São Paulo, 21/06/2005 - Boletim nº1651
história
São Paulo vem destruindo
Tietê há mais de 100 anos

Segundo historiador da USP, em fins
do século 19, estudiosos e técnicos
paulistanos já preveniam sobre os perigos
da crescente poluição da época
leia...
IFSC promove palestra
sobre buracos negros
Seminário no MAC aborda
arte-educação e comunidade

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Degradação do rio Tietê foi alertada há mais de um século

Antônio Carlos Quinto

No início do século 20, estudiosos, técnicos e autoridades de São Paulo já alertavam sobre a degradação do rio Tietê. "Os 'fiscais de rios', funcionários da prefeitura na época, constatavam em seus relatórios a poluição crescente", conta o historiador Janes Jorge. Apesar de ver como positivas as iniciativas que envolvem a recuperação do rio, o pesquisador sente a falta de maior conscientização e participação da população paulistana nos projetos governamentais. "Aquele Tietê nunca mais voltará", lamenta Jorge.

Nascido em Vila Maria, bairro da Zona Norte de São Paulo e um dos primeiros a serem implantados às margens do Tietê, o historiador sempre ouviu narrativas de parentes e pessoas que chegaram a nadar e pescar no rio. "A partir daí, me interessei em estudar a relação da população com o Tietê na época em que a cidade iniciou seu processo de metropolização", descreve.

Esta foi uma das principais motivações que levaram Jorge a elaborar sua tese de doutorado O rio que a cidade perdeu: o Tietê e os moradores de São Paulo (1890-1940), apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Em fins do século 19, São Paulo iniciou uma grande intervenção em seu território para abrigar a nova cidade que surgia, o que implicava na transformação dos rios e várzeas. Um estudo da Repartição de Águas e Esgotos (RAE), feito durante o período de estiagem de 1933, indicava o efeito destruídor da poluição crescente. Logo depois da Ponte Grande e da confluência com o rio Tamanduateí, até um pouco além do encontro com rio Pinheiros, as taxas de oxigenação das águas do Tietê decresciam brutalmente. Dali até as proximidades da cidade de Pirapora, mantinham-se em sua maior parte no zero, ou próximo a ele, o que era devastador para os peixes. "As águas só começavam a melhorar após a represa de Santana do Parnaíba", descreve Jorge. Os relatórios dos fiscais de rios denunciavam a pesca predatória, até mesmo com o uso de dinamite.

Pobres mais atingidos
O processo de degradação do Tietê atingiu principalmente a população mais pobre da cidade. Aquelas pessoas, segundo o historiador, buscavam no rio e em suas várzeas o que lhes faltava: alimentação, lazer e mesmo trabalho, como no caso dos barqueiros, que transportavam principalmente cargas das olarias e das chácaras localizadas às margens do rio. "Havia também a retirada do cascalho e da areia, usados na construção civil da época", conta Jorge.

Em relação ao lazer, o historiador lembra que era comum a prática do remo e da natação no Tietê. Quando as águas ficaram impróprias, os mais ricos, que também tinham seus momentos de lazer no rio, passaram a freqüentar os clubes fechados e suas piscinas, a represa do Guarapiranga ou do rio Grande. "Além de prejudicar o lazer, a poluição disseminava entre a população pobre, que tinha contato direto ou indireto com o Tietê, doenças de veiculação hídrica", descreve Jorge.

O pesquisador aponta ainda como uma das grandes causadoras da destruição do Tietê e de seus afluentes, a ação da Light, empresa canadense/anglo-americana responsável pelo sistema hidrelétrico que foi implantado na cidade. "A Light progressivamente afastou o poder público da administração efetiva dos rios paulistanos, o que aumentou os efeitos destrutivos da urbanização sobre os rios."

Para elaborar sua pesquisa, Jorge utilizou as pesquisas sobre da cidade de São Paulo e fontes diversas, como estudos técnicos, relatórios de prefeitos e memórias, entre outros.

Mais informações: (0X11) 8301-7539, com o historiador Janes Jorge; e-mail: jjanesjj@yahoo.com.br

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

IFSC promove palestra sobre buracos negros
Como parte do Programa Ciência às 19 horas, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP, promoverá nesta terça-feira (21) a palestra Buracos Negros: abismos do espaço e tempo, com o professor Daniel A. Turolla Vanzella. O evento acontecerá às 19 horas, no Anfiteatro Jorge Caron, no campus da USP-São Carlos (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400).

