São Paulo, 28/06/2005 - Boletim nº1656
meio ambiente
Testes com animais confirmam
efeitos maléficos da poluição

Estudos feitos em ratos saudáveis de
laboratório mostraram que a poluição da cidade
de São Paulo causou inflamação sistêmica e
pulmonar nos animais em apenas 24 horas
leia...
Recepção de dados do Corot,
no Brasil, será em Alcântara
Intestino gigante ensina
como prevenir o câncer

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Pesquisa mostra como a poluição prejudica o sistema cardiopulmonar de ratos

Antonio Carlos Quinto

Em apenas 24 horas, o material particulado fino que compõe o ar poluído na cidade de São Paulo causou efeitos devastadores no sistema cardiopulmonar de ratos saudáveis de laboratório. Entre os males causados, estreitamento dos vasos pulmonares e inflamação sistêmica e pulmonar intensa, com alterações nas células sangüíneas.

"Nossos estudos mostraram que a possibilidade de ocorrer prejuízos na função cardíaca em virtude do ar poluído da cidade é grande", constata a bióloga Dolores Helena Rodriguez Ferreira Rivero. Segundo ela, na cidade de São Paulo, é a primeira vez que um estudo deste porte é feito em animais de laboratório.

Em sua pesquisa, realizada na Faculdade de Medicina da USP, Dolores avaliou em modelos animais a relação entre os poluentes e a morbidade cardiovascular na cidade. Existe aumento de admissão hospitalar por problemas cardíacos nos dias que a poluição está aumentada. "Estudos sobre o comprometimento cardíaco ainda são recentes e não estão ao todo esclarecidos", diz a pesquisadora. "Nosso trabalho evidencia que a poluição de São Paulo promove alterações cardiovasculares em animais saudáveis em curto período de tempo e podem estar relacionadas com a mortalidade por causas cardíacas", explica.

Para obter o material particulado, foi instalado no prédio da Faculdade de Medicina um equipamento que coleta a poluição por intermédio de um filtro fino. "Trata-se de uma das regiões mais críticas da cidade em termos de poluição devido ao grande fluxo de trânsito", lembra Dolores, ressaltando que a coleta foi feita em agosto do ano passado, época fria do ano em que os índices de poluição são mais acentuados. Em seguida, o material obtido foi extraído em uma solução aqüosa (soro fisiológico ou água destilada) e instilado na traquéia dos animais. "Assim, o poluente atingiu diretamente o sistema respiratório dos ratos saudáveis", conta.

Entre os diversos sintomas observados nos animais, Dolores cita a diminuição da variabilidade da freqüência cardíaca (disfunção do ajuste do funcionamento autônomo cardíaco) apenas 1 hora depois da instilação. "Isso mostra, por exemplo, que uma pessoa que tenha problemas cardíacos pode ser acometida por uma morte súbita", alerta a pesquisadora.

Outro sintoma foi a vasoconstrição das arteríolas pulmonares (estreitamento dos vasos), que faz com que o coração trabalhe com maior carga e, conseqüentemente, com uma pressão aumentada. "Isso aumenta a probabilidade de ocorrer uma insuficiência cardíaca", lembra a bióloga. Os poluentes também causaram nos animais o aumento do fibrinogênio, que são alterações observadas na coagulação no sangue.

Material perigoso
O material particulado fino utilizado nos estudos representa, segundo Dolores, cerca de 30% do total dos poluentes da cidade de São Paulo. "Ele é composto de materiais orgânicos, inorgânicos, metais e outros elementos. Ainda não sabemos, contudo, quais os componentes que causam os efeitos. Mesmo abaixo do limite aceitável, os compostos do material particulado presentes no ar são muito perigosos", diz a bióloga.

Ao todo, a pesquisadora utilizou 85 animais de laboratório. Em 47 deles, foram verificados os efeitos cardíacos provocados pela poluição. Nos 38 restantes, Dolores realizou estudos da morfologia cardíaca e pulmonar e no sangue.

A tese de doutorado de Dolores, Alterações eletrocardigráficas, hematológicas e histológicas induzidas pelo material particulado fino da cidade de São Paulo, que tem a orientação do professor Paulo Hilário Nascimento Saldiva, do Laboratório de Investigação Médica (LIM) 05, da FMUSP, será defendida neste mês de julho. "A expectativa é que este trabalho inaugure uma perspectiva para que sejam feitos estudos em seres humanos", diz a pesquisadora.

