São Paulo, 26/07/2005 - Boletim nº1675
meio ambiente
Novo tipo de fungo que emite luz
detecta substâncias tóxicas

Cultivado em laboratório, Gerronema
viridilucens
indica toxicidade de cádmio,
cobre e pentaclorofenol e poderá ser
usado para analisar solos
leia...
Curso orienta terceira idade
sobre o uso de medicamentos
MAC exibe exposição de
sobreviventes de Hiroshima

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Emissão de luz em fungo indica nível de toxicidade de metais e compostos orgânicos

Júlio Bernardes

Dez novas espécies de fungos bioluminescentes coletadas em São Paulo e Mato Grosso do Sul foram descobertas pelo grupo do professor Cassius Vinicius Stevani, do Instituto de Química (IQ) da USP. Uma delas, Gerronema viridilucens, foi usada com êxito para avaliar a toxicidade de metais e compostos orgânicos. No futuro, o fungo servirá como biossensor em análises toxicológicas de solos contaminados.

Stevani relata que em todo o mundo são conhecidas apenas 42 espécies de fungos que emitem luz. "A pesquisa começou há três anos, no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, em Iporanga (SP), a partir do relato de moradores da região ao biólogo João de Godoy, do Instituto de Botânica (IBot) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo", conta.

Posteriormente, a coleta foi estendida a uma área de mata ciliar em Costa Rica (MS). "O Gerronema viridilucens já foi identificado e publicado, seis espécies serão descritas num artigo científico e três precisam de mais amostras para avaliação taxonômica."

O professor explica que a espécie é encontrada na casca de árvores Eugenia fluminensis, da família das mirtáceas, a mesma da pitangueira e jabuticabeira. "Este fungo cresce só em árvores vivas e emite luz na parte inferior do píleo ('chapéu' do cogumelo), ou seja, onde estão as lamelas, produtoras de esporos", explica.

Biossensor
Para usar o fungo em análises toxicológicas, foram necessários dois anos para obter culturas da espécie em laboratório, com ajuda da professora Marina Capelari, do IBot, que a identificou com Dennis Desjardin, professor da San Francisco State University (EUA).

Segundo Stevani, o fungo em cultura emite uma quantidade de luz que pode ser medida. "Este nível é comparado com a emissão 24 horas após a placa com a cultura ser exposta a diferentes concentrações de um agente tóxico", explica. A aplicação do poluente diminui a intensidade da luz. "Com os dados, é calculado o parâmetro toxicológico EC50, que aponta a quantidade do composto necessária para reduzir a luminosidade do fungo à metade. Quanto menor o valor de EC50, maior a toxicidade. "

No IQ, o Gerronema viridilucens foi usado como biossensor da toxicidade de cádmio, cobre e pentaclorofenol. "Outros metais e compostos orgânicos serão testados para dar uma visão geral sobre sua toxicidade nos fungos", planeja o professor. "Depois dos testes com substâncias puras, serão usadas amostras de solo contaminado, e no futuro placas com o fungo servirão para melhorar e planejar novos fungicidas."

O grupo de Stevani conta com os alunos Luiz Fernando Mendes (mestrado) e Giovanna Testoni (iniciação científica), que desenvolvem os biossensores. O mecanismo químico da bioluminescência dos fungos, que ainda é desconhecido, é estudado por Anderson de Oliveira (doutorado) e Karina Martins (iniciação científica).

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e conta ainda com a ajuda dos professores Marilene Demasi (Instituto Butantã), Silvio Prada e Patricía Sartorelli (UNIFIEO). "A coleta é difícil, pois só pode ser feita à noite e apenas entre dezembro e março, durante a lua nova", ressalta o professor. "O corpo de frutificação dura de 24 a 48 horas, perdendo luminosidade e servindo de alimento a caramujos e larvas de moscas."

Mais informações: (0XX11) 3091-3869, com Cassius Vinicius Stevani ou no site do pesquisador

Imagem cedida pelo pesquisador




Cursos e Palestras

Curso orienta terceira idade sobre o uso de medicamentos
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promove, entre 2 de agosto e 6 de setembro, o curso Cuidados no uso de medicamentos e cosméticos: propaganda de medicamentos faz mal a saúde?

