São Paulo, 20/06/2005 - Boletim nº1650
saúde
Técnica pode detectar mais
rapidamente o câncer de boca

A espectroscopia de fluorescência, testada
em hamsters, diagnostica a doença
com maior rapidez. Técnica poderá ser
testada em humanos ainda este ano
leia...
Nanotecnologia é tema
de conferência na FFLCH
Negros e perspectiva no mercado
de trabalho, em debate no IQSC

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Pesquisadores testam nova técnica para detecção do câncer de boca

Antonio Carlos Quinto

Estudos realizados no Centro de Óptica e Fotônica do Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC) mostram a viabilidade de uso da espectroscopia de fluorescência na detecção do câncer epidemóide, que atinge regiões como a língua e os lábios. O procedimento poderá significar mais confiabilidade e rapidez nos diagnósticos. A pesquisas foram realizadas em hamsters e, ainda este ano, poderão ser feitos testes em humanos.

Atualmente, o diagnóstico deste tipo de câncer é feito por meio da retirada de uma amostra do tecido lesado que é analisada por um patologista. "Este profissional é quem vai diagnosticar se a lesão é maligna ou benigna", aponta a dentista Cristina Kurachi, que em sua pesquisa de doutorado avaliou a eficiência da técnica no tratamento do câncer na língua induzido quimicamente nos animais.

"Sabemos que os resultados dos patologistas têm altas porcentagens de acerto, mas nossos experimentos mostram que a espectroscopia de fluorescência é mais segura, diminuindo o grau de subjetividade da análise, e pode fornecer resultados em tempo real", diz.

Em seu estudo, a pesquisadora utilizou uma sonda composta por um conjunto de fibras óticas que conduzem a luz laser e coletam a fluorescência do tecido. "A sonda de investigação com cerca de 2 milímetros (mm) de diâmetro é composta por uma fibra central, que leva o laser, e outras seis ao redor que coletam a fluorescência emitida pelo tecido. Ao toque da sonda no tecido já temos a resposta e as informações que podem nos trazer indícios se o tecido é neoplásico ou normal", explica Cristina.

Segundo a pesquisadora, a energia entregue provoca a excitação das biomoléculas do tecido lesado. "Após a excitação, ao retornarem ao estado mais estável (fundamental), as biomoléculas liberam energia, também na forma de luz, permitindo que seja feita a caracterização da lesão", descreve. A fluorescência coletada é então enviada a um espectrômetro que analisa a intensidade e os comprimentos de onda da luz coletada.

Os pesquisadores determinaram identidades espectrais do carcinoma para possibilitar a discriminação entre normal e neoplásico. "A resposta dependerá dos compostos bioquímicos do tecido e como eles estão distribuídos", conta Cristina. "Uma neoplasia apresentará então uma fluorescência diferente do tecido normal."

Aplicações
Cristina acredita que, em breve, a técnica estará disponível para ser utilizada clinicamente. "Podemos imaginar um aparelho que, ao toque da fibra na região lesionada, nos forneça, em tempo real, informações adicionais sobre o tipo de lesão, auxiliando o clínico no diagnóstico", diz.

Ela conta que essa técnica já vem sendo aplicada em pacientes com lesões no fígado, em colaboração com a Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. A tese de Cristina intitulada Espectroscopia de fluorescência na detecção de lesões quimicamente induzida por agentes carcinogênico na borda lateral da língua, recebeu duas premiações na área de diagnóstico, em 2003 e 2004, durante reuniões da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. O estudo foi feito em colaboração com a Faculdade de Odontologia da UNESP de São José dos Campos e foi orientado pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato.

Imagem cedida pela pesquisadora

Mais informações: (0XX16) 3373-9823, ramal 218, com Cristina Kurachi; e-mail: cristina@if.sc.usp.br




Cursos e Palestras

Conferência na FFLCH aborda a nanotecnologia sob perspectiva filosófica
O professor Otávio Bueno, da Universidade Carolina do Sul (EUA), ministrará na próxima sexta-feira (24), às 15 horas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH), a conferência Imagens e representação em nanotecnologia.

O evento faz parte do Ciclo de Conferências Nacionais de Filosofia da Ciência, organizado pelo Projeto Temático Estudos de Filosofia e História da Ciência. A conferência será realizada na sala 113 do Departamento de Filosofia da FFLCH (Av.Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Mais informações: (0XX11) 3091-3761; e-mail eventosdf@usp.br


IQSC discute a perspectiva do negro no mercado de trabalho
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferecerá na próxima quinta-feira (23), às 10 horas, a palestra O Negro e sua Perspectiva no Mercado de Trabalho, com o professor Antonio Carlos Guastaldi, docente do Grupo de Biomateriais do Instituto de Química da Unesp de Araraquara.

Guastaldi tem longa experiência de colaboação com instituições sociais e participou da fundação de grupos afrodescendentes.

