São Paulo, 17/06/2005 - Boletim nº1649
educação
Novo curso da USP São Carlos
alia Física e Computação

O curso de Física Computacional, que
começará no próximo ano, permitirá
aos formados ampla atuação no mercado
profissional e na pós-graduação
leia...
Pesquisa do HC será premiada
em congresso na Bélgica
Competição de robôs na
Poli reúne 32 equipes

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Física Computacional garante grande diversidade de atuação no mercado e na pós-graduação

André Benevides

Os alunos que forem selecionados para o curso de Física Computacional, da USP de São Carlos, no vestibular da Fuvest 2006, receberão uma formação que garantirá ampla atuação no mercado profissional. "Esta união entre física e computação é muito feliz, porque alia o forte preparo teórico do físico com o enorme potencial de aplicação da computação", explica o professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP Luciano da Fontoura Costa, coordenador do Grupo de Instrumentação e Informática e um dos proponentes do novo curso.

As áreas de alta tecnologia, telecomunicações, bioinformática, automação industrial, nanotecnologia e ciência dos materiais são alguns dos campos em que os profissionais formados em Física Computacional estarão aptos a trabalhar. Além disso, estes alunos teriam uma possibilidade de cursar uma gama maior de especializações na pós-graduação. "Esta abertura é possível graças à formação mais diversificada que o estudante receberá."

Costa lembra que a Física Computacional já era uma opção, mas na forma de especialização do curso de Física. Agora, a grade curricular foi revista e atualizada, na intenção de adaptar o conteúdo às exigências de hoje. "Foram retiradas algumas matérias consideradas 'satélites' para dar lugar ao conteúdo de computação."

Desta maneira, a proporção do conteúdo nos quatro anos de aulas deve ficar em torno de 40% de física, 30% de matemática e 30% de computação. O professor ressalta alguns pontos fortes do novo curso, como a complementação das habilidades e a integração entre as três grandes áreas.

Infra-estrutura
Segundo Costa, os 40 alunos que ingressarão no curso já no ano que vem terão aulas no Departamento de Física e Informática, com suporte do corpo docente tanto do IFSC quanto do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC), também da USP de São Carlos. "Eles utilizarão os recursos já existentes, que serão expandidos."

Está prevista a contratação de professores e a construção de novos laboratórios, principalmente para a área da computação. A idéia é que também um edifício seja construído para abrigar o novo curso. "O prédio não está em construção, mas nosso diretor, Roberto M. Faria, encontra-se empenhado neste assunto. Possivelmente o novo prédio será localizado no Campus 2 de São Carlos", afirma.

O professor acrescenta ainda que a cidade é um pólo de alta tecnologia e que os campi da USP de São Carlos são essencialmente voltados para a área de exatas, favorecendo a formação dos alunos. "Isso abre a oportunidade de os estudantes conviverem em um ambiente cujos elementos estão todos ligados aos seus campos de atuação."

Outro curso que terá início no próximo ano na USP de São Carlos é o de Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares, relacionado às áreas de bioquímica e novos fármacos. Serão disponibilizadas 40 vagas em período integral.

Mais informações: (0XX16) 3373-9775, com Nilzeli (secretaria do IFSC), ou no site http://www.if.sc.usp.br/grad/cursos_fc.php

Imagem: Marcos Santos




Estudo que evita erros de interpretação em exames de calorimetria indireta será premiado

Da Redação, Agência USP

No próximo mês de agosto, um estudo desenvolvido pelo Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP será premiado no Congresso Europeu de Nutrição Parenteral e Enteral. A pesquisa, que concorreu com outros 200 trabalhos de especialistas do mundo inteiro, revelou que a aplicação do teste de hidrogênio respiratório em pacientes com síndrome do intestino curto evita erros de interpretação nos exames de calorimetria indireta.

A calorimetria indireta, exame que indica a quantidade de calorias necessárias na dieta do paciente e que previne sintomas de problemas gastrintestinais, mede basicamente o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico no intestino. Os erros de interpretação aos quais a pesquisa solucionou vêm pelo fato de existirem diversas bactérias produtoras de outros gases no intestino, fator que altera o resultado final. Ao realizar o teste do hidrogênio respiratório, os pesquisadores identificam a produção bacteriana e eliminam da análise os gases provenientes dos microorganismos.

