São Paulo, 05/07/2005 - Boletim nº1660
história
Biodeterminismo não se restringiu
à formulação teórica

Idéia de que características biológicas
podem definir comportamentos foi
defendida em revistas de órgãos públicos
e aplicada em seleção da Light
leia...
MAE oferecerá curso
sobre moedas antigas
HC seleciona mulheres
para estudos clínicos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Concepções biodeterministas buscavam explicar, prever e evitar atos considerados anti-sociais

Flávia Souza

Feios, sujos e malvados, mas sob medida. O título do filme dirigido pelo italiano Ettore Scola, em 1976, foi retomado pelo historiador Luis Antonio Coelho Ferla em um estudo que analisa as dimensões do pensamento biodeterminista no estado de São Paulo, no período de 1920 a 1945. O biodeterminismo é, basicamente, a idéia de que características anatômicas e fisiológicas podem explicar a ocorrência de atos considerados anti-sociais, como o crime e a loucura.

O historiador analisou artigos científicos publicados em revistas produzidas pela Penitenciária do Estado, pela Polícia Civil do Estado de São Paulo e pela Sociedade de Medicina Legal e Criminologia. Os principais leitores dessas publicações eram médicos, delegados, policiais e burocratas do aparelho repressivo do Estado.

"Os biodeterministas acreditavam que o crime era a manifestação de uma patologia, detectável por meio de medições, exames médicos e avaliações psicológicas. Eles buscavam desvios com relação a um padrão de normalidade, considerados expressões de um estágio anterior da evolução humana", destaca o pesquisador. "Para dar conta de tal tarefa, havia ao mesmo tempo uma associação e uma concorrência entre a Antropometria [medição do corpo], a Endocrinologia e a Psiquiatria."

O livramento condicional (redução da pena conforme a periculosidade demonstrada) e as medidas de segurança (aumento da pena para pessoas consideradas perigosas) foram algumas das aplicações do pensamento biodeterminista. "O exame médico-legal determinava a periculosidade. Nos tribunais, essas idéias concorriam com outros posicionamentos e instituições, como as deliberações dos jurados e as falas das testemunhas", afirma o historiador. Os biodeterministas defendiam o "tratamento" do criminoso por meio do trabalho, conforme a pré-disposição biológica de cada um.

"Mas a visão do trabalho como objeto médico-científico não se restringia aos muros das prisões", conta Ferla. Esses meios de avaliação chegaram a ser empregados num processo seletivo promovido pela Light em 1940. Os mais de 8 mil candidatos foram submetidos a exames médicos que procuravam apontar os trabalhadores ideais para cada tipo de função, e os dispensáveis desde saída. Entre estes, por exemplo, estavam 282 que apresentavam "desproporção entre peso e altura". Para os defensores do biodeterminismo, o acidente no trabalho era tido como um "ato anti-social na fábrica", causado por uma pré-disposição biológica do trabalhador.

Origens do biodeterminismo
O historiador explica que o biodeterminismo descende do positivismo epistemológico, que defendia a ciência experimental como a melhor fonte de explicações para qualquer fenômeno. No campo da criminologia, essas concepções foram mobilizadas pela chamada Escola Positiva de Direito Penal. "Esse pensamento teve uma grande força entre 1920 e 1945. No fim desse período, com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e as conseqüências da idéia de eugenia - suposto 'melhoramento' da espécie humana - proposta pelo Nazismo, o biodeterminismo caiu em descrédito."

O pesquisador chama a atenção para o "retorno" do pensamento biodeterminista, agora sob a égide da genética. "Vemos os jornais noticiando a descoberta de genes que, supostamente, configuram certas tendências comportamentais, como a violência, a homossexualidade e o alcoolismo. Isso se tornou uma espécie de fetiche", afirma o historiador, que alerta: "é muito perigoso separar os genes da cultura e do ambiente. Corremos o risco de cair numa simplificação".

A tese completa de Ferla, Feios, sujos e malvados sob medida - do crime ao trabalho, a utopia médica do biodeterminismo em São Paulo (1920-1945), está disponível na biblioteca digital do Portal Saber.

Mais informações: (0XX11) 3814-8170, com o pesquisador; e-mail luis.ferla@terra.com.br

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

MAE oferecerá curso sobre moedas antigas.
O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP aferecerá entre os dias 6 de agosto e 3 de setembro, sempre aos sábados, das 9h30 às 14h30, um curso sobre numismática (estudo de moedas antigas). O curso tem por objetivo levar um aprofundamento científico para os que desejam conhecer melhor a origem deste artefato e as funções que este assumiu na Antigüidade e os seus posteriores desenvolvimentos.

Pretende também oferecer aos alunos uma base metodológica que lhes permita transformar este artefato em documento da História de sociedades passadas. As inscrições vão de 18 de julho a 2 de agosto, são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente na seção acadêmica do MAE.