A atividade será realizada no anfiteatro do IQSC (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, em São Carlos). A entrada será gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036


Professores da FOB ministram curso sobre odontologia em bebês e lançam livro
A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP oferece, no dia 25, das 9 às 13 horas, o curso Odontologia em Bebês: Protocolos Clínicos, Preventivos e Restauradores. Na ocasião haverá o lançamento de um livro de mesmo título.

A publicação foi produzida por Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, Ruy César Camargo Abdo e Salete Moura Bonifácio da Silva, professores de odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, que também serão os palestrantes do evento oferecido pela FOB.

O curso é destinado a alunos de graduação e pós-graduação, profissionais da área e demais interessados no tema. Para alunos, o preço do curso é de R$10,00 enquanto que para profissionais e outros interessados na área o custo é de R$20,00. A inscrição pode ser feita no local.

O evento acontece no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bauru, que fica na Av. Nações Unidas, 30-30.

Mais informações: (0XX14) 3235-8218 / 8224


Inscrições abertas para curso de difusão do IB
Estão abertas as inscrições para o curso de difusão Bases genéticas da determinação e diferenciação sexual, que será oferecido pelo Instituto de Biociências (IB) da USP na primeira quinzena de julho.

O curso, dirigido a professores da rede pública ou particular, tem o objetivo de fornecer conhecimentos básicos e integrados sobre os mecanismos que atuam na determinação e diferenciação sexual, e capacitar os professores a transmitir conceitos sobre diferenças sexuais e atuar de forma mais efetiva diante de problemas concretos relacionados a essa área levantados por seus alunos.

Alguns dos tópicos abordados serão A reprodução sexuada, Hipóteses sobre a evolução da reprodução sexuada, Controle da determinação do sexo: genótipo e ambiente e Distúrbios da determinação sexual.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de junho na Seção de Apoio aos Colegiados do IB (R. do Matão, Travessa 14, nº 321, Cidade Universitária, São Paulo), de segunda a sexta-feira das 10 às 11h30 ou das 14 às 16 horas. Os professores interessados devem levar cópia do R.G. e do último holerite. São oferecidas 40 vagas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7538




Agenda Cultural

Grupo Pé de Palavra se apresenta na Casa da Dona Yayá
O Grupo Pé de Palavra, do Núcleo de Arte Educação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, vai apresentar neste domingo (19), às 11 horas, o espetáculo Contos caipiras de São Paulo na Casa da Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP.

A apresentação será um "passeio" pela cultura do interior, seu universo de costumes, causos e modinhas, contados por Madalena Monteiro, acompanhada pelos músicos Renato Epstein e Leandro Medina.

O Grupo, criado em 1998, investiga narrativas tradicionais e a arte de narrar o mundo contemporâneo. Sob coordenação da professora Regina Machado, da ECA, o Pé de Palavra, tem pesquisado e criado espetáculos temáticos sobre a cultura brasileira.

A Casa da Dona Yayá localiza-se na R. Major Diogo, 353, na Bela Vista, em São Paulo. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562; e-mail cpcpublic@usp.br


FAU em Concerto neste domingo
Os grupos Omnes Voces e Giro D'Amore vão se apresentar neste domingo, às 19 horas, na FAU Maranhão (R. Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo).

Os grupos vão apresentar espetáculos de musica coral, do renascimento até o romantismo, com clássicos do canto coral, duos, trios e peças solo. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Mais informações: (0XX11) 3091-4801 / 4919, na Secretaria de Eventos da FAU


Programação da TV USP
Confira a programação da TV USP para a semana de 20 a 26 de junho:

Nesta segunda-feira (20), às 20 horas, o programa Contraponto abordará o tema Crianças e Adolescentes. O programa vai tratar dos 15 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, da atuação dos conselhos tutelares e das ações sociais feitas para zelar por seus direitos.

O programa Especial - Trajetória Maria Ruth irá ao ar na madrugada entre terça e quarta-feira, às 00h30. Maria Ruth Amaral Sampaio é professora do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto FAU.

Judaísmo será o tema do programa 4x4, que será exibido nesta quarta-feira (22), às 20 horas. O programa apresentará um debate sobre o destaque dos judeus como povo unido e fiel às suas tradições.

O Olhar da USP, exibido na quinta-feira (23) às 20 horas, abordará o combate à Malária no Brasil. Para debater o assunto, o Olhar da USP contará com a presença do professor Marcos Boulos, do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP, e Luiz Jacintho da Silva, professor titular da Unicamp e superintendente da Sucen, Superintendência de Controle de Endemias.

A revista eletrônica PGM fecha a programação da semana às 20 horas da sexta-feira (24).

A TV USP vai ao ar pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU), canal 11 pela NET ou 71 pela TVA.

Mais informações: http://www.usp.br/tv




Quadro de Avisos

Campus de Ribeirão Preto oferecerá 1200 vagas em 2006
O Conselho Universitário da USP aprovou, no dia 31 de maio, a criação de 385 novas vagas para o vestibular de 2006. Destas, 200 (cerca de 52%) foram para o campus de Ribeirão Preto. O campus da capital ficou com 90, São Carlos recebeu 80, e Bauru 15.

