São Paulo, 16/08/2005 - Boletim nº1690
medicina
Gel de fibrina facilita cultivo
de células da pele

Produzido na FMUSP, gel permite cultivar
maior número de queratinócitos, células
reprodutoras da epiderme. Produto pode
ser testado em animais ainda neste ano
leia...
Encontro na ECA discute
políticas de inclusão
ICMC oferece simpósio de
matemática para a graduação

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Gel de fibrina possibilita cultivo de mais células reprodutoras da pele em menor tempo

Antonio Carlos Quinto

Um gel de fibrina desenvolvido na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) pode significar esperança de dias melhores para as vítimas de queimaduras e de doenças que atingem grandes extensões de pele. O produto facilita a aplicação clínica da cultura de queratinócitos, células reprodutoras da epiderme. "O gel de fibrina mostrou-se um excelente transportador destas células, o que poderá possibilitar a recuperação de áreas maiores e em menor tempo", conta a médica Daniela Yukie Sakai Tanikawa, residente da disciplina de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da FMUSP e pesquisadora responsável pelo projeto.

Nos métodos tradicionais de cultura de queratinócitos em laboratório, obtém-se pequenas placas de células com cerca de 30 centímetros quadrados (cm2) de área, produzidas em um tempo médio de quatro semanas. Nos experimentos realizados até o momento, o gel de fibrina reuniu células reprodutoras em placas de até 150 cm2. "Além disso, o processo durou em média apenas cinco dias. Para vítimas de queimaduras, o tempo é fundamental na recuperação", diz Daniela. "Percebemos que será possível cobrirmos áreas maiores de perda de pele em menos tempo", afirma.

A expectativa agora é que os testes sejam realizados em animais de laboratório até o final deste ano para, em seguida, iniciar experimentos em humanos. "Pretendemos usar células humanas em ratos de experimentação. Até o momento, os custos dos experimentos foram todos bancados pela própria disciplina. "Esperamos conseguir recursos de entidades financiadoras para prosseguirmos com o projeto", conta a médica.

Composição
O produto é composto por fibrinogênio e trombina, obtidos a partir de uma substância comercial usada em aplicações cirúrgicas. "Os componentes foram diluídos a um ponto ideal. A fibrina, por ser encontrada no próprio corpo humano, não provocará qualquer tipo de reação adversa", garante Daniela.

A médica lembra que o setor de queimados do Hospital das Clínicas (HC) é de alta complexidade. "Nas UTIs, existem pacientes em estado grave e com grande perda de pele que aguardam tratamento. Nestes casos, os procedimentos têm de ser rápidos. Os índices de morte por queimaduras são maiores em casos de perda de pele em grandes áreas do corpo e que não podem ser reparadas em curto prazo de tempo", diz Daniela.

O gel de fibrina contendo queratinócitos foi desenvolvido sob a supervisão da professora Marisa Herson, que também é responsável pelo do Banco de Tecidos do HC, e contou com o apoio do professor Marcus Castro Ferreira, responsável pela disciplina de Cirurgia Plástica do HC. O estudo recebeu em novembro do ano passado o prêmio Victor Spina, do 41º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que aconteceu na cidade de Florianópolis em Santa Catarina.

Mais informações: (0XX11) 8141-6472, com Daniela Yukie Sakai Tanikawa; e-mail danielatanikawa@yahoo.com

Imagem cedida pela pesquisadora




Cursos e Palestras

4º Encontro da Mídia Legal discute políticas de inclusão
Nos dias 22 e 30 de agosto e 14 e 22 de setembro, a ONG Escola da Gente promove na USP o 4º Encontro da Mídia Legal, evento que trará especialistas e procuradores da República para discutir o tema Políticas de Inclusão com o público interessado. Os Encontros da Mídia Legal tem por objetivo mobilizar universitários para criar e/ou fortalecer um determinado movimento dentro da universidade sobre o direito à inclusão.

