São Paulo, 04/08/2005 - Boletim nº1682
química
Fotorreator usa luz solar para
tratar efluentes industriais

Aparelho realiza reações químicas
acionadas pela luz solar para tratar
efluentes com compostos orgânicos não
removidos pelas técnicas convencionais
leia...
HC de Ribeirão faz transplante
duplo de fígado e rins
Estresse pós-traumático
é tema de simpósio

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Reatores usam luz solar para despoluir água com resíduos tóxicos

Charles Nisz

Um sistema desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da USP, pela engenheira Isabella Bellot de Souza Will, permite que indústrias de qualquer porte possam tratar inúmeros tipos de efluentes. O método, que trata compostos orgânicos utilizando fotorreatores e energia solar, pode ser implementado em pequenos espaços, com o uso de tanques, tubos de PVC e uma estrutura metálica. Os fotorreatores são equipamentos que realizam reações químicas acionados por um combustível, no caso a luz do sol.

O aparelho trata efluentes que contêm compostos orgânicos que não podem ser removidos por processos convencionais. Num tubo de vidro de 1,20 metros de comprimento e 1,2 centímetros de largura, passa o efluente a ser tratado. Abaixo existe um espelho parabólico (curvo) de alumínio, pois este formato direciona a luz solar para os reatores aumentando a absorção. Dentro dos tubos ocorrem reações químicas conhecidas como reações de oxidação.

Essas reações acontecem quando os produtos tóxicos encontrados na água reagem com radicais hidroxila (·OH) - os chamados radicais livres. Esses radicais, popularmente conhecidos por serem os causadores do envelhecimento precoce, nesse caso atuam de forma benéfica por terem a propriedade de oxidar substâncias não-biodegradáveis.

Eficiência
Ainda que dissolvidos em concentrações pequenas - da ordem de partes por milhão (ppm) - alguns desses produtos, como fenóis, polímeros, pesticidas e metais pesados, são tóxicos e, em muitos casos, cancerígenos. "Somente através de reações fotoquímicas é possível tratar esses compostos", explica o orientador da pesquisa, professor Roberto Guardani, da Escola Politécnica (Poli) da USP.

É justamente essa característica de total eficiência na despoluição da água que explica a sua atratividade para o desenvolvimento de aplicações industriais. "O processo é caro, mas esse custo é compensado por duas outras vantagens: a possibilidade de eliminar inúmeros compostos tóxicos e a utilização de energia solar, uma vez que esse fator - energia - corresponde a 60% do custo do tratamento de efluentes industriais", complementa ele.

Outro fator relevante é a possibilidade de utilização do método por pequenas indústrias. O equipamento não possui grandes dimensões e é implementado usando pequenos tanques, tubos de PVC, espelhos refletores e tubos de vidro. "Muitas indústrias de pequeno porte se ressentem da falta de um modo prático de tratar seus resíduos. A técnica usando foto-reatores preenche essa lacuna de modo bastante satisfatório", finaliza o professor.

Histórico
O projeto é descrito na tese de doutorado de Isabela, intitulada Estudo da Utilização de Reatores Fotoquímicos Solares para a Degradação de Efluentes Industriais Contendo Compostos Orgânicos Tóxicos, defendida na Poli, e será premiado no Concurso Nacional de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), que será realizado neste mês de agosto em São Paulo.

O Centro de Engenharia de Sistemas Químicos - Laboratório de Simulação e Controle de Processos (CESQ-LSCP), da Escola Politécnica da USP - grupo de estudos ao qual Isabela está vinculada - completa 20 anos em 2006. Coordenado pelos professores da Poli, Cláudio Oller do Nascimento, Roberto Guardani e Antonio Carlos Teixeira, há seis anos o grupo trabalha no desenvolvimento de processos para tratamentos de efluentes.Com uma equipe de mais de 30 pessoas, o CESQ-LSCP desenvolve aplicações, reatores, e estuda processos químicos relacionados ao tratamento de efluentes industriais, além de controle, modelagem e simulação de processos químicos.

Mais informações: (0XX11)3091-2277, com Roberto Guardani

Imagem cedida pelo pesquisador



O HC de Ribeirão é o primeiro hospital fora de São Paulo a realizar duplo transplante

Renata Moraes

No último dia 26 de julho o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HC/FMRP) realizou pela primeira vez um transplante duplo de fígado e rins. Esse tipo de cirurgia, altamente sofisticada, só era feita até então em São Paulo, no Hospital das Clínicas (HC) e em alguns hospitais particulares, como o Albert Einstein.

