São Paulo, 18/08/2005 - Boletim nº1691
medicina
Cirurgia sem sangue reduz
riscos de contágio de doenças

Técnicas diminuem necessidade
de transfusão sanguínea em
cirurgias de grande porte,
mostra pesquisa da FMRP
leia...
FEA debate a inserção do Brasil
na comunidade internacional
FSP abre exposição sobre
a bacia do alto Tietê

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Excepcionalmente, por motivos de força maior, o boletim desta quarta (17 de agosto) não foi enviado para nossos receptores.


Destaques

Técnicas de cirurgia sem sangue reduzem transfusões em operações de grande porte

Júlio Bernardes

O número de pacientes que recebem transfusões de sangue em procedimentos cirúrgicos de maior porte é grande, mas pode diminuir com estratégias de cirurgia sem sangue. "A principal delas é a tolerância do médico à anemia do paciente", aponta a médica anestesista Daniela Rocha Gil, em dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

"A tolerância do paciente à anemia deve ser levada em conta antes, durante e depois da cirurgia", diz. "A anemia é causada pela perda de hemoglobina do sangue, que reduz o transporte de oxigênio aos órgãos do corpo e debilita o paciente."

Daniela aponta que o nível ideal de hemoglobina no corpo gira em torno de 12 a 15 gramas por decilitro (g/dl), mas muitos médicos indicam a transfusão sangüínea quando os valores atingem 8 g/dl. "Na pesquisa, encontramos pacientes com valores muito inferiores, como 3 g/dl, e mesmo não recebendo sangue, sobreviveram", relata. "A pesquisa mostra que cada paciente possui um grau de tolerância à anemia e que a transfusão não deve ser indicada com base apenas no valor da taxa de hemoglobina."

Daniela estudou no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, 11 pacientes Testemunhas de Jeová submetidos a cirurgias de grande porte. "Esta religião não permite transfusão sangüínea, mas qualquer que seja a crença do paciente, a cirurgia sem sangue pode ser usada como alternativa para evitar o risco do contágio de doenças como aids, hepatites B e C e HTLV nas transfusões", afirma. "O estudo mostra que é possível minimizar o número de transfusões sangüíneas no período intra-operatório."

Alternativas
Uma opção de cirurgia sem sangue é a de administrar eritropoetina ao paciente. "Esta substância estimula o aumento dos valores de hemoglobina no sangue e deve ser usada no período pré-operatório, de preferência três semanas antes da data prevista para a cirurgia", explica Daniela. "Outra alternativa é usar substâncias que favorecem a coagulação e minimizem a perda sanguínea intra-operatória."

Existe a opção de utilizar uma máquina que recupera o sangue que seria perdido no período intra-operatório. "O aparelho aspira o sangue do campo operatório e consegue processá-lo para posterior re-infusão no paciente", diz a médica. "No entanto, a máquina recupera só metade do sangue perdido e seu uso não é recomendado em cirurgias oncológicas, pelo risco de re-contaminação."

Na maioria dos casos pesquisados foi usada a hemodiluição normovolêmica, para reduzir a perda sangüínea no período intra-operatório. "O sangue do paciente é retirado e mantém-se o volume sanguíneo com a infusão de outros líquidos, em geral solução fisiológica, mas com uma quantidade muito menor de hemoglobina, reduzindo sua perda na cirurgia", explica a médica. O sangue retirado fica armazenado para ser re-infudido ao final do procedimento ou quando for absolutamente necessário. "Esta técnica é de baixo custo, eficaz e segura".

Daniela alerta que os métodos de cirurgia sem sangue não estão disponíveis em todos os centros médicos do País. "O ideal seria associar várias estratégias concomitantes, como o uso de eritropoetina e a hemodiluição, para reduzir a perda sanguínea, como foi feito na maior parte dos pacientes estudados." O trabalho foi orientado pelo anestesista do HC de Ribeirão Preto e professor da FMRP, Luís Vicente Garcia.

