São Paulo, 07/07/2005 - Boletim nº1662
saúde
Obesos submetidos à cirurgia
estão voltando a engordar

Pacientes que passaram pela cirurgia
de redução de estômago há mais de
cinco anos vêm obtendo novo ganho de peso,
além de apresentarem outros distúrbios
leia...
Atividades da Estação
USP começam no dia 16
FSP abre inscrições para
Pós-Graduação 2006

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Redução de estômago pode ocasionar, anos mais tarde, problemas dentários e de alcoolismo

Rafael Veríssimo

Alguns pacientes submetidos à cirurgia de redução do estômago apresentam, após cinco anos ou mais, um considerável novo ganho de peso. Além disso, outros distúrbios também estão sendo observados no mesmo período após a operação, entre eles o alcoolismo, anorexia, bulimia, bruxismo, aumento excessivo de cáries e dentes quebradiços.

As informações vêm sendo obtidas e interpretadas por um grupo de estudo multidisciplinar do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP. O objetivo do estudo, ainda em andamento, é demonstrar que só a cirurgia, que é feita no hospital há nove anos, não basta para o sucesso do tratamento utilizado para a diminuição drástica do peso.

Segundo a psicóloga Marlene Monteiro da Silva, de um grupo de pacientes operados pela técnica Fobi-Capella entre cinco e nove anos atrás, 13% voltou a um estado de obesidade mórbida, com um índice de massa corpórea (IMC) superior a 40. O IMC é obtido dividindo-se o peso da pessoa pela altura ao quadrado. No total, 64,15% voltou a ser obeso, com um IMC maior que 30.

Após a cirurgia, espera-se que o paciente emagreça a quantidade almejada e, depois, engorde dez quilos novamente. Porém, entre os 53 pacientes pesquisados, 58,5% ganhou mais que dez quilos, 39,6% mais de vinte quilos e 13,2% engordou mais de trinta quilos. Somente 7,84% dos pacientes mantiveram o peso ideal ou emagreceram demasiadamente (nos casos de bulimia e anorexia).

"Trata-se de resultados brutos e ainda não foram feitos estudos estatísticos. Os dados não foram correlacionados com as questões orgânicas e a integridade da cirurgia. Mas não deixa de ser um alerta a pacientes e médicos: a cirurgia não deve ser entendida como uma fórmula mágica", explica Marlene.

Compulsão
De acordo com o médico e coordenador do grupo, Bruno Zilberstein, o estudo pretende mostrar que a operação não é o fim do tratamento. "Esses pacientes podem substituir uma compulsão por outra. O segredo para o sucesso é o acompanhamento", explica.

Para Marlene, o caso do alcoolismo, observado em 18% dos mesmos 53 pacientes estudados, é um dos exemplos da troca de compulsão. As pessoas começam a aproveitar o benefício social do emagrecimento - diferentemente da condição anterior, na qual elas não saíam de casa - passando, assim, a beber excessivamente.

"A obesidade, porém, é um sintoma de problemas anteriores a isso. Existe, no obeso, a necessidade de se esconder de alguma coisa que vai ser descoberta somente após a cirurgia", conta a psicóloga, acrescentando que perto de 80% das pessoas apresentam um quadro de depressão tanto antes quanto depois da cirurgia.

"A pessoa passa a comer menos porque o estômago não admite maior volume de alimento, e não porque tenha deixado voluntariamente o hábito de comer em grandes quantidades", observa o médico Joel Faintuch. Os retrocessos na perda de peso, segundo ele, vêm também pelo fato de o estômago operado ainda ter a capacidade de se dilatar, "podendo ampliar seu volume em até quatro vezes".

