São Paulo, 11/07/2005 - Boletim nº1664
biologia
Cientistas descobrem novo
vírus em ginseng brasileiro

Na Esalq, pesquisadores identificaram
nova espécie de potyvirus em amostras
de Pfáffia glomerata, planta mais
conhecida como ginseng brasileiro
leia...
EESC promove semana
de Engenharia Aeronáutica
São Carlos oferece sessões
gratuitas de contação de histórias

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Estudo identifica nova espécie de vírus em planta medicinal

Antonio Carlos Quinto

Uma nova espécie de potyvirus foi identificada na planta Pfaffia glomerata, popularmente conhecida como ginseng brasileiro. O potyvirus é uma família de vírus que ataca diversas culturas, como o feijão, soja, tomateiro, batata, maracujazeiro e mamoeiro, entre outras. Ensaios demonstraram que este vírus reduz significativamente o crescimento da planta e certamente causaria prejuízos em um plantio comercial.

Este novo potyvirus, denominado vírus do mosaico da Pfaffia (PfMV), foi identificado em um estudo de iniciação científica realizado no Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, orientado pelos professores Elliot W. Kitajima e Jorge Alberto Marques Rezende.

"Mesmo tratando-se de um trabalho realizado na graduação, o estudo bem poderia ter sido apresentado como uma dissertação de mestrado", garante o professor Kitajima. Segundo ele, a pesquisa da então aluna, Louise Danielle de Carvalho Mota, bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) foi concluída em 2003.

Danielle, que formou-se em Biologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), atuou cerca de dois anos como estagiária na área de genética molecular, no projeto genoma da xylella fastidiosa da Esalq. "Foi quando tive a oportunidade de estudar também virologia vegetal e realizar esta pesquisa", conta. Atualmente, a bióloga trabalha como técnica de pesquisa no Laboratório de Expresão Gênica do Instituto Ludwig de pesquisa contra o câncer.

Trabalho conjunto
O trabalho inicial deste estudo, de acordo com o professor Kitajima, foi o de identificar possível virose em uma amostra de Pfaffia com sintomas de mosaico e redução de porte. A planta foi enviada em 2000 por um docente da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), do Rio de Janeiro, que fazia avaliações agronômicas da Pfaffia. "O primeiro passo foi estabelecer e proceder à purificação do vírus, que se multiplica dentro das células da planta", conta Kitajima.

O vírus purificado foi inoculado em coelhos para produção de anti-soro, para imunodetecção do agente infeccioso nos trabalhos de diagnose. A seguir fez-se a extração do genoma viral (RNA) tendo sido seqüenciada uma parte (da capa protéica), e cuja análise demonstrou que se tratava de uma nova espécie de potyvirus. "Este trabalho levou cerca de um ano para ser feito", lembra o professor. A pesquisa L. Pfaffia mosaic vírus: a new potyvirus found infecting Pfaffia glomerata in Brazil, foi publicada em 2004 na revista inglesa Plant Pathology, da British Society for Plant Pathology.

'Para-tudo'
A Pfaffia glomerata segundo a literatura sobre plantas medicinais, também é conhecida como "para-tudo", "suma" ou simplesmente "fáfia". De acordo com o livro PLantas Medicinais no Brasil (H. Lorenzi e F.J. Abreu Matos. Nova Odessa, Inst. Plantarum. 2002), populações indígenas da Amazônia já utilizavam, há centenas de anos, as raízes da Pfaffia como calmante e contra úlceras, bem como tônico rejunvenecedor e afrodisiáco. Na Europa tem sido usado para balancear funções endócrinas, reforçar o sistema imune e reduzir colesterol, entre outras aplicações. Há cerca de 15 anos, a planta vem sendo alvo de extração predatória e seu princípio ativo é encontrado unicamente na raiz.