Buracos negros são regiões do espaço onde a atração gravitacional é tão intensa que nem mesmo a luz consegue escapar. Nossas noções usuais de tempo e espaço são drasticamente distorcidas nas imediações desses objetos, o que lhes confere propriedades verdadeiramente bizarras. Como se isso não bastasse, esses objetos escondem em seu interior minúsculas regiões onde todas as leis da Natureza que conhecemos deixam de funcionar, e constituem verdadeiros abismos do espaço e tempo. Curiosamente, essas mesmas ínfimas regiões, confinadas no interior dos buracos negros, podem lançar alguma luz no nosso entendimento da origem do universo.

O Programa Ciência às 19 horas, promovido pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e coordenado pelo professor Luiz Agostinho Ferreira, tem o objetivo de aproximar a comunidade do meio acadêmico, abordando temas científicos em uma linguagem acessível. A entrada é gratuita e aberta ao público

Mais informações: (0XX16) 3373-8075


MAC realiza seminário sobre arte-educação e comunidade
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP realizará entre esta terça (21) e quinta-feira (23), das 14 às 18 horas, o Seminário Arte-Educação e Comunidade. Confira a programação completa:

Nesta terça (21), haverá a palestra Incentivando alunos, professores e membros da comunidade a vivenciarem arte-educação baseada na experiência de comunidade, com Vesta Daniel, da Universidade de Ohio (EUA). Em seguida, haverá a mesa-redonda Arte-educação e a comunidade universitária, com Leda Guimarães (Universidade Federal de Goiás), Maria Angela Serri Francoio (MAC) e Sylvio Coutinho (MAC).

Na quarta-feira (22), Flávia Bastos, da Universidade de Cincinnati (EUA), falará sobre o tema Renovando comunidades através da arte: experiências em arte-educação baseadas na comunidade em contextos urbanos. A mesa-redonda Arte Pública e Comunidade: mediações terá a participação de João Spinelli (ECA-USP), Katia Canton (MAC) e Lilian Amaral (Museu Aberto).

O pioneirismo modernista do MASP em arte-educação será o tema abordado na palestra de Rita Bredariolli (Universidade São Judas Tadeu) na quinta-feira (23). Denise Grinspum (Museu Lasar Segall), Heloisa Margarido Sales (Centro Cultural Banco do Brasil) e Christina Rizzi (MAE-USP) participarão da mesa-redonda O Museu e suas relações com a comunidade escolar. Às 18h30 haverá a abertura da exposição Surroundings, de Cybèle Varela.

O Seminário Arte-Educação e Comunidade integra o Fórum Arte Contemporânea e suas Interfaces, do programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte. O evento acontecerá no auditório do MAC (R. da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo). A inscrição para os três dias de evento custa R$10,00 para estudantes da USP e R$20,00 para os demais interessados. As inscrições devem ser feitas pelos telefones (0XX11) 3091-3559 e 3091-3021

Mais informações: (0XX11) 3091-3559 e 3091-3021


Curso debate ética e tolerância
Acontecerá nesta quinta-feira (23), na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o curso Ética e tolerância na vida pessoal e profissional, dirigido a profissionais da saúde. O objetivo é fornecer conceitos sobre ética, tolerância e profissionalismo. O evento acontecerá das 8 às 12 horas no Auditório Lupe Cotrim, no prédio central da ECA (Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo).

Os palestrantes serão a psicóloga Rosângela Caratta Macêdo P. Silveira, coordenadora do Setor de Psicologia da Saúde do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU), e o médico Paulo Vitor Portella Silveira, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlância (UFU) e Coordenador do Curso de Bioética e Direito Médico da Residência Médica do Hospital Universitário.

São oferecidas 80 vagas para o curso. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até esta quarta-feira (22) pelo e-mail eticaetolerancia@gmail.com ou telefone (0XX11) 9451-6575.

Mais informações: (0XX11) 9451-6575


Mídia semanal em debate
O Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em parceria o Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, realizarão a partir deste mês sete debates sobre a mídia semanal.

O primeiro debate acontecerá nesta terça-feira (21), às 19h30, no Auditório Freitas Nobre, no CJE (Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo). O tema abordado será De Realidade a Veja - a construção de um novo modelo midiático, com ênfase nas principais diferenças entre o projeto Veja e o projeto Realidade e o que ocorreu com o jornalismo e com a mídia revista nessa mudança. Os debatedores serão J.S.Faro, José Luiz Proença e Vanderley Dorneles.

Os interessados devem efetuar inscrição, gratuitamente, pelo e-mail zupra@terra.com.br.

O próximo debate acontecerá no dia 17 de agosto, na PUC-SP, e terá o tema Poder do jornalismo nas revistas semanais - palavras de ordem. A programação completa está disponível na página http://noticias.usp.br/canalacontece/artigo.php?id=9197.

