São Paulo, 03/08/2005 - Boletim nº1681
tecnologia
Polímero estimula crescimento
ósseo em casos de fraturas

PVDF utiliza movimentos gerados sob
o próprio osso para gerar campo
elétrico e estimular células que fazem
a consolidação óssea
leia...
HC discute baixa estatura
com público leigo
Debate aborda as figuras do Bem
e do Mal na Educação

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Polímero polarizado em fraturas estimula células responsáveis pelo crescimento dos ossos

Júlio Bernardes

O fluoreto de polivinilideno (PVDF), polímero semelhante ao plástico usado em sensores de pressão e alto-falantes de carros, estimulou o crescimento ósseo em coelhos com lesão na tíbia. Os testes feitos pelo tecnólogo em saúde, André Luís Paschoal, apontam que o PVDF pode ser usado no futuro para recuperar lesões ósseas em idosos ou doentes muito debilitados com dificuldades de consolidação óssea.

"O PVDF, quando devidamente polarizado, apresenta um efeito piezelétrico, ou seja, a grosso modo, transforma energia mecânica em energia elétrica", relata Paschoal. "Colocado no local da lesão, o polímero aproveita movimentos gerados sob o próprio osso para criar um campo elétrico com a intenção de estimular a ação de osteoblastos, células responsáveis pelo crescimento ósseo."

Em cada coelho usado nas experiências, foram produzidas duas lesões em cada tíbia. "Uma pata recebeu uma placa de titânio com o polímero e a outra só a placa",conta Paschoal. "A consolidação óssea foi acompanhada por 30 dias, com a medição da taxa de crescimento ósseo, que foi maior nas patas que receberam o implante do polímero."

A pesquisa está descrita em tese de doutorado apresentada na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP sob orientação da professora Lauralice de Campos Franceschini Canale. Segundo o pesquisador, "o aumento do volume ósseo dos animais que receberam o polímero e fizeram exercícios foi cerca de 13% maior do que os coelhos que não se exercitaram".

Exercícios
Parte dos coelhos pesquisados foram exercitados em uma esteira no período que estiveram com as placas. "Nestes animais, a recuperação óssea foi semelhante em ambas as patas, ou seja, com e sem o uso do polímero", relata o tecnólogo. "Estes resultados indicam que, no futuro, o PVDF pode vir a ser recomendado para idosos ou doentes muito debilitados, com retardo de consolidação óssea e dificuldade de realizar exercícios."

Contudo, de acordo com o pesquisador, o uso da técnica em seres humanos dependerá de mais testes. "O polímero precisa ser experimentado em animais de maior porte, como ovelhas e porcos, antes dos testes clínicos", diz. "Os primeiros exames de biocompatibilidade não apontaram nenhuma contra-indicação, mas serão precisas outras avaliações para a técnica se adequar às normas internacionais."

As experiências com coelhos foram realizadas no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, com a supervisão do médico ortopedista, Raul Bolliger Neto, e da médica veterinária, Angélica Paula Grando. As taxas de crescimento ósseo dos coelhos foram avaliadas por meio de testes de histomorformetria no Laboratório de Histopatologia Renal da FM, sob a supervisão da médica nefrologista Vanda Jorgetti.

Mais informações: (0XX15) 9727-9955, com André Luís Paschoal

Imagem cedida pelo pesquisador




Cursos e Palestras

HC discute baixa estatura com público leigo
O Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP realizará no próximo sábado (6), das 11h30 às 12h30, uma sessão interativa com o público leigo sobre baixa estatura.

A professora Berenice Bilharinho de Mendonça, titular da disciplina de endocrinologia, irá tirar dúvidas sobre o crescimento das crianças e esclarecer o que pode ser considerado normal e anormal.

A participação na sessão é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo fax (0XX11) 3069-7519 ou e-mail nilda.oliveira@hcnet.usp.br. As vagas são limitadas. O evento faz parte do I Simpósio de Diagnóstico e Tratamento de Baixa Estatura e acontecerá no Teatro da Faculdade de Medicina (FM) da USP, localizada na Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-7879, na Assessoria de Imprensa do HC


As figuras do bem e do mal e a educação
Será realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto, das 8h30 às 18 horas, o III Colóquio Internacional do Núcleo de Pesquisa de Psicanálise e Educação da Faculdade de Educação (FE) da USP, com o tema As figuras do bem e do mal e a educação.

O Bem e o Mal aparecem na cultura contemporânea com uma freqüência cada vez maior, fazendo com que muitos proponham um simples retorno aos valores tradicionais e religiosos. Qual é o lugar do sujeito em relação ao saber no mundo atual? Qual é o lugar do professor e da Educação na sociedade contemporânea? O evento tem por objetivo ir além das classificações avaliativas e dicotômicas tradicionais trazidas pelos sistemas de valores morais, discutindo-as em profundidade, visando tecer novos olhares a respeito do que vem acontecendo com o saber, a Educação e os seus participantes.

Alguns dos tópicos abordados pelos expositores serão As figuras do Mal no discurso pedagógico: um passeio na história da Pedagogia, Ética e Inclusão, Professor, este mal olhado e Hoje: Reformar ou reinventar a educação. A programação completa está disponível na página do evento.