Com duração de 22 meses, o trabalho levou em consideração os níveis de hidrogênio expirado pelas pessoas em jejum e as mudanças ocorridas após o tratamento com antibiótico. Foram utilizados como voluntários dez pacientes com a síndrome, que já vinham recebendo assistência no HC, e outros dez que não apresentavam o problema. As análises foram realizadas com um cromatógrafo microanalisador de gás, método que fornece de forma simultânea os valores do hidrogênio e do metano expirados.

A equipe do HC concluiu que os pacientes que foram tratados com antibióticos apresentaram uma normalização dos níveis de hidrogênio expiratório, além de uma melhoria dos sintomas gastrintestinais. Pelos excelentes resultados, o teste pode se tornar rotineiro no hospital.

O estudo, publicado na revista Nutrition, foi feito no Ambulatório Multidisciplinar de Síndrome do Intestino Curto, do Departamento de Gastroenterologia do HC.

A equipe de pesquisadores é composta por médicos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos e tem como autores Dan Waitzberg, Maria Carolina Gonçalves, Sandra Regina Justino, Janete Maculevicius, Joaquim Gama-Rodrigues, M.B. Morais, Alfredo Halpern e T.C. Sing.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Central do HC/FMUSP

Mais informações: (0XX11) 3069-7879, com Bete Subires




Cursos e Palestras

FEA debate reforma do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência
A reforma do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) será tema de um seminário programado para esta sexta-feira (17), às 11h15, na Sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Os expositores serão Daniel Goldberg, secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça; Hélcio Tokeshi, secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda; e Elizabeth Farina, presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica e professora do Departamento de Economia da FEA. O professor Paulo Pichetti, da FEA, será o debatedor.

Para o professor Ricardo Abramovay, chefe do Departamento de Economia da FEA, o tema do seminário é um dos mais importantes da agenda de pesquisa da Faculdade e um dos pontos centrais no atual debate econômico nacional. Desde 1994, o SBDC é constituído por duas secretarias de dois ministérios diferentes e uma autarquia. Segundo Abramovay, alterações nesse arranjo fragmentado têm se mostrado necessárias para a defesa da concorrência no Brasil. Um projeto de lei sobre o tema está em discussão dentro do Executivo e será enviado em breve para o Congresso.

A FEA localiza-se na Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, em São Paulo. O debate acontecerá no Prédio FEA-1. A entrada é gratuita e aberta ao público (embora o evento seja recomendado a especialistas no tema).

Mais informações: (0XX11) 3091-5886, no Departamento de Economia da FEA; informações para a imprensa: (0XX11) 5182-1806, com Antonio Carlos de Godoy (assessor de imprensa)


Estação Ciência promove oficinas
A Estação Ciência da USP oferecerá nos próximos dias 18, 21 e 22, duas oficinas em comemoração ao seu 18º aniversário.

Neste sábado (18), às 14 horas, o professor José Bezerra Pessoa Filho, do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) ministrará a oficina Construção e Lançamento de Foguetes. Na primeira parte das atividades, ele fará uma exposição sobre a operação de lançamento; na segunda, os participantes lançarão alguns foguetes construídos em garrafas PET e papelão. São oferecidas 50 vagas.

Na terça e na quarta-feira, a oficina A Física do Corpo Humano abordará os temas O olho humano, A respiração e A audição e é destinada a professores da área. A oficina busca observar os fenômenos da Física utilizando como laboratório o próprio corpo. A atividade será das 14 às 17 horas, com limite de 30 vagas por dia. Os coordenadores são Camila Ortiz Garcia e Rodrigo Tiezzi, graduandos em Licenciatura em Física (IFUSP) e monitores da Estação Ciência.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3675-8828 ou e-mail eventos@eciencia.usp.br.

A Estação CIência localiza-se na R.Guaicurus, 1394, na Lapa, em São Paulo. Os ingressos custam R$2,00.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022


Complexidade do conhecimento da vigilância sanitária é tema de seminário na FSP
O Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP oferecerá no dia 23, às 17 horas, o seminário A complexidade do conhecimento na Saúde Coletiva e na Vigilância Sanitária.

Será abordado o enfrentamento dos desafios propostos pela complexidade e pela interdisciplinaridade no tratamento de temas referentes ao campo da vigilância sanitária e da saúde coletiva. O seminário será ministrado pela doutora em Ciências Ana Aleksandrowics. A coordenação é do professor Fernando Lefèvre, da FSP.

