São Paulo, 13/07/2005 - Boletim nº1666
meio ambiente
Riscos de áreas contaminadas
podem ser controlados

Políticas públicas integradas diminuem os
riscos à saúde em regiões que sofreram
contaminação industrial e evitam a
necessidade de remoção dos moradores
leia...
Universidade aberta à terceira
idade aceita inscrições
MariAntonia oferece
curso sobre Sartre

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Políticas públicas adequadas diminuem riscos de regiões que sofreram contaminação industrial

Marina Almeida

Os riscos à saúde humana em áreas que sofreram contaminação industrial podem ser diminuídos com medidas como a demarcação exata dessas áreas, o estabelecimento de restrições quanto ao uso e à ocupação do solo e a pavimentação adequada das vias públicas.

"A necessidade de integração das políticas públicas na resolução desses problemas é essencial", explica o arquiteto Luís Sérgio Valentim que, tendo como exemplo o caso da Vila Carioca, região pobre do bairro do Ipiranga, em São Paulo, defendeu recentemente um mestrado sobre a questão na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

A Vila Carioca, da qual o presidente Luis Inácio Lula da Silva já foi morador, sofreu com a contaminação, pela empresa Shell, do solo e da água subterrânea. A simples remoção das pessoas da área interferiria muito nos hábitos, laços sociais e na qualidade de vida da população, além de trazer um esvaziamento populacional para uma região com infra-estrutura.

Medidas
Segundo Valentin, o conhecimento preciso da contaminação espacial e temporal no solo e nas águas deve ser um dos primeiros passos do poder público para que, além da avaliação dos riscos, os moradores possam ser orientados quanto às possibilidades de ocupação.

A partir disso, a definição das restrições quanto ao uso do solo e às interferências necessárias na infra-estrutura do local precisam ser feitas. Pode-se proibir a utilização de poços na área, orientar os habitantes para que não plantem verduras e legumes ou que evitem o contato direto com o solo, dependendo do tipo e do estado da contaminação no local, explica Valentim.

Uma pavimentação adequada do solo, de acordo com o contaminante de cada área, também pode evitar o contato da pele com as substâncias químicas perigosas para a saúde humana. Além disso, outras questões como o trafego de veículos e a arborização dessas áreas também precisam de cuidados específicos.

Na Vila Carioca, por exemplo, a população e o poder público conseguiram tirar o trânsito de caminhões, que transportavam substâncias perigosas da fábrica da Shell, das ruas residenciais. Projetos de arborização nessas áreas também precisam levar em conta, não apenas as características naturais da região, mas o tipo e a distribuição da contaminação no local para a escolha de espécies resistentes.

Reapropriação
A associação SOS Vila Carioca foi organizada pela população para propor a implementação de políticas públicas e reabilitação ambiental da área degradada; a saída de suas residências e a venda da área para a Shell, entretanto, ficou fora de questão. Eles negociam uma adequação ambiental e para a saúde humana com a Shell, além da criação de uma unidade de lazer para uso público.

Para Valentim, "isso é simbólico ao demonstrar que áreas contaminadas são remediáveis e passíveis de reapropriação pública". Segundo ele, as iniciativas e aspirações dos moradores estão de acordo com os princípios do Plano Diretor Estratégico do Município e do Estatuto da Cidade. " A preservação dessa memória coletiva das relações entre indústria e meio ambiente é importante para a superação desse modelo de produção não-sustentável", afirma o arquiteto.

"A cidade não pode se dar ao luxo de desprezar as regiões onde estão concentradas as áreas contaminadas, nem relegar a segundo plano a população que ali mora, negligenciando os riscos existentes à saúde humana. A requalificação dessas áreas é uma necessidade que hoje se impõe e condiciona o desenvolvimento urbano da capital paulista", afirma o arquiteto que propõe a integração de políticas públicas e a aproximação de diferentes campos do conhecimento para a solução da questão.

De acordo com o arquiteto, existem mais de 1.500 áreas desse tipo no Estado, a maioria na grande São Paulo, segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

Mais informações: (0XX11)3065-4796 ou lvalentim@cvs.saude.sp.gov.br, com Luís Sérgio Valentim

imagem cedida pelo pesquisador




Cursos e Palestras

Cursos oferecidos pela Universidade Aberta à Terceira Idade
O Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade oferece disciplinas regulares, atividades complementares didático-culturais e didático-esportivas para pessoas com idade superior a 60 anos. O objetivo é possibilitar ao idoso aprofundar "conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens". O projeto, desenvolvido pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, envolve todos os campi da Universidade e todas as áreas do conhecimento.

O site http://www.usp.br/prc/3idade/ traz a programação completa do evento.Todas as atividades são gratuitas. Para cursar algumas disciplinas com conteúdos muito específicos será necessário entrevista e/ou exame de currículo.

Para as disciplinas regulares, as inscrições devem ser feitas entre os dias 1º e 12 de agosto (enquanto houver vaga); para as atividades complementares didático-culturais e físico-esportivas é necessário consultar o site do Projeto.

Mais informações: (0XX11) 3091-3348 / 2093; email usp3idad@usp.br, site http:www.usp.br/prc/3idade


Sartre é tema de curso no MariAntonia
Estão abertas as inscrições para o curso A Introdução ao pensamento de Sartre, que acontece no Centro Universitário MariAntônia da USP, de 9 de agosto a 6 de setembro. Serão quatro aulas ministradas pelo professor Franklin Leopoldo e Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais (FFLCH) da USP, às terças-feiras, das 20 às 22 horas , que discutirão: A filosofia como análise fenomenológica da existência, Relações entre filosofia e literatura, A subjetividade, a liberdade e a história, A compreensão do sujeito na psicanálise existencial.