Mais informações: (0XX11) 3066-7214/ 7427, com Dolores Helena Rodriguez Ferreira Rivero; e-mail: dohelena@usp.br

Imagem cedida pela pesquisadora




Brasil vai instalar em Alcântara Estação de Recepção de Dados do satélite Corot

Antonio Carlos Quinto

Até o final deste ano será instalada em Alcântara, no Maranhão, a Estação de Recepção de Dados do Satélite Corot no Brasil. O projeto, liderado pela França, reúne cientistas brasileiros e europeus na construção de um satélite que medirá as variações de luz das estrelas com uma precisão nunca antes atingida. A participação brasileira no projeto foi oficializada no último dia 14 de junho, com a assinatura de um acordo entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), do Ministério da Ciência e Tecnologia e o Centro Nacional de Estudo Espacial da França (CNES).

Eduardo Janot Pacheco, professor associado do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, e coordenador da participação brasileira no projeto, informa que o Corot deverá entrar em órbita em agosto de 2006. "Pela primeira vez na história da humanidade serão descobertos outros planetas sólidos, pequenos e constituídos de minerais, como a Terra, situados a distâncias de seus sóis semelhantes à nossa, e onde seria possível o aparecimento de vida superior", garante.

"Com a oficialização do acordo, a Estação de Recepção deverá estar pronta para operar já no início de 2006", afirma o professor. Segundo ele, a AEB financiará a recepção anual dos dados com recursos da ordem de R$150 mil mensais. O Corot representa um investimento total de cerca de US$120 milhões.

Depois de instalada e testada, a Estação receberá os dados do satélite e os enviará, via internet rápida, para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos. "De lá, as informações seguirão para Toulouse, para a agência espacial francesa (CNES). Depois de pré-tratados, os dados retornam para bases em São Paulo e Natal, no Rio Grande do Norte", explica Janot. Segundo o professor, esta troca de informações entre as bases deverá demorar cerca de duas semanas.

Direitos iguais
Janot lembra que o bom desempenho de cientistas brasileiros no projeto garantiu direitos iguais ao Brasil na utilização do Corot. "A própria oficialização do acordo tem estreita relação com o desempenho de nossos cientistas, que atuam na elaboração dos softwares e no modelo de simulação do satélite", diz o professor. "Um deles, o engenheiro Vanderlei Parro, doutor pela Poli e que faz estágio de pós-doutorado na França, acaba de ganhar um bolsa de mais seis meses, com recursos franceses", conta. Além de Parro, atuam no projeto do Corot naquele país, Fábio Fialho e Leonardo Pinheiro da Silva, também pós-graduandos pela Poli e que cursam doutorado com o projeto, e José Eduardo da Silveira e Cláudia Angeli, ambos astrofísicos da UFRGS e do Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

Exoplanetas
Dentre as várias funções que serão desempenhadas pelo novo satélite, uma delas será a busca dos chamados "exoplanetas", externos ao nosso sistema solar. Por meio de medidas fotométricas precisas, o Corot poderá realizar observações, em outros sistemas, de estrelas com as mesmas características do Sol. "Pelas variações de luz poderemos, por exemplo, verificar a passagem de pequenos planetas sólidos em frente a estas estrelas, que serão reconhecidos de acordo com formas de eclipse pré-estabelecidas", explica o professor.

Uma outra importante função do satélite será a de possibilitar estudos na área de sismologia estelar. Os "estelemotos" - terremotos das estrelas - são ondas que se propagam no interior dos astros provocando vibrações que são vistas na superfície. "O estudo desse fenômeno nos permitirá conhecer, com precisão, suas estruturas e como se comporta sua evolução", avalia Janot.

Em novembro próximo, na cidade de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, acontecerá o Second Corot Brasil Workshop. Entre os dias 2 e 6, cientistas brasileiros e europeus que atuam no projeto, estarão reunidos na segunda reunião anual do Corot. "Será uma oportunidade de maior interação entre os pesquisadores que atuam na parte científica e técnica do projeto", diz o professor.