O evento acontecerá no Anfiteatro João Yunes, na FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo). Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail cec_even@fsp.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3061-5757; e-mail cecovisa@fsp.usp.br


Fundação Vanzolini promove palestra sobre Tecnologia e Gestão do Conhecimento
No dia 23, às 19 horas, a Fundação Vanzolini (ligada ao departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP) promove a palestra Tecnologia e Produção em Gestão do Conhecimento, como parte da Quinta Tecnológica, ciclo quinzenal de palestras sobre Tecnologia da Informação.

A palestra será ministrada por Gregório Bittar Ivanoff, professor de Gestão do Conhecimento da Fundação Vanzolini, e aborda o relacionamento da gestão de conhecimento com a gestão estratégica competitiva nas empresas e os aspectos relacionados à liderança, elemento humano e aprendizagem organizacional.

No evento, será promovida uma apresentação de case envolvendo a tecnologia e o compartilhamento de conhecimentos, desafios e oportunidades para profissionais e organizações nos novos cenários da economia do conhecimento.

A palestra, que acontece na unidade Paulista da Fundação (Av. Paulista, 967, 5º andar, Cerqueira César, São Paulo), é gratuita e as inscrições serão aceitas até o preenchimento das vagas disponíveis.

Mais informações: (0XX11) 3541-3789 ou palestra@vanzolini.org.br




Agenda Cultural

Competição de robôs na Poli reúne mais de 280 alunos
Neste sábado (18), a partir das 11 horas, a Escola Politécnica (Poli) da USP realiza a Competição de Projetos e Protótipos, em que robôs construídos pelos próprios alunos das engenharias medem habilidades entre si. O tema deste ano é Reciclando para o Futuro, e a disputa gira em torno da capacidade das máquinas de coletar e armazenar latinhas de alumínio.

Além de obedecer às exigências de dimensão da prova, os robôs são feitos apenas de materiais reciclados, inclusive o sistema de motores. Eles serão controlados por um painel de controle, ligado às máquinas por meio de uma cordão umbilical. Entre outros critérios, será priorizada a capacidade das máquinas de compactar o material coletado.

Este ano, competem cerca de 280 alunos, divididos em 32 equipes. As mais qualificadas serão selecionadas para participar de outra competição do gênero, a Robocon - International Design Contest (IDC), que acontece no Japão, entre os dias 1 e 16 de agosto.

A Robocon - IDC reúne, além da Poli, diversas outras escolas de engenharia consagradas, como o Instituto Tecnológico de Tóquio (Titech), o Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), a Universidade de Cambridge, a Universidade de Darmstadt e a Universidade Nacional de Seul.

A Competição de Projetos e Protótipos acontecerá no Anfiteatro do prédio de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Naval da Poli, à Av. Prof. Mello Moraes, 2231, Cidade Universitária, São Paulo, e é promovida pela disciplina de Introdução ao Projeto de Sistemas Mecânicos. A entrada é gratuita e aberta ao público geral, dispensando a realização de inscrições prévias.

Mais informações: (0XX11) 5295, na Assessoria de Imprensa da Poli


Estação Ciência apresenta simulador de tsunamis e exposições francesas
A Estação Ciência apresenta, pela primeira vez no país, um simulador de Tsunami. Dois grandes painéis (2,40 x 0,70), um de cada lado do simulador, vão explicar o que são tsunamis, placas tectônicas e por que elas se movimentam. A exposição Tsunami, que será inaugurada no dia 23, contará ainda com um grande quebra-cabeças representando partes do fundo submarino, e de uma animação por computador.

A Estação também recebe duas exposições trazidas pelo CenDoTec Centro franco-brasileiro de Documentação Técnica e Científica (CenDoTec) ao Brasil. Esporte & Ciência fica em exposição até o dia 20 de junho e conta com 15 painéis que mostram pesquisas científicas que utilizaram atividades esportivas como objeto de estudo, abordando o esportista profissional e a saúde dos cidadãos comuns. Biodiversidade e humanidade: nossas vidas estão ligadas, com inauguração no dia 23 de junho, expõe os bens e serviços que a biodiversidade proporciona diariamente ao ser humano, bem como os riscos que ela corre e a sua relação com o desenvolvimento social e tecnológico.