As inscrições custam R$100,00 e podem ser feitas na Seção de Apoio Acadêmico da FE (Av. da Universidade, 308, sala 19, Bloco B, Cidade Universitária, São Paulo). O evento será realizado no Auditório da FE.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574, na Seção de Apoio Acadêmico


FCF promove Seminário de Qualidade e Produtividade
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP realizará no dia 24 de agosto, das 8h30 às 16 horas, o VIII Seminário de Qualidade e Produtividade, que abordará os temas Gestão Ambiental e Plano de Abandono - Incêndio.

Haverá as palestras Procedimentos em Situações de Emergência e Ecoeficiência e Governância Ambiental, e a atividade Simulado do Plano de Abandono de Edificação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento, que traz também a programação detalhada. O Seminário acontecerá no Anfiteatro Maria Apparecida Pourchet Campos, no bloco 13A da FCF (Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3677, na FCF


IEA realiza seminários em estudos estratégicos
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP oferecerá, nos dias 11, 18 e 25 de agosto e 1º de setembro, um ciclo de seminários voltado à discussão de cenários futuros e metas estratégicas. O ciclo será a primeira atividade do programa País no Futuro — 2022, criado pelo IEA e sob coordenação do pesquisador visitante Geraldo Forbes.

Os tópicos debatidos serão Instituições Políticas, Relações Internacionais e Território, Desenvolvimento Urbano e Segurança, Economia e Seguridade, Cultura e Sociedade, Conhecimento e Meio ambiente. A página www.usp.br/iea/futuro/ traz detalhes sobre os ministrantes e disponibiliza os textos-base.

O ciclo de seminários será realizado no Auditorio Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (Av. Professor Luciano Gualberto, Travessa J, 374, Cidade Universitária, São Paulo). Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, pelos telefones (0XX11) 3091-3919 / 3091-4442, com Marilda Gifalli.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442




Publicações

Livro aborda fase polêmica de Clarice Lispector
A Edusp lançou recentemente o livro A experimentação do grotesco em Clarice Lispector (248 págs, R$30,00), de Joel Rosa de Almeida.

O autor privilegia, nesta obra, uma fase polêmica da produção de Clarice Lispector, analisando a experimentação radical da escritora pelo âmbito do grotesco. A partir da obra Onde Estivestes de Noite, publicada em 1974, Almeida analisa o grotesco enquanto modo de produção, reprodução e deformação de textos – no limite daquilo que não se pode dizer e que, se dito, não tem sentido ou tem um sentido desfeito.

Baseando-se nas teorias de Wolfgang Kayser e Mikhail Bakhtin, a obra estabelece um sutil diálogo entre literatura e pintura e suas correlações grotesco-surreais e, paralelamente, estuda alguns quadros de Max Ernst, De Chirico, Fra Angélico, Goya, entre outros pintores. Assim, a obra de Clarice é considerada como um exemplo de desmontagem da estrutura narrativa convencional e que continua a instigar e a desafiar os olhares críticos mais diversos.

Mais informações: www.edusp.com.br




Quadro de Avisos

Estação Ciência presente no encontro anual da SBPC
A Estação Ciência participou com três exposições da última reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu na Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza.

Graças a uma parceria com a Seara da Ciência, espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, estudantes de Física receberam um treinamento especial e trabalharam como monitores das exposições da Estação Ciência.

O público visitante foi estimado em mais de mil pessoas, entre estudantes, professores e educadores, pesquisadores renomados e autoridades.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022


Atlética da FM inaugura nova pista de atletismo
A Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC), ligada à Faculdade de Medicina (FM) da USP, inaugurará sua nova pista de atletismo neste sábado (6), às 10 horas.

Patrocinada pelo grupo Pão de Açúcar, pela FM e pelo professor Miguel Srougi, titular da disciplina de Urologia, com apoio da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), a nova pista de atletismo tem piso de carvão e possui seis raias - a mais longa medindo 392 metros. A inauguração terá a presença do diretor da Faculdade de Medicina da USP, Giovanni Guido Cerri, do diretor-geral da FFM, Flavio Fava de Moraes, e do superintendente do Hospital das Clínicas da FM, José Manoel de Camargo Texeira, além dos patrocinadores.

Mais informações: (0XX11) 3032-1092 / 3078-2356, na Assessoria de Imprensa da FM




Teses e Dissertações
Escola Politécnica

Mestrado

Transporte ferroviário de cargas: método de custeio e determinação de fretes. André Ravara. Dia 10 de agosto, às 10 horas.

Otimização topológica aplicada ao projeto de estruturas submetidas a forças de campo mecânicas. Rafael Acedo Lopes. Dia 12 de agosto, às 14 horas.

Automação para controle de congestionamento de tráfego. José Roberto Rodrigues de Godoy. Dia 17 de agosto, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Psicologia

Mestrado

Falsas memórias em jovens e idosos. Marcia Burrattino Melhado. Dia 12 de agosto, às 14 horas.

Farnese de Andrade: levantamento da biografia e cronologia das obras. Sônia Lourdes Manholer. Dia 19 de agosto, às 10 horas.

Doutorado

Escola e violência: configurações da violência escolar, segundo alunos, professores, pais e moradores da comunidade. Bazílio Domingos. Dia 22 de agosto, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6479




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br