São Paulo, 11/08/2005 - Boletim nº1687
comunicação
Palestras são os melhores
meios de informar idosos

Eles podem interagir com os palestrantes
e tirar dúvidas, o que não acontece
quando a informação é passada por
televisão, rádio ou cartilha
leia...
Projeto Visão 2020 cria ações
para prevenir cegueira
USP discute o futuro das
instituições políticas no País

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Palestras são os meios de comunicação pública mais eficazes para informar idosos

Valéria Dias

Nem rádio, nem televisão, nem jornal, nem cartilha, nem revista: é por meio de palestras que a população idosa prefere receber informações na área da saúde. A conclusão é da jornalista Devani Salomão, que pesquisou, em seu doutorado, quais os veículos de comunicação na área da saúde pública eram os mais adequados para informar a população acima de 60 anos na cidade de São Paulo.

"Isso acontece porque o idoso, mesmo que seja analfabeto, tem a possibilidade de interagir com o palestrante e tirar suas dúvidas", conta Devani, que defendeu sua pesquisa no último mês de maio na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A jornalista entrevistou 32 idosos, atendidos em Unidades Básicas de Saúde da Capital e também do Centro de Referência do Idoso, no bairro de São Miguel Paulista. Devani perguntou quais meios de comunicação eles preferiam para receber informação sobre saúde e o por quê. As respostas indicaram que as palestras tiveram a preferência de 20% deles; rádio, 16%; jornais, 12%; televisão, 12%; cartilhas 11% e revistas, 10%.

Os entrevistados, com idades entre 60 e 75 anos, possuíam renda familiar de até cinco salários mínimos, sendo que a maioria deles (23) tinha até quatro anos de escolaridade. O grupo estudado era composto por pessoas casadas (63%), brancos (94%) e as mulheres representavam 78%.

Idoso real X idoso idealizado
Para realizar seu estudo, a jornalista tomou como base a cartilha do Ministério da Saúde "Viver mais e melhor - Guia completo para você melhorar sua saúde e qualidade de vida". O material havia sido distribuído basicamente em postos de saúde em todo o Brasil nos anos de 1999 e 2000. De acordo com a pesquisadora, era época da campanha de vacinação de idosos contra a gripe e havia um grande número deles internados. "Foi aí que o ministério teve a idéia de elaborar e distribuir 21 milhões de exemplares da cartilha", diz.

Devani analisou o conteúdo da publicação e verificou a opinião dos idosos a respeito do material. A conclusão foi que o uso da cartilha como meio de divulgar informações para os idosos não foi eficiente. "A cartilha possuía um conteúdo que não era indicado para a população que usa o Sistema Único de Saúde (SUS), em sua maioria muito pobre e analfabeta", conta. "No aspecto gráfico, dificultava o entendimento porque apresentava um visual poluído, com muito texto, mistura de tipos de letras, sendo muitas delas pequenas."

"Além disso, o idoso mostrado na cartilha está distante da realidade da grande maioria dos velhos do País. O idoso da cartilha é branco, de classe média urbana, morador do Sudeste e com valores culturais típicos dos moradores de uma megalópole", explica. "Criou-se um estereótipo e a cartilha foi feita com base nesse idoso idealizado."

Dados do ano 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que existem no Brasil cerca de 8 milhões de idosos entre 60 e 69 anos. Para o ano de 2030, o IBGE indica uma projeção de mais de 21 milhões de pessoas nesta faixa etária. "Esse aumento do número de idosos no País mostra a necessidade de os governos se prepararem a fim de melhor atender esta população", ressalta Devani.

Mais informações: (0XX11) 4612-2953 ou e-mail devanisalomao@uol.com.br

Imagem: Marcos Santos




Visão 2020 detecta problemas de visão para evitar casos de cegueira

Júlio Bernardes

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCRP) da USP vai participar de um projeto mundial de controle da cegueira. A iniciativa, chamada de Visão 2020, pretende identificar as principais causas, medidas de prevenção e tratamento e treinar pessoal para apoiar e manter essas estratégias . O objetivo é reduzir o aumento do número de pessoas cegas nos próximos 15 anos.

O projeto foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Agência Internacional de Prevenção de Cegueira (IAPB). "A IAPB convidou cinco centros de oftalmologia no Brasil para participar do Visão 2020", explica Eduardo Melani Rocha, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). "Além do HCRP participarão hospitais de Goiânia, Recife, Curitiba e Campinas, organizações não-governamentais e instituições privadas."

