São Paulo, 21/07/2005 - Boletim nº1672
toxicologia
Método detecta presença de
canabinóides em fios de cabelo

Teste permite determinar que a pessoa
utilizou a droga nos últimos meses,
abrangendo um período de tempo que
outras amostras não conseguem
leia...
Nova Pediatria previne doenças
da idade adulta na infância
Palestra discute psicopatologia
e individualidade

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Detecção de compostos da Cannabis pode ajudar tribunais na tomada de decisões

André Benevides

Apesar de o código penal brasileiro não tipificar como delito o uso de drogas, a confirmação do consumo pode ajudar os tribunais, em alguns casos, a tomar decisões mais acertadas. Esta é uma das principais aplicações previstas do método para a determinação de canabinóides (compostos presentes na Cannabis) em fios de cabelo, padronizado pela bioquímica Carolina Dizioli Rodrigues de Oliveira, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. "Com isso, esta técnica já pode fornecer subsídios no esclarecimento de situações onde é necessário evidenciar o uso anterior de Cannabis, particularmente em processos criminais", afirma.

Em cerca de uma hora e meia é possível determinar se o usuário fez uso da substância nos últimos meses. "É muito mais rápido que outros métodos convencionais, atualmente utilizados para detecção em sangue e urina", explica. Estima-se que cada centímetro dos fios acumule registros metabólicos de cerca de um mês e, dependendo do comprimento da amostra, pode-se obter informações de anos atrás. "É possível comprovar exposições passadas, a longo prazo, que outras amostras como a urina não conseguem."

A detecção pelo cabelo apresenta ainda outras vantagens, como a pequena possibilidade de ser burlada (ao contrário da urina, por exemplo), a simplicidade da coleta e o fato de não ser invasiva. No entanto, o teste só é capaz de acusar a presença dos canabinóides nos chamados usuários moderados, que consomem uma quantidade mínima em certo intervalo de tempo. "O uso isolado ou ocasional não é suficiente para detectar as substâncias na amostra."

Como não se consegue saber a quantidade de tetraidrocanabinol (o THC, princípio ativo da Cannabis), canabinol (composto originado pela degradação do THC) e canabidiol (abundante na planta mas sem atividade metabólica) de cada cigarro fumado, é difícil definir a quantidade ou freqüência mínima de consumo para que o resultado do exame dê positivo. Para fins práticos, Carolina estima com seus dados que o uso superior a dez cigarros semanais possa apresentar positividade no teste.

Porém, como tanto o tempo que as substâncias demoram para serem incorporadas ao cabelo quanto a sua taxa de crescimento variam para cada pessoa, assim como os mecanismos envolvidos, ainda não estão totalmente claros. Além disso, fatores como o tipo de cabelo, cor, espessura, tratamento cosméticos, etc. podem absorver as substância de maneira diferente. "São muitas as variáveis não identificadas que interferem neste processo", conta.

Carolina acrescenta que a mesma técnica poderia ser utilizada para qualquer outro pêlo do corpo, como os pubianos, das axilas, cílios, etc. Entretanto, cada um deles incorpora substâncias de uma maneira, que, a exemplo do cabelo, ainda não foi determinada. "Analisando amostras de tipos de pêlo diversos, da mesma pessoa, obteremos resultados diferentes."

Forense
Para ilustrar as aplicações que este método pode ter em processos judiciais, Carolina cita o exemplo de um caso que ocorreu em Campinas no ano de 2003. Na época, um casal teria jogado seus filhos pela janela do carro. "Como se poderia provar, depois de duas semanas, que estas pessoas estavam sob efeito de drogas?" Casos de custódia e simples investigações criminosas também poderiam ser influenciados pelos resultados. "Se alguém nega ser usuário e o teste dá positivo, temos um indício de que esta pessoa pode ter mentido em outras questões", diz.