Mais informações: (0XX11) 3429-4124, com o professor Elliot W. Kitajima; e-mail ewkitaji@esalq.usp.br

Imagem cedida pelo pesquisador




Cursos e Palestras

EESC promove II Semana de Engenharia Aeronáutica
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP promoverá a II Semana de Engenharia Aeronáutica (SEA) entre os dias 8 e 13 de agosto, no Anfiteatro Jorge Caron, no campus da USP São Carlos.

O evento, que contará com a apresentação de palestras, minicursos e mesas-redondas, tem como objetivos atualizar profissionais, aproximar alunos e empresas, expor novas tendências de mercado, fornecer informações para que o aluno direcione sua formação acadêmica e mostrar diferentes áreas de atuação do engenheiro aeronáutico.

Os valores das inscrições e a programação completa para o evento podem ser consultados no site http://www.cybernucleus.com.br/sea/

Mais informações: (0XX16) 3373-9430 ou e-mail sea.usp@gmail.com




Agenda Cultural

Contação de Histórias em São Carlos
O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), da USP em São Carlos, promove sessões gratuitas de Contação de Histórias aos sábados, às 9 e às 10h30, abordando contos de fadas, lendas, mitos, fábulas e outras histórias infantis, com o objetivo de ampliar o contato das crianças com os livros e a leitura. A atividade é aberta às crianças, jovens e adultos interessados.

Em julho, Naira Christofoleti Silveira será a contadora de O mágico de Oz, no dia 16, e João e Maria, dos irmãos Grim, no dia 30.

O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227,Centro de São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772




Quadro de Avisos

FMRP entrega título de professor emérito a Sérgio Henrique Ferreira
A diretoria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e o Departamento de Farmacologia da FMRP entregaram, nesta quarta (6), o título de professor emérito a Sérgio Henrique Ferreira.

Formado pela Faculdade de Medicina (FM) da USP na década de 60, o professor trabalhou no Departamento de Farmacologia da FMRP. Foi premiado inúmeras vezes no Brasil e no exterior por seus estudos sobre a bradicinina, os mecanismos da hipertensão e ainda pela sua contribuição ao estudo de analgésicos antiinflamatórios.

No último dia 25 de maio recebeu o prêmio Trieste da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento, ligada à Unesco. Em 2003, passou a ser um dos 4 brasileiros integrantes da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS). Por 2 vezes foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Mais informações: (0XX16) 602-3000 ou site http://www.fmrp.usp.br/


Docente da Poli conquista cátedra na Universidade de Hannover
O professor Paulo Mattos Pimenta, titular do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da USP, recebeu uma cátedra temporária para 2006, na Universidade de Hannover (Alemanha), com apoio da DFG (Deutsche Forschungsgemeinschaft) na área de Mecânica das Estruturas e Mecânica Computacional.

Durante a sua permanência na Universidade de Hannover, o docente atuará na área de Mecânica das Estruturas e Mecânica Computacional, dedicando-se a ministrar um curso sobre Mecânica das Estruturas. Paralelamente, desenvolverá pesquisas conjuntas com o grupo de Mecânica Computacional da Universidade de Hannover.

Mais informações: (0XX11) 3091-5295 ou e-mail nicodemo.sposato@poli.usp.br, na assessoria de imprensa da Poli




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Gestão de projetos de automação com apoio de ferramentas de gestão de projetos de conhecimento e indicadores de desempenho. Raul Victor Groszmann. Dia 2 de agosto, às 14h30.

Doutorado

Comparação de técnicas de análise de tamanho de partículas coletadas em ambiente de mineração. Ivo Torres de Almeida. Dia 4 de agosto, à 14 horas.

Mais informações (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Estudo do tempo de excreção renal através da cintilografia em felinos domésticos. Georgea Bignardi Jarretta. Dia 4 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Psicologia

Mestrado

Análises de inter-relações na aquisição de discriminações condicionais. Saulo Missiaggia Velasco. Dia 25, às 9 horas.

Doutorado

Docência na educação superior pública e privada: um estudo com professores de Porto Velho. Luís Alberto Lourenço de Matos. Dia 25, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6479




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br