbosa. Ele ressalta que o serviço limita-se a informar, ficando o cidadão responsável por aplicar as normas e práticas apresentadas.

O telefone do Disque-Tecnologia é (0XX11) 3031-0801.

Mais informações: (0XX11) 3266-6088 / 9139-4535, com Marcus Lopes (assessor de imprensa)




Cursos e Palestras

CienTec promove seminário internacional
O Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP, em parceria com o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP e o Programa Multisetorial Ecopefi, promoverá de 28 a 30 de junho o seminário internacional Parques Urbanos e Meio Ambiente: Desafios de Uso.

O seminário terá a presença de docentes da USP, professores estrangeiros, especialistas da Secretaria do Meio Ambiente e do subprefeito de Paranapiacaba. Na programação, debates sobre A relação entre natureza e cultura, Papel e funcionalidade dos parques urbanos na recuperação ambiental, Educação Ambiental e As relações e limites entre os diversos usos públicos em parques urbanos, entre outros temas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 5077-6314 ou e-mail mlmelo@usp.br. O evento acontecerá do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, no Auditório de Instituto de Botânica (Av. Miguel Stéfano, 3687, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 5077-6314; site http://www.usp.br/cientec/


FE oferece curso sobre cultura corporal
Estão abertas as inscrições para o curso de difusão Cultura Corporal: fundamentação e prática, oferecido pela Faculdade de Educação (FE) da USP.

O curso é dirigido a professores em atuação na educação básica e será realizado durante os meses de agosto e setembro, às sextas-feiras, das 18 às 22 horas.

O objetivo é proporcionar aos educadores participantes um espaço para reflexão sobre Ciência da Motricidade Humana, seus fundamentos e discussão das possíveis influências sobre a prática pedagógica, ou seja, a participação da cultura corporal de movimento na elaboração do projeto pedagógico. Visa, também, fornecer subsídios para a construção coletiva de um projeto de intervenção do componente curricular Educação Física na Educação Básica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de junho no Setor de Apoio Acadêmico da FE (Av. da Universidade, 308, Bloco B, Sala 19, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3574; e-mail apoioacad@fe.usp.br


FMRP realiza jornada sobre tumores cerebrais pediátricos
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realizará neste sábado (18), das 8 às 12 horas, a I Jornada Multidisciplinar sobre Imunobiologia dos Tumores Cerebrais Pediátricos. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento (Anfiteatro da Imunologia, no prédio central da FMRP - Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto).

O evento é dirigido a estudantes de gradução que estejam (ou tenham cursado) disciplina na área de imunologia, pós-graduandos do departamento de Biologia e Bioagentes Patogênicos, pós-graduandos do Setor de Oncologia Pediátrica e Neuropatologia, residentes da oncologia pediátrica, neurologia, ou neurocirurgia.

Alguns dos tópicos abordados serão Lectinas como ferramentas de trabalho em Biologia Humana, Avanços da Biologia Molecular nos Tumores Cerebrais Pediátricos e Astrocitomas Pilocítico.

Mais informações: (0XX16) 602-3058 (assessoria de imprensa)


EESC realiza seminário sobre tratamento biológico
O Laboratório de Processos Biológicos (LPB) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP oferece, até o dia 15 de dezembro, seminários temáticos na área de tratamento biológico de águas residuárias. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. Nesta quinta-feira (16), o tópico abordado será Aspectos gerais sobre a influência do oxigênio na metanogênese e sulfetogênese, com a pesquisadora Júlia S. Hirasawa.

As palestras serão realizadas sempre às quintas-feiras, das 16h30 às 18 horas, no Anfiteatro do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro, São Carlos). Os palestrantes são alunos do Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento, técnicos e bolsistas do LPB e os temas são escolhidos dentro da especialidade de cada pesquisador.

Mais informações: (0XX16) 3373-9560, no LPB; e-mail: zaiat@sc.usp.br, com o professor Marcelo Zaiati; site: http://www.shs.eesc.usp.br/




Agenda Cultural

Projeto Pequeno Cidadão realiza VI Mostra de Artes
O Projeto Pequeno Cidadão da USP em São Carlos promoverá, a partir desta terça-feira (14), a VI Mostra de Artes de seus artistas mirins.

O tema escolhido neste ano foi Arte Rupestre e a exposição poderá ser visitada até o dia 19 de junho, no Shopping Iguatemi São Carlos (Av. Passeio dos Flamboyants, 200, Parque Faber, São Carlos).

