São Paulo, 29/06/2005 - Boletim nº1657
medicina
Bacilo da tuberculose tem dois
tipos genéticos em São Paulo

Análise de DNA do Mycobacteruim
tuberculosis
pode contribuir para o
desenvolvimento de novas técnicas de
diagnóstico e vacinas contra a doença
leia...
EERP investiga incidência da
"hipertensão do avental branco"
Site traz informações sobre
causas e tratamentos da enurese

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Análise de DNA identifica dois tipos de bacilos da tuberculose no Estado de São Paulo

Júlio Bernardes

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP concluíram a identificação de dois tipos genéticos do Mycobacteruim tuberculosis (Mtb), bactéria causadora da tuberculose, no estado de São Paulo. Os dados, obtidos pelo Departamento de Microbiologia do ICB, poderão ajudar a desenvolver novas técnicas diagnósticas e vacinas. O grupo pretende montar um laboratório móvel para coletar mais amostras e continuar o estudo em outros estados.

A análise do DNA das bactérias utilizou 269 amostras oriundas de doentes de tuberculose em São Paulo. "Foram feitos dois testes, o RLFP, Restriction Fragment Length Polimorphism, e o RAPD, Ramdon Amplification of Polimorphic DNA", diz o professor do ICB, Manoel Armando dos Santos, coordenador da pesquisa. "A tipagem genética levou quatro anos e identificou dois tipos da bactéria, com materiais genéticos distintos, sendo que um deles aparecia em número maior de amostras."

O escarro dos doentes foi recolhido em hospitais, laboratórios e no Instituto Clemente Ferreira, especializado em doenças do tórax. A pesquisa também verificou a sobrevivência da bactéria fora do hospedeiro. "Nas amostras de escarro, armazenadas em coletores e mantidos sob refrigeração, os bacilos sobreviveram por até cerca de 20 dias."

Crescimento
Com base nas informações contidas no DNA, os pesquisadores do ICB procuram estabelecer a relação entre tipos genéticos e características fenotípicas da bactéria. "Os resultados preliminares apontam que o tipo mais encontrado do Mtb expressa crescimento tardio, entre 30 e 60 dias, e o menos comum cresce rapidamente, em até 30 dias", conta o professor. "Confirmados esses dados, pesquisas com o corpo clínico poderão determinar a participação dos diferentes tipos de bacilos na evolução da tuberculose."

Segundo Santos, o grupo de pesquisa do ICB pretende montar um laboratório móvel para analisar amostras do Mtb. "Uma equipe percorrerá determinados pontos do Brasil para verificar quantos tipos genéticos da bactéria existem no País, num trabalho que pode durar cerca de quatro anos", calcula. "O início do projeto depende da aprovação da comunidade científica e da conseqüente obtenção de apoio."

O Laboratório de Tuberculose do Departamento de Microbiologia do ICB pesquisa a viabilidade do Mtb com relação à coleta, transporte, descontaminação e uso de amostras de escarro ou saliva humana para diagnóstico. Outra linha de pesquisa estuda a prevalência da doença em animais. "A tuberculose também é uma zoonose e, mesmo que o ser humano esteja curado, os animais podem servir como fonte de infeção", ressalta o pesquisador. "O Laboratório pesquisa a presença da bactéria em cães, cervos, papagaios e no macaco-prego."

Mais informações: (0XX11) 3091-7296, com Manoel Armando dos Santos

Imagem cedida pelo pesquisador



Pesquisa busca fatores fisiológicos da "hipertensão do avental branco"

Da Redação, Agência USP

Para estudar a incidência da "hipertensão do avental branco", doença em que a pessoa apresenta pressão alta somente quando vai ao médico, um grupo de pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP está cadastrando todos os hipertensos da cidade de Dumont, localizada a 16 quilômetros de Ribeirão Preto (SP). Com 300 pacientes já catalogados entre os 6.988 habitantes da cidade, o estudo aponta que 20% destes hipertensos apresentam a indisposição e que entre eles, a maioria é de mulheres na casa dos 50 anos.

