São Paulo, 16/06/2005 - Boletim nº1648
bioquímica
Molécula inibe proteína ligada
a doenças neurológicas

Descobertas feitas por pesquisadores
do IQ auxiliam na produção de
fármacos e no esclarecimento do
processo de diferenciação neuronal
leia...
Água é tema de
conferência na Esalq
Jiri Wackermann ministra
palestra na Psicologia

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Descobertas permitem compreensão de doenças neurológicas e diferenciação neuronal

Flávia Souza

No Laboratório de Modulação de Diferenciação Neuronal, do Instituto de Química (IQ) da USP, pesquisadores chegaram, recentemente, a duas importantes conclusões. A primeira é sobre a síntese de uma molécula capaz de inibir um receptor neuronal relacionado à ocorrência de doenças neurológicas. A segunda se refere à descoberta de que um receptor envolvido no processo inflamatório também atua na diferenciação neuronal (transformação de uma célula-tronco em neurônio).

Receptores neuronais são proteínas presentes nas células nervosas que permitem a "entrada" de estímulos por meio de neurotransmissores. São elementos essenciais ao processamento cerebral de informações e sensações. Somente aprendemos algo novo, por exemplo, porque os neurotransmissores levam os estímulos aos neurônios e, em segunda análise, porque os receptores "abrem" a célula e geram uma resposta a esses elementos.

Aplicação farmacológica
A doutoranda Paromita Majumder conseguiu sintetizar uma molécula capaz de inibir o efeito de um receptor (denominado P2X4) que está envolvido nos processos de memorização, aprendizagem e cognição, e possivelmente na ocorrência em epilepsia. "A epilepsia está relacionada, entre outras coisas, a uma hiperatividade de receptores cerebrais", explica Cleber Augusto Trujillo, estudante de iniciação científica do Laboratório.

O professor Alexander Henning Ulrich, coordenador do Laboratório, destaca que uma das principais aplicações dessa descoberta é a produção de fármacos. Para sintetizar moléculas que cumpram funções específicas (como a inibição de um receptor), os pesquisadores utilizam uma técnica chamada Selex (Systematic Evolution of Ligands by Exponential Enrichment), que possibilita a descoberta de moléculas estáveis - que não sejam destruídas rapidamente e, assim, possam ser utilizadas em medicamentos.

Diferenciação neuronal
Uma segunda vertente de pesquisa do Laboratório é a identificação dos receptores atuantes na diferenciação neuronal. "Descobrindo os receptores, podemos criar moléculas que atuem sobre eles. Com um inibidor, por exemplo, é possível 'bloquear' o processo em determinado estágio e, assim, estudá-lo mais detalhadamente", esclarece Trujillo.

No Laboratório, os pesquisadores utilizam células de um tipo de câncer fetal, denominadas P19. Ulrich afirma que a vantagem é que essas células se reproduzem de maneira muito mais rápida do que as células-tronco, e sem diferença significativa de resultado.

O pesquisador Antonio Henrique Martins descreve, em sua tese de doutorado, a ação da molécula Bradicinina na diferenciação neuronal. "A Bradicinina é conhecida por atuar no processo inflamatório e como vasodilatador. Mas nunca foi descrito que ela estava envolvida no processo de diferenciação", afirma Martins. O pesquisador descobriu que, bloqueando o efeito da Bradicinina, há comprometimento do processo de maturação do neurônio. "Embora a molécula não seja a única responsável pela formação de uma célula nervosa, ela é certamente essencial nesse processo", conclui.

Mais informações: (0XX11) 3091-3810, r. 242; e-mail henning@iq.usp.br, com o professor Alexander Henning Ulrich

Imagem cedida por Cleber Augusto Trujillo




Cursos e Palestras

Água é tema de conferência na Esalq
O Ciclo de Conferências Pan-Gnósio tem continuidade nesta quinta-feira (16), às 16h30. O tema da sétima palestra é A água: solvente, agente poluente, fator vital e será preferida pelo professor Klaus Reichardt, docente aposentado do departamento de Ciências Exatas, da área de Física e Meteorologia, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP.

O ciclo tem o objetivo de apresentar o histórico, a importância e as peculiaridades de temas científicos, sob o aspecto de vários campos do conhecimento.

O evento, que acontece no Anfiteatro do Departamento de Química da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracibaba), é gratuito e aberto à comunidade em geral.

Mais informações: (0XX19) 3429-4339


Jiri Wackermann ministra palestra no IP
O psicólogo Jiri Wackermann, do Departamento de Psicofísica Empírica e Analítica do Instituto para as Regiões Fronteiriças da Psicologia (Freiburg- Alemanha), ministrará na próxima quarta-feira (22), no Instituto de Psicologia (IP) da USP, a palestra Models of Internal Time Representation and Metric of Subjective Time.

O evento acontecerá às 17 horas na sala 20 do bloco B do IP (Av. Professor. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo). A palestra será ministrada em inglês.

Mais informações: (0XX11) 3091-4909


São Carlos organiza reunião sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Será realizada nesta quinta-feira (16), às 14 horas, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, uma reunião preparatória para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C&T).

O encontro, organizado pela USP e pelo Departamento de Popularização e Difusão de C&T do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), é aberta a todos os interessados e irá tratar das ações que serão desenvolvidas na região durante os dias 3 e 9 de outubro.