Problemas bucais
Os dados a respeito de distúrbios odontológicos são inéditos e mostram que metade dos pacientes retornou ao médico com alguma queixa. Cerca de 80% estava com os dentes quebradiços e 60% apresentava um aumento no número de cáries. Esses problemas foram observados tanto em pacientes vindos do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de planos de saúde particulares, o que mostra que a situação está pouco ligada à classe socioeconômica dos pacientes

Segundo a dentista Vera Lúcia Kogler, os motivos exatos desses problemas ainda estão sendo estudados. "Porém, isto pode estar relacionado com um problema na absorção de nutrientes já observado; com refluxos gastro-esofágicos; com um ressecamento da boca, fruto da medicação administrada ou ainda com vômitos".

A cirurgia de redução de estômago é um dos principais temas do 32º Gastrão, evento que conta com a participação de cerca de mil médicos especialistas em cirurgia do aparelho digestivo. No evento, que começou nesta segunda (dia 4) e vai até sexta (8), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, haverá conferências, mesas-redondas e transmissão de cirurgias ao vivo.

Com informações da Assessoria de Imprensa do HC

Mais informações: (0xx11) 8276-0884 ou marleneobesidade@hcnet.usp.br (Marlene), 9968-6443 ou vera.kogler@ip2.com.br (Vera), 9899-2354 ou mceciliadeluca@uol.com.br (Maria Cecília)




Quarta edição da Estação USP leva atividades culturais e esportivas a cinco municípios do Estado

Da Redação, Agência USP

Nesta segunda-feira (11), na Cidade Universitária, acontece o lançamento da quarta edição do programa de extensão Estação USP, produzido pela Divisão de Relações Públicas, Marketing e Publicidade da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP. O objetivo é levar, durante o período de férias escolares em julho (entre os dias 16 e 24), atividades culturais e esportivas gratuitas a cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo.

Neste ano, as ações acontecerão simultaneamente nas cidades de Brotas, Mococa, São Carlos, São Pedro e São Sebastião. As atividades serão produzidas e desenvolvidas por estudantes da USP, sob a coordenação de professores de suas respectivas áreas.

No dia 16 (sábado), estréia em Brotas, na Praça Amador Simões, a peça Híbrido, com elenco da Escola de Arte Dramática (EAD) da USP. No fim de semana seguinte (dias 23 e 24), a mesma praça será palco do espetáculo A Ilha desconhecida. Além disso, o Centro Cultural Brotense terá, de segunda a sexta-feira, oficinas de teatro para crianças e adultos.

Mococa receberá uma oficina de criação e leitura dramatizada de textos literários e uma mostra de cinema com a exibição de oito filmes - entre eles, Farenheit, 11 de setembro, O prisioneiro da grade de ferro e Adeus, Lênin. Também serão realizadas oficinas de vídeo, com exercícios de produção de documentários, ficção, musicais e animações.

A programação de São Carlos estará voltada à observação galáctica dos corpos celestes. Serão quatro ações - um painel gigante que dará uma visão global sobre a Teoria da Evolução, visitas monitoradas ao planetário e ao observatório astronômico, e a apresentação da peça O monocórdio de Pitágoras, que abordará a relação entre a Música e a Matemática.

São Pedro terá atividades recreativas, esportivas e nutricionais. Haverá caminhadas, alongamento, ginástica localizada, ginástica infantil, jogos para adultos, rugby adaptado, rapel ou escalada, exercícios em cama elástica, frisbee, frescobol e peteca. Estudantes de Nutrição vão ensinar a preparar receitas econômicas e nutritivas, feitas com sobras de alimentos. Também estão previstas palestras sobre doenças cardiovasculares e obesidade, avaliação física para identificar riscos cardiovasculares, medição da pressão arterial, indicação de exercício e orientação nutricional individualizados.

No Centro de Biologia Marinha (Cebimar), em São Sebastião, serão realizadas visitas monitoradas e trilhas subaquáticas. No centro da cidade, serão oferecidos cursos e oficinas de capacitação para professores de capoeira, atividades recreativas para crianças e a apresentação da peça O poeta e o vento, que irá tratar sobre questões de ciências de uma forma lúdica e agradável.

