São Paulo, 27/06/2005 - Boletim nº1655
biomecânica
Tênis de corrida amaciados
têm melhor desempenho

Estudo da EEFE analisou a distribuição
da pressão no pé do atleta e a
absorção de impacto de calçados
em diferentes estados de uso
leia...
Centrinho completa 38 anos
como referência mundial
Faculdade de Direito discute
Mercado Acionário no século XX

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Amaciar calçados novos pode trazer benefícios para atletas de corrida

André Benevides

Amaciar calçados novos antes de utilizá-los talvez não seja uma prática que apenas aumenta o conforto nos pés de quem os usa, principalmente para praticantes de corrida. Fazer isso pode também contribuir ligeiramente para o desempenho inicial dos tênis, nos aspectos da absorção de impactos e da distribuição do peso.

"Não é quando o calçado está novo que ele apresenta os melhores resultados, mas após um certo período de uso", explica o educador físico Roberto Bianco, que em julho defenderá na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP o estudo de mestrado Caracterização das respostas dinâmicas da corrida com calçados esportivos em diferentes estados de uso.

Em sua pesquisa, Bianco analisou três modelos de tênis de corrida: dois específicos para competição e um para treinamento, finalidades definidas pelas empresas fabricantes. Após 100 quilômetros de uso, houve uma pequena redução do impacto e um significativo aumento de 5,6 centímetros quadrados (cm2) na área de contato entre o pé do usuário e o calçado, pela média das medidas. "Com isso, o peso do atleta fica distribuído em uma superfície maior, melhorando a interação entre o sujeito e o equipamento".

Com relação à absorção do impacto, Bianco faz a ressalva de que não é só o calçado que influencia neste quesito, mas também o próprio atleta. "Provavelmente o corpo vai se adaptando e ajustando no sentido de manter um padrão de movimento". Isso significa que o desgaste do tênis, e uma eventual perda na capacidade de minimizar os impactos, acabaria sendo compensado pelo próprio corpo.

Além disso, foi verificado que a diferença entre os modelos de competição e o de treino tendem a diminuir, contrariando as expectativas. Os fabricantes alegam que os calçados de corrida precisam ser mais leves e utilizam menos material. Com isso o desgaste seria mais rápido, e propriedades como a absorção de impacto estariam comprometidas em menos tempo que nos modelos para treinamento.

Durabilidade
A recomendação genericamente repetida, principalmente por vendedores, é que os tênis de competição devem ser utilizados poucas vezes. No caso de maratonas, a crença popular é que o equipamento serviria apenas para uma ou duas corridas, devendo ser descartado posteriormente. "Talvez os fabricantes façam um produto com maior durabilidade do que eles supõem", acredita o pesquisador.

Entretanto, os resultados obtidos vão num sentido oposto. Mesmo após 300 quilômetros, ou quase sete vezes o percurso de uma maratona, os calçados continuavam apropriados à prática do atletismo. A conclusão é categórica: "Ele permanece adequado à sua finalidade por mais tempo do que se pensava. O desgaste nestes 300 quilômetros não aumentou o impacto". Bianco acrescenta ainda que provavelmente as empresas trabalhem com uma certa margem de segurança no intuito de garantir um produto de qualidade.

Apesar disso, obviamente que o estudo faz referência apenas aos modelos analisados e toda generalização deve ser cercada de cuidados. "A maneira específica que cada calçado é fabricado pode influir nos resultados." As marcas utilizadas na pesquisa, que foi orientada pelo professor Júlio Cerca Serrão, não podem ser divulgadas por impedimento contratual.

Mais informações: (0XX11) 3091-3184, no Laboratório de Biomecânica da EEFE

Imagem: Marcos Santos




Referência no tratamento de fissura labiopalatal, Centrinho comemora 38 anos

Da Redação, Agência USP

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC / Centrinho) da USP em Bauru completa nesta sexta (24 de junho), seus 38 anos de existência.

A unidade se destaca pela especificidade dos atendimentos em exames de alta complexidade, do histórico de humanização e de seu caráter universitário. São cerca de 65 mil pacientes cadastrados desde 24 de junho de 1967, data em que começaram as primeiras pesquisas e atendimentos de pessoas com fissura labiopalatal.

Referência mundial por seu amplo atendimento de caráter público e gratuito, o Centrinho hoje oferece também tratamentos para deficiência auditiva, visão subnormal, síndromes associadas (casos ainda mais graves) e para diversas anomalias do crânio e da face. O hospital reserva todos os seus 113 leitos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os números de 2004 demonstram o alcance e a relevância do hospital no cenário nacional: só entre os pacientes com anomalias craniofaciais, o Centrinho atendeu pessoas de 3.114 diferentes municípios de todo o Brasil; com deficiência auditiva, o alcance foi de 1.565 municípios.