Na região de Ribeirão Preto, uma equipe de 60 pessoas irá detectar as principais causas de déficit na visão e como reduzi-las. "Cada problema tem uma peculiaridade, nas pré-escolas há necessidade de fazer testes de acuidade visual e fornecer óculos para crianças com baixa visão e nos idosos é preciso reduzir a cegueira por catarata com cirurgia", diz Rocha.

Prevenção
A equipe do HCRP também priorizará campanhas de prevenção e cirurgias com diabéticos e dará continuidade ao acompanhamento oftalmológico de bebês prematuros. "Nestas crianças, pode ocorrer retinopatia por prematuridade, levando a cegueira", alerta o professor. "Também será feito um trabalho de prevenção da toxoplasmose, sugerindo mudanças nos hábitos de higiene e alimentação, pois o parasita se abriga na retina, reduzindo a visão."

De acordo com Rocha, existem cerca de 60 milhões de cegos em todo o mundo, e no Brasil eles representam cerca de 2% da população. "O crescimento dos níveis de cegueira é semelhante ao aumento da população do planeta, e tende a subir com o avanço da expectativa de vida", aponta. "O problema é maior em regiões pobres, por isso o projeto pretende tornar as tecnologias de diagnóstico e tratamento mais acessíveis e treinar agentes de saúde para lidar com estratégias de prevenção."

O professor lembra que o nome do projeto também faz referência ao índice internacional de acuidade visual, que coloca o nível 20/20 como indicador de boa visão. "A iniciativa é de médio prazo, mas já em 2006 deverão ser realizados os primeiros trabalhos com a população", calcula. "Em outubro, as instituições envolvidas irão definir projetos específicos para obtenção de recursos e patrocínios."

Mais informações: (0XX16) 3602-2523, com Eduardo Melani Rocha




Cursos e Palestras

USP discute o futuro das instituições políticas no Brasil
Acontece nesta quinta-feira (11) a abertura do ciclo de seminários do Programa Brasil: O País no Futuro - 2022, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O evento acontece das 9 às 13 horas e poderá ser assistido pessoalmente ou pela internet.

O expositor será o cientista político Bolívar Lamounier, do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo, e os debatedores serão Antônio Octávio Cintra, da Câmara dos Deputados; Rogério Arantes, do Departamento de Política e Núcleo de Estudos de Democracia e Política Comparada da PUC-SP; Brasílio Sallum, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; e Amaury de Souza, da Universidade Federal de Viçosa.

O ciclo terá mais seis seminários, nos dias 18 e 25 de agosto e 1º de janeiro. O programa Brasil: O País no Futuro - 2022 dá continuidade, agora de forma independente, aos trabalhos desenvolvidos recentemente pelo Instituto em projeto do governo federal sobre identificação de cenários futuros e definição de metas estratégicas para o País. O programa tem coordenação de Geraldo Forbes, pesquisador visitante do IEA e o ciclo de seminários conta com a coordenação de Guilherme Leite da Silva Dias, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Para assistir aos seminários na internet, basta acessar a página www.emm.cce.usp.br/ieaonline.asx nos horários programados e ter o Windows Media Player instalado no computador. Em todas as transmissões, quem estiver assistindo poderá enviar perguntas aos expositores pelo e-mail iea@usp.br.

Os seminários são gratuitos e abertos a todos os interessados (não é preciso se inscrever). O ciclo acontece no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 3091-4442, com Marilda Gifalli


Seminário discute interação entre a USP e a comunidade
Nos dias 30 e 31 de agosto, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP realizará a sexta edição do Seminário de Cultura e Extensão, neste ano com o tema Cultura e Tecnologia - USP na Sociedade. O objetivo é debater como a inovação tecnológica desenvolvida na Universidade pode contribuir com a comunidade e avaliar a maneira com que é feita a transmissão dessas tecnologias.

Os debates serão realizados no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Cidade Universitária, São Paulo), com transmissão por videoconferência para os campi de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos, e também pela internet, no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.

Os debates e palestras acontecerão das 9 às 18 horas. Os temas abordados serão Relação Extensão e Pesquisa, Tecnologias - USP em Destaque, Ações Culturais - USP na Sociedade e Divulgação da Cultura e Tecnologia - USP.

A participação é gratuita e aberta ao público. É possível se inscrever pelo site www.usp.br/prc/seminario2005/ ou fax (0XX11) 3091-2030.