Para obter estes dados, os pesquisadores utilizaram o Monitoramento Ambulatorial de Pressão Arterial, método em que um aparelho é preso ao corpo do paciente durante 24 horas e que registra a pressão arterial da pessoa em pequenos intervalos de tempo. O paciente é classificado como "hipertenso do avental branco" quando é registrado um aumento da pressão somente enquanto ele está no consultório.

O passo seguinte é coletar amostras de sangue ou urina da pessoa identificada como "hipertensa do avental branco", para que se possa realizar uma análise do volume de nitrato no organismo da pessoa. A substância é fruto da degradação do óxido nítrico, gás de efeito vasodilatador produzido naturalmente quando há alguma alteração de nossa pressão arterial.

Com esta análise, a pesquisa pretende observar se o "hipertenso do avental branco" está no caminho para desenvolver uma hipertensão definitiva. "O hipertenso comum apresenta uma degradação na parede interna das artérias (endotélio) que faz com que sua produção do óxido nítrico seja prejudicada. Queremos observar se o 'hipertenso do avental branco' também apresenta essa degradação", explica a enfermeira Leila Maria Marchi Alves, uma das pesquisadoras do grupo.

Segundo a enfermeira, que junto da coordenadora do projeto, a professora Evelyn Capellari Carnio, está realizando o cadastro dos hipertensos de Dumont, há relatos sobre o "hipertenso do avental branco" desde 1960. "As pessoas tomavam remédio para a hipertensão diagnosticada no consultório e depois passavam mal", afirma.

A causa desta doença ainda continua sem resposta, mas alguns estudos apontam que ela não se desenvolve por fatores psicológicos. Com os exames de acompanhamento do volume de nitrato dos pacientes, a pesquisa busca saber se há algum fator fisiológico em suas origens.

Tai chi chuan
No decorrer do trabalho as pesquisadoras começaram a desenvolver atividades paralelas para prevenção e tratamento de hipertensão. Em Dumont, foi detectado um alto valor de pressão arterial entre os habitantes, sendo eles hipertensos ou não.

Além disso, o estudo mostra que essa população está sujeita a fatores de risco altos também para algumas doenças cardíacas, já que a comunidade apresentou uma dieta com índices de colesterol e triglicerios elevados. Uma das causas para esses fatores de risco, segundo as pesquisadoras, pode estar associada à cultura de origem italiana, cujos hábitos alimentares com muita massa, gordura e a intensa comercialização de doces e lingüiças podem estar contribuindo para essas conseqüências. Outro fator agravante é o fato de a cidade não oferecer atividades de lazer, fazendo com que muitos dos moradores se tornem obesos e sedentários.

Para amenizar essa situação o grupo da EERP começou a oferecer aulas de Tai Chi Chuan, atividades de educação e alfabetização e alguns trabalhos manuais para os cidadãos de Dumont. As pesquisadoras partem do princípio de que "melhorando a auto-estima dessas pessoas também se melhora sua condição física".

Os resultados das atividades já apareceram. A enfermeira Leila Maria Marchi Alves conta que, no ambulatório, já se percebe a redução da pressão arterial de muitos desses pacientes. "Com o Tai Chi Chuan, vários pararam de tomar remédios coadjuvantes no tratamento, como, por exemplo, aqueles utilizados para dormir, e ainda, com orientação médica, muitos reduziram o número de anti-hipertensivo de 3 para 1", aponta.

Mais informações: (0XX16) 3944-1507, com Leila ou (0XX16) 602-3522, no serviço de comunicação da USP de Ribeirão Preto

Fonte: Serviço de Comunicação da USP de Ribeirão Preto




Cursos e Palestras

Nanotubos, nanofios e a engenharia do futuro
A Estação Ciência e Instituto de Física (IF) da USP promoverão no próximo sábado (2), às 15 horas, a palestra Nanotubos, nanofios e a engenharia do futuro, com o professor Antônio José Roque da Silva.