A Estação CIência localiza-se na R. Guaicurus, 1394, na Lapa, em São Paulo. Os ingressos custam R$2,00.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022


Novas exposições na MariAntonia
O Centro Universitário MariAntonia da USP abre no dia 23 de junho, às 20 horas, sua terceira série de exposições no ano.

Um bloco suspenso de gesso cravado em três colunas compõem a instalação que Carlito Carvalhosa traz à sala principal da MariAntonia, onde outras duas colunas formam um portal de entrada. Carlito Carvalhosa é pintor, escultor, gravador e arquiteto graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

A mostra Felix Nadar - caricaturas e retratos, apresenta um pouco da trajetória do retratista, jornalista e caricaturista Nadar (1840-1910) a partir das coleções particulares de Dario Bueno e Celso Donizeti dos Santos e do acervo do Museu Paulista. As caricaturas de Nadar no Petit Journal pour Rire e no Album de Caricatures são exemplares das funções sociais que a imprensa satírica de caráter político e de costumes cumpriu na França sob Napoleão III. A mostra tem curadoria de Solange Ferraz de Lima e Dario Bueno.

O ensaio fotográfico Da Luz na Escuridão, de Inaê Coutinho, traz vistas internas de casas caipiras do estado de Goiás, realizado em negativo cor 35mm com longa exposição. Trata-se do resultado da dissertação de mestrado em Poéticas Visuais da fotógrafa, pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Reeditáveis, do artista plástico Edu Marin, traz um grande número de seqüências fotográficas formadas por imagens impressas em off-set. A proposta é interagir com os visitantes, que poderão escolher as imagens e levar consigo a nova seqüência. De acordo com essa nova edição do espectador "as narrativas se mantêm ou se desconstroem", explica o artista.

Abravanation Arte, do arquiteto Rick Castro, é resultado de pintura, colagem e instalação por meio de sobreposições de camadas, culminando em explosão de cores e formas que alteram o espaço arquitetônico. Nessa série, o artista apresenta intervenções sem determinar um resultado pré-estabelecido, firmando sim os três pilares da construção de sua Abravanation Arte: tudo depende, nada garante nada, a verdade é uma circunstância.

As exposições poderão ser vistas até o dia 31 de julho, de segunda a sexta das 12 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas. O Centro Universitário localiza-se na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3257 2760; ou (0XX11) 3237-1815 (assessoria de imprensa)


CDCC promove sessões de filmes com entrada gratuita
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP em São Carlos, promove neste mês sessões gratuitas de filmes e de contação de histórias. Confira a programação para este fim de semana:

No sábado (18), será exibido, às 20 horas, o filme Osama (Afeganistão, 2003, Drama, 82 minutos, clas. 12 anos; direção de Siddiq Barmak ). No Afeganistão, enquanto os líderes talibãs estavam no poder, nenhuma mulher podia trabalhar ou mesmo sair de casa sem a presença de um parente do sexo masculino. É nesse cenário que Osama, uma garota de doze anos, precisa se disfarçar de homem para trabalhar a fim de sustentar sua mãe. Baseado em fatos reais, esse longa-metragem emocionante foi a primeira produção realizada no Afeganistão depois da queda do regime talibã.

No domingo (19), também às 20 horas, será exibido Redentor (Brasil, 2004, Drama, 95 minutos, clas. 12 anos; direção de Cláudio Torres). Sinopse: De maneira bem-humorada, o filme mostra as conseqüências sociais de toda uma trama imobiliária cheia de falcatruas, no caso do Dr. Sabóia, que se suicidou devido a um escândalo imobiliário, passando as dívidas e o modo ilícito de administração para seu filho Otávio.

O CDCC localiza-se na R. 9 de julho nº 1227, Centro, São Carlos. A entrada é aberta ao público.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Publicações

Lançamento de Fé e Milagre
A Edusp lançou recentemente o livro Fé e Milagre (128 págs., R$42,00), de autoria da historiadora Julita Scarano.

A obra é um aprofundado estudo de história social que apresenta uma abordagem minuciosa dos ex-votos pintados em madeira encontrados em Minas Gerais e em São Paulo até o final do século XIX.

A partir do ponto de vista histórico, Julita Scarano contextualiza o ex-voto pintado de modo a revelar o perfil social dos ofertantes, o ambiente em que viviam e os males que os afligiam. Além disso, realiza uma análise estética dos artefatos que podem ser apreciados pelo leitor, uma vez que uma bela iconografia acompanha o livro.