No mesmo ano, foram feitos 73.252 atendimentos médicos, 64.918 atendimentos odontológicos e 173.661 atendimentos complementares, além de 4.857 atos anestésicos, 8.188 atos cirúrgicos e 4.985 internações.

O trabalho no Centrinho mobiliza cerca de 830 funcionários, entre servidores USP e funcionários da Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf). O tratamento completo e integral mobiliza equipes mistas de saúde (do assistente social ao fonoaudiólogo e cirurgião plástico) e pode durar até 18 anos para a alta.

Por ser referência no assunto, o Centrinho também forma e treina recursos humanos, oferecendo pós-graduação, lato e strictu senso, e residência médica em otorrinolaringologia. No início deste ano, a instituição foi reconhecida pelos Ministérios da Saúde e da Educação como "hospital de ensino", o que poderá culminar em um novo esquema de repasse de verbas mensais.

"O importante é que tudo o que criamos, aperfeiçoamos, implantamos e democratizamos tem uma única motivação: o nosso paciente, que também é o nosso verdadeiro mestre", destaca o professor José Alberto de Souza Freitas (mais conhecido como "Tio Gastão"), superintendente do Centrinho.

Ciência e humanização
Nesta semana comemorativa, além de diversos eventos envolvendo pacientes, pais e funcionários, o Centrinho recebeu a visita William Shaw e Gunvor Semb, ortodontistas da University Dental Hospital de Manchester (Reino Unido). Junto de Marcos da Cunha Lopes Virmond, cirurgião-plástico de Bauru e diretor do Instituto Lauro de Souza Lima (especializado em hanseníase), o casal visitou as instalações do hospital a fim de realizar uma avaliação institucional.

"Naquilo que faz, o Centrinho é o maior do mundo", destaca Shaw, que já esteve no local em outras ocasiões. "Aqui, ciência e humanização estão definitivamente de mãos dadas", completa.

A semana de aniversário também foi marcada pela visita do reitor da Universidade de Fernando Pessoa (Porto, Portugal), Salvato Trigo, e da professora Cremilda Medina, responsável pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 ou e-mail imprensa@centrinho.usp.br, com João Pedro Feza ou Elaine de Sousa

Fonte: Assessoria de Comunicação Centrinho/USP e Funcraf




Cursos e Palestras

Faculdade de Direito discute Mercado Acionário no Século XX
O Centro de Estudos em Direito, Economia e Organizações (Cedeo) da Universidade de São Paulo promove, nesta quinta (30), às 17 horas, a palestra Mercado Acionário no Século XX, com o professor Mark J. Roe, da Harvard Law School, EUA.

O evento, parte do ciclo Diálogos FEA & Largo São Francisco, é coordenado pelos professores Décio Zylbersztajn (Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade [FEA] da USP), Raquel Sztajn (Departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito [FD] da USP) e Érica Gorga (Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) e marca o 4º encontro do ano V do projeto conjunto da FEA e FD.

A palestra de Mark J. Roe será ministrada no Auditório Arcadas, localizado no 4º andar intermediário (4I) do prédio anexo da FD (Largo de São Francisco, 95, Centro, São Paulo).

Os interessados devem confirmar presença antecipadamente e solicitar o material bibliográfico pelo e-mail cedeo_dialogos@yahoo.com.br.

Mais informações: cedeo_dialogos@yahoo.com.br


FSP oferece curso sobre promoção da saúde
Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Promoção da Saúde, que será realizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP entre os dias 16 de agosto deste ano e 14 de junho do ano que vem, às terças, quartas e quintas-feiras das 18 às 22 horas.

O curso é dirigido a profissionais de nível universitário dos setores público e/ou privado, dirigentes de instituições governamentais e não governamentais interessados na elaboração e desenvolvimento de projetos de Promoção da Saúde.

O objetivo é realizar uma análise dos conceitos de Promoção da Saúde que têm orientado os trabalhos de saúde no Brasil e na América Latina e as metodologias utilizadas. Também pretende promover o desenvolvimento de habilidades para a prática de várias estratégias de Promoção da Saúde, em diversos contextos, para populações em diferentes etapas da vida e que convivem em espaços sociais distintos.

