São Paulo, 09/08/2005 - Boletim nº1685
biologia molecular
Cientistas estudam moléculas
ligantes para produzir fármacos

Em 6 meses, IFSC apresentará à indústria
farmacêutica cerca de 50 moléculas com
potencial para tratar doenças como câncer
de mama e de útero, entre outras
leia...
Controle biológico é eficaz
para combater ácaro rajado
Biossegurança é tema
de conferência no IEA

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Projeto estuda moléculas ligantes do receptor de estrógeno para produção de medicamentos

Antonio Carlos Quinto

O Brasil está a caminho de produzir novos fármacos para tratamento da osteoporose, câncer de mama e reposição hormonal. No Departamento de Física e Informática do Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC), o professor Igor Polikarpov vem coordenando um projeto de pesquisa que deverá apresentar à indústria farmacêutica, em aproximadamente seis meses, cerca de 50 moléculas ligantes, que atuam nos receptores nucleares de células, para serem sintetizadas. "Este é o primeiro passo na produção de candidatos a fármacos", diz o pesquisador.

Há cerca de sete anos, o professor Polikarpov estuda os receptores nucleares (proteínas encontradas no núcleo das células). "Em todo o corpo humano existem 48 proteínas receptoras nucleares que regulam a ação hormonal e o metabolismo em geral", explica o professor. Suas pesquisas são voltadas a estudos estruturais e funcionais do receptor de estrógeno, do sistema reprodutivo feminino.

Para melhor entender o funcionamento das proteínas, o professor Polikarpov trabalha com a cristalografia de macromoléculas, desvendando suas estruturas tridimensionais. "Ao conhecermos as suas estruturas, podemos imaginar como as proteínas funcionam. No desenvolvimento racional de fármacos usamos um princípio semelhante à idéia de 'chave e fechadura'. A partir das estruturas tridimensionais de receptores nucleares conseguimos obter mais subsídios para encontrar compostos químicos que se encaixam no sítio ativo destas proteínas sendo, portanto, possíveis ligantes delas", afirma o pesquisador.

Análise de patentes
O projeto, que está sendo desenvolvido no Centro de Biologia Molecular Estrutural e tem a participação do professor Adriano Andricopulo, tem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e conta com a colaboração da empresa farmacêutica EMS Sigma-Pharma.

A idéia central do projeto é explorar ligantes do receptor de estrógeno para encontrar as moléculas com potencial farmacêutico no tratamento de osteoporose, câncer de mama e de útero e reposição hormonal. O passo inicial foi analisar as patentes das moléculas que compõem medicamentos já utilizados para as doenças em questão. "Cerca de 5 mil patentes já foram analisadas", contabiliza Polikarpov. Destas, aproximadamente 300 foram selecionadas e classificadas. Daí os cientistas estudaram todos os ligantes farmacologicamente relevantes e irão propor uma síntese de novos ligantes que atuem diretamente no receptor de estrógeno.

Após síntese e avaliação da primeira série destes ligantes, o segundo passo será avaliar a toxicidade. "Teremos de saber se não serão prejudiciais ao ser humano", diz o pesquisador. Em seguida, os especialistas poderão dar início ao processo de patenteamento destas moléculas.

Polikarpov lembra que o desenvolvimento de um fármaco pode durar entre 10 e 15 anos. "Pretendemos reduzir este tempo", garante. "As primeiras 50 moléculas propostas pelo nosso grupo deverão ser sintetizadas pela empresa farmacêutica em aproximadamente um ano, para depois prosseguirmos com os testes in vitro e em células".

Mercado rentável
Polikarpov avalia que o mercado de medicamentos para o tratamento da osteoporose e reposição hormonal atinge aproximadamente US$5,5 bilhões. A projeção, segundo ele, é que em 2008 este valor seja duplicado, já que a população ficará mais velha e ciente dos problemas relacionadas com osteoporose e necessidade de reposição hormonal. "O Brasil tem condições de entrar neste mercado", garante o professor.

Os medicamentos convencionais, de acordo com o professor, mesmo que cumpram suas funções, podem causar efeitos indesejados aos pacientes. "No caso do câncer de mama, por exemplo, temos o tamoxifeno, que tem como efeito colateral o aumento das chances de a paciente ter câncer de útero, já que o medicamento tem ação semelhante ao estradiol (hormônio feminino) neste órgão", explica.