A aplicação legal do método também não seria muito onerosa aos cofres públicos, segundo a pesquisadora. Tendo os equipamentos para cromatografia e espectrometria de massa, só restaria adquirir as fibras que adsorvem os canabinóides. "O processo todo é relativamente barato. Uma fibra custa cerca de R$300,00, e podem ser realizados cerca de cem exames com cada."

O estudo, intitulado Determinação de canabinóides em cabelo de usuários de ´Cannabis´ por microextração em fase sólida por ´headspace´ e análise por espectrometria de massa associada à cromatografia em fase gasosa e avaliação da exposição, foi realizado no Laboratório de Análises Toxicológicas da FCF, sob orientação da professora Regina Lúcia de Moraes Moreau.

Mais informações: carol_dizioli@yahoo.com.br, com a pesquisadora

Imagem: Marcos Santos




Projeto da FMUSP previne doenças da velhice com práticas de saúde voltadas à infância

Júlio Bernardes

Prevenir doenças na idade adulta e velhice por meio de práticas de saúde destinadas a crianças e adolescentes. Este é o objetivo do projeto Nova Pediatria, coordenado pelo Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP. Dividida em cinco grandes linhas de pesquisa, a iniciativa envolve cerca de 200 pesquisadores de todo o País em 99 sub-projetos.

"O grande objetivo é mudar a mentalidade da puericultura, ainda hoje muito voltada para o controle das doenças próprias da criança e do adolescente", diz a professora Magda Carneiro-Sampaio, da FM, coordenadora-geral do Nova Pediatria. "A infância é a idade ideal para prevenir doenças, por isso é preciso dar a pediatria uma perspectiva de futuro."

O projeto vai atuar nas áreas de prevenção da obesidade na infância e adolescência, abordagem de recém-nascidos abaixo do peso, prevenção de problemas respiratórios e alérgicos crônicos, análise do crescimento físico e desenvolvimento psico-social de crianças portadoras de doenças crônicas e prevenção em saúde mental.

Magda aponta que os estudos sobre obesidade envolvem mudanças na merenda escolar, obesidade em creches, atividade física na infância e adolescência e redução de casos já existentes. "Uma das pesquisas estudará crianças em idade escolar em Taubaté, interior de São Paulo, para detectar casos de hipertensão, uma conseqüência da obesidade", conta. "A área de problemas respiratórios inclui o Projeto Chiado, para identificar sintomas de asma em lactentes, e estudos do efeito de poluentes ambientais e alérgenos, como ácaros e fungos."

Acompanhamento
As pesquisas em saúde mental, irão identificar sintomas de depressão na infância e vão analisar a influência de doenças crônicas no desenvolvimento físico e psicossocial de crianças e adolescentes. "A idéia é saber de que modo estas doenças influenciam no desenvolvimento da personalidade e na inserção social", explica a professora. "Os estudos com recém-nascidos abaixo do peso vão abordar o aleitamento materno."

As principais instituições envolvidas no projeto são o ICr, os Departamentos de Pediatria da FM e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (IMIP). "Além de pesquisadores destas instituições, os sub-projetos envolverão outras instituições de ensino e serviços de saúde em todo o País", destaca a professora.

Segundo Magda, os primeiros resultados do projeto deverão ser apresentados em dois a três anos. "Entretanto, as pesquisas e seus desdobramentos se estenderão por muito mais tempo, com ganhos nas políticas públicas de saúde", prevê. "A prevenção precoce de doenças permitirá uma sobrevida de melhor qualidade, com pessoas menos dependentes nos últimos anos de vida, diminuindo o ônus dos serviços médicos."

Mais informações: (0XX11) 3069-8507, com Cláudia Gouvêa, na Assessoria de Imprensa do ICr




Cursos e Palestras

Palestra na Psicologia aborda psicopatologia e individualidade
O Instituto de Psicologia (IP) da USP promove nesta sexta (22), às 9h30, a palestra Mutuality and the emergence of the separate self: revisiting psychopathology in the light of contemporary developmental theories. Às 11 horas, acontece a projeção do vídeo Separation / individuation studies and the treatment of an autistic child. Às 14 horas haverá uma discussão de casos.