Segundo o coordenador da Unidade de Transplante de Fígado (UTF) do HC de Ribeirão, Orlando de Castro e Silva Júnior, o paciente estava em estado grave e precisava dos dois transplantes. O doador de ambos os órgãos era o mesmo (quando se encontra um doador de fígado, órgão ordenador do transplante, também se utilizam os rins). Primeiro, é feito o transplante de fígado, pela UTF e depois o de rins, pela Unidade de Transplante Renal (UTR). São duas cirurgias completamente separadas, e o tempo total gasto nos procedimentos é de 13 horas, enquanto o paciente permanece anestesiado.

O médico salienta que essa é uma grande conquista para o HCRP, que atende pacientes da região, de Minas e de Brasília. "Pessoas de todas as cidades ao redor nos procuram para tratamentos de alta complexidade, os chamados tratamentos terciários, que são feitos apenas em hospitais de ponta."

Os custos da cirurgia são bancados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, de acordo com Silva Júnior, a sua única contra-indicação é para pessoas com graves problemas cardíacos. "A cirurgia é delicada pelo fato de o paciente que precisa de dois transplantes estar bastante vulnerável."

O HCRP agora está negociando um credenciamento do Ministério da Saúde para realizar cirurgias duplas de rins e pâncreas. Nesse caso o alvo serão diabéticos (insulinodependentes, portadores de diabete do tipo 1) que desenvolveram complicação renal. "A diferença dessa cirurgia é que os dois transplantes serão feitos em um só ato operatório".

Atualmente há quase 8 mil pessoas na fila pelo transplante de rins só no Estado de São Paulo. O coordenador da UTF afirma que "esse ano houve poucas doações (de todos os órgãos) no Brasil inteiro". Segundo Silva Júnior, embora haja conscientização da população, essa ainda não atingiu patamares suficientes (50% das perdas de doações são em função da recusa das famílias). Outro fator é o pouco preparo dos hospitais, que são os captadores dos órgãos.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612, na assessoria de imprensa




Cursos e Palestras

Estresse pós-traumático é tema de simpósio
Será realizado neste sábado (6), em São Paulo, o simpósio Transtorno do estresse pós-traumático. O evento acontecerá das 9 às 12 horas no Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600, Cerqueira César, São Paulo).

Serão abordados os temas Neurônios, computadores, psicoterapia e transtorno do estresse pós-traumático, Subtipos e diagnóstico do transtorno do estresse pós-traumático e Psicoterapia, neurociências e transtorno do estresse pós-traumático. Os ministrantes serão o psicólogo Júlio Peres, doutorando em Neurociências e Comportamento pela USP, o psiquiatra Ivan Figueira, e o psicólogo Renato Caminha.

As inscrições podem ser feitas na R. Maestro Cardim, 887, Paraíso, em São Paulo. O valor cobrado é de R$90,00 para profissionais e R$45,00 para estudantes.

Mais informações: (0XX11) 3288-6523 / 3284-8929; e-mail eventos@julioperes.com.br


Palestra faz incursão humanista na questão ambiental
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) e o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos promovem, como parte do ciclo de palestras Ciências e Cultura para Todos, a palestra O outro lado do meio ambiente - Uma incursão humanista na questão ambiental, no dia 11, às 19 horas, no CDCC.

A palestra será proferida pelo professor José de Ávila Aguiar Coimbra, que fez mestrado em Filosofia, pós-graduação em Sociologia Urbana na École de Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Foi coordenador de Cooperação Internacional e chefe de Gabinete da Cetesb, além de secretário adjunto do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. É pesquisador e docente associado ao Núcleo de Informações em Saúde Ambiental da USP.

O CDCC fica na rua Nove de Julho 1227, no centro de São Carlos. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Mais informações: (0XX16) 3373-9772


12º Encontro de Qualidade e Produtividade da USP
Será realizado no dia 17, no Auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), o 12º Encontro de Qualidade e Produtividade da USP. O evento, que acontece das 8h30 às 17 horas, marca uma década da implantação do Programa de Qualidade na Universidade.

Alguns dos tópicos abordados serão Multiplicadores da Qualidade no Programa da Reitoria, Implementação do Programa de Gestão no SIBi/USP, Boa-Aula e Bom Dia-a-Dia e A Ginástica Laboral no Programa de Qualidade da USP.

A programação completa pode ser encontrada na página do evento. A participação é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. A FEA fica na Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo. O Auditório está localizado no edifício FEA-5.

Mais informações: (0XX11) 3091-3230 / 3112, com Regina Marcelino; e-mail quali@edu.usp.br


HC discute fitomedicina em ginecologia e obstetrícia
Nos dias 5 (das 12 às 18 horas) e 6 (das 8 às 12 horas) de agosto, o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP promove, por meio de sua Clínica Ginecológica, o encontro Fitomedicina em Ginecologia e Obstetrícia. O objetivo é discutir as vantagens, descobertas e conquistas do uso da fitomedicina nos tratamentos ginecológicos e obstetrícios.

