São Paulo, 23/06/2005 - Boletim nº1653
saúde
Cuidado com os pés deve ser mais
difundido entre diabéticos

Avaliação de 117 trabalhadores
diabéticos constatou que ações
preventivas são necessárias mesmo
quando o diagnóstico é recente
leia...
Professores da USP participam
de debate sobre cultura árabe
Direito médico é tema
de seminário na FMRP

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Ações preventivas podem reduzir o número de amputações realizadas em pacientes diabéticos

Flávia Souza

Uma dissertação de mestrado apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP destaca a importância da prevenção a lesões nos pés de diabéticos. "Em muitos casos, o paciente procura atendimento apenas quando a situação já está grave", diz a enfermeira Marcia Karino, autora da pesquisa. O trabalho aponta a necessidade de que a prevenção se estenda ao cotidiano do paciente, inclusive à sua rotina de trabalho.

Marcia avaliou o risco de complicações em extremidades de membros inferiores em 117 trabalhadores diabéticos de uma instituição pública de Londrina (PR). "A maioria dos trabalhadores havia sido diagnosticada há menos de cinco anos. As complicações mais graves surgiram com maior freqüência após esse período", afirma Marcia.

A pesquisadora analisou o formato dos dedos e dos pés dos 117 pacientes, seus reflexos e sua sensibilidade protetora, vibratória, térmica, dolorosa e tátil. "Foram encontradas úlceras em 4,7% dos trabalhadores, e 3,4% haviam sofrido amputação. Mas, a maior parte dos pacientes tinha um diagnóstico relativamente recente e sua condição geral de saúde pode ser considerada boa", conta a enfermeira. "Mesmo assim foram detectados comprometimentos iniciais, como fissuras e rachaduras."

Perda de sensibilidade
Devido a uma série de problemas decorrentes da diabetes - como doenças vasculares e alterações biomecânicas -, o pé perde sensibilidade e se torna vulnerável a traumatismos, o que facilita a ocorrência de infecções seguidas de necrose. A interação entre esses fatores pode ocasionar deformidade óssea e muscular e resultar, nos casos mais graves, em amputação.

"É necessário trabalhar as ações preventivas", defende a pesquisadora. "O uso de um calçado inadequado, por exemplo, pode provocar bolhas, calosidades, joanetes e deformidades na curvatura dos pés. O ressecamento e as fissuras dos pés, bem como as micoses nas unhas, devem ser tratados desde o início, com a aplicação de cremes e corte das unhas retas." A enfermeira ressalta que, além de causar sofrimento para o paciente pelo longo período de internação, o tratamento das lesões graves e as cirurgias para amputação demandam alto custo hospitalar e medicamentoso.

Readequação do trabalho
Segundo Marcia, as ações preventivas passam também por uma readequação do trabalho ao diabético. "Um jardineiro, por exemplo, está sempre em contato com a água e, conseqüentemente, suscetível à contaminação por fungos. Uma cozinheira passa a maior parte do seu tempo em pé e num ambiente com alta temperatura, o que pode ocasionar problemas de circulação sanguínea. Já um motorista passa muito tempo sentado e pressionando a sola dos pés contra os pedais." A enfermeira sugere que e as atividades sejam rotativas para trabalhadores diabéticos, de modo que o esforço físico não seja concentrado.

A dissertação de mestrado de Marcia, Identificação de risco para complicações em pés de trabalhadores com diabetes de uma instituição pública da cidade de Londrina-PR, faz parte de um programa de incentivo à prevenção criado pelo Ministério da Saúde e foi desenvolvida numa parceria entre a USP, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade do Norte do Paraná (Unopar).

Mais informações: marcia.karino@unopar.br, com a pesquisadora

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Professores da USP participam de debate sobre cultura árabe
O Instituto de Cultura Árabe apresentará, a partir desta sexta-feira (24) até o dia 3 de julho, um ciclo de filmes e debates sobre o mundo árabe, com a presença de professores da USP.

O evento, dividido em dois módulos - documentários e seus debatedores (24 a 26 de junho) e filmes sobre o mundo árabe e seus debatedores (1 a 3 de julho) -, acontecerá no Centro Cultural São Paulo (Sala Lima Barreto - R. Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes de cada sessão.

