São Paulo, 26/08/2005 - Boletim nº1696
química ambiental
Ferro pode ser usado para
tratar água contaminada

O método é eficiente quando aplicado
a efluentes contaminados por materiais
orgânicos, produzidos pelas indústrias
têxteis e papeleiras
leia...
Cicatrização é tema
de palestra no ICB
Cineclubes da USP oferecem
lazer e cultura

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp

Nota da Redação
Devido a problemas técnicos, o boletim não foi enviado ontem (24/08/05).
A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Uso de ferro pode tornar o tratamento de água mais eficiente e barato

Flávia Souza

A corrosão de materiais metálicos expostos à umidade e a materiais orgânicos é um fenômeno conhecido há muito tempo. Estudos na área de Química Ambiental passam agora a estudar o fenômeno inverso, ou seja, o uso de metais para modificar ou degradar poluentes orgânicos. "É uma abordagem recente, que ganhou fôlego nos últimos dez anos", afirma o professor Renato Freire, do Instituto de Química (IQ) da USP, que comanda uma linha de pesquisa sobre o uso de ferro para tratamento de águas contaminadas.

Segundo Freire, trata-se de uma alternativa rápida, eficiente e de baixo custo. O ferro utilizado pode ser proveniente de resíduos de metalúrgicas, o que resulta numa dupla contribuição para a redução do impacto ambiental. "Ao desencadear uma reação química, o ferro pode fornecer um 'atalho' para o processo tradicional de degradação, tornando-o mais rápido, ou converter as substâncias em sais, que têm menor impacto sobre o meio ambiente", explica o professor. "Poluentes orgânicos, como os liberados pelas indústrias têxtil e papeleira, costumam ser muito tóxicos, com grande demanda de oxigênio e baixa biodegradabilidade."

O uso de ferro é eficiente quando aplicado, principalmente, a compostos orgânicos organoclorados (presentes em pesticidas e em vários insumos químicos, farmacêuticos e agrícolas) e nitrogenados (presentes em corantes, pesticidas, explosivos). Aplicando pó de ferro, pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Química Ambiental, do IQ, conseguiram descolorir completamente, em apenas 15 minutos, água contaminada com corantes em grande concentração. "Dois gramas de ferro foram suficientes para tratar um litro de água, sendo que os métodos tradicionais podem demandar horas para atingir a mesma eficiência e ainda necessitam da adição de reagentes com maior custo", aponta Freire.

Outras vantagens
O processo de tratamento de efluentes mais usado hoje em dia é o de remediação físico-química, na qual há a separação do elemento poluente por meios como absorção e precipitação para, em seguida, submetê-lo à ação de microorganismos capazes de degradá-lo. "O problema é que muitos compostos não são efetivamente degradados pelos microorganismos, o que gera um novo problema a respeito da disposição final dessa biomassa contaminada", explica Freire. "O uso de ferro fornece uma nova possibilidade para o tratamento de água, pois é capaz de converter as espécies poluentes em outras."

Além disso, alerta o professor, o crescente desenvolvimento científico e tecnológico torna necessário desenvolver novas formas de tratamento. O uso de microorganismos é ineficaz, por exemplo, quando aplicado a efluentes contaminados com medicamentos antibióticos e defensivos agrícolas, cuja função é justamente destruir microorganismos.

"O grande desafio para os químicos ambientais é que não há método universal de tratamento. É preciso verificar, para cada situação específica, qual a melhor forma de remediação", conclui Freire, que atualmente orienta um mestrado que estuda a possibilidade de se aplicar o ferro no tratamento de efluentes contaminados com resíduos do explosivo TNT.

Mais informações: (0XX11) 3091-3876, com o professor Renato Sanches Freire; e-mail rsfreire@iq.usp.br

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

ICB oferece palestra sobre cicatrização
O Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP oferece nesta sexta-feira (26), às 13 horas, a palestra Cicatrização a zero grau, com o professor José Roberto M. Cunha da Silva, do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB.

A palestra acontece na Sala Samuel Pessoa, no Departamento de Parasitologia (Av. Professor Lineu Prestes, 1374, Edifício Biomédicas II do ICB, Cidade Universitária, São Paulo). A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Mais informações: (0XX11) 3091-7331 / 7262


Esalq participa da 3ª Feira de Extensão Universitária de Piracicaba
O Fórum de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Piracicaba, criado com o intuito de ampliar as ações educacionais, científicas e de extensão universitária de Piracicaba, realiza a partir desta quinta-feira (25) até 28 de agosto, no Shopping Center Piracicaba, a 3ª Feira de Extensão Universitária de Piracicaba.

O Fórum é composto pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), também da USP, pela Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino (EEP/Fumep), pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI - Serviço Social), pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba (Unicamp/FOP) e pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

O objetivo da Feira é dar visibilidade às atividades acadêmicas destas instituições, facilitando o contato com a população.

A participação da Esalq na Feira tem como principal objetivo divulgar os seis cursos de graduação oferecidos na instituição: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental. Resultados de algumas pesquisas e estudos ligados aos cursos de graduação estarão à disposição dos visitantes.

