São Paulo, 22/07/2005 - Boletim nº1673
suinocultura
Baias coletivas aumentam bem-
estar e produtividade de suínos

No confinamento coletivo os partos
duram menos tempo, os leitões nascem
e deixam a amamentação com peso maior
e o índice de mortalidade é reduzido
leia...
FSP debate sistemas
de saúde e o Mercosul
Museu Paulista mostra a
cartografia em São Paulo

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Confinamento de suínos gestantes em baias coletivas melhora produtividade

Rafael Veríssimo

Ao contrário do confinamento individual, a manutenção de suínos gestantes em baias coletivas proporciona melhorias em suas condições de vida. Além do cumprimento das normas internacionais de respeito ao bem-estar animal, a medida também resulta em ganho de produtividade. Os animais passam a ter maior liberdade de movimentação, contato e interação social, com melhor conforto térmico e ambiental.

As constatações são de uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, que captou, por meio da análise de imagens, as condições ideais de conforto. As informações servirão de base para um software que será fundamental para tomada de decisões em relação à climatização das baias. Sabendo-se as preferências dos suínos, o sistema automatizado irá adequar, por exemplo, a temperatura do ambiente.

Inserido na área da "suinocultura de precisão", o estudo foi desenvolvido no setor de gestação de uma propriedade de produção industrial de suínos localizada na cidade de Elias Fausto, interior de São Paulo. A análise dos dados estendeu-se de janeiro a março de 2005, com duração média de 67 dias. A pesquisa será apresentada no próximo dia 1º de agosto, na Esalq, como tese de doutorado de Héliton Pandorfi.

Durante a análise dos dados (67 dias), as porcas mantidas em baias coletivas apresentaram um comportamento menos agressivo. Recolhidas individualmente, mostraram atitudes típicas de estresse animal (chamadas "estereotipias"), como fuçar o piso sólido, morder barras de contenção, esticar o pescoço e realizar movimentações incomuns com a boca e a língua (aerofagia) com maior freqüência. Comportamentos considerados "agressivos", como morder, brigar e empurrar, também foram vistos por meio das câmeras que monitoraram os animais.

Quando em coletivo, os suínos gestantes demonstraram comportamentos típicos de animais organizados socialmente, como cheirar, lamber e lambiscar. "Além disso, fora da baia individual, os partos tiveram uma duração menor e os leitões nasceram e abandonaram a amamentação com um peso maior", explica o professor Iran José Oliveira da Silva, orientador da pesquisa. Ele aponta ainda que, enquanto nas baias coletivas o índice de mortalidade dos leitões ao nascer é de 17,49%, nas individuais, o número sobe a 22,54%. "Tudo isto indica um ganho de produtividade", completa.

Mercado de exportação
A "filosofia de bem-estar animal" é, atualmente, uma premissa básica em importantes setores do mercado de exportação de produtos avícolas, bovinos e suínos, como a União Européia. Auditorias, vindas de empresas de diversos países, estão rastreando o sistema de produção desde seu início - da criação até o corte - para verificar se o animal é mantido em condições aceitáveis de comodidade.

"A pesquisa ganha importância neste contexto, pois quem não cumpre as determinações destes países que exigem que o animal seja bem tratado, pode ficar de fora do mercado", conta o professor Iran da Silva.

O estudo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), teve duração de dois anos e meio.

Mais informações: e-mail hpandorf@esalq.usp.br, com Hélinton Pandorfi, ou (0XX19) 3422-6675, ijosilva@esalq.usp.br, com o professor Iran da Silva

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Palestra Os Sistemas de saúde frente ao Mercosul na FSP
O Departamento de Prática de Saúde Pública e a Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizam a palestra Os sistemas de Saúde frente ao Mercosul, no próximo dia 3 de agosto, das 10 às 12 horas.

O evento, que acontecerá no Anfiteatro Paula Souza da FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo), será ministrado por Enir Guerra de Macedo de Hollanda, coordenadora nacional do Grupo de Trabalho Saúde no Mercosul do Ministério da Saúde.

São oferecidas 120 vagas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3066-7706 (com Marcelo, das 9 às 16 horas) ou e-mail ecosaude@edu.usp.br.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091




Agenda Cultural

Exposição no Museu Paulista mostra a cartografia em São Paulo
Foi inaugurada no mês de julho no Museu Paulista (Museu do Ipiranga) da USP a exposição Cartografia de uma história - São Paulo Colonial: mapas e relatos, organizada pela Cátedra Jaime Cortesão. A exposição traz réplicas de documentos de arquivos brasileiros e portugueses e mostra como a cartografia foi desenhando os contornos da América, do Brasil e de São Paulo. O evento acontece até 11 de setembro.

