São Paulo, 30/06/2005 - Boletim nº1658
tecnologia
USP desenvolve fliperama
com tecnologia 100% nacional

Utilizando software livre e bibliotecas
abertas, projeto da Poli desenvolveu
software para simulador de corridas em
fliperama. O lançamento será em agosto
leia...
Bilhetes de alunos incorporam
linguagem da internet
Palestra na Psiquiatria discute
a timidez excessiva

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Primeiro fliperama com tecnologia 100% nacional é baseado em software livre e biblioteca aberta

Rafael Veríssimo


Uma parceria do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), da Escola Politécnica da USP, com a empresa Matic Entretenimentos desenvolveu o primeiro fliperama (arcade) de corridas com tecnologia 100% nacional. Intitulado GP Brasil, o simulador foi inteiramente produzido com base em software livre, utilizando o sistema operacional Linux e bibliotecas abertas para a manipulação dos gráficos, dos sons e da simulação física.

Segundo Irene Ficheman, pesquisadora responsável pelo projeto, a Matic já fabricava e comercializava este tipo de simulador, produzindo pelo método Original Equipament Manufacturing, ou seja fiel ao original. Para tal, era feita a importação do hardware e software de fabricantes japoneses. "Porém, com a alta do dólar nos últimos anos a importação encareceu. A Matic, então, resolveu investir em nosso laboratório para que produzíssemos o software e hardware necessários para o jogo", explica Irene.

O LSI-TEC assumiu a responsabilidade de desenvolver toda a parte de software e de interação do jogo com o usuário. Controles como a realimentação de força do volante (force feedback), em que o computador aplica movimentos de resistência no volante de acordo com colisões e curvas da corrida, também foram desenvolvidos pelo projeto da Poli, que teve início em agosto de 2002.

A equipe do LSI-TEC, sob a coordenação da professora Roseli de Deus Lopes, também criou a simulação física do carro, a parte gráfica para geração de imagens e a manipulação de efeitos sonoros de imersão, recurso que dá a impressão, por exemplo, de que um carro está ao lado ou atrás do jogador. O laboratório da Escola Politécnica produziu também as partes competitivas, que permite a realização de uma corrida entre dois ou mais jogadores ligados em rede, e de Inteligência Artificial, que simula a atuação de jogadores virtuais.

Para Irene, a utilização do software livre e da biblioteca aberta foi fundamental. "O equipamento para desenvolver este tipo de tecnologia e as maneiras para obter o conhecimento necessário eram muito caros. Hoje contamos com uma comunidade mundial que contribuiu decisivamente no acréscimo de informação."

O resultado final será apresentado na 16ª Exposição Sul-Americana de Indústria de Diversões (Salex 2005), que acontecerá entre os dias 3 e 5 de agosto na ITM-Expo, em São Paulo.

O jogo
O GP Brasil oferece três opções de pistas ao jogador: o Autódromo de Interlagos e o Autódromo Internacional de Curitiba, este último nas versões mista e oval. Com uma boa riqueza de detalhes dos entornos da pista e das características do autódromo (por exemplo, o prédio do Cingapura no início da reta dos boxes em Interlagos e as famosas ondulações do asfalto da mesma reta), a ênfase procurada pelos projetistas está em buscar a maior proximidade possível com a realidade de uma corrida, diferentemente de alguns clássicos do fliperama, como o Cruisin' USA, que abusam de colisões e "vôos" de seus carros.

"Alguns membros do projeto foram até Interlagos e Curitiba, onde tiraram fotos e fizeram medidas com GPS para obtermos uma boa aproximação de medidas e cenários", diz Ricardo Lipas, engenheiro formado pela Poli e gerente do projeto.

O LSI-TEC pretende continuar trabalhando com a Matic, que já exporta jogos para a Espanha e outros países da América Latina, para que se consiga uma melhoria em relação aos gráficos. "Precisamos acrescentar um pouco mais de realismo ao jogo. Em relação aos que já existem no exterior, a parte gráfica do GP Brasil é um pouco inferior. Mas se compararmos com o que temos aqui no Brasil, ou seja, jogos que foram trazidos pela última vez entre 97 e 98, o resultado é bom", explica Lipas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5661 ou irene@lsi.usp.br com Irene ou (0XX11) 3091-9157 ou ricardo.lipas@gmail.com, com Ricardo

Imagem cedida pelos pesquisadores




Vocabulário da internet chega aos bilhetes de estudantes do ensino médio

Júlio Bernardes

Há quatro anos, a professora Cássia Panizza Batista entrou numa sala de aula de ensino médio em Osasco e apanhou no chão um bilhete, desses que os alunos trocam em segredo nas aulas. Sem querer, levou-o para casa e ficou surpresa com o que leu: frases curtas, abreviações, ícones, uma linguagem semelhante aos bate-papos no computador (chats). Cássia se interessou pelo estilo dos bilhetes e os analisou em sua dissertação de mestrado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Conversando com um grupo de alunas do 2º ano do ensino médio de um colégio particular em Osasco, Cássia teve acesso a 38 bilhetes trocados entre elas, dos quais 13 foram estudados no trabalho. "Ao mesmo tempo, foram aplicados 40 questionários entre os estudantes, com idade entre 15 e 16 anos, para verificar o acesso ao computador e sua utilização, especialmente os programas e sites de bate-papo, como o ICQ", conta.

