São Paulo, 29/07/2005 - Boletim nº1678
ciência política
Ideologia pode explicar atitudes
dos parlamentares

Estudo contradiz a idéia de que o
auto-interesse e a busca desenfreada
por verbas e cargos são predominantes
no poder legislativo
leia...
Estação Ciência oferece
oficinas para a terceira idade
USP e UNIFESP promovem
seminário sobre a violência

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Opiniões e votos dos deputados correspondem às ideologias de seus partidos

Flávia Souza

No Brasil, a ideologia exerce grande influência sobre o comportamento dos parlamentares. Uma tese de doutorado realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP revela que existe um alto grau de coesão e disciplina no interior dos partidos presentes na Câmara dos Deputados.

A pesquisa, de autoria do cientista político Celso Roma, contraria a visão de que o comportamento dos políticos e dos partidos está submetido ao recebimento de verbas e alocação de cargos. "Esse argumento tem forte apelo no senso comum, mas não explica por que os partidos se situam em campos políticos opostos e a coesão de idéias e disciplina dos votos em seus interiores", argumenta o cientista. Segundo ele não há uma relação direta entre apoio ao governo e recebimento de verbas e cargos. "Há deputados que recebem, proporcionalmente, mais verbas e muitas vezes votam contra o executivo, assim como aqueles que recebem menos verbas e votam a favor".

Bases do estudo
Roma analisou os resultados de pesquisas de opinião pública realizadas pelo Instituto DataFolha em 1991 e 1995, que consultou deputados de diversos partidos sobre suas opiniões em relação a temas de políticas públicas e instituições. Em seguida, os depoimentos anônimos foram comparados ao posicionamento dos partidos. Os parlamentares revelaram apenas o partido a que estavam filiados. Roma também teve acesso aos dados das votações nominais (em que há voto registrado de cada deputado) realizadas pela Câmara entre 1989 e 2004. Utilizando métodos estatísticos, ele calculou as taxas de coesão (concordância) e disciplina partidária (votos de acordo com a opinião do partido).

O cientista destaca ainda a correspondência entre as crenças dos deputados e sua filiação partidária. Segundo ele, a taxa de coesão média foi de 75%, e a taxa de disciplina média, de 80%, valores que podem ser considerados altos. "Estes resultados reforçam a hipótese de que os deputados votam disciplinados com o seu partido. Quanto a este aspecto, o processo eleitoral brasileiro é eficiente. Candidatos selecionam o partido cujo sistema de crença esteja mais próximo ao seu, enquanto o eleitorado escolhe deputados com afinidade programática com o seu partido".

A coesão e a disciplina também são mantidas em casos de migração partidária. "O fato de um parlamentar mudar de partido não é sinal de incoerência política", aponta Roma. As migrações acontecem, principalmente, entre partidos próximos em ideologia. "O deputado migrante mantém suas crenças e seu comportamento é o mesmo tanto no partido de origem como no de destino. Não se pode falar, nesses casos, de uma quebra do contrato político assumido com o eleitor."

Segundo Roma, a distância entre os partidos de esquerda e os de direita é apenas moderada e diminuiu, significativamente, nos últimos dois anos. "À direita, PFL e PSDB estão juntos. O PMDB continua no centro. À esquerda, o PT está caminhando paulatinamente para o centro, desde 1999", analisa o autor.

As regras do jogo
Para o cientista, mesmo que a ideologia exerça grande influência sobre o comportamento dos deputados, é importante que as "regras do jogo" do presidencialismo brasileiro sejam cumpridas. "A crise por que passa atualmente o governo Lula é resultado da quebra dessas regras", acredita.

"Ao monopolizar os principais ministérios e flertar com o PTB e o PP, o PT rompeu com o modelo de coalizão política dos últimos dez anos. Nenhum partido pode governar sozinho, e a estabilidade depende da construção de alianças estratégicas, tanto na eleição quanto no governo. Essa união política é estável quando acordada entre partidos ideologicamente próximos. No atual governo, o desrespeito a esse critério criou a necessidade de negociações pragmáticas e particulares, que podem se expressar sob o esquema do mensalão."

Assim, para Roma, não haveria uma crise de governabilidade intrínseca ao sistema político brasileiro, embora o número excessivo de partidos mereça críticas. "O fato de haver muitos partidos confunde o eleitor na identificação dos programas partidários e dificulta a formação de uma maioria no Congresso para apoiar as iniciativas do presidente da República", afirma.