Na última década, as pesquisas no campo da nanociência e nanotecnologia vêm recebendo uma atenção especial em várias áreas do conhecimento, como Física, Química, Biologia e Engenharia. Esse grande interesse pode ser atribuído ao fato de os sistemas físicos apresentarem novos comportamentos quando manipulados em escalas nanométricas. Isso alterará de forma substancial a engenharia e a medicina do futuro, talvez em uma proporção até maior do que a ocorrida devido à física do silício e a microeletrônica no século XX. Essas idéias serão abordadas durante a palestra, exemplificando com materiais específicos, como nanotubos de carbono e nanofios metálicos.

O evento, parte o ciclo Física para Todos, acontecerá na Estação Ciência (R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo). Os interessados devem reservar seus lugares até 24 horas antes do debate pelo telefone (0XX11) 3675-8828. O ingresso para a Estação Ciência custa R$2,00.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828; e-mail eventos@eciencia.usp.br


ECA oferece cursos de extensão em artes
O Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP receberá, entre os dias 4 de julho e 8 de agosto, inscrições para Cursos de Extensão em Artes oferecidos durante o segundo semestre de 2005.

O curso Práticas de Ateliê: Gravura em Metal irá tratar dos vários aspectos que compõem o processo de realização de uma gravura. Desde a gravação da chapa, seja com ácidos, buril ou ponta-seca, envolvendo vernizes ou breu, passando pela técnica da preparação da tinta e do entintamento, até o trato do papel e a impressão final. As aulas acontecerão entre os dias 10 de agosto e 7 de dezembro, sempre às quartas-feiras.

O curso Ateliê: Desenho de Observação irá, a partir de exemplos da História da Arte, estimular a produção de desenhos por meio de diversas técnicas, possibilitando a cada aluno descobrir e desenvolver sua expressão individual. As aulas comportam vários momentos, sendo que em um deles os alunos são convidados a fazer pequenos passeios pelo campus, durante os quais terão a oportunidade de realizar seus desenhos. O curso será realizado entre os dias 11 de agosto e 24 de novembro, às quintas-feiras.

O curso Fundamentos da Cerâmica se propõe a fornecer fundamentos da prática da Cerâmica através de procedimentos específicos de construção, modelagem, engobe e esmaltação, visando capacitar o aluno para a concretização de projetos artísticos pessoais. O curso será oferecido de 8 de agosto a 28 de novembro, às segundas-feiras.

Os interessados devem entrar em contato com Raul Cecilio pelo telefone (0XX11) 3091-4084, ramal 36. As mensalidades são de R$120,00. O Departamento de Artes Plásticas localiza-se na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4084, ramal 36


IFSC promove fórum sobre inovação tecnológica
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP promoverá o Fórum de Discussões sobre Inovação Tecnológica e Financiamento à Pesquisa e Desenvolvimento, nesta quinta-feira (30), a partir das 9 horas, no Centro de Eventos Damha (Fazenda São Miguel – Estrada para Ribeirão Preto).

Os interessados em participar do evento podem se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail eventosoptica@if.sc.usp.br. As inscrições serão aceitas até esta quarta-feira (29). O evento é dirigido a professores e pesquisadores.

As palestras abordarão os seguintes temas: A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e sua Ação (Edmundo Oliveira, Gerente Geral da ABDI), São Carlos no contexto tecnológico nacional (José Paulo Aleixo Coli, Presidente da Latina Eletrodomésticos / Depar), O Programa de Parques Tecnológicos do Estado de São Paulo (João Evangelista Steiner), O ParqTec e Novas Empresas de Tecnologia (Sylvio Goulart Rosa, Presidente do ParqTec, São Carlos), Óptica e Fotônica em São Carlos e região (Jarbas Caiado de Castro Neto, Empresa Optoeletrônica), Agência USP de Inovação – Pólo São Carlos (Oswaldo Massanbani), e Materiais em São Carlos e região (Milton F. de Souza, USP de São Carlos).

Mais informações: (0XX16) 3373-9823, com Benê




Agenda Cultural

Benjamin Zander rege Ocam
Comemorando dez anos em 2005, a Orquestra de Câmara da USP (Ocam) apresenta-se no Projeto Matinê, do Theatro Municipal de São Paulo, neste sábado (2 de julho), às 17 horas.