Mais informações: (0XX19) 3429-4433, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq


Curso de Redação em C&T recebe inscrições
Estão abertas até 9 de setembro as inscrições para as turmas deste semestre do Curso Leitura e Escritura da Divulgação Científica, destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, técnicos e graduados ou pós-graduados em quaisquer áreas do conhecimento. Ministrado pelo jornalista Mauro Celso Destácio e pelo lingüista e historiador da ciência Renato Pignatari Pereira, o curso conta com o apoio do Núcleo José Reis de Divulgação Científica (NJR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Com um total de 30 horas/aula (uma aula por semana, totalizando dez na turma vespertina e doze na noturna), o curso abarca tópicos relacionados a divulgação e jornalismo científicos, comunicação, estilística e lingüística, entre outros campos do saber, sempre tendo em vista a aplicação dos conhecimentos adquiridos na produção de textos de divulgação da Ciência & Tecnologia. As aulas começam em 14 de setembro (turma vespertina, às quartas-feiras, das 14h30 às 18 horas) e 22 de setembro (turma noturna, às quintas-feiras, das 19h30 às 22h15).

Para se inscrever no curso, é preciso apresentar ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível no site www.eca.usp.br/nucleos/njr/curso/redacao); xerox do CIC, RG, do histórico escolar ou, para os que já são formados, diploma ou certificado reconhecido, em qualquer área do conhecimento; curriculum vitae ou lattes; uma carta de intenções expondo os motivos pelos quais o candidato pretende ingressar no curso.

Há uma taxa de R$20,00 pela inscrição. As mensalidades, num total de três, são de R$150,00. As vagas são limitadas (35) e serão preenchidas por ordem de chegada.

As inscrições podem ser feitas no seguinte endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, travessas 4/5, bloco 9, sala 10, Cidade Universitária, São Paulo (horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 18h); por correio (CEP 05508-900) ou e-mail (nucleojosereis@eca.usp.br e cursos_njr@yahoo.com.br).

Mais informações: (0XX11) 3091-4021 / 4270; no site do NJR , onde inclusive há uma seção tira-dúvidas, em perguntas-e-respostas (FAQ).




Agenda Cultural

Cineclubes espalhados pela USP promovem lazer e debate
Alguns grupos da Universidade estão organizando cineclubes com o objetivo de discutir as temáticas abordadas pelos filmes. A entrada é gratuita. Confira abaixo os cineclubes com programação para este semestre:

O Núcleo de Jornalismo e Linguagem (NJL), da Escola de Comunicações e Artes (ECA), inaugurou nesta quarta-feira (24) o Fotograma. O cineclube recém-criado ainda não tem programação completa, mas as exibições devem ser feitas mensalmente, às 19 horas, no Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo da ECA. A unidade fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Os alunos do Centro Acadêmico João Cruz Costa, da Faculdade de Filosofia, organizarão no dia 31 de agosto um cineclube, sem local definido até o momento. A apresentação deve começar às 19h30. O CA da Filosofia costuma exibir filmes seguidos de debate, mas sem periodicidade definida. A Faculdade de Filosofia fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo. O filme exibido no dia 31 será Quanto vale ou é por quilo?, seguido de debate com Iná Camargo, do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada.

Na Faculdade de Educação (FE) o Cine Debate é tradicional. A programação planejada para todo o semestre é composta por blocos temáticos, ao fim dos quais há a realização do debate. Dando continuidade à história do cinema, abordada no início do ano, a programação do segundo semestre trabalha com os gêneros cinematográficos. As apresentações acontecem toda sexta-feira, às 17h30, no Auditório da FE (Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo). Nesta sexta (26), será exibido O Cabaré, Bob Fosse.

O Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP de São Carlos está exibindo neste mês um especial sobre a Itália Medieval. Os filmes são projetados aos sábados e domingos, às 20 horas. O CDCC fica na rua 9 de julho, 1227, Centro, São Carlos. Neste sábado (27), será exibido O nome da Rosa.

Mais informações: http://noticias.usp.br/canalacontece/artigo.php?id=9598


Banda Doce Veneno se apresenta no campus de São Carlos
Como parte do Projeto Música na Praça, do Centro Cultural da USP em São Carlos, a Banda Doce Veneno se apresenta, nesta quinta-feira (25), às 12 horas, na Praça Central do campus.

A Banda Doce Veneno é formada por Wagner (teclados e vocais), Neto (sax, percussão e vocais), Sérgio (bateria) e Claudinho (baixo e vocais) e o repertório abordará MPB, clássicos do rock e hits dos anos 60, 70 e 80. O endereço é Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106


TV USP exibe programas sobre a História do Rádio e Fanatismo
Confira a programação da TV USP para a semana de 29 de agosto a 4 de setembro:

Contraponto: O programa mostrará a trajetória de Célio Lopes Silva, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto que ganhou destaque mundial após a divulgação, pela revista Nature, de seu estudo inovador sobre a denominada vacina de DNA. Silva também tem dado grande contribuição no combate à tuberculose. Segunda-feira (29), às 20 horas.