O Museu Paulista (Parque da Independência, s/ nº, Ipiranga, São Paulo) abre de terça-feira a domingo, das 9 às 16h45. Os ingressos custam R$2,00 e a entrada é gratuita no terceiro domingo de cada mês. Crianças até cinco anos e pessoas com mais de 60 anos estão isentas.

Mais informações: (0XX11) 6165-8000 ou site .


Programação TV USP
Confira a programação da TV USP para a semana dos dias 25 a 31 de julho:

Contraponto - O programa aborda o tema das Parcerias Público-Privadas. Segunda-feira (25), às 20 horas.

4x4 - Índio - Esta semana a discussão é sobre a realidade indígena no Brasil. O debate conta com a participação de Douglas Amparo Mansur, professor de fotojornalismo da UNICSUL; Henrique Ubiratan de Oliveira (índio Pancararú), aluno de Engenharia Elétrica da PUC-SP, Lavínia Santos de Souza Oliveira, membro do Projeto Xingu / UNIFESP; e Luís Roberto de Paula, doutorando em Antropologia Social na USP. Quarta-feira(27), às 20 horas.

Especial - Traquitana 6 - O programa exibe o documentário O espetáculo democrático, produzido por alunos da ECA, que mostra como foi o dia da posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Quarta-feira (27), às 0h30.

Olhar da USP - Tuberculose - Reprise de um programa que discutiu a tuberculose. Participam do programa a médica infectologista Ana Marli Sartori, do Ambulatório de Tuberculose do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e Regina Maura Abrahão, farmacêutica-bioquímica e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Quinta-feira (28), às 20 horas.

Pgm - Acesso - Pinacoteca - O quadro acompanha a visita de estudantes do Instituto de Cegos Padre Chico à Pinacoteca do Estado; Pesquisa - Trânsito em São Paulo - Discussão sobre as causas e conseqüências do problema e as mudanças na relação entre as pessoas e o meio urbano; São Carlos - Mão Artificial - Estudo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) sobre um protótipo, ainda em fase de testes, que terá funções muito parecidas com as desempenhadas pela mão humana; São Carlos - gesso resistente - O PGM conversou com Milton Ferreira de Souza, professor do Instituto de Física da USP em São Carlos, coordenador de uma pesquisa sobre a viabilidade do gesso na construção de casa e prédios, fabricação devigas, pilares e paredes. Sexta-feira (29), às 20 horas.

A programação da TV USP é exibida pelo Canal Universitário (CNU), nos canais 11 da NET ou 71 da TVA .

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv




Quadro de Avisos

Funcraf completa 20 anos de assistência social
Nessa sexta-feira (22), a Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf) completa 20 anos.

A Fundação não tem fins lucrativos, possui caráter assistencial e filantrópico. Por meio de sua sede em Bauru e três subsedes (Itararé, no interior do Estado de São Paulo, Santo André, no Grande ABC, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul) oferece tratamento ambulatorial pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a pessoas que nasceram com fissuras (fendas) de lábio e palato (céu da boca), além de deficiências auditivas.

Os atendimentos mais complexos, como as cirurgias (essenciais para o tratamento completo dos pacientes, que em sua maioria são provenientes de baixos extratos sociais) são realizados no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (Centrinho), em Bauru, do qual a Funcraf é parceira. Organização de eventos (sobretudo nas áreas de saúde e pesquisa) e desenvolvimento de programas e projetos de reabilitação, educação e capacitação profissional também estão entre serviços prestados pela fundação.

Mais Informações: (0XX14)3235-8156, com João Pedro Feza; e-mail imprensa@centrinho.usp.br ou sites http://www.funcraf.org.br / http://www.centrinho.usp.br / http://www.profis.com.br.




Teses e Dissertações
Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

Análise de parãmetros biomecânicos da locomoção de atletas amputados Transtibiais. Alex Sandra Oliveira de Cerqueira Soares. Dia 17 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Proposta metodológica para a análise de cenários de disponibilidade e oferta hídrica. Rodrigo Freire de Macedo. Dia 4 de agosto, às 14 horas.

Doutorado

Estrutura da comunidade de algas perifíticas aderidas à macrófita aquática Eichhomia azurea Kunt em duas lagoas situadas na zona de desembocadura do Rio Paranapanema na Represa de Jurumirim-SP. Rosa Antonia Romero Ferreira. Dia 5 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Doutorado

Arquitetura e organização de um sistema para personalização e adaptação de atividades no aprendizado eletrônico.
Itana Stiubiener. Dia 17 de agosto, às 8h30.

Análise probabilística da durabilidade aplicada a veículos de carga rodoviária. Augusto Borella Hougaz. Dia 17 de agosto , às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Um limitante superior para a probabilidade crítica do modelo dos sapos em árvores homogêneas. Élcio Lebensztayn. Dia 18 de agosto, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br