São Paulo, 28/07/2005 - Boletim nº1677
cosmetologia
Técnica quantifica flavonóides
com economia e rapidez

A espectrofotometria deve ser ainda
mais difundida na indústria cosmética,
que faz um grande uso destas substâncias
com propriedades antioxidantes
leia...
Luís da Câmara Cascudo é
tema de seminário na FFLCH
Estação Ciência exibe o
espetáculo O Poeta e o Vento

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Espectrofotometria determina concentração de flavonóides de forma mais eficiente

André Benevides

Muito utilizados na indústria cosmética, os flavonóides podem ter sua concentração em extratos determinada de maneira mais econômica, rápida e direta que nos métodos atualmente utilizados. A técnica em questão chama-se espectrofotometria, e embora já seja amplamente utilizada, ainda não havia sido validada na literatura científica para esta finalidade, no extrato em estudo e nas formulações cosméticas de acordo com as condições do experimento.

"Após uma simples diluição é possível obter resultados rápidos e precisos, mesmo em concentrações reduzidas da substância ativa", afirma o farmacêutico-bioquímico André Rolim Baby, que no estudo apresentado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP ainda desenvolveu duas bases que podem servir de veículo para vários tipos de cosméticos.

A principal aplicação dos flavonóides nesta indústria diz respeito a sua elevada capacidade antioxidante, que pode auxiliar no retardamento do envelhecimento cutâneo, na proteção solar e até na prevenção da celulite. Plantas conhecidas popularmente, como a catuaba (Trichilia catigua) e a marapuama (Ptychopetalum olacoides), já são bastante estudadas com esta finalidade. "A tendência atual da Cosmetologia é a utilização de produtos naturais ricos em substâncias como os flavonóides", explica ele.

Por conta disso, esta metodologia deve trazer benefícios para a indústria. Como alternativa à cromatografia, entre outras técnicas, a espectrofotometria é tão sensível quanto e fornece resultados mais rapidamente. "Além disso, os solventes utilizados e os equipamentos necessários são mais economicamente viáveis", complementa.

Outro ponto a favor desta técnica é que, pelo menos nas amostras utilizadas, nenhuma outra substância presente interfere na quantificação dos flavonóides do extrato. "Esta metodologia está ausente de interferência de outros compostos, tanto do extrato quanto das formulações desenvolvidas." Com tantas vantagens, o pesquisador acredita que este método tem tudo para ser ainda mais amplamente difundido.

Bases
Apesar deste destaque da pesquisa de Baby, ela começou originalmente com o desenvolvimento de bases para um composto comercial de catuaba e marapuama, que foi lançado recentemente no mercado. No total, ele selecionou duas formulações que, após avaliação da estabilidade, preservaram a concentração adequada do ativo nas condições de baixas temperaturas e ambiente, mesmo expostas à luz solar.

Isso significa que elas podem resistir a variações de temperatura e luminosidade, sem alterações relevantes de consistência, aparência, cor, odor e pH. Levando em conta a utilização do produto, foram empregados componentes diferenciados, priorizando a aplicação facilitada e sensação táctil do produto. "A usuária aplica com massagem a loção na pele, que deve oferecer sensorial agradável e, após vestir-se, a base não deve se transferir para a roupa", exemplifica.

Por utilizar matérias-primas diferenciadas, o custo destas bases não é tão baixo. Mas por outro lado, uma boa parte do trabalho para que ela seja utilizada com outros ativos e demais finalidades já está iniciado. "O desenvolvimento de outros produtos, como hidratantes e cremes de massagem, por exemplo, ficaria facilitado, pois já temos muitas informações sobre o comportamento delas durante o envelhecimento", conclui.

O estudo, que foi desenvolvido no Laboratório de Farmacotécnica e Cosmetologia da FCF, foi o tema da dissertação de mestrado de Baby, e contou com a orientação da professora Maria Valéria Robles Velasco, da FCF.

Mais informações: andrerb@usp.br, com o pesquisador

Imagem cedida pelo pesquisador




Cursos e Palestras

FFLCH promove seminário sobre Câmara Cascudo
De 15 a 19 de agosto, sempre às 19h30, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizará uma série de eventos em homenagem à Luís da Câmara Cascudo, folclorista brasileiro. A programação inclui um seminário e eventos culturais.

As cinco mesas-redondas do seminário abordarão temas como as correspondências entre Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Monteiro Lobato; as faces da Cultura (mitos, religião e etnias); as dimensões da História (Império, Nordeste e Cidade de Natal) e outros aspectos de Câmara Cascudo como historiador (escrita, corpo e modernidade), que analisarão as culturas do povo (abrangendo oralidade e intertextualidades).

Junto com as mesas-redondas, haverá atividades artísticas como congadas, declamação de poesia, e apresentações musicais. O seminário, de participação livre e sem necessidade de inscrição prévia, acontece na Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua da Consolação, 1024, Centro, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3256-5270


Conferência sobre o período colonial brasileiro
Será realizada no dia 2 de agosto, às 14 horas, a conferência Historiografia e fontes do período colonial brasileiro, ministrada pela professora Eni de Mesquita Sâmara, do Departamento de História da USP e diretora do Museu Paulista (Museu do Ipiranga)

No evento, organizado pelo Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (CEDHAL) da USP, haverá também o lançamento da publicação Paleografia e fontes do período colonial brasileiro (Estudos Cedhal. Nova série, nº 11. São Paulo: Humanitas-FFLCH-USP, março de 2005).