Mais informações: (0XX11) 3091-2779 / 2705, com o professor Eduardo Janot Pacheco, ou e-mail janot@astro.iag.usp.br




Cursos e Palestras

IEA-SC e CDCC realizam debate sobre cotas universitárias
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) e o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos promoverão, nesta quinta-feira (30), às 19 horas, um debate público sobre Cotas Universitárias com a participação de professores da USP, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Centro Universitário Central Paulista (Unicep) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O evento, que faz parte do Programa Ciência e Cultura Para Todos, é aberto a todos os interessados e será realizado no CDCC (R. 9 de julho 1227, no Centro de São Carlos).

Participarão da mesa-redonda a professora e pesquisadora Lourdes de La Rosa Onuchic, da Unesp, a professora e antropóloga Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, da UFSCar, e Diana Cury, coordenadora do curso de pedagogia da Unicep e presidente da Câmara Municipal de São Carlos. O debate será mediado por Yvonne P. Mascarenhas, professora colaboradora e pesquisadora junto ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, vice-coordenadora do IEA-SC e coordenadora de projeto envolvendo a Universidade e escola pública.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772


MAC promove encontro com artistas
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP promove, nesta semana, encontros com três artistas cujas obras estão expostas na mostra Nave dos Insensatos. O tema de exposição, que pode ser vista até o dia 3 de julho, é inspirado na idéia de percurso e a constante busca de representar o "mundo ao redor".

Nesta terça-feira (28), o museu receberá, às 15 horas, Antonio Henrique Amaral; na quarta-feira (29), às 14 horas, Guto Lacaz, e na quinta-feira (30), às 15 horas, Siron Franco.

Em meio às suas obras expostas, os artistas falarão sobre processo criativo, métodos e técnicas utilizadas, trajetórias, experiências, pesquisas, realizações, escolhas, idéias e ideais, numa troca de olhares com o público sobre a arte contemporânea.

O MAC localiza-se na R. da Reitoria, 160, Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-3039; site www.macvirtual.usp.br


Psicologia oferece curso sobre transtornos do desenvolvimento
O Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social do Instituto de Psicologia (IP) da USP e o Projeto APOIAR oferecerão de 4 a 8 de julho, das 8h30 às 11h30, o curso Transtornos abrangentes do desenvolvimento.

O curso é destinado a estudantes e profissionais de Psicologia (e áreas afins). Os tópicos abordados serão Histórico - conceitos, aspectos clínicos, diagnósticos diferenciais, Avanços recentes e aspectos psicológicos: a teoria da mente, Aspectos genéticos, Psicofarmacoterapia do autismo, Autismo e dor, Dermatoglifos e autismo, e Temporalidade e autismo.

Os interessados podem efetuar inscrição, gratuitamente, pelo telefone (0XX11) 5044-6062 ou e-mail apoiar@leilatardivo.com.br. O curso será realizado no Bloco Didático do IP (Av. Professor Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo). Os participantes receberão certificados (freqüência mínima de 75%).

Mais informações: (0XX11) 5044-6062


Simpósio de Microbiologia e Biotecnologia na Esalq
Para promover o acesso às novas informações na área de microbiologia e sustentabilidade agrícola abrangendo temas como biodiversidade microbiana, controle biológico, bioindicadores e estudos alternativos para a sustentabilidade agrícola, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, em Piracicaba, realizará no dia 6 de julho, no período das 8 às 18 horas, o I Simpósio de Microbiologia e Biotecnologia, cujo tema será Microbiologia e Sustentabilidade Agrícola.

Algumas das palestras apresentadas serão Biodiversidade Microbiana em Ambiente Agrícola, Controle Biológico, Uso de Bioindicadores na Agricultura e Biodiversidade Microbiana em Sistemas Agrícolas. Os ministrantes serão docentes e pesquisadores da Universidade de Mogi das Cruzes, Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, Universidade Estadual de Londrina (UEL), EMBRAPA / Manaus e ESALQ.

O Simpósio, destinado a alunos de pós-graduação, acontecerá no anfiteatro do Departamento de Genética da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba)., Serão oferecidas 98 vagas e as inscrições poderão ser feitas até dia 5 de julho, gratuitamente, pelo e-mail simposio_micro@yahoo.com.br. A realização é dos alunos de pós-graduação de Microbiologia e Biotecnologia da Esalq.