Com a expansão, o campus de Ribeirão Preto dobrará o número de alunos em menos de dez anos, passando de 2710, em 2001, para 5505, em 2010.

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP) terá o curso de Economia Empresarial e Controladoria, e passará a oferecer Administração também no diurno - com a mesma estrutura curricular do curso noturno, mas com quatro anos de duração e 60 vagas. Já Economia Empresarial e Controladoria - diurno - oferecerá 70 vagas.

O campus também receberá o curso de Licenciatura em Enfermagem, que terá duração de cinco anos com aulas nos períodos noturno e vespertino.

O curso de Química, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), terá uma estrutura bem diferente da atual. O curso de Licenciatura, que é noturno, continua com suas 40 vagas e ingresso por carreira própria. Já o curso de Química, em tempo integral, passará de 40 para 60 vagas e ganhará três habilitações: Bacharelado, Forense e Tecnológicas, Biotecnológicas e Agroindústria.

Mais informações: (0XX16) 602-3517 / 3522 / 3525, na assessoria de comunicação


Últimos dias para inscrições no Desafio Sebrae
Terminam dia 20 de junho as inscrições para o Desafio Sebrae. Podem se inscrever universitários de todo o Brasil, independentemente do curso, pelo site www.sebrae.com.br. Em sua sexta edição, o maior jogo de negócios do Brasil, desenvolvido pela Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, poderá receber até 50 mil alunos nesta nova versão, que terá no centro da disputa a criação e administração de uma floricultura.

A equipe que quiser participar deverá ter de três a cinco estudantes universitários regularmente matriculados em alguma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. A taxa de inscrição é de R$30 e deverá ser paga por meio de boleto bancário emitido no ato da inscrição.

O começo do jogo está marcado para o dia 8 de agosto. No período entre o final das inscrições e o início do Desafio, os estudantes passarão pela fase de aquecimento, onde responderão a um questionário sobre empreendedorismo.

A premiação dos vencedores estaduais do jogo está prevista para o período de 3 a 10 de novembro. Já a semifinal nacional acontece no Rio de Janeiro com a participação de 32 equipes, entre os dias 15 e 20 de novembro. A final nacional está marcada de 8 a 12 de dezembro, em Brasília.

Mais informações: (0XX21) 2590-3428 (assessoria de comunicação)


Campus da Fatec recebe o nome de ex-diretor da Poli
O campus da Capital da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Paulo agora se chama campus Professor Francisco Romeu Landi. A denominação foi estabelecida pelo governo estadual no último dia 10.

Ex-Diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP e ex-Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o professor Francisco Romeu Landi, falecido em 2004, era o protótipo do idealista. Marcou sua carreira como docente e como homem público pela sua extrema dedicação aos processos de inovação e à sua incansável busca por desvendar as necessidades sociais e econômicas da sociedade do futuro.

Landi foi um dos idealizadores do Projeto Poli 2015, que definie parâmetros a serem instituídos pela Escola voltados à formação do engenheiro do futuro. O projeto prevê que a Poli seja, no ano de 2005, referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-5295, com Nicodemo Sposato Neto (assessor de imprensa da Poli); e-mail nicodemo.sposato@poli.usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Avaliação do concreto em agregados graúdos reciclados de resíduos de construção e demolição reforçados com fibras de aço. Ivie Ferrari Della Pietra. Dia 20, às 9h30.

Um framework para o ensino de arquitetura de software. Renato Manzan de Andrade. Dia 21, às 14h30.

Um estudo comparativo entre máquinas síncronas de imãs permanentes com diferentes topologias de montagem. Mario Yoshitaro Ogava. Dia 22, às 14 horas.

Avaliação de desempenho de turbomáquinas de refinarias de petróleo e petroquímicas. Luiz Otávio Amaral Affonso. Dia 24, às 15 horas.

Determinação de nível de desempenho e tempo de parada de trens metroviários utilizando teoria difusa. Sandro Aparecido dos Santos. Dia 28, às 10 horas.

Tamanho de grão austenítico de um aço ferramenta par trabalho a quente. Francisco Carlos Merlo. Dia 28, às 9 horas.

Doutorado

Propostas para o controle de qualidade de bases cartográficas com ênfase na componente posicional. Marcelo Antonio Nero. Dia 28, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Efeitos da variação do peso corporal e da suplementação com L-leucina e L-fenilalanina na composição corporal e em parâmetros metabólicos em ratos. José Donato Junior. Dia 28, às 9 horas.

Mecanismos de formação da LDL eletronegativa (LDL-): efeito da glicoxidação e da lipólise. Katia Kioko Yuahasi. Dia 28, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656 / 3642


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Generalizações do Co(N)-L1(N)-1oo(N) Teorema de Bessaga e Pelczynski. Marcelo Correia da Silva. Dia 20, às 14 horas.

Subvariedades mínimas equivariantes no espaço hiperbólico quaterniônico. Carlos José Matheus. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br