Mais informações: (0XX11) 3602-2211, com Daniela Rocha Gil




Cursos e Palestras

FEA promove seminário sobre a inserção do Brasil na comunidade internacional
Na próxima terça (23), das 8h30 às 18h15, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promove o seminário A Inserção do Brasil na Comunidade Internacional: Desafios e Oportunidades, que contará com a participação do professor Albert Fishlow, da Universidade de Columbia e do Center for Brazilian Studies. O evento discutirá a internacionalização das empresas brasileiras, as possibilidades de aumento do comércio exterior, os problemas da globalização econômica e os desafios dos mercados internacionais de bens, serviços, tecnologia e capitais. A abertura contará com a presença do governador Geraldo Alckmin (a confirmar).

No período da manhã, das 9 horas às 10h15, falarão o secretário da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, que fará exposição sobre As Ações de Apoio na Internacionalização das Empresas, e o professor Albert Fishlow, que abordará o tema Desafios da Globalização para o Brasil.

Após pequeno intervalo, haverá o Painel de Especialistas em Economia e Finanças, que contará com a participação de Gustavo Franco (sócio da Rio Bravo Investimentos), Fernando Sotelino (professor visitante da Universidade de Columbia), Luiz Leonardo Cantidiano (sócio da Motta, Fernandes Rocha Advogados) e o professor José Roberto Ferreira Savóia (FEA - visiting Scholar da Universidade de Columbia). O professor Edson Riccio (FEA) será o moderador.

No período da tarde, a partir das 13h30, o seminário terá continuidade com o Painel de Especialistas da Indústria, do qual participarão a professora Maria Tereza Leme Fleury (diretora da FEA), Paulo Apsan (Apsan Consultoria), Luís Gonzaga Murat (CFO da Sadia S.A.), José Carlos Junqueira S. Meirelles (sócio - Pinheiro Neto Advogados) e o professor Celso Grisi (FEA). A moderadora será a professora Marina Yamamoto (FEA).

O Painel de Especialistas em Serviços-Tecnologia começará às 15h45 com a participação de Carlos Brito Cruz (diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp), professor Sigfried Bender (FEA), Paulo Cunha (presidente da Motorola) e professor Carlos Pacheco (Unicamp). O moderador será o professor Eduardo P.G. de Vasconcellos (FEA). Logo depois desse Painel, Luiz A. Pereira da Silva, secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, fará a palestra de encerramento.

As inscrições para o evento devem ser feitas até sexta (19), nos telefones (0XX11) 3814-7619, 3091-6077, ou e-mail seminariointernacional@fia.com.br. Alunos da USP e da Fundação Instituto de Administração (FIA) são isentos de pagamento; para os demais interessados, o investimento é de R$85,00.

O seminário será realizado no Auditório FEA 5, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5182-1806 (Printec Comunicações)


Mesa-redonda discute a presença de mulheres e homens na política
No próximo dia 29, às 14h30, será realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a mesa-redonda Mulheres e homens na política: velhos e novos desafios. O evento comemora os 20 anos do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero (Nemge) da USP.

Estarão presentes a professora Eva Alterman Blay (Nemge / FFLCH), Lúcia Merces Avelar (UnB), Fátima Pacheco Jordão (Instituto Patrícia Galvão de Comunicação e Mídia) e a deputada federal Luiza Erundina. A coordenação fica por conta de Tânia Suely A. M. Brabo, do Nemge.

A mesa-redonda será realizada na sala 14 do Prédio de Ciências Sociais da FFLCH (R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada será gratuita e aberta ao público.

Mais informações: (0XX11) 3091-4210 / 3091-4148


ECA abre inscrições para curso de comunicação e marketing eleitoral
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebe, até o dia 12 de setembro, inscrições para o curso Comunicação e Marketing Eleitoral, destinado a profissionais de comunicação, assessores políticos e candidatos. As aulas acontecerão de 17 de setembro a 3 de dezembro, sempre aos sábados, das 9 às 13 horas.