A palestra será proferida em inglês pela doutora Anni Bergman, membro do "Institute for Psychoanalytic Training and Research of New York", fundadora e co-diretora do "Parent-Infant Program at the New York Freudian Society" e participante do "World Trade Center Mother-Infant Project".

O evento, gratuito, acontecerá na sala 13 do Bloco F do IP. O endereço é Av. Prof. Mello Moraes, 1721 Cidade Universitária, São Paulo. É necessário se inscrever pelos telefones (0XX11) 3091-4173 / 4444. Serão concedidos certificados para os participantes. Para consultar a programação acesse o site do evento

Mais informações: (0XX11) 3091-4173


IEA de São Carlos apresenta Rafael contra Platão
O Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos (IEA-SC) promoverá a palestra "Rafael contra Platão", ministrada pelo professor Paulo Chiraldelli Jr., na próxima terça-feira (26), às 14h30, no Auditório do IEA-SC.

O texto básico a ser abordado na palestra se refere ao modo como Rafael Sanzio, com o quadro "A Escola de Atenas", filosofa contra o Platão canônico, mas a favor de um Platão lido pelo filósofo norte-americano Donald Davidson.

O palestrante é doutor em filosofia pela USP, professor titular e livre docente pela Unesp. Autor de, entre outros livros, "Caminhos da filosofia" (Rio de Janeiro: DPA, 2005). É também editor da revista americana e européia Contemporary Pragmatism (Rodolpi) e diretor do Centro de Estudos em Filosofia Americana.

A entrada é franca e o auditório do IEA-SC fica na Avenida Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos(SP). É necessário confirmar presença por telefone.

Mais informações: (0XX16) 3373-9176 ou site




Publicações

Novo número de Produtor Rural aborda kiwi
A Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, em Piracicaba, acaba de lançar um novo número da Revista Produtor Rural, com o tema Kiwi: cultura alternativa para pequenas propriedades rurais.

A publicação traz informações importantes sobre a fruta, que é originária da China e rica em minerais e vitaminas. De condição e aparência exóticas, o kiwi vem conquistando cada vez mais espaço no mercado, pelo seu alto valor nutritivo e excelente cotação no comércio internacional.

A obra aborda suas principais características, como variedades, cultivares, polinização, propagação e formação de pomares. Há um capítulo sobre tratos culturais focado exclusivamente em adubação, irrigação, poda e no controle de doença se pragas. A cartilha destaca ainda dados sobre a colheita, o uso da fruta e sua comercialização. Cada exemplar custa R$5,00 e para adquiri-los e conferir números anteriores, contate a biblioteca da ESALQ.

Mais informações: (0XX19) 3429-4140


O Museu Paulista e a formação da identidade nacional
A historiadora Ana Cláudia Fonseca Brefe lançou nesse primeiro semestre o livro Museu Paulista - Affonso de Taunay e a memória nacional (Editora Unesp, 333 pags, R$48,00) que retrata os anos (1917 a 1945) em que Affonso d´Escragnolle Taunay dirigiu o Museu Paulista (Museu do Ipiranga).

Esses anos formaram um rico material de estudo sobre a formação da auto-imagem brasileira. Nesta constituição de referências para a formação da identidade nacional, assume papel importante a memória da saga bandeirante na consolidação da posição de São Paulo no cenário nacional, reafirmando, por parte de sua elite, a idéia de uma "raça paulista" com "vocação desbravadora".

Mais informações: http://www.editoraunesp.com.br




Quadro de Avisos

ICB terá novo diretor a partir de 1º de agosto
No dia 1º de agosto o professor Luiz Roberto Giorgetti de Britto assumirá a função de diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). A cerimônia de posse será às 16h30 no Auditório "Prof. Dr. Luiz Rachid Trabulsi", localizado no prédio ICB III. O evento será aberto ao público.

O ICB fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, São Paulo.

