São Paulo, 15/07/2005 - Boletim nº1668
ciência política
Lobby no Congresso melhorou
competição na indústria

Cientista político analisa como a indústria
brasileira obteve sucesso no lobby junto
ao Congresso, visando reduzir o custo Brasil
para aumentar a competitividade
leia...
Tecnologia do HC facilita
diagnóstico de hanseníase
Mestrado e doutorado
no Prolam em 2006

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Lobby da indústria junto ao Congresso foi eficiente no aumento da competitividade

Antonio Carlos Quinto

Contrariando uma tese comum na literatura - a da debilidade política da indústria - de que o setor empresarial brasileiro é desorganizado na defesa de seus interesses junto ao Congresso Nacional, o cientista político Wagner Pralon Mancuso mostra como o empresariado obteve relativo sucesso, nos últimos anos, na prática do lobby junto a deputados e senadores.

"Na década de 90, as formas de combate à inflação adotadas pelo governo envolveram a redução das tarifas de importação", conta. A medida, segundo o pesquisador, incentivou a concorrência e o empresário brasileiro percebeu que não poderia competir no mercado sem a diminuição do "custo Brasil" - conjunto de fatores desfavoráveis à competitividade. "A partir daí, a indústria organizou um lobby que se mostrou eficiente", diz Mancuso, que é professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP Leste.

Em outubro de 2004, o pesquisador defendeu sua tese de doutorado O lobby da indústria no Congresso Nacional: empresariado e política no Brasil contemporâneo. No estudo, Mancuso descreve como a indústria brasileira se organizou entre os anos de 1996 e 2003 junto à classe política.

De acordo com o pesquisador, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi a entidade que encabeçou a iniciativa de encaminhar, anualmente, ao Congresso Nacional a Agenda Legislativa da Indústria. "Este documento, que na verdade é uma publicação, reúne projetos que tramitam no Senado e na Câmara, principalmente aqueles ligados à redução do custo Brasil", destaca Mancuso.

No período analisado, as iniciativas do setor industrial junto à classe política tiveram um relativo sucesso. "Projetos ligados à redução do custo Brasil em áreas como regulamentação da economia e infra-estrutura material (transportes, telecomunicações e energia elétrica), tiveram um bom trânsito no Congresso", avalia. E os resultados positivos fizeram aumentar a participação de diversos setores do empresariado industrial. Mancuso lembra que, no período estudado, foram apresentadas oito agendas legislativas, com cerca de 401 proposições. Em 1996, apenas a CNI comandou a elaboração do documento.

"Em 2003, foram as 26 federações estaduais da indústria, a federação do Distrito Federal, e 33 organizações setoriais de abrangência nacional os integrantes do grupo que elaborou o documento", contabiliza o pesquisador. Atualmente, segundo ele, participam mais de 60 entidades que representam o setor industrial.

Lobby transparente
Mancuso lembra que a prática do lobby junto aos políticos sempre existiu. "Antes era um lobby envergonhado. A agenda, por sua vez, é transparente", afirma. Mas, apesar do relativo sucesso junto às proposições que visavam reduzir o custo da produção, o cientista lembra que os maiores entraves sempre aconteceram com relação às questões tributárias. "Neste campo houve uma relação conflituosa entre governo e empresariado", lembra o pesquisador.

A agenda dos representantes da indústria é lançada anualmente num encontro em que são convidados todos os deputados federais e senadores. "Mesmo após o lançamento, os empresários acompanham o andamento de todos os projetos, bem como a atuação dos parlamentares", conta o pesquisador. Assim, Mancuso classifica as atividades de defesa de interesses dos empresários em cinco categorias: monitoramento, análise, tomada de posição, orientação e pressão. "Cada vez mais o padrão de atuação do setor junto à classe política se assemelha ao comportamento dos grupos de interesse norte-americanos", avalia o cientista.