No caso da osteoporose, a idéia é propor ligantes que possam simular a ação do estradiol nos ossos. "Com a diminuição do hormônio feminino, os ossos começam a ficar descalcifificados e, portanto, ocos e fracos, quando se caracteriza a osteoporose", diz Polikarpov, lembrando que entre os medicamentos mais usados contra a doença está o raloxifeno que também atua no receptor de estrógeno.

Mais informações: (0XX16) 3373-9874 / 9881 / 8088, com o professor Igor Polikarpov; e-mail ipolikarpov@if.sc.usp.br

Imagem: Marcos Santos




Esalq testa controle biológico do ácaro rajado em plantações de gérbera em Holambra

Renata Moraes

Plantações de gérbera da cidade de Holambra (SP), afetadas pelo ácaro rajado (Tetranychus urticae), estão sendo tratadas com controle biológico por meio da introdução de seu predador natural no ambiente. Este ácaro é uma séria praga que ataca várias culturas no mundo todo. Plantas ornamentais como rosas e crisântemos, morango, hortaliças, pepino e pimentão são alguns de seus alvos.

A pesquisa é o ponto central do doutorado do biólogo Marcos Roberto Bellini, orientado pelos professores Evoneo Berti Filho e Gilberto José de Moraes, do departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola da Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. O trabalho busca comprovar a viabilidade do controle biológico.

A experiência, iniciada em dezembro de 2004, terá duração de um ano. Até agora, a conclusão é que a plantação de gérbera vem produzindo de maneira equivalente ao sistema em que se aplicavam defensivos, com a vantagem de o controle biológico ser ecologicamente viável e mais econômico.

O professor Moraes conta que ultimamente os produtores da região vinham enfrentando grande dificuldade para combater o ácaro rajado, e a quantidade necessária de agrotóxico era cada vez maior. Segundo Moraes, o controle biológico é uma alternativa ecológica saudável e tem se mostrado viável, tanto que Europa, Israel e Flórida vêm controlando a praga dessa maneira. Na Holanda já existem até empresas especializadas na produção de inimigos naturais de pragas.

No caso de Holambra, uma das maiores áreas produtoras de plantas ornamentais do País, o predador natural é o Neoseiulus californicus, que tem sido produzido em larga escala em seis estufas de 15 metros quadrados na Fazenda Areão, um campo experimental da Esalq. A produção mensal pode chegar a 300 mil ácaros. A experiência está acontecendo numa área de plantio cedida por um produtor da cidade de Holambra, interessado em testar uma forma de combate alternativo à praga que deixa pontos esbranquiçados nas folhas, diminuindo sua capacidade de fotossíntese e atrapalhando a produção e o desenvolvimento.

Sobre a possibilidade da introdução do controle biológico nesse ecossistema gerar um desequilíbrio ecológico, Moraes afirma que isso não irá acontecer, pois o Neoseiulus californicus não ataca organismos úteis ( animais responsáveis pelo equilíbrio da cadeia alimentar). O professor faz apenas uma observação quanto ao controle biológico: "Não é para ser utilizado quando a plantação já está infestada de pragas, não é uma medida emergencial, é para ser uma forma de manutenção".

Mais informações: (0XX19) 3429-4260, com Gilberto José de Moraes




Cursos e Palestras

Hernan Chaimovich ministra conferência sobre biosseguridade
O professor Hernan Chaimovich, diretor do Instituto de Química e conselheiro do Instituto de Estudos Avançados (IEA), ambos da USP, ministrará no dia 24 de agosto a conferência Biosseguridade. O evento acontecerá às 10 horas no Auditório Alberto Carvalho da Silva na sede do IEA - Av. Professor Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Biossegurança e bioterrorismo constituem temas de interesse global, com ênfases diferentes em cada país. Para o Brasil, a biosseguridade em relação à saúde humana e à produção animal e vegetal é um tema estratégico, de acordo com Chaimovich. Segundo ele, o bioterrorismo, com componentes que incluem a ética profissional dos cientistas, disseminação de resultados e supervisão da pesquisa, é um tema que também deveria merecer atenção no País. A conferência vai buscar descrever o estado do debate e levantar questões sobre esses temas, que têm despertado "interesse limitado na comunidade acadêmica brasileira".

Os interessados em assistir à conferência podem se inscrever, gratuitamente, pelos telefones (0XX11) 3091-3919 / 3091-4442 ou e-mail iea@usp.br

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 3091-4442


ICB oferece curso sobre redação de trabalhos científicos
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP oferecerá, entre os dias 13 e 29 de setembro, um curso de redação de trabalhos científicos. O curso é voltado a estudantes, profissionais e cientistas que redigem relatórios científicos, artigos para periódicos, dissertações e teses nas áreas de Saúde Humana e Animal, Biologia e Ciências Naturais em geral.