Ao analisar os bilhetes, Cássia verificou uma grande proximidade dos textos com a língua falada. "A linguagem usada é informal, há um grande uso de abreviaturas e ícones (emoticons) e as perguntas e respostas são curtas, como nos chats, mas também muito parecidas com a linguagem oral", explica. "Os alunos tomaram de empréstimo o vocabulário da internet para se comunicar num grupo fechado, através dos bilhetes."

Escrita
Através dos questionários e entrevistas com professores, a pesquisadora procurou saber se a linguagem dos bate-papos virtuais aparecia em outros tipos de texto. "As abreviaturas e ícones costumam aparecer em anotações de aulas e redações", aponta. "Os alunos disseram que usaram esses termos por descuido, o qual teria sido causado pelo tempo que ficam na frente do computador."

Segundo Cássia, 85% dos alunos pesquisados tem acesso ao computador em casa, além de fazerem pesquisas nos micros da escola. "Entre os estudantes, 52% disseram usar computador todos dias, durante pelo menos duas horas". "O uso para pesquisa escolar chegou a 90%, enquanto 55% utilizam os sistemas de bate-papo, 40% para divertimento e apenas 15% digitam trabalhos de escola."

A professora ressalta que é desnecessária a preocupação com uma possível substituição da escrita tradicional pela dos chats. "O fundamental é que a escola oriente os alunos quanto aos usos dos diferentes gêneros textuais e que considere que o computador já faz parte da sala de aula, assim como o giz e o apagador", diz.

De acordo com Cássia, os bilhetes são uma forma mais descontraída de comunicação, com elementos de oralidade. "Na pesquisa, os alunos mostraram que estão conscientes de que devem usar termos mais formais em outros contextos, como em alguns e-mails", conclui.

Mais informações: (0XX11) 3714-7064, com Cássia Panizza Batista




Cursos e Palestras

Palestra no IPq discute timidez excessiva
O psiquiatra Tito Paes de Barros Neto, do Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FMUSP), e da Associação dos Portadores de Ansiedade (Aporta), ministrá no dia 7 de julho, às 20h30, uma palestra aberta e gratuita sobre Timidez excessiva e tratamentos. O evento acontecerá no seguinte endereço: R. Major Maragliano, 191, Vila Mariana, em São Paulo.

A timidez excessiva, ou fobia social, é o medo que algumas pessoas têm de uma variedade de situações nas quais outros indivíduos possam estar observando ou formando uma opinião ou julgamento sobre elas. As situações mais comuns são: falar em público, comer, beber e escrever diante das pessoas, conversar, falar ao telefone, ir a festas ou reuniões, transportes públicos e situações de flerte/paquera ou ansiedade de encontros.

Mais informações: (0XX11) 3069-7801


No IF, a Física como inspiração e nonoestruturas metálicas
O mágico e bacharel em Física, Célio Amino, ministrará nesta quinta-feira (30), às 16 horas, no Instituto de Física (IF) da USP, o colóquio A Física como Inspiração. Amino vai apresentar alguns truques de mágica cuja fonte de inspiração são efeitos e conceitos da Física.

"Tudo começou com a dificuldade que sempre tive de falar de Física com pessoas leigas, o que resultou na vontade não de explicar, mas de criar efeitos de mágica", conta o palestrante. O evento acontecerá no Auditório Abrahão de Moraes, no IF (R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo).

O Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, do IF, oferecerá, também nesta quinta-feira (30), a palestra Propriedades Magnéticas de Nanoestruturas Metálicas, com a professora Ângela Burlamaqui Klautau, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A palestrante irá apresentar exemplos de diferentes materiais nanoestruturados artificialmente de interesse em nanomagnetismo, e um breve resumo do estado atual da arte em cálculos teóricos de estrutura eletrônica dessas nanoestruturas magnéticas, destacando a descrição quantitativa de suas propriedades magnéticas. A palestra será realizada às 14 horas na Sala de Seminários do Edifício Alessandro Volta (Bloco C), no IF.

A entrada em ambos os eventos é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-6907


Abertas as inscrições para conferência sobre mudanças globais
Já estão abertas as inscrições para a II Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul, que será realizada de 6 a 10 de novembro no Blue Tree Convention Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 2927, Moema, São Paulo). A conferência é uma realização do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, com o apoio de diversas instituições e universidades públicas.