Mais informações: (0XX11) 3091-2093 / 3575


IO oferece curso sobre biologia e ecologia de mamíferos marinhos
O Instituto Oceanográfico (IO) da USP oferecerá, entre 5 de setembro e 21 de novembro, o curso Biologia e Ecologia de Mamíferos Marinhos, com inscrições gratuitas e destinado a estudantes de Oceanografia, Ciências Biológicas e Ecologia. As aulas acontecerão sempre às segundas-feiras, das 9 às 18 horas.

Será abordada a biologia e a ecologia de mamíferos marinhos, incluindo a apresentação dos grandes grupos, origem e evolução, sistemas sensoriais, excretor e locomotor, aspectos do mergulho, produção e recepção de sons, hábitos alimentares, reprodução e estratégias alimentares e reprodutivas. Também serão explorados os aspectos que envolvem as pressões de seleção dos grandes grupos viventes e os impactos de natureza antrópica do passado e do presente.

São oferecidas 20 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira das 9 às 11 e das 14 às 17 horas. O IO localiza-se na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, em São Paulo. Os interessados devem apresentar comprovante de matrícula em curso de graduação.

Mais informações: (0XX11) 3091-6513


ICB oferece palestras com entrada gratuita
O Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP promove nesta sexta-feira (12), às 13 horas, a palestra Neurofisiologia e Futebol, com o professor Ronald Dennis P. K. C. Ranvaud, do ICB. O evento, que tem entrada aberta e gratuita, acontece na Sala Samuel Pessoa, do Departamento de Parasitologia (Av. Prof. Lineu Prestes, 1374, Edifício Biomédicas II, Cidade Universitária, São Paulo).

No dia 16, às 12 horas, o Departamento de Anatomia do ICB realiza a reunião científica Efeito do soro de pacientes com Artrite Reumatoide Juvenil em Cultura Primária de Osteblasto Humano, com a professora Rosa Maria Rodrigues Pereira, da Faculdade de Medicina (FM) da USP. A reunião acontece no auditório Luiz R. Trabulsi, no Edifício Biomédicas III. A entrada também é gratuita e aberta a todos os interessados.

Mais informações: (0XX11) 3091-7258, no Departamento de Anatomia do ICB; (0XX11) 3091-7331 / 3091-7262, no Departamento de Parasitologia do ICB


Admirável mundo quântico no Museu Paulista
Será realizada nesta quinta-feira (11), no Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga), a palestra Admirável Mundo Quântico, com o professor Celso Luiz Lima. O evento acontece às 14 horas.

A palestra abordará conceitos básicos da mecânica quântica, focalizando, em especial, aspectos em que a interpretação quântica difere da nossa intuição clássica. O século passado foi marcado pelo aparecimento da mecânica quântica. Seu desenvolvimento determinou profundas alterações na maneira como nos relacionamos com o mundo que nos cerca.

A mecânica quântica teve impactos na química, na biologia e está na raiz de grande parte da tecnologia moderna. A interpretação oferecida por ela aos fenômenos do mundo difere dramaticamente daquela sugerida pela nossa intuição, alterando, portanto, nossa visão de mundo.

O Museu Paulista localiza-se no Parque da Independência, s/n, Ipiranga, em São Paulo. O ingresso custa R$2,00.

Mais informações: (0XX11) 6165-8026, no Museu Paulista


Ciência às 19 horas discute A Era das Trevas e o Iluminismo
Como parte do Programa Ciência às 19 horas, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP promove na próxima terça (16), às 19 horas, a palestra A Era das Trevas e o Iluminismo.

Ministrada pelo professor Leopoldo de Meis, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, a palestra apresentará uma seqüência de imagens contando a história das influências políticas e religiosas e o impacto delas na área do conhecimento humano até os dias atuais.

O Programa Ciência às 19 horas é coordenado pelo professor Luiz Agostinho Ferreira e tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica, abordando temas científicos em uma linguagem acessível.

O evento, de entrada gratuita e aberta a todos os interessados, será realizado no Anfiteatro Jorge Caron (Av. Trabalhador São-carlense, 400), no campus da USP de São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8075




Agenda Cultural

Coralusp apresenta repertório variado no CPC
O Coral da USP (Coralusp) vai se apresentar neste domingo (14) no Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP a partir das 11 horas. Para essa apresentação, o Coral levará dois de seus diversos coros: o Coralusp - Centro Universitário Maria Antônia e o Coralusp - IPT.

Enquanto o primeiro desenvolve o projeto Polifonia: de sua origem aos resultados na música popular e erudita, dos séculos XVI ao XXI, o segundo se concentra sobre a temática Túnel do tempo. O resultado é um repertório bastante vasto, que engloba desde composições de Mozart e Schubert, até músicas do folclore espanhol e clássicos da MPB.