Beethoven, Mozart e Haydn são os compositores presentes no repertório, que terá a regência do maestro Benjamin Zander, reconhecido internacionalmente como um dos principais maestros da atualidade. A direção artística será do maestro Gil Jardim.

O ingresso para a série Matinê custa R$5,00. O endereço é Praça Ramos de Azevedo, s/n, Centro, São Paulo.

Mais informações: site da série Matinê no Municipal




Quadro de Avisos

Projeto Enurese, do Instituto de Psicologia, lança site
O Projeto Enurese, do Laboratório de Terapia Comportamental do Instituto de Psicologia (IP) da USP, iniciou neste mês de junho um serviço de orientação sobre a Enurese (dificuldade de se controlar a urina) por meio do site www.projetoenurese.com.br. Além de informar sobre as causas e o tratamento do problema, o site oferece a possibilidade de contato para tirar dúvidas e fazer inscrição no programa de tratamento oferecido a crianças e adolescentes.

Mais informações: (0XX11) 3091-4173 / 4910


Inscrições para atividades físicas e esportivas no Cepeusp
O Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) receberá, em julho, inscrições para as atividades físicas e esportivas oferecidas, durante o segundo sementre de 2005, à comunidade externa

O Cepeusp oferece vagas para o Programa para Adultos, destinado a quem tem mais de 30 anos, e para o Programa Infanto-juvenil, dirigido a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos - além das atividades tradicionais, como ginástica olímpica e karatê, o programa inclui a Escola Cepê de Futebol.

Há ainda um programa de Atividades Físicas Adaptadas, destinadas a obesos, gestantes, hipertensos, asmáticos e portadores de deficiência mental, e um programa para a terceira idade. As inscrições nos cursos do Programa de Atividades Físicas e Esportivas poderão ser feitas entre 4 e 15 de julho, mediante pagamento da taxa de R$5,00. As inscrições nos programas Adulto e Infanto-juvenil serão nos dias 19 e 20 de julho para a comunidade USP e 21 e 22 para a externa. Já o programa da terceira idade terá inscrições abertas entre 27 de julho e 1° de agosto.

Os interessados devem apresentar uma foto 3x4, RG, atestado médico e pagar taxa semestral de R$160,00. As taxas para a terceira idade são R$40,00 para um curso, e R$60,00 para dois. As aulas têm início em 1° de agosto. O endereço do Cepeusp é Praça 2 Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo. A sala 7 do Velódromo fica aberta de segunda a sexta das 8 às 16h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3361


Casa do Estudante da Esalq promove doação de alimentos
A Casa do Estudante Universitário (CEU), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, promoveu na última segunda-feira (27) a doação de alimentos e cobertores a entidades assistenciais.

Duas toneladas de alimentos e 25 cobertores arrecadados durante a Festa Junina dos moradores da CEU, no último dia 4, foram distribuídos para oito entidades. A ação social beneficia grupos que atendem moradores de rua, famílias carentes, crianças em abrigo, crianças portadoras de HIV e jovens em recuperação do uso de drogas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477, com Alicia Nascimento Aguiar (assesora de comunicação)




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Hidráulica de um sistema extravasador. Hiroshi Terachuchi. Dia 29, às 9h30.

Avaliação e aprimoramento do sistema da qualidade de um laboratório de ensaios em equipamentos eletromédicos. Edilson Tsutomu Kishimoto. Dia 1º de julho, às 9 horas.

Desenvolvimento de processos de conformação de chapas usando simulação computacional como ferramenta integrada no desenvolvimento de carrocerias automotivas. Gleiton Luiz Damoulis. Dia 5 de julho, às 13 horas.

Estudo do modelo dinâmico não-linear de uma viga estaiada. Franz Renan Villaroel Rojas. Dia 6 de julho, às 14 horas.

Doutorado

Análise experimental e desenvolvimento de radiômetros. Amaury Roteger de Oliveira. Dia 6 de julho, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Interfaces prestativas baseadas em visão computacional e informação de contexto. Thiago Schumacher Barcelos. Dia 12 de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br