As inscrições custam R$80,00 e podem ser feitas até a próxima quinta (30) no Serviço de Alunos da FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo), das 9 às 15 horas. É necessário apresentar uma foto 3x4, curriculum vitae, cópia do RG, do título de eleitor e do diploma de graduação. A seleção dos candidatos acontece entre os dias 4 e 7 de julho. A taxa de matrícula será de R$100,00, e serão cobradas oito parcelas de R$400,00 pelo curso. São oferecidas 40 vagas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787 / 3081-9001; e-mail: svalunos@fsp.usp.br


Psicologia realiza debate sobre eutanásia
O Laboratório de Estudos sobre a Morte (LEM), do Instituto de Psicologia (IP) da USP, em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRMESP), realizará nesta quinta (30), às 20 horas, o debate Eutanásia / Distanásia / Suicídio assistido: Morte digna é digna para quem?, com o professor Reinaldo Ayer de Oliveira, da Faculdade de Medicina da USP e presidente da Câmara de Bioética do Conselho Regional de Medicina (CRM).

O evento, gratuito e aberto aos interessados em geral, será realizado no CRMESP, na R. da Consolação, 753, Centro, São Paulo. Não é necessário efetuar inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-4185, ramal 31


Pan-Gnósio discute de quem é o espaço
A próxima palestra do Ciclo de Conferências Pan-Gnósio tem continuidade nesta segunda-feira (27), às 16h30, com o tema Relva, arbusto, árvores e homo sapiens: de quem é o espaço?, abordado pelo professor Mário Ferreira, docente aposentado do departamento de Ciências Florestais.

Com o objetivo de apresentar o histórico, a importância e as peculiaridades de temas científicos, sob o aspecto de vários campos do conhecimento, o Panorama Amplo de Campos do Conhecimento (Pan-Gnósio) é focado por meio da competência constituída pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, por meio da Associação dos Docentes Aposentados (Adae). A realização é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Escola.

O evento, gratuito e aberto à comunidade em geral, acontecerá no Departamento de Ciências Florestais da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba).

Mais informações: (0XX19) 3429-4339


Pesquisa na Área Biomédica e o Sistema de Ciência e Tecnologia no Brasil
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP oferecerá nesta terça-feira (28), a partir das 12 horas, a reunião científica Pesquisa na Área Biomédica e o Sistema de Ciência e Tecnologia no Brasil, com o professor Eduardo M. Krieger, presidente da Academia Brasileira de Ciências e diretor da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

O encontro acontecerá no Auditório Trabulsi, no prédio ICB-III (Av. Professor Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-7647


Seminário no IF aborda Bioluminescência Fúngica
O Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da USP oferecerá o seminário Bioluminescência Fúngica: Estudo Mecanístico e Aplicação em Toxicologia Ambiental nesta terça-feira (28), às 16 horas, no Instituto de Física (IF) da USP. O palestrante será o professor Cassius Vinicius Stevani, do Instituto de Química (IQ) da Universidade.

A emissão de luz por cogumelos bioluminescentes é pouco entendida e estudada, apesar de ter sido descrita desde o tempo de Aristóteles. Como ainda não se sabe ao certo qual é o mecanismo de emissão, quais são os substratos e enzimas envolvidos, nem se conhecem detalhes sobre sua função biológica, a investigação dessa característica peculiar nesses organismos pode contribuir com informações interessantes sobre o significado biológico e ecológico da emissão, nesse caso.

Assim, o estudo de fungos bioluminescentes pode gerar novos conhecimentos acadêmicos e aplicados, de forma similar à bioluminescência de vaga-lumes, cujo estudo possibilitou o desenvolvimento de diversas ferramentas analíticas para os mais diversos propósitos, desde testes rápidos para monitoração de contaminação microbiana de alimentos até o uso do gene luc como sonda em Biologia Molecular.

O seminário acontecerá no Auditório Adma Jafet, no IF (R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é aberta e gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-6900


Curso ensina técnicas para falar em público
A Fundação Vanzolini, ligada ao departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, promove nesta quarta (29) a palestra "Técnicas de Falar em Público". O evento faz parte do ciclo de palestras sobre gestão de carreiras, promovido no mês de junho e é direcionado a empresários, engenheiros, administradores, psicólogos, pedagogos e outros profissionais de mercado.

Ministrada por Thereza Cristina Guerra, consultora de comunicação empresarial, a palestra visa proporcionar aos participantes alguns conhecimentos básicos para a realização de uma boa apresentação em público.

As inscrições para o evento, gratuito, devem ser feitas com até um dia de antecedência. A palestra será ministrada na unidade Paulista da Fundação, que fica na Av. Paulista, 967, 5º andar, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3541-3789 ou palestra@vanzolini.org.br


IME oferece curso de aperfeiçoamento em tópicos de estatística
O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP abre, nesta segunda (27), as inscrições para o exame de seleção do curso Aperfeiçoamento em Tópicos de Estatística, oferecido gratuitamente pelo Departamento de Estatística da unidade.