Mais informações: (0XX11) 3091-1027, com Wagner Mancuso Pralon, na Secretaria do Curso de Gestão de Políticas Públicas da USP Leste; e-mail pralon@usp.br




HC desenvolve tecnologia para facilitar diagnóstico precoce da hanseníase

Da redação Agência USP

A Divisão de Farmácia do Instituto Central (IC) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP desenvolveu tecnologia para acondicionar histamina 1/1000 em capilares de vidro, o que facilita o diagnóstico precoce da hanseníase. A histamina é capaz de identificar, em até um minuto, acometimento do sistema nervoso periférico pelo bacilo de Hansen, quando aplicada sobre a pele manchada ou áreas dormentes. A hanseníase é um sério problema de saúde pública no Brasil. São 45 mil novos casos a cada ano, o que coloca o País em primeiro lugar no ranking mundial de doentes.

O acondicionamento da substância em capilares de vidro, semelhante ao utilizado há cerca de 30 anos atrás, dispensa o uso de seringa e agulha, evita sangramento e reduz os riscos de contaminação microbiana da histamina. O resgate da técnica proporciona aplicação simples e custo mais acessível.

Atualmente, o IC/HC gasta R$1,72 por unidade. Pelas facilidades, o Instituto Central do Hospital das Clínicas coloca a tecnologia à disposição de empresas interessadas na realização de parceria para a produção do produto, em uso há três meses pelo hospital.

A produção da substância em escala, segundo Waldemir Rezende, diretor executivo do Instituto Central do HC, viabilizará o diagnóstico e o tratamento precoce da doença pelas Unidades Básicas de Saúde, hospitais públicos e privados e consultórios particulares de todo o Brasil. Além de ser economicamente viável para o governo, com a provável redução de custos no tratamento dos pacientes.

Dos casos diagnosticados, 75% apresentam algum grau de incapacidade física devido ao diagnóstico tardio e 20% encontram-se na fase inicial da doença. O Estado paga, em média, U$20,00 por mês para o tratamento do paciente contagiante, que leva de 12 a 24 meses, e U$10,00 mensais, durante 6 meses, para o tratamento do paciente não contagiante ou em fase inicial da doença. Para agravar ainda mais esse quadro, um doente contagiante produz cerca de cinco novos casos por ano.

Teste
A realização do diagnóstico com a histamina em capilar não exige a presença de um médico. Ele pode ser realizado por pessoa bem treinada a reconhecer os sinais precoces da moléstia. O teste consiste na quebra das extremidades do capilar de vidro.

Uma picada superficial da área afetada e também da área aparentemente normal, próxima à lesão, com o próprio capilar, colocará a histamina em contato com os filetes nervosos da pele e desencadeará na pele normal, reação de vasodilatação, caracterizada pelo aparecimento de cor avermelhada ampla. Reação incompleta no local manchado denuncia a presença do bacilo de Hansen.

A hanseníase é uma moléstia infecto-contagiosa causada pelo bacilo de Hansen (microbactéria neurotrópica), que se multiplica nos macrófagos de pessoas com déficit imune celular específico.

Inicialmente a doença acomete o sistema nervoso periférico e depois todas as outras áreas, exceto o sistema nervoso central (cérebro). Muitos pacientes ficam incapacitados por atingir especialmente o seu sistema neuro-muscular, além de apresentar deformações no nariz, olhos, testículos e outros órgãos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Central do HC/FMUSP

Mais informações: (0XX11) 3069-7879




Cursos e Palestras

Cursos de mestrado e doutorado em 2006 no Prolam
O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP abrirá inscrições entre os dias 22 e 26 de agosto e 29 de agosto a 2 de setembro para os interessados em cursar seus programas de mestrado e doutorado em 2006.