Mais informações:(0XX11) 3091-7438


Sangue é o tema do Prêmio Jovem Cientista 2005
Vão até o dia 31 de agosto as inscrições para concorrer ao XXI Prêmio Jovem Cientista. O tema desse ano é Sangue: Fluído da vida. O Prêmio foi criado em 1981 com o objetivo de estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para problemas brasileiros.

Parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a Eletrobrás-Procel, o Prêmio Jovem Cientista (PJC) é considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina.

O concurso é divido em 3 categorias: graduados, estudantes de graduação e do ensino médio. As premiações serão feitas pelo presidente da República e na cerimônia estarão presentes autoridades governamentais da área de Ciência e Tecnologia, além de nomes da ciência brasileira. Os prêmios inccluem valores em dinheiro, microcomputadores e bolsas de iniciação científica do CNPq. As instituições e orientadores dos projetos também serão premiados.

.Podem participar desta edição pessoas que desenvolvem pesquisas em algumas áreas, como transplante da medula óssea e do cordão umbilical no tratamento das doenças hematológicas, doenças transmissíveis por transfusão de sangue contaminado e produção de hemoderivados rumo à auto-suficiência (imunoglobulinas, albumina e fatores de coagulação). Para os estudantes do ensino médio os temas devem ser desenvolvidos de maneira diferente, todas as informações constam no site do concurso.

Os formulários de inscrições e as instruções completas podem ser encontradas no site


Mais informações: site http://www.cnpq.br/sobrecnpq/premios/pjc2005/.


Encontro dos Nutricionistas egressos da Faculdade de Saúde Pública
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP convida todos os ex-alunos do curso de Nutrição para participarem do evento Encontro dos Nutricionistas egressos da Faculdade de Saúde Pública da USP, que será realizado no dia 10 de agosto, às 9 horas, no Anfiteatro Prof. Dr. João Yunes ( Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo).

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição que pode ser encontrada no site e encaminhar pelo fax (0XX11) 3081-9858, para atualização do banco de dados da FSP.

Pede-se a confirmação da presença pelos e-mails svgrad06@fsp.usp.br, eliz@usp.br ou nicefsp@yahoo.com.br.

A Faculdade também solicita aos ex-alunos doação de fotos ou materiais alusivos ao período em que realizou o Curso para compor o acervo da Memória do Curso.

Mais informações: (0xx11) 3066-7705 / 7736 / 7762 / 7771 e 3062-6748




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

A questão hídrica na gestão urbana participativa: o caso do orçamento participativo do município de São Carlos, SP. Rita de Cássia de Almeida. Dia 5 de agosto, às 13h30.

Remoção de metil paration e atrazina em restores com fungos. Glória Maria Marinho Silva Sampaio. Dia 12 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Perfil de referência de porfirinas urinárias por CLAE numa população não-exposta a agentes químicos porfirinogênicos. Atecla Nunciata Lopes Alves. Dia 12 de agosto, às 9 horas.

Aspectos químicos, botânicos e avaliação de atividades antiprotozoárias de 'Duguetia lanceolata' St. Hil. (Annonaceae). Sonia Valéria Bonotto. Dia 16 de gaosto, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2197


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Teoria da confiabilidade em um modelo de tempo de vida geral: importância de componentes e Burn-in. José Elmo de Menezes. Dia 12 de agosto, às 11 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122


Escola Poltécnica

Mestrado

Técnicas de avaliação de gosto e odor em águas de abastecimento: método analítico, análise sensorial e percepção dos consumidores. Rosemeire Alves Dia 15 de agosto, às 10 horas.

Avaliação da viabilidade da utilização do teste respirométrico de Bartha para determinar a biodegradação de hidrocarbonetos aromáticos polinucleares em solo tropical: caso do fenantreno. Gabriela Sá Leitão de Mello. Dia 16 de agosto, às 14 horas.

Doutorado

Estudo experimental da evaporação de jatos iso-octano superaquecido. Marcelo Mendes Vieira. Dia 16 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br