Mais informações: (0XX19) 3429-4317; site: www.ciagri.usp.br/~microagr


Ignacy Sachs fala sobre as alternativas diante da crise do petróleo
Nesta terça-feira (28), às 15 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o economista Ignacy Sachs fará a conferência Da Civilização do Petróleo a uma Nova Civilização Verde: Biomassa, Nova Matriz Energética e Agricultura Familiar. Para ele, o país deve insistir no potencial de conservação de energia e no aproveitamento de resíduos e refletir sobre como reduzir a competição por terras cultiváveis entre a produção alimentar, a preservação das florestas e ecossistemas e a produção de biocombustíveis.

Em suas análises, Sachs tem considerado um vasto espectro de questões, desde o desenvolvimento de fontes energéticas não-convencionais (inclusive com a produção local em pequena escala) até a evolução dos meios de transporte e a conservação de energia (perspectivas para o automóvel do futuro e a contribuição brasileira com o motor biflexível, por exemplo).

Em relação à agricultura, Sachs ressalta a importância da análise do potencial das terras cultiváveis do Brasil, do zoneamento ecológico e econômico, das perspectivas para a produção de etanol e biodiesel e de uma visão dos demais componentes da civilização moderna de biomassa, para uma avaliação da capacidade desses fatores em propiciar a geração de empregos, auto-empregos e empreendimentos de pequeno porte.

A conferência acontecerá no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (Av. Professor Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita e aberta ao público.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442


II Escola de Computação de Alto Desempenho para Sistemas Complexos
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP promoverá entre os dias 4 e 9 de julho a II Escola de Computação de Alto Desempenho para Sistemas Complexos, encontro que incluirá palestras sobre aspectos computacionais em geral, como algoritmos, linguagens de programação e detalhes práticos da estrutura e do gerenciamento de clusters de PCs. Também fará parte da programação a demonstração de aplicações de interesse para pesquisadores da área.

As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (30), pelos e-mails mendes@if.sc.usp.br, attilio@if.sc.usp.br e gkrein@ift.unesp.br. É necessário informar nome, grau de formação, instituição/curso a que pertence, tipo de bolsa, se dispõe de auxílio para as despesas de transporte e acomodação, descrição (até 10 linhas) do trabalho em que está envolvido(a) atualmente, e se deseja apresentar algum trabalho (poster), e qual o título. São oferecidas 60 vagas. A taxa de inscrição é de R$30,00 para estudantes e R$50,00 para doutores.

O evento acontecerá na Fazenda Conde do Pinhal, em São Carlos

Mais informações: (0XX16) 3373-8073; site lattice.if.sc.usp.br/CADSC05/escola.html (com programação detalhada)




Agenda Cultural

IO vai reabrir Museu Oceanográfico
O Instituto Oceanográfico (IO) da USP vai reabrir, no dia 4 de julho, o Museu Oceanográfico. O local poderá ser visitado, gratuitamente, de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas.

A solenidade de reabertura acontecerá nesta sexta-feira (1º), às 16 horas, no Auditório Plínio Soares Moreira (Instituto Oceanográfico, Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-6587; e-mail museu@io.usp.br




Quadro de Avisos

Intestino gigante ensina como prevenir o câncer
Uma réplica ampliada do intestino grosso, com 15 metros de comprimento, será exposta de 30 de junho a 8 de julho no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FMUSP) para que a população possa receber informações sobre prevenção e tratamento de câncer do intestino.

O câncer de intestino grosso ou colorretal, como também é conhecido, é um tumor de incidência crescente no Brasil, principalmente na região Sudeste. É um câncer evitável pois são conhecidos os fatores ambientais envolvidos e, fundamentalmente, por reconhecer-se sua lesão precursora, que é o pólipo, que pode ser retirado durante o exame colonoscópico, evitando-se assim o aparecimento do câncer.

As principais lesões do intestino grosso são demonstradas nessa réplica de espuma recoberta de látex e verniz. Os visitantes poderão ver e tocar as lesões, enquanto recebem informações sobre como preveni-las.

O Intestino Gigante pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, no Prédio dos Ambulatórios do HC/FMUSP, na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar n° 155, 4º andar, Cerqueira César, em São Paulo. A iniciativa é da diretora geral do 32º Gastrão (Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo) e presidente da Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino (Abrapreci), a professora Angelita Habr-Gama.

A convite do International Digestive Disease Alliance (IDCA) o Intestino Gigante será exposto em Montreal (Canadá) de 10 a 14 de setembro, durante o World Congress of Gastroenterology.