Mais informações: celsinho@usp.br, com Celso Roma

Fotomontagem: Marcos Santos





Cursos e Palestras

Estação Ciência promove oficinas voltadas à Terceira Idade
A Estação Ciência elaborou um programa que possibilita ao idoso aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os mais jovens. A iniciativa é parte integrante do Universidade Aberta à Terceira Idade, projeto da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

No dia 24 de agosto, acontecerá a Oficina Projeto Mão na Massa - Vamos montar um terrário! O objetivo é a construção de um terrário (um recipiente de vidro com pedras, carvão, terra e plantas que permite observar o funcionamento do mundo natural) com material de baixo custo e estimular a observação e o cuidado com plantas e animais. A oficina acontece das 14 às 17 horas, há 20 vagas e as inscrições vão até 23 de agosto.

Na Oficina Clicar na Terceira Idade: Oficina de inclusão digital, serão disponibilizados serviços e práticas do Projeto Clicar ao público da terceira idade, como jogos em computador, acesso à Internet, programas de texto, etc. Acontece nos dias 25 e 26 de agosto, das 9h30 às 11h30. Há 20 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas até 24 de agosto.

A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou e-mail eventos@eciencia.usp.br


Seminário une USP e UNIFESP para discutir alternativas à violência
Entre os dias 4 a 6 de agosto, a USP e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) realizarão o seminário As interfaces da violência. O objetivo é apresentar alternativas para coibir a violência contra mulheres, crianças, idosos e a que ocorre nos serviços públicos, principalmente os da área da saúde a resolução desses problemas.

O seminário propõe-se a contextualizar o problema da violência e dos direitos humanos, além de oferecer um painel sobre as múltiplas formas que a violência adquire em nossa sociedade causando efeitos deletérios e profundos nos aspectos individuais, de gênero, familiares, sócio-culturais e políticos. Outro objetivo é verificar como se dá a assistência às vítimas e por fim, discutir propostas das Universidades, ONGs e do Setor Público para o problema.

Participarão da discussão pesquisadores da UNIFESP dos Departamentos de Enfermagem, Medicina Preventiva, Obstetrícia, Pediatria e Psiquiatria, da Disciplina de Geriatria e Gerontologia, e do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, que vêm trabalhando na área de ensino, pesquisa e/ou de extensão na temática da violência.

O seminário é gratuito e acontecerá no Teatro Marcos Lindenberg, da Unifesp (R. Botucatu, 862, Vila Clementino, São Paulo). Para conferir a programação e se inscrever, acesse o site do evento.

Mais informações: (0XX11) 5085-0247 / 0248 ou (0XX11)5575-8702


As Mil e Uma Noites em agosto na MariAntonia

No segundo semestre, o Centro Universitário MariAntonia da USP dá início ao programa de cursos Ler os Clássicos, que em agosto traz o professor da USP Mamede Jarouche apresentando As Mil e Uma Noites: artimanhas da narradora, às segundas-feiras, entre os dias 8 e 29 de agosto, das 16 às 18 horas.

O curso aborda a arte ficcional entre os árabes antigos, para analisar a estrutura e os temas das Mil e uma Noites, revelando o processo de constituição das artimanhas narrativas de Chahrazad. Coordenado pelo crítico Manuel da Costa Pinto, o ciclo Ler os Clássicos propõe releituras de obras literárias que transcendem tempo e espaço, conservando um arsenal de sentidos a serem atualizados.

Mamede Jarouche é professor de Língua e Literatura Árabe na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) USP e autor da primeira tradução brasileira, feita diretamente do original, do primeiro volume do livro As Mil e Uma Noites.

São oferecidas 80 vagas e o curso custa R$120,00. Aposentados e terceira idade têm desconto de 40%, professores e estudantes 20% e associados MariAntonia 30%. As inscrições, que já estão abertas, vão até o primeiro dia do curso ou esgotamento das vagas. Devem ser feitas no MariAntonia (R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo), 1° andar, sala de cursos, de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182 ramais 32 e 33 , e-mail cursosma@usp.br ou site


Abertas as inscrições para seminário sobre ética em pesquisa na FSP
Estão abertas até o próximo dia 15 de agosto as inscrições para o seminário sobre ética em pesquisa, promovido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. A Faculdade será sede de uma série de palestras que abordam o tema da ética na pesquisa em diversas áreas do conhecimento, de 6 de setembro a 11 de outubro, às terças-feiras.

