São Paulo, 23/08/2005 - Boletim nº1694
saúde
Psicologia ajuda no tratamento
de adolescentes com diabetes

Por meio da análise do desenho da figura
humana, pesquisadora conclui que o
tratamento desses pacientes deve
englobar todos os aspectos da vida
leia...
Evento discute alternativas de
reutilização de pneus
Ben Abrahan recebe Medalha de
Honra ao Mérito da USP

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Percepção na auto-imagem de adolescentes diabéticos deve nortear tratamentos

Charles Nisz

Qual a diferença entre estar doente e ser doente? Para a psicóloga Yael Ballas, esse deve ser o principio orientador daqueles que tratam pacientes com doenças crônicas. Na sua tese de doutorado, que será defendida no Instituto de Psicologia (IP) da USP, Yael analisou o desenho da figura humana feito por adolescentes portadores de diabetes e por adolescentes saudáveis e notou diferenças na percepção que os diabéticos têm de si mesmos.

O trabalho partiu da hipótese que adolescentes diabéticos apresentariam características singulares em seu esquema corporal, pelas implicações da doença, e teriam níveis de ansiedade mais altos do que os adolescentes sadios. Ao todo, foram avaliados 62 adolescentes com idades de 14 a 20 anos, da cidade de São Paulo. Eles mostraram poucas diferenças entre os desenhos, mas confirmam a hipótese e a validade do teste da figura humana enquanto método de avaliação psicológica.

A psicóloga conta que apesar de não ser algo perceptível à primeira vista, o teste da figura humana mostrou que há diferenças na forma como o adolescente percebe a si mesmo enquanto portador de uma doença crônica. Isso é particularmente importante na adolescência – período de muitas transformações para qualquer indivíduo.

A intenção de Yael é trabalhar conjuntamente com profissionais da área de saúde para propiciar um tratamento melhor para esses pacientes em todos os aspectos: médico, psicológico e educacional. Já em sua dissertação de mestrado, a pesquisadora estudou justamente como médicos do serviço público lidavam com portadores de diabete.

Especificidades
A diabete mellitus é uma doença popularmente conhecida pelo aumento do açúcar no sangue, sendo provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, o que pode gerar complicações agudas e crônicas.

A pesquisadora enfatiza a diferença entre ter uma doença e "ser doente". O primeiro é portador de uma doença e pode ter uma vida normal. Já o segundo é visto como alguém que não desenvolve todo seu potencial por causa da doença.

"Os adolescentes portadores de diabete podem ter uma vida bastante parecida com a dos seus pares saudáveis", diz Yael. "O erro é trata-los como trataríamos pacientes com uma doença não-crônica", avalia. O tratamento, segundo ela, deve ser contínuo e abordar todos os aspectos da vida: médico, alimentar, educacional e psicológico e não fazer apenas profilaxia (administrar remédios) quando o paciente tem uma crise em seus níveis de glicemia".

Os métodos de avaliação usados foram o Desenho da Figura Humana e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado. O teste do Desenho da Figura Humana é um dos instrumentos psicológicos mais utilizados internacionalmente para avaliação do desenvolvimento cognitivo infantil. Proposto pela psicanalista americana Karen Machover em 1967, o método revela que, quando uma pessoa o realiza, os desenhos referem-se necessariamente às imagens internalizadas que ela tem de si mesma e dos outros. Dessa forma, ocorre a projeção de sua imagem corporal.

Mais informações: (0XX11) 3826-1221, com a pesquisadora

Imagem cedida pela pesquisadora




Cursos e Palestras

Palestra da FSP discute alternativas de reutilização de pneus
Na próxima segunda (29), das 8h30 às 11 horas, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza a edição do mês de agosto do Ciclo de Palestras sobre Resíduos Sólidos, evento que acontece toda última segunda-feira do mês com o objetivo de apresentar aspectos atuais sobre a temática Resíduos Sólidos e Prevenção à Poluição do Solo.

No evento, o tema abordado será A questão dos pneus inservíveis no Brasil e as alternativas de utilização em larga escala, em palestra ministrada pela engenheira Carla Mayumi Passerotti de Morais.

A palestra é aberta ao público, gratuita e dará certificados ao final do evento. Os interessados devem enviar um e-mail com seus nomes para svalunos@fsp.usp.br até o dia da realização.

O evento será na Sala Yaro Ribeiro Gandra da FSP, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091 (Assessoria de Comunicação Institucional da FSP)


ECA realiza debate sobre miséria e riqueza nas revistas semanais
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP realizará o debate Miséria e Riqueza nas Revistas Semanais, cujo principal tema é Como se constrói a oposição entre miséria e riqueza nas reportagens de capa?. O evento acontece no dia 30, às 19h30. Entre os convidados para a mesa de discussão estão Diana de Barros, José Arbex Jr., Francisco Fonseca e José Luiz Aidar Prado.

O evento é uma realização conjunta do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA e do Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

O debate, gratuito e aberto à comunidade, será realizado no Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4068 ou graziella@eca.usp.br


Semana de Nutrição e Transformação Social na USP
O Centro Acadêmico Emílio Ribas, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, promove entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro a Semana de Nutrição e Transformação Social.

O evento, realizado na semana em que é celebrado o Dia do Nutricionista (31/08), contará com mesas de discussão sobre diversos temas e filmes, relacionando o nutricionista com a transformação de nossa sociedade. A programação pode ser conferida na página do evento.