O objetivo é fornecer informações sobre uma redação eficiente e profissional de textos científicos. Como material de curso, será entregue a cada aluno um exemplar do livro Redação Científica, baseado na disciplina de pós-graduação ministrada pelo professor Paulo Abrahamsohn, titular (aposentado) do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB.

As aulas acontecerão nos dias 13, 15, 20, 22 e 29 de setembro de 2005, das 19h15 às 22h30, no Anfiteatro Rosa do ICB (Andar térreo do Edifício Biomédicas IV, Av. Professor Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária, São Paulo). No programa, estão incluídos tópicos como Categorias de publicações científicas, Erros mais comuns e Como usar e preparar figuras e tabelas.

As inscrições custam R$102,00 e podem ser feitas pessoalmente ou via depósito e FAX. O site www.redacaocientifica.info/cursored1.html traz mais detalhes sobre o processo de inscrição e a programação do curso.

Mais informações: paabraha@usp.br


FAU oferece conferências sobre preservação da arquitetura
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP recebe neste mês de agosto dois convidados estrangeiros para a apresentação de palestras com a temática Preservação da arquitetura recente e moderna.

O professor Gérard Monnier, da Université de Paris I, apresenta cinco palestras a partir desta segunda-feira (8). O tema de abertura é Uma questão de método: em que medida a teoria da recepção se aplica aos edifícios?. Nesta terça (9), será abordada A recepção no tempo: valor de uso e valor simbólico. Nesta quarta (10), Estudos de caso: a recepção dos edifícios de Le Corbusier a recepção dos prédios-torre e dos prédios-barra. Na quinta-feira (11), As aplicações à proteção dos edifícios. Por fim, na sexta-feira (12), Conclusão: cultura e arquitetura. As palestras acontecem das 14h30 às 18h30 na FAU Maranhão (R. Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo).

A especialista Simona Salvo, que representa a Università degli Studi di Roma La Sapienza, proferirá quatro palestras, nos dias 25, 26 e 31 de agosto e 1º de setembro, das 14h30 às 19 horas. As palestras abordarão os seguintes temas: Restauração da arquitetura do século XX na Itália; Restauração de arranha-céus, examinando aspectos técnicos de sua construção, mecanismos de degradação e exemplos de intervenção; e apresentação pormenorizada de um caso de estudo - o arranha-céu da Pirelli em Milão, de Giò Ponti.

As inscrições para as palestras podem ser feitas, gratuitamente, pelo e-mail rvposfau@edu.usp.br ou telefone/fax (0XX11) 3257-7688, com Isa. As conferências serão acompanhadas por tradução simultânea. O evento tem o apoio da Revista Pós.

Mais informações: (0XX11) 3257-7688


Seminário na Física aborda o nascimento da noção de fóton
O Departamento de Física Matemática do Instituto de Física (IF) da USP realizará nesta quarta-feira (10), às 18 horas, o colóquio De Planck a Einstein. O Nascimento da Noção de Fóton em 1905, com o professor João Carlos Alves Barata. O evento faz parte do ciclo Convite à Física.

Serão apresentadas as linhas de desenvolvimento que conduziram ao nascimento da noção de fóton no início do século XX. A hipótese de que a luz possua um caráter corpuscular é bastante antiga, mas foi somente em um dos célebres trabalhos de Einstein de 1905 que essa idéia fez sua entrada na Física contemporânea, tendo influenciado enormemente muitos dos desenvolvimentos posteriores, da Mecânica Quântica à Física de Partículas.

O papel heurístico central no trabalho de Einstein é desempenhado pela célebre fórmula da radiação de Planck e pela análise termodinâmica e estatística que Einstein fez da mesma.

O evento acontecerá no Auditório Abrahão de Moraes, no IF (R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-6907




Agenda Cultural

Música argentina, húngara e africana em concerto gratuito
Haverá na próxima sexta-feira (12), no Anfiteatro Camargo Guarnieri, da USP, um concerto gratuito que inclui música popular e erudita da Argentina, obras eruditas húngaras, temas africanos e standards de jazz. O concerto, que terá entrada gratuita, terá início às 19h30.

O evento marca o encerramento do Seminário Internacional Comunicantus de Canto Coral e Educação Musical. A seleção tem arranjos para coral de criações étnicas da tribo Zulu, na África, aos clássicos da canção norte-americana, como What a Wonderful World e Cheek to Cheek.