A participação no seminário é livre e estão disponíveis 100 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail svalunos@fsp.usp.br. A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787




Agenda Cultural

Estação Ciência exibe peças teatrais para Terceira Idade
A Estação Ciência elaborou uma programação especial de atividades como parte do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Fazem parte desse projeto as duas peças a seguir:

O Poeta e o Vento: promove uma reflexão sobre o uso de fontes alternativas de energia por meio de uma fábula sobre o amor e o vento, comédia musical contada por quatro atores que interpretam várias personagens com muita dança, música, brincadeiras e curiosidades científicas. Dia 12 de agosto, às 10 horas. As inscrições devem ser feitas até o dia anterior.

O Monocórdio de Pitágoras: O espetáculo coloca em cena a relação entre música e a matemática por meio das experiências filosófico-físico-matemáticas realizadas por Pitágoras, interpretado pelo ator e músico Pedro Paulo Salles. Dia 16 de agosto, às 14 horas, no Teatro Estação Ciência. São oferecidas 190 vagas e as inscrições devem ser feitas até 15 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.

Professor Gervásio e a Energia Elétrica: Apresenta questões importantes sobre a energia elétrica, como segurança, fenômenos físicos, história e o uso da eletricidade. Dia 17 de agosto, às 14 horas, no Teatro Estação Ciência. Há 190 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas até o dia anterior, das 10 às 17 horas.

A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou e-mail eventos@eciencia.usp.br




Quadro de Avisos

Concurso de Fotografias em Saúde Pública na FSP
A USP abrirá em agosto inscrições para seu primeiro Concurso de Fotografias em Saúde Pública. O edital será aberto de 1 º a 30 de agosto para participantes brasileiros e estrangeiros.

Essa iniciativa tem dois objetivos: destacar o fato de que a fotografia foi sempre utilizada pelos sanitaristas como instrumento de diagnóstico e homenagear Geraldo Horácio, fundador do Instituto de Higiene, atual Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que além de professor sanitarista era fotógrafo nas horas vagas

O concurso, que faz parte das homenagens aos 70 anos da USP e aos 80 anos da atual Faculdade de Saúde Pública, é promovido pela Diretoria e Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP.

O trabalho classificado em primeiro lugar receberá um prêmio de R$1 mil. Os autores da segunda e terceira colocações ganharão, respectivamente, R$800,00 e R$500,00. A comissão julgadora avaliará a qualidade técnica e relevância das imagens, além do ineditismo na abordagem do tema, que poderá ser escolhido pelo candidato.

Os nomes dos vencedores serão publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 21 de setembro e os trabalhos premiados serão incorporados ao acervo do Centro de Memória da FSP.

Mais informações: (0XX11) 3066-7700 ou site da FSP




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Desenvolvimento de um sistema de aumento de estabilidade longitudinal de uma aeronave com enflechamento negativo e canard, com ensaios em túnel de vento. Natanael de Carvalho Pereira. Dia 16 de agosto, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Doutorado

Comparação de técnicas de análise de tamanho de partículas em ambiente de mineração. Ivo Torres de Almeida. Dia 19 de agosto, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Avaliação dos efeitos de inativação do núcleo medial da amígdala sobre o limiar de fuga induzido pela estimulação elétrica da substância cinzenta periaquedutal dorsal. Karina Costa Paes Herdade. Dia 19 de agosto, às 15 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Avaliação da presença de fungos em amostras de leite cru e estudo da susceptibilidade destes microrganismos às relações temperatura/tempo empregadas nos processos de pasteurizações e fervura. Monica Ruz Peres. Dia 2 de setembro, às 10 horas.

Doutorado

Identificação molecular de Ehrlichia ssp. a partir de amostras de sangue de cães infectados naturalmente na Região da Grande São Paulo. Cristiene Rosa. Dia 25 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

Avaliação dos limiares de detecção dos gostos doce, salgado, ácido e amargo em pré-escolares e escolares. Hellen Daniela de Souza Coelho. Dia 1º de agosto, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


 

 



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br