Pela primeira vez em São Paulo, o encontro deste ano será dividido em quatro temas: Inclusão e democracia participativa (22/08), Direito de se comunicar e direito à comunicação (30/08), Acessibilidade e novas tecnologias (14/09) e Direitos humanos e políticas públicas de inclusão (22/09).

As reflexões do público e dos palestrantes no evento vão gerar a publicação do Manual da Mídia Legal 4 - Comunicadores pelas Políticas de Inclusão, redigido pela equipe da Escola de Gente e por universitários de comunicação, direito e ciências sociais da USP e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), universidade onde acontecerá a versão carioca do projeto. O manual será lançado em dezembro e, a exemplo dos anteriores, distribuído gratuitamente para jornalistas e formadores de opinião.

O evento deste ano conta ainda com o apoio do USP Legal (voltado para a inclusão das pessoas com deficiência da USP em todos os âmbitos da Universidade), e da Rede Saci (facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre deficiência), ambos programas da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais (CECAE) da USP.

Os encontros, gratuitos e sem necessidade de inscrição prévia, acontecem sempre das 9 às 12 horas, no Bloco A da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, localizada na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2939, com Carlos


ICMC oferece simpósio de matemática para a graduação
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos vai realizar, de 23 a 25 de agosto, o Simpósio de Matemática para a Graduação 2005.

Os objetivos são promover a reflexão sobre diferentes assuntos relacionados ao estudo da matemática, pós-graduação e áreas de trabalho; discutir e trocar experiências na área de pesquisa, e familiarizar o estudante com o exercício de exposição e argüição.

O evento será composto por palestras, mini-cursos e mesas-redondas. Alguns dos tópicos expostos e discutidos serão Humor, Matemática e outras coisas perigosas, Matemática e Finanças e A arte de fazer e receber críticas. O site www.icmc.usp.br/~sim traz a programação completa e uma página para inscrição. É cobrada uma taxa de adesão de R$15,00, que deve ser paga na Seção de Eventos do ICMC (Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro, São Carlos). O evento será realizado no mesmo endereço.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146


ECA e ABCA realizam Seminário Nacional Crítica da Crítica
Dia 29 de agosto, às 19 horas, a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) realiza a abertura do Seminário Nacional Crítica da Crítica, evento que faz parte de um convênio firmado entre a ABCA e a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, por meio de seu Laboratório de Crítica da Arte.

O Seminário tem por objetivo congregar especialistas da área artística e cultural, além de divulgar a produção de trabalhos de jovens pesquisadores, em mestrados e doutorados, no campo da historiografia da arte. A programação completa pode ser vista na página da ABCA.

Na abertura, que acontece no Espaço Cultural Haroldo de Campos, da Casa das Rosas (Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo), serão lançados os livros Sérgio Milliet, 100 Anos (Lisbeth Rebollo Gonçalves - Organizadora) e Os Lugares da Crítica de Arte (Lisbeth Rebollo Gonçalves e Annateresa Fabris - Organizadoras), da Coleção Crítica de Arte e editados pela ABCA e Imprensa Oficial.

O seminário oferece 50 vagas gratuitas para estudantes da USP, Unesp e Unicamp, mediante a apresentação de carteirinha e outras 50 vagas para os demais interessados, mediante o pagamento de R$20,00. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail abca@abca.art.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-4081, ramal 201 (com Malu).


Alunos da ECA realizam I Semana de Biblioteconomia
Será realizada entre os dias 24 e 27 de agosto, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a I Semana de Biblioteconomia, promovida pelos alunos do curso. O evento é voltado para estudantes de Biblioteconomia, profissionais da informação e pesquisadores.

Haverá palestras e mesas-redondas com convidados e ex-alunos do próprio curso. As atividades ocorrerão nos períodos matutino (de 24 a 27 de agosto) e noturno (de 24 a 26 de agosto). Serão discutidos, entre outros temas, As contribuições das linguagens documentárias e da Terminologia à arquitetura da informação em websites, Biblioteca e Educação Infantil e As relações entre a informação, a Biblioteconomia e a tecnologia.