Os documentos necessários são: ficha de inscrição (para mestrado, doutorado ou doutorado direto), disponivel no site http://www.usp.br/prolam preenchida; cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação, e de Mestre quando for o caso; cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação, e de Mestrado quando for o caso; cópias autenticada dos documentos pessoais - CIC, RG, título de eleitor, certificado de reservista; duas cartas de apresentação (devem ser encaminhadas diretamente ao PROLAM mediante formulário também disponível no site); curriculum vitae impresso; projeto de pesquisa impresso; dissertação de mestrado; se for o caso; pagamento da taxa de inscrição no valor de R$50,00.

As inscrições devem ser feitas no Prolam pessoalmente, ou por meio de procurador, ou via correio (Rua do Anfiteatro , 181, Colméias, Favo , Cidade Universitária, São Paulo, SP CEP 05508-900). No caso de inscrição via correio, esta deverá ser encaminhada via correspondência registrada ou Sedex postada até a data limite de inscrição juntamente com cheque nominal à Reitoria da USP.

O processo de seleção inclui prova escrita, exame de proficiência em idioma estrangeiro, e análise de projeto de pesquisa. Informações detalhadas sobre as inscrições e a bibliografia podem ser obtidas no site http://www.usp.br/prolam/index.htm

Mais informações: (0XX11) 3815-0167 / 3091-3587 / 3589 / 3395 ou e-mail prolam@edu.usp.br


IPT oferece curso de combustão industrial
No período de 22 a 26 de agosto, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) realizará curso sobre combustão industrial, destinado a engenheiros e técnicos industriais.

A programação coloca em foco os seguintes temas: Estequeometria das reações de combustão; Expansão de jatos e combustão de gases; Combustão de líquidos; Combustão de sólidos; Poluentes em processos industriais de combustão; Medição de variáveis de interesse; Trocas de calor entre chamas e superfícies; Modelagem numérica aplicada à combustão; Visita ao Laboratório de Combustão Industrial do IPT.

O valor do curso é de R$1800,00. Cada participante terá direito a cópias das apresentações dos palestrantes, CD-ROM com o conjunto de apostilas com mais de 600 páginas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (0XX11)3767-4226, ou e-mail cursos@ipt.br

Mais informações: (0XX11) 3767-4226, ou e-mail cursos@ipt.br




Agenda Cultural

TUSP apresenta peça Como nossos pais
De 3 de agosto a 29 de setembro a peça Como nossos pais estará em cartaz no Teatro da USP (TUSP). O enredo da peça se passa numa noite chuvosa de feriado em uma grande cidade. As apresentações acontecerão às quartas e quintas-feiras, às 21 horas. A peça tem classificação 12 anos e os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

O TUSP fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3259-8342, e-mail tuspmkt@usp.br ou site www.usp.br/tusp





Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Avaliação da eficiência de métodos de coordenação semafórica em vias a. Cristiane Biazzono Dutra. Dia 5 de agosto, às 9 horas.

Doutorado

Emissões poluentes na combustão em leitos fluidizados de carvão mineral. Manoel Carlos Diniz Costa. Dia 5 de agosto, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Doutorado

(Re)fazer,(re)modelar,(re)criar: a autogestão no processo produtivo. Sandra Rufino Santos. Dia 5 de agosto às14 horas.

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mais informações: (0XX11) 3091-7667

Mestrado

Influência do bloqueio da maturação nuclear no desenvolvimento de embriões suínos produzidos por fecundação in vitro, ativação partenogenética e transferência nuclear. Mariana Groke Marques.Dia 5 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina

Doutorado

Avaliação do ano miocárdico e inervação autonômatica do ventrículo esquerdo por imagens de RM e Medicina Nuclear, em pacientes com doença de chagas. Paulo Fabiani de Oliveira. Dia 05 de agosto, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos

Mestrado
Controle de versões - um apoio à edição colaborativa na Web. Sandra Regina Quadros Moraes da Silva. Dia 22, às 14 horas.

Modelos Estocásticos contínuos e discretos aplicados em finanças. Juliana Cobre. Dia 27, às 10 horas.

Doutorado
Métodos para análise discursiva automática. Thiago Alexandre Salgueiro Pardo. Dia 4 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9638




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br