O objetivo é capacitar os participantes a planejar, implementar e organizar campanhas eleitorais, bem como preparar o candidato frente à imprensa e seus públicos. O curso tem 50 vagas e abrange as seguintes disciplinas: Planejamento Estratégico de Campanha Eleitoral, Administração Financeira e Contábil da Campanha (captação de recursos), Mix Integrado de Comunicação: Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Gestão de Crises, Propaganda Regional e Local Assessoria de Comunicação para Políticos e Candidatos. O programa completo está disponível no site www.eca.usp.br/sucesso.

As aulas serão ministradas no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) da ECA (Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco B, Cidade Universitária, São Paulo). As inscrições podem ser feitas diretamente no local, de segunda a sexta das 9 às 17 horas, e aos sábados das 9 às 12 horas. Não há pré-requisitos, nem processo seletivo. O valor do curso é de R$600,00, que pode ser dividido em duas parcelas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5019 / 4082, ramal 209, com Valdeci, Rose ou Tatiana; e-mail sucesso@eca.usp.br


ICB realiza palestra sobre história da fisiologia
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP oferece nesta quinta-feira (18), às 12h30, a palestra História da Fisiologia, com o pesquisador Hamilton Haddad Junior, doutorando do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB.

A palestra é parte da disciplina Seminários Gerais em Fisiologia e Biofísica. A entrada é gratuita e aberta ao público. O evento acontecerá na sala 321 do 3º andar do prédio ICB-1 (Av. Professor Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-7253, ou no site da disciplina


MariAntonia oferece palestra sobre teoria da arte
De 29 de agosto a 2 de setembro, o crítico de arte e historiador belga Thierry de Duve estará no Centro Universitário MariAntonia da USP para ministrar o curso Uma Teoria da Arte Hoje. As aulas terão início sempre às 20 horas.

Durante os encontros, de Duve apresentará uma revisão radical das principais questões da arte moderna e contemporânea, sob a ótica dos movimentos artísticos, da crítica e da história da arte, e das formas de circulação e das convenções artísticas. O objetivo é discutir as possibilidades de uma teoria da arte na contemporaneidade.

Alguns dos temas em destaque são a teoria estética de Kant, as obras de Duchamp, Magritte e Broodthaers, as convenções artísticas como pactos sociais, a invenção da não-arte e as condições das práticas artísticas na atualidade. A programação completa está disponível na página do evento.

Thierry De Duve é crítico de arte, professor do departamento de Artes Plásticas da Universidade de Lille, autor dos livros Kant After Duchamp, Voici, 100 ans dárt Contemporain, entre outros.

As inscrições custam R$150,00 e podem ser feitas pessoalmente da sala de cursos do Centro Universitário (R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo), de segunda a sexta das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramais 32 e 33; e-mail cursosma@usp.br


Inscrições para Congresso de Comunicação Ambiental acabam nesta quinta
Encerra-se nesta quinta-feira (18) o prazo para inscrições no II Congresso de Comunicação Ambiental, evento que acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto em São Paulo e terá a participação de pesquisadores da USP em discussões sobre ferramentas de comunicação ambiental. A promoção é da AG Comunicação Ambiental e da revista Meio Ambiente Industrial.

O evento é dirigido a empresários e profissionais das áreas de comunicação, marketing, meio ambiente, economia, finanças, direito, entre outras. As atividades serão realizadas nos períodos da manhã e da tarde.

Entre os palestrantes estarão Débora Barbosa Corrêa Anger, mestranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP; Bernard Fuldauer, advogado especialista em Direito Ambiental pela USP, e Carlos Celso Amaral, professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

A taxa de inscrição é de R$980,00. Os interessados devem entrar em contato com Juliana Andrade, pelo telefone (0XX11) 3917-2878. O evento acontecerá no Conselho Regional de Química (4ª região) - R. Oscar Freire, 2039, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3917-2878




Agenda Cultural

FSP abre exposição sobre a bacia do rio Tietê
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP inaugurou nesta quarta-feira (17) a exposição Anhembi / Tietê: Um rio de histórias, que pode ser vista até o dia 17 de dezembro. A entrada é gratuita.