Mais informações: (0XX11) 3091-4150 / 4008, no setor de vendas da Edusp




Quadro de Avisos

Mutirão de DNA no HC de Ribeirão
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP), da USP, irá sediar a realização de mutirão para testes de DNA neste sábado (18), das 8 às 17 horas, no ambulatório do HC Campus.

A iniciativa é do Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania e tem como objetivo reduzir o tempo de espera para os exames de investigação de paternidade. O HC receberá em torno de 714 famílias (cerca de 2142 pessoas), já cadastradas no Imesc por meio de pedidos provenientes do Poder Judiciário ou da Procuradoria Geral do Estado.

Mais informações: (0XX16) 602-2612 (assessoria de imprensa do HCRP); e-mail imprensa@hcrp.fmrp.usp.br


FM lança programa de teleducação em atendimento de emergência
A Faculdade de Medicina (FM) da USP lança nesta quinta-feira (16), juntamente com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), o I Programa de Teleducação Interativa em Suporte Avançado de Vida no Trauma, com apoio da empresa Dixtal. O coquetel de lançamento acontece às 19h30, durante a Feira Hospitalar 2005.

O programa sobre Suporte Avançado de Vida no Trauma representa importante mudança no processo de atualização médica. A Teleducação Interativa da Disciplina de Telemedicina da FM une educação à distância, baseada na Internet e videoconferência, a modernos recursos didáticos (Homem Virtual - conjunto de iconografias dinâmicas criadas por computação gráfica 3D). O conteúdo científico foi elaborado pela Disciplina do Trauma da FM e inclui textos teóricos e demonstrações práticas a partir de cirurgias e autópsias, integradas ao Homem Virtual. Os alunos do curso terão prazo de seis meses para finalizar os estudos e poderão increver-se para uma prova de certificação.

A Feira Hospitalar acontece no Expo Center Norte, na R. José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, em São Paulo. O estande da Estação Digital Médica da FM localiza-se no Pavilhão verde - ruas B/D - 17/20.

Mais informações: (0XX11) 3066-7495 / 9603-3343, com Vanessa Haddad; e-mail vanessa@telemedicina.fm.usp.br; sites: www.estacaodigitalmedica.com.br, www.projetohomemvirtual.com.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Algoritmos Array para filtragem de sistemas singulares. Antonio Carlos Padoan Junior. Dia 24, às 10 horas.

Dinâmica longitudinal: efeitos da geometria de suspensão nas mudanças de atitude da massa suspensa e os esforços nos elementos de suspensão. Marco Antonio Zanussi Barreto. Dia 27, às 14 horas.

Por mares nunca dantes navegados: estudos para a inclusão da população de baixa renda na sociedade da informação. Nilton Trevisan. Dia 27, às 14 horas.

Doutorado

Avaliação do uso da banda de rodagem de pneus inservíveis triturada como suporte ao desenvolvimento de biofilmes em um reator anaeróbio de leito expandido. Cristiano Luchesi Niciura. Dia 24, às 14 horas.

Um ambiente de multiprojeção totalmente imersivo baseado em aglomerados de computadores. Luciano Pereira Soares. Dia 24, às 9 horas.

Avaliação experimental da transferência de calor em fornalha flamotubular utilizando como combustível o biodiesel e o óleo diesel. Gustavo Rodrigues de Souza. Dia 27, às 9 horas.

Controle difuso em transportes penumáticos de sólidos - redução do consumo de potência. Paulo Roberto Barbosa. Dia 27, às 14 horas.

Estudo experimental, modelagem e implementação do comportamento de colônias de formigas em um ambiente dinâmico. Karla Vittori. Dia 27, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Mestrado

Programação e ordens de processamento com diferentes instantes de liberação para minimizar o adiantamento e o atraso. Dia 24, às 13 horas.

Doutorado

Flotação por ar dissolvido (FAD): influência da distribuição de tamanho de partículas e do binômio velocidade/tempo de detenção na zona de reação no desempenho do processo. Rodrigo Braga Moruzzi. Dia 24, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Síntese química de derivados hidrossolúveis da rutina: determinação de suas propriedades físico-químicas e avaliação de suas atividades antioxidantes. Carla Aparecida Pedriali. Dia 27, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3659


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br