O Projeto levou ao mais antigo sítio arqueológico das Américas, localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, a Toca do Boqueirão da Pedra Furada. Trata-se do maior museu ao ar livre da Pré-história, que possui mais de mil grafismos desenhados nas paredes, mostrando figuras humanas, animais e cenas diversas.

O tema despertou um grande interesse dos alunos e, com isso, foi possível variar os tipos de materiais utilizados como: tinta acrílica, pastel, carvão e feltro; aplicados em tela, pedras, papel e feltro. O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre de 2005 sob a orientação das educadoras Michelli Geraldo e Denise Gatti e coordenação pedagógica de Elaine Trimer Ruggiero.

Mais informações: (0XX16) 3373-9105


Influências culturais em debate na TV USP
A TV USP exibe nesta quarta-feira (15), às 00h30, o programa especial Pilotis: O Negro e as Cores da Resistência, que discute a influência da cultura africana na cultura brasileira. O programa aborda, entre outros temas,o conceito de raça, a miscigenação e o racismo. Em seguida, será exibido o programa PUC Artes: Andersen: A Fábula de uma Vida.

O Olhar da USP, programa exibido na quinta-feira (16), às 20 horas, abordará o tema Cultura Nordestina em São Paulo. Os debatedores serão a arquiteta e doutora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Mirandulina Maria Azevedo, e Nelson Dantas, diretor do Centro de Tradições Nordestinas (CTN).

O restante da programação está disponível no site http://www.usp.br/tv

Mais informações: http://www.usp.br/tv




Quadro de Avisos

Cursinho da Psicologia abre inscrições
O curso pré-vestibular Psico-USP, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, está com inscrições abertas para mais uma turma de um ano e meio. Os candidatos passarão por uma avaliação socioeconômica.

A turma é estruturada para alunos que ainda não terminaram o ensino médio ou que estão afastados da escola há algum tempo. A primeira fase do curso é um ciclo básico para nivelamento dos estudantes, sendo seguido por um curso extensivo. As aulas iniciarão dia 19 de agosto e a jornada continua até o final do ano letivo de 2006, quando o aluno estará mais capaz para prestar o exame.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas até o dia 29 de julho. Para se inscrever, o interessado deve se dirigir ao Cursinho (Av. Mello Moraes, 1721, bloco B, sala 30, Cidade Universitária) munido de RG e CPF e efetuar o pagamento de R$45,00.

Mais informações: (0XX11) 3031-1546, com atendimento de segunda à sexta, das 15 às 21 horas, e aos sábados das 10 às 15 horas; e-mail cursinhopsicousp@ig.com.br; site http://www.cursinhopsico.cjb.net




Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Interferência da Galectina-3 no curso da infecção por Paracoccidioides brasiliensis. Luciana Pereira Ruas. Dia 16, às 13 horas.

Conteúdos verbais de mães de bebês pré-termo internados em UTI Neonatal, diferenciadas quanto a indicadores clínicos emocionais de ansiedade e depressão. Luciana Leonetti Correia. Dia 17, às 9 horas.

Efeito do estresse agudo pelo frio na fagocitose de timócitos apoptóticos. Renata Sesti Costa. Dia 17, às 14 horas.

Interação entre mães e crianças pré-escolares nascidas. Vivian Caroline Klein. Dia 17, às 14 horas.

Anatomia micróscopica do nervo sural de ratos espontaneamente hipertensos. Andréa Lurdes Rocha de Kalil. Dia 17, às 14 horas.

Aspectos da anatomia macroscópica e microscópica do nervo vestíbulo-coclear de cobaias. Carlos Augusto Carvalho de Vasconcelos. Dia 20, às 13h30.

Participação da via heme-oxigenase (HO) na deficiência de vasopressina (AVP) durante o choque endotoxêmico. Viviana Moreto. Dia 20, às 14 horas.

Estudo da expressão protéica da matriz metaloproteinase (MMP-1, -2, -3, -9 e -14) em tumores da família Ewing e meduloblastoma de crianças e adolescentes. Elvis Cristian Cueva Mateo. Dia 21, às 14 horas.

Doutorado

Avaliação das alterações causadas pela radioterapia e pela invasão tumoral na substância branca cerebral através da quantificação da transferência de magnetização na substância branca cerebral. José Daniel Vieira de Castro. Dia 16, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3372


Instituto de Física

Doutorado

Estrutura eletrônica e interações intermoleculares em líquidos. Valdemir Eneias Ludwig. Dia 14, às 14 horas.

O problema da violação CP forte e o limite perturbativo em extensões SU(3)CÄSU(3)LÄU(1)X do modelo padrão. Alex Gomes Dias. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br