A programação completa está disponível no site do evento, que também traz o formulário de inscrição (gratuita). O evento acontecerá na ECA (Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: semanabiblio@gmail.com; site www.semanabiblio.objectis.net/




Agenda Cultural

MariAntonia inaugura mais cinco exposições dia 25
Dia 25 de agosto, às 20 horas, o Centro Universitário Maria Antônia (Ceuma) da USP realiza sua quarta série de exposições individuais. A mostra contará com obras de Emil Forman, Tatiana Ferraz, Ding Musa, Raul Garcez Pereira e João Paulo Leite, todos artistas de destaque na arte contemporânea.

Pela primeira vez a obra do artista Emil Forman (1954-1983) é exposta em São Paulo. Trata-se da remontagem da instalação que inaugurou a sala experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 1975, constituída por 2.500 imagens da mãe do artista. O trabalho de Emil Forman foi realizado entre 1971 e 1983 e suas instalações causavam certo mal-estar por colocar no mesmo plano a vida e a morte, dando à montagem um tratamento semelhante às salas de ex-votos.

Já Tatiana Ferraz apresenta paisagens urbanas em cromo por meio de lentes instaladas em um muro de arrimo e em uma espécie de móvel-estante. A obra é continuação da pesquisa que a artista desenvolve desde 2003 sobre a relação entre natureza e urbanidade, tomando como objeto a cidade de São Paulo, com suas alternâncias entre morro e ocupação.

A exposição Campos, de Ding Musa, traz como proposta tratar a fotografia como uma construção da relação entre o campo que está aberto para a visão e o campo da imagem a ser preenchido pela imaginação, entre desenhos, o próprio retângulo do frame da máquina fotográfica ou do canvas da pintura. As cópias são propositadamente escuras e demoram a serem absorvidas pelos olhos, contrapondo uma atitude contemporânea de imagens abundantes e descartáveis.

Engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP, Raul Garcez Pereira (1949 - 1987) já revelava durante sua graduação um encantamento pela fotografia como linguagem, ao exibir aos colegas cenas da realidade brasileira em suas fotografias branco e preto. O desenvolvimento deste tema será visto na exposição Várzea do Carmo, que ocupa a sala principal da MariAntonia. Com curadoria de João Musa, as fotos feitas na cidade de São Paulo entre 1979 e 1980, trazem o olhar acurado do artista para o espaço, as pessoas e suas relações sociais.

A exposição 3.000m Com Obstáculos explora um parentesco implícito entre alguns esportes de desempenho e a arte. O artista João Paulo Leite transforma o espaço expositivo em um estádio provisório de competições esportivas, com marcações de chão que indicam os locais para cada modalidade e objetos tridimensionais aludindo à iconografia do esporte. A obra reforça a inadequação estimulante do espaço da exposição, pleno de obstáculos arquitetônicos a serem encarados, que acaba por impregnar o esporte: o que antes era esporte agora é um museu de marcas e desempenhos, retirado do fluxo das ações e emoções comumente relacionadas às práticas esportivas.

A exposição pode ser vista até o dia 2 de outubro, de segunda a sexta, das 12 às 21 horas e nos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (0XX11) 3255-7182, ramal 46. A entrada é gratuita.

O Ceuma fica na R. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182 ou www.usp.br/mariantonia




Publicações

Manuais ensinam a elaborar seções de trabalhos científicos
A Editora Humanitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, lançou recentemente novas edições dos manuais Como elaborar referência bibliográfica (92 págs, R$5,00) e Como elaborar citações e notas de rodapé (80 págs, R$5,00).

A autoria de ambas é de André Figueiredo Rodrigues, doutor em História Social pela FFLCH. As orientações descritas nos livros são baseadas nas normas de referenciação e normalização da ABNT - NBR 6023 e NBR 10520.