Mais informações: zupra@terra.com.br




Agenda Cultural

MAC expõe obras de Cybèle Varela
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP inaugura na próxima quinta (23), a partir das 19 horas, a exposição Surroundings, com 102 trabalhos - entre pinturas, fotos digitais e desenhos - da artista plástica Cybèle Varela.

Na mostra, a artista trata de um tema que recebe especial atenção em sua carreira: o tempo e as diversas realidades que nos cercam. Para isso, Cybèle Varela recolheu personagens históricos do século XVII e figuras do grupo de Lampião, como Corisco e Maria Bonita - além do próprio capitão Virgulino - para representá-los com suas feições conhecidas e com rostos anônimos, das pessoas que encontramos no dia-a-dia pelas ruas. Neste jogo onde passado e presente misturam as realidades, a artista utiliza cores vibrantes e imagens fortes para oferecer uma visão inovadora de elementos do imaginário brasileiro.

Cybèle Varela nasceu em Petrópolis (RJ) e atuou na vanguarda carioca dos anos 60 com grandes painéis e objetos. Em 1967 recebeu do MAC o prêmio Jovem Arte Contemporânea. Morando na Europa desde 1968, Cybèle participou de várias mostras coletivas e realizou outras individuais na França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Bélgica, Estados Unidos e no Brasil - esta última no próprio MAC, em 1981, convidada por Walter Zanini.

Em 1997, uma obra de Cybèle Varela foi doada pelo governo brasileiro à coleção permanente das Nações Unidas. A artista mantém estreito contato com as coisas do Brasil, expondo no Rio de Janeiro e em São Paulo a cada dois anos. Sua última individual aconteceu no Museu Nacional de Belas Artes (RJ), em 2003.

A exposição, que permanece no MAC até 20 de agosto, pode ser visitada de terça a sexta das 10 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita. O MAC se localiza na R. da Reitoria, 109 A, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3018 ou smiranda@usp.br, com Sérgio Miranda




Publicações

Viagem pela carne traz memórias paulistanas de professor da FAU
No dia 28, às 18h30, será lançado o livro Viagem pela carne (Edusp, 248 págs, R$74,00), do professor Carlos A. C. Lemos, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Na obra, são relembrados os cinquenta anos de dedicação ao ensino de arquitetura, de sua história e preservação.

No testemunho, destacam-se suas reflexões sobre a arte em São Paulo, a história da arquitetura, a preservação do patrimônio cultural, a sociedade paulista nos séculos XIX e XX e as questões que envolvem a educação. O autor trata também de sua incursão no desenho e na pintura, reflete sobre a sua experiência no ensino de arquitetura, sobre o nascimento do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e os doze anos de sua atuação naquele órgão, entre outros temas.

Nesse relato, acompanha-se momentos da história de São Paulo nos três últimos quartos do século XX, por meio das lembranças de um paulistano que acompanhou as intensas transformações pelas quais passou a cidade.

O lançamento ocorrerá na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, à Av. Paulista 2073, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149 ou 3170-4033; e-mail divulga@edu.usp.br e edusp.divulga@gmail.com


Edusp lança Os arquitetos da Poli: ensino e profissão em São Paulo
O livro Os arquitetos da Poli: ensino e profissão em São Paulo (Edusp, 416 págs, R$185,00), que será lançado nesta terça-feira (21) às 19 horas, apresenta um estudo histórico sobre o ensino de Arquitetura na primeira instituição que ofereceu a especialização em São Paulo, a Escola Politécnica da USP (Poli), e a influência do ensino na atuação dos arquitetos paulistanos.

A arquiteta Sylvia Ficher, autora do livro, realizou extensa pesquisa, com apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e da Poli, para compor este quadro que busca estabelecer relações econômicas, políticas e sociais entre formação institucional e atividade profissional.

Temas como o mercado de trabalho, atuação profissional e organização da profissão, estética e pensamento arquitetônico, pensamento urbanístico, aspectos legais do ensino superior, da profissão, entre outros, são tratados neste volume, ricamente ilustrado com reproduções de projetos e plantas, muitas delas inéditas ou pouco conhecidas.

São apresentadas ainda as biografias profissionais de todos os professores de Arquitetura e de todos os arquitetos diplomados pela Poli, entre os quais figuram nomes como Ramos de Azevedo, Victor Dubrugas, Alexandre Albuquerque, Vilanova Artigas e Luís Saia.