O site http://www.usp.br/estacaousp traz mais detalhes da programação. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público. Há necessidade de inscrição prévia apenas para as oficinas realizadas em Mococa.

O lançamento da quarta edição da Estação USP será fechado a convidados e acontecerá às 19 horas desta segunda-feira (11), no Paço das Artes (Av. da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo), com a abertura de uma mostra fotográfica contando a trajetória do programa.

A Estação USP tem apoio dos municípios envolvidos, patrocínio da TIM, Nossa Caixa e Gelita, e apoio cultural da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e da Maxpress.

Com informações da Divisão de Relações Públicas, Marketing e Publicidade

Mais informações: (0XX11) 3091-4806, na Divisão de Marketing




Cursos e Palestras

5º Conferência sobre linguagem de computação
Entre os dias 16 e 19 de agosto acontece em Campos do Jordão a 5º Conferência Latino-Americana sobre Linguagens de Padrões para Programação, realizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e Universidade Federal de Santa Maria.

Profissionais de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e de outros países, como Estados Unidos, Argentina e Bélgica, discutirão sobre o desenvolvimento de software e abordarão temas como Método Ágeis de Desenvolvimento de Software, Padrões em Java e C#, Segurança de Sistemas Computacionais além de Técnicas de Escrita de Padrões para Principiantes. Também estão programados tutoriais e palestras de grandes especialistas em padrões de software como Linda Rising (Consultant, USA) e JoeYoder (The Refactory, Inc.)

As inscrições para o evento são mais baratas até o dia 15 de julho. Há a possiblidade de fazer um pacote que inclui 3 dias de hospedagem no Orotour Garden Hotel, com acesso a todas as sessões, material de conferência e um evento especial. Seu preço varia de R$440,00 a R$1.060,00. Membros da Sociedade Brasileira de Comunicação (SBC) têm desconto.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço http://sugarloafplop2005.icmc.usp.br/regisport.html.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146 ou http://sugarloafplop2005.icmc.usp.br


Congresso Paulista de Residência Médica na FMUSP
Entre os dias 8 e 10, a partir das 19 horas, acontece o Congresso Paulista de Residência Médica, no Teatro da Faculdade de Medicina (FM) da USP. O evento será composto por diversas mesas-redondas, conferências e debates, sob o tema A residência médica, os médicos residentes e políticas públicas.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no local do evento ou pelo site http://www.apm.org.br/cprm/inscricao.asp.

A iniciativa é organizada pelo Grupo Paulista de Residência Médica, pela Comissão Estadual de Residência Médica e pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

A FMUSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3017-9300, com Viviane, ou http://www.apm.org.br/cprm




Agenda Cultural

Exposição An Instant Mirror, de Carmina Trsic, em São Carlos
A convite da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da USP, a artista plástica chilena Carmina Trsic mostra seus trabalhos em nanquim e matéria mista sobre papel na exposição An Instant Mirror, que acontece no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

A artista, formada em Belas Artes no Canadá, participou de diversas exposições coletivas e individuais de desenhos, pinturas e esculturas, tendo recebido prêmios no Chile e no Canadá.Em sua atual fase, expõe sua visão sobre a natureza, retratando principalmente florestas.

A mostra pode ser vista na biblioteca do IQSC-USP até 22 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.O IQSC fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036 ou e-mail sandra@iqsc.usp.br


Nô Stopa apresenta Camomila e Distorção no Tusp
Nô Stopa, apontada como uma das melhores compositoras da nova geração de mulheres na MPB, apresenta, entre os dias 19 e 26 de julho, seu primeiro CD solo. Camomila e Distorção mistura bateria, baixo, guitarra e violão com flauta em composições da cantora em parcerias com Chico César, Marcelo Bucoff e Wesley Noog. Satéllite of Love é um dos destaques da atração.