A bacia do Rio Tietê representa o principal manancial de um dos maiores conglomerados urbanos do mundo. O rio já teve vários nomes, usos e significados ao longo da história da ocupação humana no Estado de São Paulo. Além disso, serviu como limite entre propriedades de terras e como via de transporte, tendo sido também objeto de expedições cartográficas e científicas, local de recreação, despejo de esgotos, área de várzea a ser ocupada pela urbanização, leito a ser retificado e domesticado.

Todos estes temas são abordados em perspectiva histórica na exposição. Em 16 painéis temáticos de 1,90 x 0,80 m são tratados assuntos como toponímia, expedições científicas, monções, transportes, esportes, obras, barragens, enchentes, poluição, moléstias e propostas de intervenções técnicas para sanar os inúmeros problemas causados às águas e à sociedade ao longo dos séculos.

Também são apresentadas, em 10 vitrines, fotografias da década de 1940, documentando as obras de retificação do leito do Tietê no trecho da Capital, e de estações de tratamento de águas e esgotos em afluentes do Tietê. São expostos livros sobre o rio e documentos originais produzidos por técnicos responsáveis pela elaboração de pareceres acerca de suas condições ambientais.

A exposição pode ser vista no edifício principal e no anexo (biblioteca) da FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Consolação, São Paulo) de segunda a sexta das 9 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas. O evento é promovido pelo Centro de Memória da Saúde Pública da FSP e pela FIESP / SESI / IRS.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091; e-mail memoria@fsp.usp.br




Publicações

Nutrição, metabolismo e suplementação na atividade física
O professor Julio Tirapegui, do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, lança nesta quarta-feira (17) o livro Nutrição, metabolismo e suplementação na atividade física (Ed. Atheneu, 368 págs, R$77,00).

O livro apresenta aspectos atuais da nutrição relacionada à atividade física. Com linguagem acessível, a obra discute os aspectos fisiológicos e metabólicos envolvidos com as estratégias de alimentação e suplementação. O objetivo é desmistificar, esclarecer e orientar os leitores, profissionais da área, treinadores, atletas e estudantes sobre tópicos da nutrição esportiva.

O lançamento acontece às 19 horas na livraria Saraiva Mega Store do Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3970, 1º piso, São Paulo).

Mais informações: 0800-267753, na editora Atheneu; site www.atheneu.com.br




Quadro de Avisos

HC seleciona pacientes para estudo sobre efeitos da perda de peso
O Grupo de Obesidade do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP está selecionando pacientes para estudo sobre o efeito da perda de peso em eventos cardiovasculares, como infarto, angina e derrame.

Os interessados devem ter mais de 55 anos de idade, apresentar excesso de peso, diabetes tipo II e doença cardiovascular (infarto). As inscrições devem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3069-7516, das 7 às 12 horas.

Mais informações: (0XX11) 3069-6551 / 3069-6339 (assessoria de imprensa)


FD inaugura restauração da estátua de José Bonifácio
Nesta quinta-feira (18), às 10 horas, a Faculdade de Direito (FD) da USP realiza a cerimônia de inauguração do restauro da estátua de José Bonifácio, O Moço, que além de estadista e poeta, foi professor da FD.

Na ocasião, o professor Fabio Konder Comparato fará um discurso sobre o tema A Atualidade do Pensamento de José Bonifácio de Andrada e Silva, O Moço. A professora Heloísa Maria Silveira Barbuy, do Museu Paulista da USP, também fará uma apresentação de Notícias Históricas Sobre a Estátua.