4x4: Nesta edição, será mostrado uma breve história do Rádio, contando inclusive a história de Roberto Landell de Moura, padre que, na mesma época que Marconi, já realizava experiências radiofônicas. O programa também traz uma discussão sobre o futuro do rádio. Quarta-feira (31), às 20 horas.

Olhar da USP: discutindo o tema Fanatismo, o programa realiza um debate com os pesquisadores Jaime Pinsky (historiador e ex-professor da USP e da Unicamp) e a historiadora e doutora em ciências sociais pela Unicamp, Carla Bassanezi Pinsky, ambos organizadores do livro "Faces do Fanatismo". Quinta-feira (1º), às 20 horas.

pgm: a revista eletrônica traz material sobre Astronomia na Estação USP; Ribeirão Preto - Açaí, que fala dos usos da fruta além da culinária, em pesquisa da USP e da Embrapa; e por fim, a Agenda Cultura fala do Museu de Arte Sacra. Sexta-feira (2), às 20 horas.

Nesta sexta-feira (26), no lugar do programa pgm irá ao ar o especial Bandeira Científica 2004, vencedor do prêmio Destaque do Júri no 13° Festival Gramado Cine Vídeo.

A TV USP vai ao ar pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU), nos canais 11 da NET ou no 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou no site www.usp.br/tv/




Publicações

Nupea publica nova edição de seu jornal eletrônico
Está no ar a edição de agosto (n.º 08 / Ano III) do jornal eletrônico mensal Nupea Online, publicado pelo Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP.

O link é http://www.ciagri.usp.br/~nupea/newsletteragosto.htm. A notícia em destaque deste mês mostra que as operações pré-abate são fundamentais para a qualidade da carne.

Mais informações: (0XX19) 3429-4217, ramal 237 (Assessora de Imprensa do Nupea); site http://www.ciagri.usp.br/~nupea




Quadro de Avisos

Morre o idealizador do Instituto da Criança do HC
O professor Eduardo Marcondes Machado, idealizador do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, morreu nesta quarta-feira (24). O velório aconteceu às 13 horas, no Teatro da FMUSP. O enterro foi realizado no Cemitério São Paulo.

Marcondes Machado nasceu em São Paulo em 10 de dezembro de 1930. Formou-se pela FMUSP em 1954, tornando-se professor titular em 1965. Foi presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança e chefe do Departamento de Pediatria da FM de 1976 a 1987.

Foi um incentivador do trabalho em equipe, da atenção integral da saúde da criança, seguindo a filosofia de seu pai, que deu nome ao Instituto da Criança "Professor Pedro de Alcântara". Muito presente nas ações relacionadas à Pediatria no Brasil, era coordenador do livro Pediatria Básica, na sua nona edição, considerado por ele "um livro de estudos em todas as escolas médicas brasileiras".

Mais informações: (0XX11) 3069-8507, com Claudia Gouvêa (assessora de imprensa); e-mail claudiag@icr.hcnet.usp.br


Erney Camargo recebe título de professor emérito no ICB
O médico pesquisador Erney Camargo, 70 anos, recebeu na última segunda-feira (22) o título de professor emérito do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

Camargo é presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é conhecido por atuar na área de biologia molecular de parasitas e epidemiologia da malária. Formou-se em 1959 na Faculdade de Medicina da USP e, em 1961, tornou-se docente na unidade.

Em 1964, foi demitido por razões políticas. Permaneceu na Universidade de Wisconsin (EUA) por cinco anos. De volta ao Brasil, apresentou tese de doutorado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Em 1970, ingressou na Escola Paulista de Medicina, colaborando na reorganização do Departamento de Microbiologia e Parasitologia.

Em 1985, retornou à USP como professor titular do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas, onde permaneceu até abril deste ano, quando se aposentou por atingir a idade de 70 anos, embora continue realizando pesquisas e orientando alunos.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220 (Assessoria de Imprensa da USP)




Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Prevenção à poluição industrial: identificação de oportunidades, análise dos benefícios e barreiras. Carmen Lúcia Santos. Dia 2 de setembro, às 13 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9585


Escola Politécnica

Mestrado

Um modelo de processo de apoio ao desenvolvimento de software baseado em componentes, orientado a qualidade, e centrado em um repositório. Henrique Rocha de Faria. Dia 2 de setembro, às 10 horas.

Estudo das condições de mobilização de streptomyces olindensis ICB20 em alginato de cálcio, visando a produção de retamicina. Jorge Gustavo Wanderley de Azevedo. Dia 2 de setembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Qualidade e inocuidade alimentar na seção de rotisseria em supermercados: um estudo crítico. Cristina Cleto Barboza Garcia. Dia 2 de setembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Faculdade Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Comportamento de brincadeira em micos-leões-dourados (Leontopithecus Rosalia Linnaeus, 1766): ontogenia, aspectos sociais e interações interespecíficas. Claudia Rodrigues de Oliveira. Dia 2 de setembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3602-3675 / 3681



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br