As apresentações acontecem a partir das 21 horas, e os ingressos custam R$20,00, com meia-entrada para estudantes.

O Tusp fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3259-8342; site http://www.usp.br/tusp; e-mail tuspmkt@usp.br




Quadro de Avisos

Programa de Pós-Graduação 2006 na FSP
Até o dia 5 de agosto a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP recebe inscrições para os interessados em cursar a Pós-Graduação (mestrado e doutorado) a partir de 2006. O objetivo dos cursos de pós é qualificar profissionais de alto nível para os serviços de saúde, áreas de pesquisa e magistério superior.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, na Seção de Pós-Graduação da FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo. O valor da taxa de inscrição é de R$120,00.

As áreas de concentração são: Epidemiologia, Nutrição, Saúde Ambiental, Saúde Materno-Infantil e Serviços de Saúde Pública. A seleção será feita em duas etapas: na primeira fase, provas de português e inglês. Em seguida, os aprovados serão avaliados nas áreas de concentração. As informações completas podem ser obtidas por meio do endereço http://www.fuvest.br/outros/fsp2006/manual/folder01.stm

Mais informações: (0XX11) 3066-7790; e-mail posgrad@fsp.usp.br; site http://www.fuvest.br/outros/fsp2006/manual/folder01.stm


Rádio USP conta um pouco da história da EEFE
Nesta sexta-feira (8), o tema do programa Conheça a USP, da Rádio USP, será a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade. Foram convidados o diretor da instituição, Alberto Carlos Amadio, o vice-diretor, Go Tani, e os professores Dante de Rose Júnior e Carlos Eduardo Negrão. Os entrevistados contam um pouco da história e das atividades da EEFE, que completou 70 anos no ano passado.

Conheça a USP
vai ao ar a partir das 8 horas na Rádio USP FM, 93,7 MHz. A programação também pode ser acessada em http://www.radio.usp.br/index.php.

Mais informações: (0XX11) 8208-2842, com Juliana Maroto


USP São Carlos seleciona Técnico Acadêmico
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos realiza processo seletivo para uma vaga de Técnico Acadêmico. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (8), das 9 às 11 horas das 14 às 17 horas, no Serviço de Pessoal e Expediente do ICMC (Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos).

O funcionário trabalhará 40 horas semanais, sob regime da CLT e com salário inicial de R$1.343,64. Os interessados devem ter 18 anos, ensino médio completo, conhecimento de informática e básico da língua inglesa. A seleção será por meio de uma prova escrita constituída de 50 questões de múltipla escolha englobando conhecimentos de português, inglês, matemática e raciocínio lógico, atualidades e informática (windows e Office 200 e internet). Data, horário e local serão divulgados posteriormente.

Os documentos que devem ser apresentados na inscrição são: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), título de eleitor e comprovante de votação na última eleição (dos 2 turnos, se for o caso), prova de pagamento de multa ou justificativa, certificado militar, comprovante de escolaridade, cópias de RG e CPF.

Mais informações: (0XX16) 3373-9630 ou site http://www.sc.usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Aplicação do método probabilístico na avaliação do derramamento de óleo de chatas tanque. Luiz Alberto de Vasconcelos. Dia 15, às 14 horas.

Doutorado

Modelo de otimização de demanda em infra-estrutura aeronáutica. Jamil Kalil Naufal Júnior. Dia 8, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Contribuição ao estudo da displasia coxofemoral em cães da raça Rottweiler - Estudo retrospectivo. Salvador Luís Rocha Urtado. Dia 22, às 14 horas

Pesquisa do vírus da raiva em quirópteros naturalmente infectados no Estado de São Paulo, Sudeste do Brasil. Karin Corrêa Scheffer. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

Humanização da Assistência Materno-Neonatal: Uma contribuição à sua implantação. Sandra Dircinha Teixeira de Araújo Moraes. Dia 23, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br