O curso tem como objetivo complementar a formação de profissionais, docentes ou não, bem como auxiliar os que se destinam à pós-graduação. Os participantes poderão escolher, a cada semestre, três disciplinas entre as diversas oferecidas pela programação. A duração máxima do curso, que será coordenado pelos professores Silvia Nagib Elian e Nikolai Valtchev Kolev, é de dois anos, em uma carga horária total de 180 horas.

As fichas de inscrição já podem ser consultadas e impressas na página do curso e devem ser entregues pessoalmente, até o dia 1º de julho, na Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) do IME, localizada na Rua do Matão, 1010, bloco B, sala B11, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6169, ccex@ime.usp.br ou site www.ime.usp.br/~ccex/extensao_estatistica.php


Avaliação de Impactos de Mega-Projetos de Transporte na FAU
Na próxima terça-feira (28), às 17 horas, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP oferece a palestra Avaliação de Impactos de Mega-Projetos de Transporte, ministrada pelo professor da University College London, Harry Dimitriou.

No evento, serão discutidas questões relacionadas aos impactos territoriais, ambientais e comunitários de mega-projetos de transporte, questionando se a implementação deste tipo de concepção realmente visa atende às necessidades locais. Além disso, serão debatidas formas de incorporar os impactos nas avaliações destes mega-projetos.

A palestra acontece no prédio da pós-graduação da FAU, localizado na Rua Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Mais informações: (0XX11) 3091-4919 ou eventfau@usp.br.





Agenda Cultural

Ópera do Malandro em cartaz no Teatro Laboratório da ECA
Está em cartaz na Escola de Arte Dramática (EAD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP a comédia musical Ópera do Malandro, de Chico Buarque, com atuação da 55ª turma da EAD, direção de Iacov Hillel e cenografia de José de Anchieta.

Escrita em 1978, a peça retrata os mecanismos da expansão capitalista no Brasil da época getulista. Max Overseas, malandro carioca e bom vivant, acaba sucumbindo por não acompanhar esse processo de modernização. Na montagem, a peça é trazida para os dias atuais, compreendendo a malandragem como um sistema que se recicla e se aperfeiçoa por intermédio da história política e econômica do Brasil.

A peça pode ser vista até o dia 17 de julho, de quarta a sábado, às 20h30, e domingos às 19h30. O Teatro Laboratório da ECA fica na Av. Professor Luciano Gualberto, travessa J, 215, Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é gratuita (retirar ingressos com uma hora de antecedência).

Mais informações: (0XX11) 3091-4376


Programação da TV USP
A TV USP exibe na madrugada de terça para quarta-feira, às 00h30, o Especial Traquitana 12: Morte, com a exibição do documentário Para não esquecer, dirigido por Thomas Miguez.

Na quarta-feira (29), às 20 horas, vai ao ar o programa 4x4 com o tema Filhos. O Olhar da USP, exibido na quinta-feira (30), às 20 horas, irá debater as disparidades no mercado fonográfico, com a presença do jornalista Israel do Vale, colaborador da Edição 2005 do Guia do Mercado Brasileiro da Música, e de José Costa Netto, advogado na área de Direitos Autorais, criador da gravadora Dabliú Discos e doutorando da USP.

O programa Contraponto vai ao ar nesta segunda-feira (27), às 20 horas. A revista eletrônica PGM poderá ser vista às 20 horas da sexta-feira (1º).

A TV USP vai ao ar pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU), no canal 11 pela NET ou 71 pela TVA.

Mais informações: www.usp.br/tv/




Publicações

Lançamento de dois números da revista ARS
Foram lançados nesta quinta-feira (23) os números 3 e 4 da revista ARS, produzida pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A revista é editada pelos professores Gilbertto Prado, Sônia Salzstein e Marco Giannotti, com projeto gráfico do professor Mario Ramiro. A publicação reúne trabalhos relevantes no debate da arte, produzidos no meio universitário ou fora dele. ARS tem interesse em divulgar, ao lado dos trabalhos dos artistas, críticos/historiadores de arte e alunos de Pós-Graduação em Artes da ECA, colaborações de artistas, intelectuais e outros profissionais do meio artístico, num contexto favorável à experimentação e à pesquisa teórica especializada.