São oferecidas 80 vagas e o valor do curso é R$120,00. Estudantes e professores têm desconto de 20% e idosos, de 40%. As inscrições vão até o esgotamento das vagas e devem ser feitas no MariAntonia (R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo) no 1º andar, na sala de cursos, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramais 32 e 33 ou no site


Instituto de Psicologia oferece especialização em Diversidade
O Instituto de Psicologia (IP), da USP, realizará o curso de especialização Educação e Diversidade, a partir de agosto de 2005. O curso tem como objetivos apresentar e discutir as contribuições mais recentes dos campos educacional e psicológico para uma atuação profissional comprometida com um projeto político-pedagógico voltado para a temática da diversidade.

O curso se dirige a profissionais em exercício em instituições públicas de educação/ensino, bem como aqueles ligados a instituições de saúde ou organizações não governamentais (ONGs), ambas com interface com a área de educação.

Serão oferecidas 50 vagas, divididas em duas turmas. O curso é totalmente gratuito e ocorrerá exclusivamente no período noturno, durante três semestres letivos, a partir de agosto.

O período de inscrições vai até 22 de julho, das 9 às 17 horas na sala 19 do Bloco B do IP (Av. Prof. Melo Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo). É necessário a cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor e diploma de graduação, curriculum vitae, além de experiência declarada de, pelo menos, dois anos de exercício profissional em instituição pública de ensino/educação, ou em instituição de saúde ou ONGs com interface com a área educacional e disponibilidade para freqüentar o curso em, no mínimo, dois períodos noturnos.

A seleção dos inscritos se dará de acordo com o desempenho em prova escrita (primeira fase) e análise do curriculum vitae (segunda fase). A prova escrita ocorrerá no dia 27 de julho, das 14 às 17 horas. Os resultados serão divulgados no dia 5 de agosto por meio do site.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574 ou email mrspdesou@usp.br




Agenda Cultural


Programação da TV USP
Confira a programação da TV USP entre os dias 13 e 15 de julho:

4x4 - Dependência Tecnológica - O programa discute a influência da tecnologia no cotidiano e suas implicações para a saúde física e mental das pessoas. Participam do programa Eduardo Gallo (professor da UNICSUL), Rosangella Leote (PUC-SP), Daniel Sigulem (UNIFESP) e Angélica Capelari (USP). Quarta-feira (13), às 20 horas

Olhar da USP - Intolerância - O debate desta semana acontece com as professoras Anita Novinsky e Maria Luiza Tucci Carneiro, ambas do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Serão discutidos os diferentes tipos de intolerância, a explicação para o sentimento de não-aceitação da diferença, entre outros tópicos. Também será apresentada a proposta do Museu da Tolerância da USP e quais políticas públicas poderiam ser implementadas para estimular a aceitação da diversidade. Quinta-feira (14), às 20 horas

PGM - Nave dos Insensatos - O PGM desta sexta, dezesseis artistas estão reunidos para mostrar o que há de novo no mundo das artes. A exposição Nave dos Insensatos, em cartaz no MAC-USP, constrói um pouco da trajetória deles, expondo alguns de seus trabalhos antigos, bem ao lado de obras recém-terminadas. E o museu aproveita para renovar seu acervo, acentuando seu caráter contemporâneo. Sexta-feira (15), às 20 horas

A programação da TV USP pode ser vista no Canal Universitário de São Paulo (CNU), no canal 11 da NET ou no 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv




Quadro de Avisos

Teatro e promoção de saúde na FSP
Nessa quinta-feira (14), às 12 horas, os alunos de nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizarão uma reunião no Centro Acadêmico Emílio Ribas (CAER) para apresentar a proposta de criação das Oficinas de Teatro para a Promoção de Saúde: O Teatro como estratégia de melhoria da qualidade de vida, a ser realizada na própria Faculdade.

As Oficinas teatrais utilizarão a técnica do Teatro do Oprimido, que congrega atualmente grupos em todo o Brasil, com ênfase no Estado do Rio de Janeiro, especialmente vinculado às ações pela cidadania. Difundido em todo o mundo, estudado por teóricos de áreas variadas, foi comemorado com uma grande exposição, Os Próximos 70 Anos, em homenagem ao seu criador, Augusto Boal, em março de 2001, no Rio de Janeiro

A reunião é aberta a todos os interessados, e terá a participação do diretor de teatro Alexandre de Oliveira Leme, que desenvolve projeto de pesquisa de mestrado na FSP, com um estudo sobre as inter-relações entre teatro, saúde e educação.

A reunião será no CAER. A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7725 ou com Priscila Sato no e-mail pri.sato@gmail.com




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Banco de dados em mapeamento geotécnico aplicado à região de Ribeirão Preto (SP). Gracinete Bastos de Souza. Dia 3 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Microcistinas produzidas pela cianobactérica 'Microcystis panniformis' e alguns efeitos sobre funções de neutrófilos humanos. Paula da Silva Kujbida. Dia 2 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

A subplacenta da paca (Agouti paca, Linnaeus 1766). Marina Bonatelli. Dia 22, às 14 horas.

Modelos reprodutivos em serpentes: estocagem de esperma e placentação em Crotalus durissus e Bothrops jacaraca (Serpentes: Viperidae). Selma Maria de Almeida Santos. Dia 2 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Promoção de saúde em cena: Considerações teóricas para uma prática teatral de educação em saúde. Alexandre de Oliveira Leme. Dia 26, às 14 horas.

Doutorado

Avaliação dos limiares de detecção dos gostos doce, salgado, ácido e amargo em pré-escolares e escolares. Hellen Daniela de Souza Coelho. Dia 1° de agosto, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Teoria de modelos e a conjectura de Mordell-Lang. Vinícius Cifú Lopes.
Dia 1 de agosto, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br