Seu objetivo é apresentar à terceira idade (público alvo) as condições para o uso adequado de medicamentos e cosméticos e as principais conseqüências decorrentes de seu uso de forma indevida, bem como propor discussão e análise crítica das informações veiculadas na mídia relativas aos medicamentos e à automedicação.

O curso, inteiramente gratuito, acontece às terças-feiras, às 14 horas. São oferecidas 50 vagas. As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta (29) na secretaria do Departamento de Farmácia (Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 15, Cidade Universitária, São Paulo) ou no telefone (0XX11) 3091-3667.

Mais informações: (0XX11) 3091-3667 ou e-mails ctrabelo@usp.br e susy_dk@yahoo.com.br


FFLCH realiza seminário sobre intolerância e arquivos secretos
No próximo dia 10 de agosto, no Anfiteatro da Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acontecerá o seminário Intolerância, Direitos Humanos e Arquivos Secretos, aberto a todos que estiverem interessados.

O evento é organizado pelo Projeto Integrado Arquivo do Estado/USP (PROIN) e pelo Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI). A responsável é a professora Maria Luiza Tucci Carneiro, do Departamento de História da FFLCH, que coordena um projeto de pesquisa para a recuperação e catalogação das fichas do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops-SP).

O encontro reunirá palestrantes da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos e Uruguai. Serão realizadas mesas coordenadas e lançamentos de livros no evento que acontece das 9 às 18h30. As inscrições, gratuitas, serão feitas no local, meia hora antes do início do evento.

O Anfiteatro do Departamento de História fica Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3760, ramal 228, ou e-mail sacchett@usp.br, com José Sacchetta


Seminário discute aspectos éticos da pesquisa com seres humanos
Estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (1º) as inscrições para primeiro seminário Pesquisa envolvendo seres humanos: Aspectos éticos em debate, que acontece na Escola de Enfermagem (EE) da USP.

O evento ocorre entre os dias 15 e 17 de agosto e é organizado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da EE. Dirige-se a membros de comitês de ética em pesquisa, alunos de pós-graduação, profissionais e graduandos na área da saúde. A programação completa pode ser encontrada no site.

São oferecidas 200 vagas, sendo que 50 são reservadas aos alunos de graduação. As inscrições, que vão até o dia 12, são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente na EE (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Cerqueira César, São Paulo, 2º andar, sala 200), das 9 às 16 horas, pelo e-mail edipesq@usp.br ou pelo fax: (0XX11) 3066-7548. O evento será realizado no Auditório Maria Rosa Sousa Pinheiro, na EE.

Mais informações: (0XX11) 3066-7548


Projeto Redigir, da ECA, oferece curso gratuito de redação
Estarão abertas a partir de 1º de agosto as inscrições para as novas turmas do Projeto Redigir, o curso de redação e gramática da USP voltado à comunidade (totalmente gratuito). Neste semestre, serão oferecidas 120 vagas para novos alunos.

O curso é destinado a pessoas com baixa renda, que estão no 3º ano do ensino médio ou já o concluíram em escola pública. Nas aulas os professores procuram estimular o espírito crítico dos alunos, entendendo que para escrever um bom texto é preciso, antes de mais nada, ter a capacidade de refletir, analisar e questionar o mundo ao seu redor.

O Redigir é ministrado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (em São Paulo, na Cidade Universitária) e vai de agosto a dezembro, com uma aula semanal de duas horas e meia. Os professores são estudantes e profissionais formados pela própria ECA.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente pelo candidato até 13 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, e sábados, das 9 às 13 horas, no Centro Acadêmico (C.A.) Lupe Cotrim, da ECA (Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo).

Os documentos necessários para a inscrição são fotocópia do RG, comprovante de escolaridade e comprovante de renda de todos da residência que trabalham. Pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó. O total arrecadado será doado a asilos e orfanatos

Mais informações: (0XX11) 3091-4013, no C.A Lupe Cotrim ou no site do Projeto Redigir


Palestra sobre mecânica quântica é parte do projeto Física para todos
Dentro das comemorações do Ano Mundial de Física, o Museu Paulista (Museu do Ipiranga), o Centro Universitário Maria Antonia (MariAntonia) da USP e a Estação Ciência realizam no mês de agosto a palestra Admirável mundo quântico.