O programa do concerto foi preparado pelas regentes María Elina Mayorga de Blech, da Universidad Católica de Cuyo, de Buenos Aires, Lilla Gábor, especialista em Metodologia Kódaly, da Hungria e Mary Goetze e Patrice Madura Ward-Steinman, as duas últimas representantes da Universidade de Indiana, dos EUA.

Convidadas pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, as quatro professoras regerão o Coral do Laboratório, formado por alunos e profissionais especialmente selecionados para este evento.

O Coral-Escola Comunicantus abrirá a cerimônia. Formado por participantes que ensaiam há quatro anos, o coro comunitário de caráter educativo apresentará em seu repertório a música brasileira erudita e popular.

O Anfiteatro Camargo Guarnieri localiza-se na R. do Anfiteatro 109, Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3000




Quadro de Avisos

Instituto de Física inaugura sala de seminários
O Instituto de Física (IF) da USP vai inaugurar nesta terça-feira (9), às 14h30, a Sala de Seminários José Roberto Leite, no Edifício Alessandro Volta (R. do Matão, Travessa R, 187, Bloco C, Cidade Universitária, São Paulo).

Na ocasião, o professor Luiz Guimarães Ferreira, da Unicamp, ministrará uma palestra sobre o homenageado, José Roberto Leite. Em seguida, Adalberto Fazzi, do IF, dará uma palestra com o tema Metais de transição em semicondutores: passado, presente e futuro.

Mais informações: (0XX11) 3091-6907


Esalq realiza leilão de gado Nelore
A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, em Piracicaba, por meio do Departamento de Genética, realiza nesta quarta (10), às 16 horas, o 2º Leilão de Gado Nelore.

O evento acontecerá no Recinto de Eventos da Serben Comércio de Animais Ltda, no Sítio Santa Gertrudes, localizado no município de Torrinha, em SP. Serão leiloados 350 animais.

Mais informações: (0xx14) 3656-1175, (0xx14) 8118-1831 ou (0xx19) 3433-6706


Cursinho da Psico promove Dia Informativo sobre Carreiras
O Cursinho Psico-USP, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, receberá no próximo sábado (13) seus alunos e outros vestibulandos interessados em tirar dúvidas sobre qual carreira seguir e o curso a escolher. O evento acontecerá a partir das 15 horas no bloco B do IP (Av. Professor Mello Moraes, 172, Cidade Universitária, São Paulo).

O Dia Informativo sobre Carreiras (DICA) chega a sua 4ª edição e consiste basicamente em reunir profissionais ou universitários de diferentes carreiras com alunos em pequenos grupos, para que possam discutir e esclarecer dúvidas sobre curso, carreira e mercado de trabalho.

A entrada é gratuita e as inscrições - tanto para alunos quanto para profissionais - podem ser feitas pelo e-mail cursinhopsicousp@ig.com.br ou telefone (0XX11) 3031-1546, das 15 às 21 horas de segunda à sexta, e aos sábados das 10 às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 7165-3904, com Ana Augusto, ou (0XX11) 8257-7257, com Anna Muniz




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Metodologia de padronização de uma cédula de fabricação e de montagem, integrando ferramentas de produção enxuta do sistema de manufatura Delphi. Pedro Claudinei Perin. Dia 25 de agosto, às 9 horas.

Mais informações: (0xx16) 3373-9585


Escola Politécnica

Doutorado

Caracterização de equipamentos e instalações residenciais de baixa tensão aplicada ao estudo de transitórios de origem atmosférica. Welson Bassi. Dia 25 de agosto, às 9h30.

Mais informações: (0xx11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Análise comparativa da expressão de vitelogenina em três espécies de abelhas sem ferrão (Meliponini) que diferem quanto à atividade reprodutiva. Rodrigo Pires Dallacqua. Dia 22 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0xx16) 3602-3675


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Avaliação anatômica e radiográfica da região do distal dos membros torácicos de asininos (Equus asinus) utilizados como veículo de tração animal. Flávio Ribeiro Alves. Dia 26 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0xx11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Psicologia

Mestrado

O ouvir na relação terapêutica: um estudo exploratório. Adriana Guimarães Rodrigues. Dia 16 de agosto, às 13 horas.

Doutorado

Promoção da sáude: análise do processo de um grupo de reeducação alimentar em um hospital universitário. Letícia Gaspar Tunala Mendonça. Dia 22 de agosto, às 15 horas.

Mais informações: (0xx11) 3091-4184



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br