Mais informações: (0XX11) 5571-1088 / 9829-6254, com André Aron, ou (0XX11) 3815-3686 / 9947-1198, com Estela Ladner (assessoria de imprensa)


IQSC comemora mil defesas
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, comemora nesta segunda-feira (27), com a defesa de doutorado de Eduardo Rezende Triboni, às 14 horas, a marca de mil trabalhos de pós-graduação entre dissertações de mestrado e teses de doutorado apresentadas publicamente na área de Química.

A pós-graduação no IQSC, na área de Físico-Química, iniciou-se em 1971 com mestrado, e doutorado em 1976; a Química Analítica foi implementada em 1985, inicialmente em nível como mestrado e posteriormente como doutorado (1989).

Mais informações: (0XX16) 3373-8036 / 9937


Morre o professor César Timo-Iaria, da FMUSP
Morreu nesta segunda-feira (27) o professor aposentado da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) César Timo-Iaria, aos 80 anos. O corpo do professor foi velado, a partir das 11 horas desta segunda, no Teatro da FMUSP, e o sepultamento ocorreu no final da tarde deste mesmo dia, no Cemitério Gethsêmani, no bairro do Morumbi.

Timo-Iaria era um dos mais ilustres pesquisadores e professores da Instituição, tendo ocupado a chefia do Laboratório de Neurocirurgia Funcional da FMUSP entre 1994 e 2002, quando foi afastado por motivos de saúde. Trabalhou também na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e na State University of New York nos anos de 1958 e 1959.

Além disso, o professor propôs e desenvolveu o plano dos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs), que passaram a ser sede de investigação básica da FMUSP, participou do comitê editorial de importantes revistas científicas e presidiu a Asociatión Latino-americana de Ciências Fisiológicas (ALACF), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Sono.

Mais informações: (0XX11) 3032-1092 / 3078-2356, na assessoria de imprensa da FMUSP


Morre Dioracy Vieira, pioneiro da FOB
Morreu nesta sexta-feira (24), em São Paulo, o professor Dioracy Fonterrada Vieira, um dos pioneiros da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP instituição completou 43 anos no último mês de maio.

"Ele foi o responsável por ministrar nossas primeiras disciplinas", disse em recente entrevista a um site especializado o professor do Departamento de Dentística da FOB, José Mondelli, que foi assistente de Dioracy Vieira em 1962 no Departamento de Materiais Dentários.

Dioracy Vieira, aposentado da FOB, também foi presidente da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia - entidade fundada em 1983 para apoiar o desenvolvimento da odontologia no Estado de São Paulo.

"O doutor Dioracy cumpriu com plenitude o seu dever, formando centenas de profissionais e se tornando uma referência na odontologia", destacou o superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC / Centrinho) da USP, em Bauru, o professor José Alberto de Souza Freitas (Tio Gastão).

Mais informações: (0XX14) 3235-8385 / 3235-8203 / 8117-9953, com Marianne Ramalho (assessora de imprensa)




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

Caracterização das respostas dinâmicas da corrida com calçados esportivos em diferentes estados de uso. Roberto Bianco. Dia 12 de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola de Enfermagem

Mestrado

Experiência de mulheres submetidas à braquiterapia como tratamento para o câncer do colo uterino. Scheila Frigato. Dia 1º de julho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Gestão estratégica da informação nas pequenas empresas: estudo comparativo de casos em empresas do setor industrial de São José do Rio Preto - SP. Ana Laura Wiethaus Bigaton. Dia 8 de julho, às 9 horas.

Segmentação de fronteiras em imagens médicas via contornos deformáveis através do fluxo recursivo do vetor gradiente. Eduardo Rafael Llapa Rodríguez. Dia 8 de julho, às 10h30.

Doutorado

Interação de paredes em alvenaria estrutural sob ações verticais. Valentim Capuzzo Neto. Dia 8 de julho, às 9h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Análise dos comportamentos envolvidos na organização social e no processo de enxameio de Parachartergus fraternus (Hymenoptera, Polistinae, Epiponini). Sidnei Mateus. Dia 8 de julho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Psicologia

Mestrado

Estilos de cuidado materno e desenvolvimento das relações sociais de infantes macacos-prego, Cebus apella, de 0 a 18 meses de idade. Michele Pereira Verderane. Dia 12 de julho, às 14h30

Mais informações: (0XX11) 3091-6479





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br