O CDCC localiza-se na R. 9 de julho, 1227, Centro, em São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3372-3910 / 3373-9772, com Edna R. O. Ferreira; e-mail edna@cdcc.sc.usp.br; site http://semanact2005.mct.gov.br


ICB debate perspectivas de emprego para pós-graduandos
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP oferecerá nesta quinta-feira (16), das 17 às 19 horas, a mesa-redonda Perspectivas de Empregos para Pós-Graduandos, com o professor Fernando de Castro Reinach, do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química (IQ) da USP e diretor executivo da Votorantim Novos Negócios.

O evento, gratuito e aberto ao público, é parte da disciplina de pós-graduação Debates atuais em Ciências Biomédicas. O debate acontecerá no Anfiteatro Rosa do prédio ICB 4 (Av. Prof. Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária, São Paulo - andar térreo).

Mais informações: (0XX11) 3091-7253




Publicações

Lançamento do livro Os Arquitetos da Poli
Será lançado na próxima terça-feira (21) o livro Os Arquitetos da Poli (Edusp, 416 págs., R$185,00), de autoria da professora Sylvia Ficher. O lançamento acontecerá às 19 horas no Prédio da Administração da Escola Politécnica (Poli) da USP, na Av. Professor Luciano Gualberto, travessa 3, 380, na Cidade Universitária, em São Paulo.

O livro traz um estudo histórico sobre o ensino de Arquitetura na primeira instituição que ofereceu a especialização em São Paulo – a Escola Politécnica – e sobre a influência do ensino na atuação dos arquitetos paulistanos. Temas como mercado de trabalho, atuação profissional e organização da profissão, estética e pensamento arquitetônico, pensamento urbanístico, aspectos legais do ensino superior, da profissão, entre outros, são tratados na obra.

Os interessados em comparecer ao lançamento devem confirmar presença pelo telefone (0XX11) 3091-5577 ou e-mail eventos@poli.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149, na Edusp; e-mail divulga@edu.usp.br




Quadro de Avisos

USP realiza inscrição para transferência em 2006
A USP está com inscrições abertas para a prova de transferência em diversos cursos ministrados no campus da capital e nos campi do interior do Estado. São oferecidas 608 vagas, nas áreas de ciências biológicas, ciências exatas e humanidades, sendo 500 vagas com pré-seleção pela Fuvest e 108 vagas com a realização de provas específicas elaboradas pelas faculdades que estão oferecendo as vagas.

Mais informações: no site da Fuvest - www.fuvest.br


Prêmios Gastrão e Ceccad recebem inscrições
Estão abertas até o dia 25 de junho as inscrições para o Prêmio Gastrão 2005 e Prêmio Ceccad 2005, no valor de US$500 cada um, promovidos pelas disciplinas Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia e pelo Centro de Estudos em Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo - Alípio Corrêa Neto (Ceccad), da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

O primeiro será para o melhor Tema Livre em Cirurgia Digestiva e Coloproctologia, e o segundo, para o melhor Tema Livre sobre Ética Médica em Cirurgia ou Gastroenterologia e suas sub-áreas. Podem concorrer trabalhos elaborados por ex-residentes, ex-estagiários e pós-graduados de Cirurgia Digestiva e Coloproctologia da FM.

Os vencedores serão anunciados durante o 32º Gastrão - Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia, que será realizado de 4 a 8 de julho no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, pelo Departamento de Gastroenterologia da FM.

A Comissão Julgadora dos prêmios é presidida por Roberto Antequera Moron, presidente da Alumni/Cirurgia Digestiva e Coloproctologia. Os demais membros são o professor Marco Segre, titular de Medicina Legal da FM; Isac Jorge Filho, presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-SP); José Carlos Del Grande e Carlos Alberto Malheiros, professores, respectivamente, da Unifesp e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-7561 / 3069-7562; e-mail secretaria.2cc@hcnet.usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Programa luz para todos em São Paulo: planos de obras confrontados com a prática das distribuidoras, visando redução de custos da eletrificação rural. Genésio Betiol Júnior. Dia 24, às 14 horas.

Doutorado

Análise de ciclo de vida como ferramenta para a identificação de impactos ambientais na cadeia produtiva da cerveja. Lienne Carla Pires. Dia 24, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Aplicação do teste TESAcruzi como confirmatório para a sorologia da doença de Chagas, em amostras de sangue digital de crianças de 0 a 5 anos, colhidas de diferentes regiões do Brasil. Amanda Farage Frade. Dia 24, às 9 horas.

Nutrição em magnésio de atletas de voleibol profissional masculino e sua relação com o desempenho físico. Luciana Setaro. Dia 24, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656 / 3642


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Estudo das concentrações séricas de proteína C-reativa e amilóide A em cães com linfoma submetidos a quimioterapia. Alexandre Merlo. Dia 24, às 14 horas.

Parâmetros ecodopplercardiográficos em cães da raça Cocker Spaniel Inglês. Ana Paula Rodrigues Corrêa Martins. Dia 24, às 14 horas.

Substituição do Sorgo triturado e extrusado em dietas para eqüinos. Eliana D'Auria. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação

Mestrado

Clustering de artigos científicos em uma Ferramenta Inteligente de apoio à Pesquisa. Vinícius Veloso de Melo. Dia 24, às 9 horas.

Doutorado

Estratégias par apoiar a detecção de estruturas em visualizações multidimensionais perceptualmente sobrecarregadas. Almir Olivette Artero. Dia 23, às 15 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9638



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br