Na programação, Selves and Others: A Portrait of Edward Said (França, 2003, cor, 54min., idioma inglês, sem legendas, documentário, direção de Emmanuel Hamon), exibido nesta sexta (24), às 20 horas, seguido de debate com os professores Paulo Farah e Emir Sader, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e apresentação de Carlos Augusto Machado Calil, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

No dia 1º de julho, às 20 horas, será exibido O Destino (Al Massir, Egito/França, 1997, 120 min, cor, idioma Árabe, legendas em Português, direção de Youssef Chahine), seguido de debate com a presença de Safa Jubran (FFLCH) e apresentação de Michel Sleiman (FFLCH).

Mais informações: (0XX11) 3277-3611, ramal 279


FCF-RP oferece seminário sobre complexos inorgânicos
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCF-RP) da USP promoverá nesta sexta-feira (24), a partir das 10 horas, o seminário Complexos Inorgânicos de Interesses Farmacológicos, com o professor Alzir A. Batista, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O evento faz parte do ciclo Seminários em Estresse Oxidativo e Óxido Nítrico, realizado pela Comissão de Pesquisa da FCF-RP.

A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. O seminário acontecerá no Salão Nobre da FCF-RP (Av. Café, S/N,Ribeirão Preto).

Mais informações: (0XX16) 602-4213; e-mail pesquisa@fcfrp.usp.br


Direito médico é tema de seminário da FMRP
O Centro de Medicina Legal (Cemel) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promoverá o Seminário de Direito Médico nos dias 29 e 30 de junho (quarta e quinta-feira), das 19 às 23 horas.

Durante o encontro serão discutidos a responsabilidade civil do médico e as implicações éticas e jurídicas do erro médico diante do código de defesa do consumidor; as questões jurídicas do aborto legal; e aspectos éticos e jurídicos de documentos médicos legais. Na abertura, um dos debatedores será Isac Jorge Filho, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (0XX16) 602-4352 / 4351, com Célia, Maria ou Regina.

O evento acontecerá no Anfiteatro da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP na Av. dos Bandeirantes, 3.900.

Mais informações: (0XX16) 602-4352 / 4351


Seminário na FEA discute gestão do conhecimento
O Núcleo de Política e Gestão Tecnológica, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realizará na próxima terça-feira (28), das 11h30 às 14 horas, o seminário Um modelo estruturado de gestão do conhecimento em indústrias de base tecnológica.

O seminário será ministrado por Isabel Cristina dos Santos, doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Serão debatidas as conclusões da tese de doutorado da expositora, que visa contribuir com a construção da Teoria do Conhecimento a partir da identificação e análise de um modelo estruturado de Gestão do Conhecimento em Indústria de Base Tecnológica.

A taxa de participação é de R$30,00, a ser paga no dia do evento. Os interessados devem confirmar presença até esta sexta-feira (24) pelo telefone (0XX11) 3031-6946 ou e-mail npgctusp@edu.usp.br, com Mari.

O evento acontecerá na Sala da Congregação da FEA (Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Prédio FEA 1, Andar Superior, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-5969




Agenda Cultural

Osusp faz apresentação gratuita nesta sexta
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) se apresentará em São Paulo nesta sexta-feira (24), às 12 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária (R. do Anfiteatro, 109, em frente à Praça do Relógio e ao lado das Colméias).

No repertório, concertos de Mozart (Sinfonias Salzburg K136 e K138) e Haydn (Concerto em Dó Maior para Violoncelo e Orquestra e Concerto em Dó Maior para Violino e Orquestra). A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-3000


Programação marca o aniversário da Estação Ciência
Comemorando seu 18º aniversário, a Estação Ciência inaugura nesta quinta (23) três novas exposições, além de apresentar ao público um ensaio aberto do espetáculo O Poeta e o Vento. Um coquetel encerrará o evento de inauguração, às 20h30.

O Simulador de Tsunami tem 6 metros de comprimento por 1,20 de largura, e foi produzido pela equipe da Estação Ciência. Por meio dele, será possível ver e entender o fenômeno natural. Inédito no Brasil, o simulador é ainda composto de dois grandes painéis e uma maquete com feições litorâneas que ilustram o deslocamento das placas tectônicas, bem como as causas e conseqüências de terremotos. A exposição conta ainda com uma animação por computador que exibe o Tsunami ocorrido no começo deste ano na Sumatra, Indonésia.