O evento, aberto ao público geral, acontece no prédio da Administração da Poli, à Av. Prof. Luciano Gualberto, trav. 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149 / 5420; e-mail divulga@edu.usp.br




Quadro de Avisos

Livros com 50% de desconto
A Edusp, a editora Humanitas, a editora Discurso, em parceria com os departamentos de História e Geografia da USP, colocarão nestas quarta (22) e quinta-feira (23) seus títulos à venda com 50% de desconto.

O evento acontecerá das 9 às 21 horas no vão do prédio da Geografia/História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, na Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2911, na Edusp


Projetos de Férias do Cepeusp
O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) oferece programação diferenciada para as férias de julho. Neste ano, além do Projeto Férias, voltado para o público infanto-juvenil, será realizado o Projeto Inverno no Cepê, dirigido a adultos e pessoas da terceira idade.

O Projeto Férias é aberto aos jovens de 11 a 14 anos da comunidade USP e da comunidade externa. Os participantes terão aulas de handebol, basquetebol, vôlei, boxe educativo, capoeira e canoagem. As atividades serão realizadas de 25 a 29 de julho, das 9 às 17 horas.

O Projeto Inverno no Cepê reunirá as atividades Ginástica Recreativa e Exercícios na terceira idade. Para os servidores da USP, a opção é a Ginástica Recreativa, uma continuidade do programa de Ginástica Laboral desenvolvido pelo Cepeusp. As aulas ocorrerão de 5 a 29 de julho, de terça a sexta-feira, com turmas em dois horários: das 7h30 às 8h30 e das 17h30 às 18h30.

O programa Exercícios na Terceira Idade é voltado para pessoas com mais de 60 anos que já participam dos cursos regulares do Cepeusp e também para os que desejam iniciar a prática de atividade física. O período de aulas é de 4 a 28 de julho, de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 9 horas.

Os projetos de férias, sob a supervisão do professor Carlos Bezerra, serão coordenados pelos professores do Cepeusp. Os interessados em participar do Projeto Inverno no Cepê devem se inscrever até 1º de julho. Para o Projeto Férias, as inscrições vão até 15 de julho. Os interessados devem comparecer à sala 6 do Velódromo, das 8h30 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. A taxa para participar dos projetos é de R$10,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-3361 ou cepeusp@usp.br


Universia oferece lista de vestibulares com inscrições abertas
O Portal Universia reuniu em um único canal todas as informações para os estudantes que estão se preparando para a maratona de provas. Para auxiliar os pré-universitários, o site oferece a lista completa de instituições de ensino que estão com as inscrições abertas para o vestibular, com endereço e data das provas.

O portal também oferece provas interativas, testes on-line de vestibulares anteriores de diversas instituições de ensino, simulados e avaliações do Provão, além de exames da OAB e de alguns concursos públicos.

O sistema permite ao usuário escolher quantas questões quer responder e de quais disciplinas. Isso possibilita que o estudante faça um "intensivão" no assunto que estiver precisando reforçar. A correção das questões é automática e pode ser feita assim que o internauta terminar a prova.

Os usuários podem testar os conhecimentos sobre português, biologia, física, matemática, geografia, história, literatura, química, inglês, francês, espanhol e alemão, além de conferir o desempenho nas provas oficiais dos Vestibulares de 2003 e 12004 da UFMG, UNESP, PUC-RS, UFPE, UFRN, Gama Filho, UEG, UFC, UNOESC, Mackenzie, IBEMEC – MG, FUVEST, exames da OAB de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e do concurso para Polícia Federal, entre outros.

No canal pré-universitário do Universia é possível encontrar também um guia de profissões, com todos os detalhes e orientações sobre diversas carreiras, dicas de especialistas para aprimorar os estudos, como reduzir o estresse e melhorar o desempenho nas provas.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748, com Maria Nascimento (assessora de imprensa); e-mail: mnascimento@universia.net




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Análise dinâmica experimental da rigidez de elementos de concreto submetidos à danificação progressiva até a ruptura. Sandra Freire de Almeida. Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Mestrado

Produtividade da mão-de-obra e consumo unitário de materiais no serviço de coberturas com telhado. Frederico Santos Belchior dos Reis. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Estudo comparativo da viabilidade do emprego e funcionalidade entre o Cateter de Tenckhoff e o Column-disk Catheter quando da simulação de diálise peritoneal com solução de cloreto de sódio a 0,9% em cães. Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Psicologia

Doutorado

Saudades da cura: estudo exploratório de terapêuticas de tradição indígena da Amazônia peruana. Walter Gustavo Moure. Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6479


Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia

Mestrado

Parâmetros para análise de projetos de eficiência energética em eletricidade. Zenilda Barbosa Ribeiro. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2632 / 2648




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br