O CPC localiza-se na R. Major Diogo, 353, Bela Vista, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562




Quadro de Avisos

IPq capta portadores de TOC para estudo
O Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, está captando homens portadores de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), que estejam em tratamento, para estudo que vai testar a eficácia de um método que visa diferenciar pacientes que apresentam bons resultados com as medicações daqueles em que as mesmas têm pouca eficácia, avaliando os mecanismos da melhora e das falhas terapêuticas.

Serão aceitos voluntários dos 20 aos 60 anos, que tiveram boa melhora com o tratamento. Os pacientes irão ao IPq apenas duas vezes, para receber uma dose de medicamento e realizar exames laboratoriais. O estudo é coordenado pelo psiquiatra Fabio Corregiari.

Os interessados podem se inscrever pelo telefone (0XX11) 3069-6988 (às segundas e quartas-feiras) ou e-mail amban@amban.org.br.

Mais informações: (0XX11) 3069-7801 / 9966-9427, com Julieta Magalhães (assessora de imprensa)


Curso forma agentes multiplicadores em propriedade intelectual
O Grupo de Assessoramento ao Desenvolvimento de Inventos (GADI), recentemente incorporado à Agência USP de Inovação, vai realizar nos próximos dias 24 e 25, na Escola Politécnica da USP, o curso Formação de Agentes Multiplicadores em Propriedade Intelectual. O objetivo é proporcionar aos funcionários técnicos administrativos da USP conhecimentos para atuar nas questões de propriedade intelectual.

O programa inclui palestras sobre patentes, softwares, contratos e convênios, além de instruir na utilização dos serviços prestados pelo GADI. O evento faz parte do projeto Disseminação e Consolidação da Cultura de Propriedade Intelectual na USP (DCCPI-USP), fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Fundo de Cultura e Extensão da Universidade.

De acordo com os organizadores, o curso deve promover uma melhor capacitação dos participantes e assegurar que os assuntos que envolvem propriedade intelectual -patentes, convênios, contratos com empresas e/ou instituições, entre outros - sejam mais facilmente conduzidos dentro da Universidade.

O evento tem o apoio da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais (Cecae) e das Pró-reitorias de Pesquisa, e Cultura e Extensão da USP.

Mais informações: (0XX11) 3091-2935 / 3091-4474 (assessoria de comunicação)


Dalmo Dallari recebe título de Cidadão Paulistano
O professor Dalmo Dallari, da Faculdade de Direito (FD) da USP, vai receber nesta quinta-feira (12) o título de Cidadão Paulistano. A sessão solene acontecerá às 11 horas no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, 8º andar).

Natural de Serra Negra (SP), Dallari é um dos mais renomados juristas do país e teve destacada atuação na resistência democrática e oposição à ditadura.

O título, distinção máxima concedida a pessoas não-nascidas em São Paulo, é oferecido às personalidades radicadas na cidade que se destacam na promoção da cidadania e na divulgação da capital paulistana nas mais diversas áreas. Para a concessão do título de Cidadão Paulistano, é necessária a apresentação de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), por vereador ou pela própria Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Os interessados em comparecer à sessão devem confirmar presença pelo telefone (0XX11) 6824-4606 ou e-mail pauloteixeira@camara.sp.gov.br.

Mais informações: (0XX11) 6824-4606




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Determinação da energia de ativação no processo de combustão de óleos combustíveis. Cecília Rocio Morales Leiva. Dia 24 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235


Escola Politécnica

Mestrado

Estudo laboratorial de agregado reciclado de resíduo sólido da construção civil para aplicação em pavimentação de baixo volume de tráfego. Rosangela dos Santos Motta. Dia 19 de agosto, às 9 horas.

Filtros adaptativos analógicos e digitais para cancelamento ativo de ruído aplicado a fones de ouvido. Alex José Veloso. Dia 22 de agosto, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos

Mestrado

mCards: Ferramenta de apoio a construção de aplicativos para assistentes pessoais digitais. Danilo Rogério Boccardo. Dia 19 de agosto, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9638


Instituto Oceanográfico

Mestrado

Modelagem do transporte e retenção larval da anchoita Engraulis anchoita na plataforma continental do Atlântico Sudoeste. Ana Carolina Vaz. Dia 11 de agosto, às 10 horas.

Mais informações: (0xx11) 3091-6528




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br