A cerimônia acontece no hall de entrada do Prédio Histórico da FD, localizado no Largo São Francisco, 95, Centro, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3241-2744


Monocórdio de Pitágoras vai até Vitória
A Estação Ciência da USP foi convidada para participar, por meio de seu Núcleo de Artes Cênicas, do I Seminário de Educação em Ciências do Espírito Santo, organizado pela Universidade Federal do Espírito Santo e que contará com a participação de diversos órgãos e instituições voltados para a divulgação científica.

No dia 24 de agosto será feita uma apresentação do espetáculo O Monocórdio de Pitágoras, peça que coloca em cena a relação entre a música e a matemática por meio das experiências do filósofo e matemático Pitágoras de Samos com divisões da corda do monocórdio, instrumento musical construído por ele com finalidades científicas.

O seminário, que terá a participação de professores, estudantes e profissionais atuantes na área da educação não-formal, tem o objetivo de difundir e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelos espaços de educação não-formal em ciências no Espírito Santo por meio da apresentação, discussão e análise de ações educativas e de políticas de apoio.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022, ramal 227, ou 3675-8828 (assessoria de imprensa)


FEA-RP apresenta seus cursos a alunos do ensino médio
Dentro do Projeto A Universidade e as Profissões, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP realizará no próximo dia 24, das 8h30 às 21 horas, o evento FEA-RP de Portas Abertas.

A apresentaçaõ é dirigida a alunos do terceiro ano do ensino médio e cursinhos das escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto e região interessados em conhecer os cursos da Unidade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail ccex@fearp.usp.br ou telefone (0XX16) 3602-4331. A FEA-RP localiza-se na Av. dos Bandeirantes, 3900, em Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-4331


FOB inaugura Teatro Universitário
No próximo sábado (20), às 20h, acontece a inauguração das novas instalações do Teatro Universitário "Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira", antigo salão nobre da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O evento será prestigiado com a presença do reitor da USP, Adolpho José Melfi; da pró-reitora de Pós-Graduação da USP, Suely Vilela; do pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Adilson Avansi de Abreu, além de alunos, professores, funcionários e convidados.

O Teatro Universitário da FOB/USP foi totalmente remodelado, passando de 350 lugares para 475, com assentos giroflex, projeto de ar condicionado, projeto acústico, projeto de iluminação e sistema de prevenção e combate a incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros Municipal.

A obra foi custeada com recursos da Reitoria da USP, da FOB e doações arrecadadas em campanhas realizadas pela Diretoria da faculdade. As obras foram iniciadas em janeiro de 2005, com projeto arquitetônico de Ludmilla Sandim Tidei de Lima e o serviço de funcionários do setor de manutenção da FOB/USP.

A inauguração do Teatro Universitário da FOB/USP contará com duas apresentações culturais: o quarteto Quartz e a banda DonaZica.

O Teatro Universitário fica na Al. Otávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8385 ou 3235-8203




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Modelamento energético para o desenvolvimento limpo de aeroporto metropolitano baseado na filosofia do pir - o caso da metrópole de São Paulo. Evando Magalhães Moreira. Dia 22 de agosto, às 9h30.

Análise de estoques em uma cadeia de suprimentos na indústria aeronáutica utilizando um modelo de dinâmica de sistema. Manoel Roman Filho. Dia 24 de agosto, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Consequências da hiperhomocisteinemia sobre o sistema endotelina-1 em artérias carótidas de ratos durante o processo de amadurecimento. Glenda Andréa Déstro de Campos. Dia 19 de agosto, às 13 horas.

Doutorado

Estudo das células satélites de músculo oblíquo inferior de pacientes com hiperfunção de músculo oblíquo inferior e de pacientes sem estrabismo. Rosália Maria Simões Antunes Foschini. Dia 19 de agosto, às 10 horas.

Liberação prolongada de dexametasona intravítrea em coelhos através de um sistema biodegradável. Marcelo Guimarães Brandão Rego. Dia 19 de agosto, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 3602-3372




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br