A área expositiva de Matemática inaugura sua nova ambientação cenográfica e o novo layout com seis mesas temáticas. Entre as novidades, a Caixa dos Polígonos desafia os conhecimentos de Geometria, e as peças sobre centro de massa convidam a aplicar conceitos da Geometria à Física. Passeando pelas mesas o visitante é convidado, por exemplo, a fazer e desfazer nós, a "brincar" com montanhas de areia e a achar caminhos inusitados num mapa de uma antiga cidade.

Biodiversidade e Humanidade: nossas vidas estão ligadas é a terceira exposição que será inaugurada no dia 23. Tratando sobre os bens e serviços que a biodiversidade proporciona diariamente ao ser humano, bem como os riscos que ela corre e a sua relação com o desenvolvimento social e tecnológico, esta exposição temporária está sendo apresentada na Estação Ciência em parceria com o CenDoTec (Centro franco-brasileiro de Documentação Técnica e Científica), responsável pela seu transporte ao Brasil.

No mesmo dia, às 19 horas, acontece o ensaio aberto da peça O Poeta e o Vento, apresentada pela Cia. Fábula da Fíbula. O espetáculo, em produção desde abril, será apresentado pela primeira vez ao público.

Trata-se de uma comédia musical popular de conteúdo científico que usa a linguagem teatral para falar sobre transformações de energia. Para apresentações após 3 de julho, as escolas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (0XX11) 3675-8828 ou e-mail eventos@eciencia.usp.br. As exibições para alunos da rede pública de ensino serão gratuitas e acontecerão nas manhãs de quintas e sextas-feiras.

A Estação Ciência pode ser visitada de terça a sexta, das 8 às 18 horas, nos sábados e feriados, das 13 às 18 horas e nos domingos, das 9 às 18 horas. A entrada é gratuita para professores, crianças com menos de seis anos e adultos com mais de sessenta. Para os demais, o ingresso custa R$2,00. A Estação Ciência fica na rua dos Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou www.eciencia.usp.br


Exposição em São Carlos homenageia Kazuo Ohno
Acontece nesta quinta (23), às 18 horas, no Centro Cultural da USP de São Carlos, a inauguração da exposição "Kazuo Ohno". O bailarino e coreográfo Ohno, expressão máxima do butô - dança criada por ele no final dos anos 50 - em todo o mundo, esteve no Brasil nos anos de 1986 e 1997. Nas duas ocasiões, as lentes do fotógrafo Emídio Luisi retrataram os movimentos lentos e dramáticos do artista.

A exposição traz 19 fotos, nas quais poderão ser vistos não só a performance de Kazuo no palco como também os momentos em que o artista se transforma, em seu camarim. A exposição ficará em cartaz no Centro Cultural da USP até 21 de julho e poderá ser visitada de segunda a sábado, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A entrada é franca. O evento de abertura contará com participações especiais do maestro e pianista Fúlvio Vassilíades e da artista plástica Elena Eimori Magon, que fará arranjos de Ikebana.

O Centro Cultural da USP São Carlos fica na Avenida Doutor Carlos Botelho, 1465, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106


MAC promove encontro com Caciporé Torres
Nesta sexta (24), às 15 horas, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP propõe o encontro do artista Caciporé Torres com o público em meio às suas obras em exposição na mostra Nave dos Insensatos.

Caciporé Torres fala de seu processo criativo, sobre métodos e técnicas que utiliza, sua trajetória artística, experiências, pesquisas, realizações, escolhas, idéias e ideais, numa valiosa troca de olhares com o público sobre a arte contemporânea. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição.

O Museu de Arte Contemporânea da USP fica na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3039 ou www.macvirtual.usp.br




Publicações

História da escola em São Paulo e no Brasil
Será lançado na próxima terça-feira (28) o livro História da escola em São Paulo e no Brasil, da profesora Maria Luiza Marcílio, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

A fase investigativa que resultou no livro demandou três anos de pesquisa em arquivos e bibliotecas no Brasil e Portugal. O livro mostra os avanços e retrocessos da Escola e das políticas de ensino no Brasil desde a fundação de São Paulo, há 451 anos.