Durante os dois dias do evento, que será realizado em parceria com a Associação Médica Brasileira de Fitomedicina, especialistas irão se enfocar em algumas alternativas para o tratamento da menopausa, doenças benignas da vulva, tensão pré-menstrual e cólicas, além de discorrer sobre indicações e contra-indicações na gravidez. Para estes itens, será abordada a utilização da amora, do trevo vermelho, soja, actéia e outros produtos de origem vegetal.

As inscrições, devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 5575-4976 ou no dia do evento, e custam R$150,00. O encontro acontece no Centro de Ensino Berillo Langer do Instituto Central do HC, localizado na Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-7223




Agenda Cultural

Usina hidrelétrica itinerante é parte do acervo da Estação Ciência
Para quem pretende compreender assuntos relacionados à transformação de energia, a Estação Ciência da USP dispõe de uma maquete de usina hidrelétrica, que faz parte do acervo de exposições itinerantes da instituição.

Trata-se de um gerador elétrico movido por uma roda de água e ligado a um painel com ilustrações de sistemas de distribuição de energia elétrica em área urbana.

As exposições itinerantes da Estação Ciência são uma oportunidade para o ensino de diversas temáticas científicas por meio de formas lúdicas e elementos que exemplificam os conceitos.

A Estação Ciência localiza-se na R. Guaicurus, 1274, Lapa, em São Paulo. O ingresso custa R$2,00.

Mais informações: eventos@eciencia.usp.br; site www.eciencia.usp.br




Quadro de Avisos

Prêmio USP de Direitos Humanos recebe inscrições
Estão abertas, até o dia 30 de setembro, as inscrições para a sexta edição do Prêmio USP de Direitos Humanos. Serão premiadas pessoas e instituições que tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos direitos humanos no Brasil.

O Prêmio consiste em Troféu e Diploma e será distribuído nas modalidades Individual e Institucional. As inscrições podem ser feitas pelos próprios candidatos ou por indicação.

Pessoas e instituições ligadas à USP não podem se candidatar. O formulário de inscrição e o regulamento podem sem encontrados no site do Prêmio.

As inscrições devem ser feitas na Comissão de Direitos Humanos da USP (R. Maria Antonia, 294 Vila Buarque, 1º andar, sala 102, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3255-5538 / 3255-7182, ramal 48; e-mail direitoshumanos@usp.br


ICB oferece bolsa a recém-doutor
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP está com inscrições abertas, até o dia 15, para uma bolsa do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (Prodoc) 2005. O selecionado irá exercer atividade de pesquisa, incluindo a prática acadêmica junto a equipes docentes de programas de pós-graduação, no Departamento de Imunologia do ICB.

Os interessados devem ter currículo Lattes atualizado e uma carta de compromisso de docente ativo do Departamento de Imunologia, disponibilizando o uso do seu laboratório para o desenvolvimento das atividades do candidato. Serão avaliados o currículo do candidato - análise com ênfase na qualidade da produção científica - e sua atuação em um seminário público (máximo de 45 minutos), com apresentação do projeto de pesquisa, seguido de argüição.

Os interessados podem se inscrever na Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Imunologia (Av. Professor Lineu Prestes, 1730 - ICB IV - 1º andar, Cidade Universitária, São Paulo), com Jotelma.

Mais informações: (0XX11) 3091-7277




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

A aplicação conjunta de método de projeção das alterações no uso e ocupação do solo e de instrumentos de política ambiental: o caso de São Carlos, SP. Marcelo Montaño. Dia 8 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9585


Escola Politécnica

Mestrado

Modelagem matemática do problema de programação de entregas de derivados de petróleo. Gabriel Feriancic. Dia 19 de agosto, às 13h30.

Estudo e avaliação mecânica das juntas soldadas por ultra-som de policarbonato e poli (metacrilato de melita). Joelmir Mariano de Souza. Dia 19 de agosto, às 14 horas.

Estudo sobre o tratamento do sinal de excitação em métodos de extensão espectral de sinais de voz. Sérgio Antonio Rodríguez. Dia 19 de agosto, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Psicologia

Mestrado

O grupo operativo como instrumento de intervenção na área da saúde: um estudo em prevenção de DST/AIDS na cidade de São Paulo. Robson Colosio. Dia 23 de agosto, às 14h.

Doutorado

Avaliação de aprendizagem no ensino superior na perspectiva do aluno. Ana Maria de Lima Souza. Dia 12 de agosto, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4184


Museu de Arqueologia e Etnologia

Doutorado

Políticas municipais de gestão do patrimônio arqueológico. Plácido Cali. Dia 15 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4906



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br