A Livraria Humanitas localiza-se no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH (Av. Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3728, na Livraria Humanitas, das 10 às 20 horas




Quadro de Avisos

USP inaugura Laboratório de Análise de Políticas Ambientais
A USP vai inaugurar nesta quinta-feira (18) o Laboratório de Análise de Políticas Ambientais (Lapam). Aprovado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP (Procam) em março deste ano, o Laboratório criará um espaço de pesquisa e articulação de professores, pesquisadores e estudantes para debater e avaliar diferentes políticas ambientais no Brasil, com ênfase na problemática local e regional-metropolitana, especialmente no Estado de São Paulo.

O novo centro vai desenvolver atividades de pesquisa científica e fomentar o diálogo e a cooperação com a comunidade acadêmica e a sociedade civil organizada em torno da formulação e avaliação de diferentes políticas ambientais, incluindo a disseminação do conhecimento produzido.

A inauguração acontecerá às 17 horas no Auditório das Colméias (R. do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária, São Paulo). Na ocasião, os professores Marta Dora Grostein, Wagner da Costa Ribeiro e Pedro Jacobi farão um debate sobre o tema Desafios das políticas ambientais contemporâneas: dimensões sociais, urbano-regionais e globais.

Mais informações: (0XX11) 3091-3235, no Procam


Estudantes sauditas visitam a USP
A USP recebe nesta segunda (15) e terça-feira (16) a visita de 18 estudantes sauditas, membros do Clube Científico da Arábia Saudita. O grupo é formado por estudantes de medicina, engenharia elétrica e mecânica, entre outros.

Nesta segunda os estudantes conheceram o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro de Estudos Árabes (CEAr) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e a Biblioteca Florestan Fernandes, também da FFLCH. No CEAr, os alunos foram recebidos por Helmi Nasr, professor da FFLCH e vice-presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB). Nesta terça-feira (16), os estudantes vão visitar a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba.

O grupo chegou ao Brasil na sexta-feira (12) para uma visita de 21 dias. Os estudantes vão passar, ainda, pelo Paraná, Brasília, Rio de Janeiro e Amazonas, num roteiro que inclui diversas instituições de ensino e pesquisa. O roteiro foi preparado com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB).

Os estudantes estão sendo acompanhados por três supervisores, entre eles o diretor-geral do Clube Científico da Arábia Saudita e mais dois jornalistas, que deverão fazer um vídeo-documentário sobre a viagem. Em maio do ano passado, o representante do clube, Firas Ikhwan, esteve em São Paulo para programar o intercâmbio junto com a CCAB. De acordo com ele, o Brasil foi escolhido por possuir um conhecimento avançado na área tecnológica.

O Clube Científico foi fundado por professores em 1988 na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita. O objetivo do clube é incentivar os alunos do ensino médio e de universidades a desenvolver sua vocação científica. A instituição só foi reconhecida nacionalmente em 2000, sob direção do professor Adulhafeez Amin. Uma vez por ano os estudantes fazem intercâmbio em outros países. Já foram realizadas viagens para a Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Japão, Taiwan, Tanzânia e Quênia.

Para participar desse intercâmbio, os alunos devem ter inglês fluente, boas notas, conhecimentos em tecnologia e já terem participado de feiras científicas no país. O Clube Científico é semigovernamental e sem fins lucrativos. Os intercâmbios têm apoio de doações privadas e do príncipe governador da região saudita de Makkon, Abdelmajid bin Abdelaziz.

Mais informações: (0XX11) 5572-8266 / 9971-0481, com Marialda Reginatto (assessora de imprensa da CCAB




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Estudo do impacto da irradiação sobre a qualidade do trigo e da farinha de trigo.
Fabiana Curi Hilsenrath. Dia 22 de agosto, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Estudo da absorção aparente da clorofila do espinafre em ensaio com cães. Tais Motta Fernandes. Dia 22 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Estudo clínico da aplicação de peptídeo sintético de adesão celular (PepGen-P15â) em lesões periondontais graves de cães".
Daniel Giberne Ferro. Dia 30 de agosto, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Instituto de Física

Mestrado

Um modelo para a dinâmica de abertura e fechamentdos estômatos de uma folha. Marcus Cima Ferraz. Dia 16 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br