O projeto contou com o patrocínio de pessoas físicas e jurídicas sob a lei Incentivo Fiscal à Cultura, do Ministério da Cultura, além de organizações como Fundação General Electric e Fundação Nestlé de Cultura. A edição da obra é uma parceria entre Instituto Fernand Braudel e a Imprensa Oficial do Estado.

O lançamento acontecerá às 18h30 na Casa das Rosas, na Av. Paulista, 37, Cerqueira César, em São Paulo.

Mais informações: sanlara@usp.br




Quadro de Avisos

ECA-RP inaugura anexo
Será realizada nesta quinta-feira (23), às 10h30, a solenidade de inauguração do anexo do Departamento de Música de Ribeirão Preto da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O anexo, localizado na R. dos Bambus, 11, tem quatro novas salas de aulas individuais e uma sala de estudo para os alunos.

Na ocasião haverá uma apresentação musical dos alunos de Bacharelado em Viola Caipira (classe do professor Ivan Vilela).

Mais informações: (0XX16) 602-3136, no Departamento de Música de Ribeirão Preto


Centrinho recebe visitas de reitor português e de pesquisadores britânicos
Nesta quinta (23), a partir das 14 horas, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, receberá a visita do reitor da Universidade Fernando Pessoa de Porto, em Portugal, Salvato Trigo. Ele retribui a visita do superintendente do Centrinho, professor José Alberto de Souza Freitas (Tio Gastão), feita neste ano.

Paralelamente, o Hospital recebe até a sexta (24) um grupo de avaliação institucional, designado pela Universidade de São Paulo, para atualizar dados sobre o hospital.

O grupo é formado pelo casal de ortodontistas William Shaw e Gunvor Semb (docentes da "University Dental Hospital" de Manchester, no Reino Unido) e o cirurgião-plástico de Bauru, Marcos da Cunha Lopes Virmond. Shaw e Semb também são líderes clínicos de uma "força-tarefa" da Organização Mundial de Saúde (OMS) para elaboração de novos protocolos em atendimento craniofacial em países como o Brasil e Inglaterra.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 ou imprensa@centrinho.usp.br


Telefones de Ribeirão Preto terão novo prefixo
Os telefones de Ribeirão Preto terão, a partir do dia 30 de julho, novos prefixos. Será adicionado o número 3 à frente dos atuais telefones. Por exemplo, (0XX16) 615-xxxx passará a ser (0XX16) 3615-xxxx, e (0XX16) 622-xxxx será (0XX16) 3622-xxxx.





Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esportes

Doutorado

Análise biomecânica do andar de adultos e idosos nos ambientes aquático e terrestre. Ana Maria Forti Barela. Dia 1º de julho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Aplicação da mecânica de fratura à análise de fundações de barragens de concreto fundadas em rocha. Rossana Herrera López. Dia 1º de julho, às 9 horas.

Contribuições para a gestão ambiental em micro, pequena e média empresa de manufatura. Américo Guelere Filho. Dia 1º de julho, às 15h30.

Doutorado

Contribuição à exploração tecnológica dos estudos microbianos realizados no programa BIOTA FAPESP: avaliação do potencial da degradação anaeróbia de pentaclorofenol (PCP) em RAHLF. Flávia Talarico Saia. Dia 1º de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Efeitos tóxicos da 'Ipomoea carnea' em caprinos. II - Estudos de teratogenicidade. Breno Schumaher Henrique. Dia 1º de julho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2197


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Lobação e distribuição bronquial e arterial do pulmão da paca (Agouti paca, Linnaeus, 1766). Axel Mauro de Andrade Rehder. Dia 1º de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Sobre a álgebra simplificada das funções generalizadas Colombeau. Alessandra Aparecida da Silva. Dia 1º de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122


Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia

Doutorado

Energia elétrica como antimercadoria e sua metamorfose no Brasil: a reestruturação do setor e as revisões tarifárias. José Paulo Viera. Dia 1º de julho, às14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2632 / 2648




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br