Nesses dois números há intervenções gráficas de artistas renomados como Evandro Carlos Jardim, Regina Silveira, Ana Maria Tavares e João Musa. Alguns dos trabalhos apresentados são A atualidade de Fluxus, de Walter Zanini, A Autonomia da arte e o mercado, de Luiz Costa Lima, e Estética e método, de François Soulages.

Mais informações: (0XX11) 3091-4127; e-mail ars.revista@eca.usp.br




Quadro de Avisos

10ª Caminhada Pró-Saúde da USP-Bauru acontece no domingo
Neste domingo (26) será realizada a 10ª Caminhada Pró-Saúde da USP de Bauru. A saída acontecerá no estacionamento localizado em frente ao prédio da administração da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB - Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária), às 8 horas.

Com um percurso de oito quilômetros, a edição 2005 da caminhada contará com controle de pressão arterial, distribuição de água, suco e frutas, além de sorteios de brindes. A caminhada é gratuita e aberta a toda comunidade, sem necessidade de inscrição.

Apoiam o evento: Academia Ginasium, Droga Nova, Funbeo (Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos), Malharia Cléo, Prontocor, Aiq'sede, Atacadão, Citrorios e 1ª Companhia de Trânsito de Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8394, na Seção de Eventos Culturais e Esportivos da PCAB


NJR promove encontro de divulgadores científicos
O Núcleo José Reis de Divulgação Científica (NJR), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, realizará nesta terça-feira (28), a partir das 19 horas, um encontro de confraternização entre divulgadores científicos.

O encontro acontecerá no saguão do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco A, Cidade Universitária, São Paulo).

Os livros Perca Tempo: é no lento que a vida acontece, de Ciro Marcondes Filho, e José Reis: Ciência, Poesia e Outros Caminhos, organizado por Glória Kreinz, Crodowaldo Pavan e Nair Lemos Gonçalves, estarão à disposição dos interessados, além de outros títulos.

Mais informações: (0XX11) 3091-4021 / 4270; e-mail nucleojosereis@eca.usp.br


Poli inaugura instalações para ensino de CAD
A Escola Politécnica da USP inaugura na próxima terça-feira (28), a partir das 17 horas, junto ao Departamento de Engenharia de Construção Civil, o LEC - Laboratório de Ensino de CAD (Computer Aided Design), composto por duas salas de aula.

No espaço serão ministradas aulas das disciplinas de Geometria Gráfica e Representação Gráfica para Engenharia. As salas passaram por uma reforma que incluiu a instalação de um sistema de ar condicionado que proporciona economia no consumo de energia.

Junto às paredes foram instaladas placas de lã de vidro com cinco centímetros de espessura, revestidas de tecido especial para isolamento acústico. Os dois laboratórios são dotados de sistemas de controle eletrônico do fluxo luminoso das lâmpadas instaladas em luminárias reflexivas e anti-ofuscantes.

Cada laboratório é dotado de 25 estações gráficas com 1 Gigabyte de RAM e monitores de 21 polegadas, interligadas por rede à velocidade de 100 Mbps, próprias para o desenvolvimento de projetos de engenharia.

Mais informações: (0XX11) 3091-5295, com Nicodemo Sposato Neto (assessor de imprensa)




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

Aspectos psicológicos no desenvolvimento de talentos esportivos. Marisa Markunas. Dia 6 de julho, às 14 horas.

Doutorado

Coordenação postural em adultos e idosos durante movimentos voluntários na postura ereta. Sandra Maria Sbeghen Ferreira de Freitas. Dia 5 de julho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Cidades de cura, cidades de ócio - a influência de concepções estrangeiras no urbanismo de três estâncias paulistas: Águas de Lindóia, Águas da Prata e Águas de São Pedro: 1920-1940. Amanda Cristina Franco. Dia 5 de julho, às 10 horas.

Doutorado

Zoneamento geoambiental com auxílio de lógica Fuzzy e proposta de um geonindicador para caracterização do meio físico da Bacia do Rio do Peixe. Sandra Fernandes da Silva. Dia 5 de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Doutorado

Desenvolvimento global de produtos e subsidiárias brasileiras: uma análise do setor de linha branca. Nilson Jair Santin. Dia 7 de julho, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Física de São Carlos

Doutorado

Ferramenta de simulação para projeto, avaliação e ensino de redes fieldbus. Dennis Brandão. Dia 6 de julho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Instituto de Psicologia

Mestrado

Estudo experimental sobre a aprendizagem social em araras-canindé (Ara ararauna) em cativeiro. Andressa Borsari. Dia 1º de julho, às 9h30.

Família e escola na educação infantil: um estudo sobre as reuniões de pais. Heloísa Helena Genovese de Oliveira Garcia. Dia 7 de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6479




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br