A Semana de Nutrição e Transformação Social será realizada no Anfiteatro João Yunes da FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3066-7725, 9714-1365, 9356-9163 ou caemilioribas@yahoo.com.br


EESC promove 4ª Semana de Engenharia Civil
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, em parceria com o Conselho Estudantil Pró-Engenharia Civil (CEPEC), promove, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, a 4ª Semana de Engenharia Civil.

Entre as palestras que serão oferecidas estão "Técnicas de Conservação e Restauro de Edifícios Históricos", "Estádio Olímpico Pré-Moldado João Havelange Jogos Pan-americanos 2007" e os mini-cursos "Orçamento na Construção Civil, Teoria e Prática" e "Alvenaria Estrutural". A programação completa pode ser conferida na página da USP São Carlos.

As inscrições para o evento devem ser feitas no Restaurante Universitário da USP São Carlos, até a próxima quinta (25), das 12 às 14 horas, ou na sexta (26), das 12 às 18 horas. O campus da USP em São Carlos fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9455




Agenda Cultural

USP de Bauru abre inscrições para XV Volta Universitária
A Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP promove no dia 17 de setembro, às 16 horas, a XV Volta Universitária, corrida pelas ruas de Bauru que visa integrar universitários, acadêmicos e atletas em uma ação esportiva e social.

Este ano, a Volta Universitária terá um percurso de dez quilômetros e vinte categorias direcionadas a diferentes tipos de atletas. A novidade desta edição é que todos os atletas que completarem a prova receberão medalhas.

Em relação ao atendimento médico e à estrutura de segurança, a corrida contará com uma unidade fixa e uma unidade móvel de atendimento, além do apoio da Polícia Militar e do Tiro de Guerra.

Para participar da XV Volta Universitária, os interessados devem dirigir-se ao Centro Cultural da USP em Bauru (Al. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária), a partir da próxima segunda (29), das 9 às 12 horas ou das 14 às 17 horas. As inscrições são limitadas e custam R$10,00 por atleta adulto e R$5,00 por atleta mirim.

Mais informações: (0XX14) 3235-8316 / 8394


Exposição de trabalhos em óleo no IQSC
Até o dia 10 de setembro, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza a exposição Aprendizado, composta de trabalhos em óleo sobre tela e acrílico da artista Margareth Cury Beatrice. Os trabalhos podem ser vistos de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas.

Bibliotecária, Margareth aprendeu técnicas de pintura de óleo sobre tela com João Carlos Fernandes (Mancini) e Ana Ribas em 2003 e com Mayra Calligaris em 2004. O convite para a exposição foi formulado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária, que tem promovido periodicamente exposições na Biblioteca da Instituição.

O endereço do IQSC é Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036


Saúde, adolescência e racismo em destaque na TV USP
Confira a programação da TV USP na semana de 22 a 25 de agosto:

Contraponto: O tema do programa será Saúde Pública, com a participação do sub-secretário municipal de saúde do Rio de Janeiro, Mauro Marzochi, e Valcler Rangel, representante do Ministério da Saúde. Na segunda (22), às 20 horas.

Traquitana: O programa traz dois documentários produzidos por alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A exibição acontece às 00h30 da quarta-feira (24).

4x4: O tema Adolescente estará em discussão. Nem criança nem adulto. O que define um adolescente? Por que essa fase é tão difícil, para eles e para quem convive com eles? Quarta (24), às 20 horas.

Olhar da USP: O programa dessa semana discute o racismo. Participam do programa os professores João Batista Borges Pereira, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), e Aparecida de Jesus Prudente, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro no Brasil. Na quinta-feira (25), às 20 horas.

A TV USP vai ao ar pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU), nos canais 11 da NET ou no 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou no site www.usp.br/tv/




Quadro de Avisos

Ex-prisioneiro de campos de concentração recebe medalha de Honra da USP
O Conselho Universitário da USP realiza nesta quarta (24), às 17 horas, a cerimônia de entrega da Medalha de Honra ao Mérito da USP a Ben Abrahan, jornalista, escritor e ex-prisioneiro de campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A medalha é outorgada a personalidades que se destacam por suas contribuições para a democracia, cultura, educação e para o desenvolvimento humano.

Abrahan fará da cerimônia mais uma oportunidade de cumprir sua promessa, feita durante a Segunda Guerra, de manter viva a memória dos sobreviventes e levar suas mensagens às novas gerações. Na ocasião, Abrahan, presidente da Sherit Hapleitá - Associação de Sobreviventes do Holocausto e vice-presidente da Associação Mundial de Sobreviventes do Nazismo, distribuirá a todos os presentes exemplares de seu livro, gesto que se une às centenas de palestras e debates, aos milhares de artigos e aos quinze livros que escreveu sobre o Holocausto.

A cerimônia acontece na sala do Conselho Universitário, localizado na rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4313




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Avaliação do impacto técnico - econômico e urbanístico de redes de distribuição aéreas e subterrâneas. Cássio Eduardo Pereira Magalhães. Dia 29, às 10 horas.

Estudo em laboratório e em campo de misturas asfálticas sma 0/8S. Patrícia Barbosa da Silva. Dia 29, às 14h30.

Doutorado

Programação de produção de plantas multiprodutos através de técnicas de otimização mista-inteira. Jorge Casas Liza. Dia 29, às 14 horas.


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Isolamento e determinação por espectrometria de massas em 'Tandem' com ionização por 'Electrospray" de hepatotoxinas presentes em florações algais. Humberto Vieira Frias. Dia 1º de setembro, às 14 horas.

Síntese e avaliações físico-químicas de quitosanas quimicamente modificads pela inserção de radicais de anidrido succínico. Karine Gargioni Pereira Correa de Mello. Dia 1º de setembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3659




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br