O evento faz parte do projeto "Física para Todos" e abrange temas como Teoria da Relatividade, nanociência e o uso da radioatividade na medicina. Esta palestra abordará conceitos básicos da mecânica quântica, focalizando, em especial, aspectos em que a interpretação quântica difere da nossa intuição usual.

A palestra acontece na Estação Ciência no dia 6, às 15 horas; No Museu Paulista no dia 11, das 14 às 16 horas; e no MariAntonia dia 19, às 18 horas. A palestra é gratuita e os interessados devem fazer reserva pelo telefone com até 24 horas de antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, na Estação Ciência (Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo) ou e-mail eventos@eciencia.usp.br; (0XX11) 6165-8000, no Museu Paulista (Parque da Independência, s/n.º, Ipiranga, São Paulo); (0XX11) 3255-7182, no MariAntônia (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo)


A Teoria e a Prática da Divulgação Científica
Foi estendido até 31 de julho o prazo para inscrições no Curso de Especialização Teoria e Prática da Divulgação Científica, promovido pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica (NJR) da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

O curso tem duração de um ano e será realizado às segundas e terças-feiras, das 19h30 às 22h30. Destina-se a profissionais graduados em quaisquer áreas interessados em adquirir conhecimentos em divulgação da ciência e tecnologia, nos mais variados meios e linguagens. A programação inclui aulas práticas (vídeo, rádio, redação jornalística etc.) e teóricas (temas da ciência contemporânea, filosofia e história da ciência, ética, museologia, política científica). São oferecidas 20 vagas e as aulas terão início no dia 1º de agosto.

No ato da matrícula é necessário pagar uma taxa de R$20,00 e a mensalidade, de R$250,00, que pode ser paga até o primeiro dia de aula.

As inscrições podem ser feitas na sede do NJR-ECA/USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, São Paulo), ou e-mail nucleojosereis@eca.usp.br

Mais informações: (0XX11) 3091-4021/4270 ou site do curso




Agenda Cultural

No MAC, exposição de sobreviventes relembra Hiroshima
Será realizada no dia 6 de agosto, às 11 horas, a abertura da exposição Hiroshima - Testemunhos e Diálogos, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) no Ibirapuera.

A mostra é organizada com desenhos de autoria dos sobreviventes da bomba atômica e tem o objetivo de sensibilizar o público visitante por meio da arte e de atividades didáticas. Pela primeira vez, uma seleção de 86 desenhos dos sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima, pertencente ao Collection of Hiroshima Peace Memorial Museum, será apresentada no Brasil, nesta exposição que se propõe itinerante e pedagógica.

A exposição fica em cartaz até o dia 9 de outubro e a entrada é gratuita. O MAC fica no pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3° piso, Parque Ibirapuera, São Paulo. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10 às 19 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3027 / 3028, 5573-9932 ou e-mail sacchett@usp.br, com José Sacchetta




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Avaliação da eficácia dos critérios de recebimento de efluentes não domésticos em sistemas de coleta e transporte de esgotos sanitários. Irineu Delatorre Júnior. Dia 23 de agosto, às 14 horas.

Controle de formação de sub-produtos da desinfecção (THMs) em águas de abastecimento. Sonia Diniz. Dia 26 de agosto, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Estudo de alguns aspectos da resposta inflamatória e do comportamento do ciclo celular, expressão de p53 e sua correlação com o grau de diferenciação do carcinoma epidermóide em cães. Gisela Hontana Neves. Dia 10 de agosto, às 10 horas.

Avaliação da ocorrência de fatores de virulência em estirpes de Escherichia coli em fezes de cães errantes. Anna Catharina Maia Del Guercio Von Sydow. Dia 26 de agosto, às 9 horas.

Doutorado

Envolvimento da resposta imune humoral no desenvolvimento da anemia e das alterações quantitativas e qualitativas das plaquetas na erliquiose canina experimental. Leonardo Pinto Brandão. Dia 29, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351





Correção
Na nota Música Erudita no Ensaio Acadêmico, publicada no boletim nº 1667, no dia 14 de julho de 2005, o nome correto dos professores envolvidos é Walter Pontuska, do Instituto de Física (IF) e Waldemar Setzer, do Instituto de Matemática e Estatística (IME).


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br