O MAE fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4906 / 5070 ou email sacadmae@edu.usp.br


Estação Ciência e IF juntos no Ano Mundial da Física
Entre os dias 11 e 15 de julho a Estação Ciência vai realizar, em parceria com o Instituto de Física (IF) da USP, o curso gratuito Ensino de Óptica com Abordagem Experimental. As aulas acontecem das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, na Estação Ciência. São 30 vagas disponíveis.

O curso faz parte das atividades referentes ao Ano Mundial da Física. A Estação Ciência tem promovido diversos cursos e oficinas com o objetivo de capacitar e atualizar alunos e professores de ensino fundamental e médio.

Para se inscrever, basta preencher a ficha que está disponível no site www.eciencia.usp.br e enviá-la para eventos@eciencia.usp.br. O curso será coordenado pelo professor Mikiya Muramatsu, do IF.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou e-mail muramat@if.usp.br




Quadro de Avisos

HC seleciona mulheres com cisto de ovário para estudos clínicos
O Departamento de Ginecologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da Fculdade de Medicina (FM) da USP está selecionando mulheres com cisto de ovário, de no mínimo 5 centímetros de diâmetro, para estudo com medicamentos ou cirurgia, quando necessária.

As interessadas deverão ter entre 20 e 45 anos de idade e possuir exame de ultra-som no momento da consulta. A seleção será feita às quarta-feiras a partir desta quarta (6) de julho, às 10 horas, pela médica Lucia Helena Chnee e contemplará 25 pacientes.

O tratamento levará cerca de um ano e será realizado no próprio Hospital das Clínicas, na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira César, em São Paulo. As inscrições deverão ser feitas pelo telefone (0XX11) 3069-6054, das 8 às 12 horas.

Mais informações: (0XX11) 3069-6054


USP São Carlos realiza V Escola Avançada de Física
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, em conjunto com a Associação Paulista de Professores de Física (APROFI), promove a V Escola Avançada de Física de 3 a 10 de julho.

O objetivo é oferecer para estudantes de alto desempenho do ensino médio a oportunidade de aprender tópicos de Física avançados, dentro do ambiente acadêmico universitário. Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o que é um Instituto de Pesquisa, interagindo diretamente com professores-pesquisadores e corpo técnico do IFSC, visitando os laboratórios de pesquisa e oficinas de apoio, utilizando biblioteca, salas de computação e o Observatório Astronômico do campus.

O evento tem como coordenadores os professores do IFSC, José Schneider, Luiz Antônio de Oliveira Nunes e Antonio José da Costa Filho e Ozimar Pereira, da APROFI.

O evento acontece no campus da USP em São Carlos (Av. Trabalhador sãocarlense, 400, Centro, São Carlos).

Mais informações: (0XX16) 3373-9876


USP participa da Nanotec 2005
Entre os dias 5 e 8 de julho, acontece o Congresso Internacional de Nanotecnologia - Nanotec 2005, evento que pretende debater os benefícios que a nanociência pode trazer para a indústria e apresentar as novidades dessa tecnologia ao mercado.

Dividida em seminários setoriais (Plásticos, Elétrico e Eletrônico, Têxtil e Confeccionista e Novos Materiais e Tratamento de Superfícies), o congresso terá a participação de pesquisadores de universidades como USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e entidades como Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT) e do Instituto Tecnológico Brasil-Alemanha (ITBA), além de professores, cientistas e técnicos internacionais. Paralelamente ao Congresso, acontecerá a feira Nanotec Expo 2005, que reunirá, pela primeira vez no Brasil, aproximadamente 100 soluções nanotecnológicas desenvolvidas por instituições científicas e empresas do País.

A Nanotec 2005 acontecerá no ITM Expo, localizado na Avenida Engenheiro Roberto Zúccolo, nº. 555, em São Paulo. A confirmação da presença pode ser feita com Noemi Oliveira, da Mecânica de Comunicação, pelo telefone (0XX11) 3151-3440 ou e-mail: noemi@meccanica.com.br. As inscrições são gratuitas.

Mais informações: (0XX11) 3151-3440




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Modificações na estrutura e composição florística de matas ciliares na região do médio Paranapanema (1992-2004). Rodrigo Luiz Giampietro. Dia 15, às 13h30.

Análise prospectiva das áreas de risco à erosão na microbacia hidrográfica do Rio Bonito (Descalvado-SP), potencialmente poluidoras por dejeto de granjas. Fernando Frachone Neves. Dia 18, às 9 horas.

Um princípio de invariância para sistemas dinâmicos discretos. Taís Ruoso Calliero. Dia 19, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Avaliação do potencial de aplicação do processo de irradiação na redução da população de 'Salmonella' sp. inoculada em hambúrguer de carne de frango: aspectos sensoriais e vida-de-prateleira. Vanessa dos Santos Vieira. Dia 15, às 9 horas.

Determinação de canabinóides em cabelo de usuários de ´Cannabis´ por microextração em fase sólida por ´headspace´ e análise por espectrometria de massa associada à cromatografia em fase gasosa e avaliação da exposição. Carolina Dizioli Rodrigues de Oliveira. Dia 21, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Coloração de grafos e o método probabilístico. Daniel Morgato Martin. Dia 20, às 16 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br