As inscrições - de trabalhos e participação no evento - podem ser feitas no site www.acquaviva.com.br/mudglobais. Para inscrições feitas até o dia 9 de setembro, a taxa cobrada é de R$30,00 para estudantes, R$120,00 para docentes e pesquisadores de instituições públicas e R$300,00 para instituições da área privada.

Os objetivos da conferência são discutir os progressos e as incertezas no estudo das causas, magnitude, conseqüências e vulnerabilidade face às Mudanças Globais; congregar cientistas e profissionais de áreas relacionadas com as pesquisas sobre as Mudanças Globais, e reunir conhecimento científico e sugestões para futuras ações dos Comitês Nacionais, órgãos governamentais e não-governamentais dos países sulamericanos em questões associadas com as Mudanças Globais.

Mais informações: www.acquaviva.com.br/mudglobais




Agenda Cultural

Carmen Miranda em destaque na Casa da Dona Yayá
O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, sediado na Casa de Dona Yayá, promoverá o espetáculo Carmen Miranda Duetos neste domingo (3 de julho), às 11 horas. No espetáculo, o grupo Elas & Eles apresentará canções da década de 30 interpretadas pela cantora e por figuras famosas da época, como Ary Barroso e Dorival Caymmi.

No repertório, clássicos como No tabuleiro da baiana, Como vais você e Boneca de piche. O grupo é formado pela atriz e cantora Gigi Trujillo, pelo cantor e compositor Markus Trocoli, Paulo Ramos (violão de 7 cordas), Alex Gonçalves (cavaquinho), Dado (clarinete) e Kika Vianna (percussão).

A Casa da Dona Yayá localiza-se na R. Major Diogo, 353, Bela Vista, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562 ou email cpcpublic@usp.br




Publicações

Volume VII dos Cadernos CPC aborda patrimônio arquitetônico da USP
Na próxima terça (5 de julho), às 19 horas, acontece o lançamento do livro Cidades Universitárias: patrimônio urbanístico e arquitetônico da USP, publicação da Edusp e da Imprensa Oficial. A obra é o Volume VII da série Cadernos do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP - e trata da questão do patrimônio cultural da Universidade, refletindo sobre a formação histórica dos campi universitários.

A primeira parte do livro é composta por textos de autores de diversas áreas de atuação e formação profissional que, a partir dos temas selecionados, problematizam a relação "cidade e cidade universitária". A segunda parte é composta por inventários baseados em um roteiro comum que historiou a implantação dos campi e seus edifícios principais, as mudanças e intervenções ocorridas e as relações estabelecidas com as cidades onde estão implantados.

A obra poderá ser adquirida no dia do lançamento no próprio CPC e, após o evento, nas livrarias da Edusp. O lançamento acontece na Casa da Dona Yayá, no CPC (Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo)

Mais informações: (0XX11) 3106-3562 ou email cpcpublic@usp.br




Quadro de Avisos

FFCLRP oferece programa de capacitação para professores da rede pública
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP por meio do Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador (Laife), oferecerá no segundo semestre deste ano o curso Metodologia de ensino de disciplinas da área de ciências da natureza, matemáticas e suas tecnologias do ensino médio: física, química e biologia.

O curso é parte das ações do Programa de Formação continuada Teia do Saber, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em sua terceira edição, serão recebidos 110 professores, provenientes de 61 escolas públicas e divididos em quatro turmas - duas iniciantes, uma de continuidade e uma de aprofundamento.

A abertura do curso aconteceu no último dia 18, com palestras e uma apresentação teatral. Segundo o professor Maurício dos Santos Matos, coordenador do curso, nesta edição "pretende-se associar as atividades de estágio curricular supervisionado desenvolvidas nos cursos de licenciatura com as atividades do programa Teia do Saber, de forma a estreitar as relações entre a universidade e a escola e entre as atividades de ensino extensão da FFCLRP".

Mais informações: (0XX16) 602-3848





Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Análise teórico-experimental da influência da força normal em nós de pórtico externos de concreto armado. Vladimir Guilherme Haach. Dia 30, às 8h30.

Estudo de método e técnicas de manufatura de corpos porosos estruturais para engenharia de tecidos. Francisco Henrique Monaretti. Dia 7 de julho, às 9 horas.

Doutorado

Percepção e caracterização ambientais da área verde da microbacia do Córrego da Água Quente (São Carlos, SP) como etapas de um processo de educação ambiental. Rosa Maria Tóro Tonissi. Dia 14 de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Influência da adição de N e P e de ácidos graxos polinsaturados ao séston sobre o crescimento e reprodução de cladóceros do Lago Monte Alegre. Cláudia Fileto. Dia 12 de julho, às 14 horas.

Estresse pré-natal: fatores experienciais pós-natais e aspectos ontogenéticos que podem interferir em seus efeitos. Célio Roberto Estanislau. Dia 14 de julho, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681







sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br