A conferência é aberta ao público em geral e não é necessário fazer inscrições. Acontece no Anfiteatro do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3745


Palestra na Fundação Vanzolini discute estresse nas organizações
A Fundação Vanzolini (FCAV), ligada ao Departamento de Engenharia da Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP, realiza nesta sexta-feira (29) a palestra Estresse nas Organizações, que faz parte do Ciclo de palestras sobre gestão empresarial.

Os tópicos abordados serão: as causas do estresse nas empresas, as exigências da nova economia, o estresse atual, presenteísmo, turn over e absenteísmo. O palestrante será Luis Roberto Gonçalves Fava, cirurgião dentista que além de manter sua atividade odontológica, tem se dedicado a ministrar palestras e cursos, e redigir trabalhos sobre qualidade de vida e motivação.

As incrições são gratuitas e devem ser feitas com pelo menos um dia de antecedência pelo telefone (0XX11) 3541-3789 ou e-mail palestra@vanzolini.org.br. A palestra acontece na Fundação Vanzolini, que fica na Av. Paulista, 967, 5º andar, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3541-3789




Agenda Cultural

Peça O Poeta e o Vento no Estação Ciência
A Estação Ciência apresenta a partir de 6 de agosto o espetáculo infanto-juvenil O Poeta e o Vento (60 min; 7 anos), após temporada de grande sucesso no Teatro Sesc Anchieta. A temporada gratuita vai até o dia 24 de setembro e terá apresentações sempre aos sábados, às 16 horas.

O espetáculo, uma realização do Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência sob produção da Cia. Fábula da Fíbula, promove uma reflexão sobre o uso de fontes alternativas de energia por meio de uma fábula sobre o amor e o vento, comédia musical contada por quatro atores que interpretam várias personagens com muita dança, música, brincadeiras e curiosidades científicas.

Escrita por Calixto de Inhamuns e dirigida por Gabriela Rabelo, a peça conta a história de uma cidade imaginária, Rio Belo, que passa por um problema: falta luz há algum tempo e não existe motivo aparente. O inventor e poeta João e seu amigo Pedro incumbem-se de investigar nas terras da usina geradora de energia os reais motivos da falta de luz sem saberem os perigos que encontrarão. Os atores Cauê Matos, Valdir Rivaben, Cibele Troyano e Andrea Soares conduzem a narrativa dramática e introduzem conceitos de história, ciência, arte e cidadania.

Escolas interessadas podem agendar apresentações pelo e-mail teatrec@eciencia.usp.br.

O Teatro Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022


Concerto da Osusp em homenagem a Boccherini
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) apresenta, nessa sexta-feira (29), às 12 horas, na Série de Concertos ao Meio-Dia, uma homenagem aos 200 anos de Boccherini.

O evento é gratuito e acontece no Anfiteatro Camargo Guarnieri (R. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3000 ou no site da Orquestra.




Quadro de Avisos

HC de Ribeirão Preto firma parceria com a CPFL
Nesta sexta feira (29), a Administração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP vai assinar um contrato de parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), para o recebimento de uma doação de conjuntos de luminárias (lâmpadas e reatores) no valor aproximado de R$92 mil.

No HCFMRP, a utilização desses equipamentos de iluminação deverá proporcionar uma economia de 20% no consumo de energia elétrica nos locais designados para substituição nas dependências dos Ambulatórios, Portaria Principal e estacionamento da Unidade Hospitalar do Campus. O contrato de doação é uma iniciativa da Comissão Interna de Racionalização do Uso da Energia (CIRE), em parceria com a CPFL.

De acordo com Pio Antonio de Figueiredo, presidente da CIRE, além da perspectiva de economia no consumo de energia elétrica, os novos conjuntos de luminárias deverão garantir mais eficiência na distribuição da luz. A média de consumo do Hospital das Clínicas, Unidade de Emergência, Fundação Hemocentro, CCI (Centro de Convivência Infantil) e bomba d'agua é de aproximadamente 1,6 milhão de kWh / mês. Na Unidade Hospitalar do Campus da Universidade de São Paulo (USP), o consumo é de cerca de 1,2 milhão de kWh.

A solenidade de assinatura do contrato de doação está marcada para às 10 horas, na Sala de Reuniões da Administração do Hospital. Foram convidadas autoridades,representantes da CPFL e da Administração do HCFMRP.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612




Teses e Dissertações

Instituto de Biociências

Mestrado

Química da cera epicuticular foliar de Coffea spp. Julia Toshie Kitagami. Dia 10 de agosto, às 14 horas.

Doutorado

Diversidade intraspecífica em linhagens tetrasporofíticas de Gracilaria birdiae (Gracilariales, Rhodophyta): crescimento, caracterização pigmentar, fotossíntese e assimilação de nitrato. Roselene Donato. Dia 8 de agosto, às 13h30.

Toxinas peptídicas do molusco peçonhento Conus regius do Arquipélago de Fernando de Noronha, PE, Brasil. Maria Cristina Vianna Braga. Dia 17 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7515


Escola Politécnica

Mestrado

Avaliação do comportamento mecânico de um adesivo estrutural epoxi utilizado na indústria automobilística. Alessandra Fernandes Santos. Dia 5 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Análise de confiabilidade em sistemas reparáveis complexos. Marco César dos Santos Barboda. Dia 12 de agosto, às 16 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Associação entre deficiência de cobalamina e folato e presença dos polimorfismos 'MTR' A2756G e 'MTRR' A66G em gestantes e seus recém nascidos. Patricia Roberto Barbosa. Dia 15 de agosto, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2197




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br