São Paulo, 02/09/2005 - Boletim nº1701
saúde
Mulheres de baixa renda
têm altos índices de obesidade

O nível socioeconômico de moradoras
de três favelas de São Paulo influiu no
ganho de peso. Das 116 estudadas, 28,4%
estavam obesas e 68% com sobrepeso
leia...
MAE promove mesa-redonda
sobre alimentação e cultura
Encontro discute avaliação da
Pós-Graduação na FMRP

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Nível socioeconômico determina hábitos que desencadeiam a obesidade

Renata Moraes

Há três décadas seria impensável que numa favela, 68% das mulheres estivessem com sobrepeso e 28,4% obesas. Esta é a realidade atual de uma comunidade com renda per capita mensal de R$78,42, atendida por um centro comunitário mantido pelo Colégio São Luís, na rodovia Anhangüera, em São Paulo.

"O baixo nível socioeconômico e principalmente a escolaridade provavelmente determinam hábitos alimentares e estilo de vida que desencadeiam a obesidade", constata a médica Alessandra Carvalho Goulart. Em sua tese, apresentada na Faculdade de Medicina (FM) da USP, a pesquisadora acompanhou por três anos 116 mulheres moradoras de três favelas (Paraíso, Morro Doce e Polvilho), situadas nos bairros de Perus, Jardim Jaraguá e Jardim Anhangüera, além de uma pequena área da região metropolitana de São Paulo, em Cajamar. Elas tinham, em média, 40 anos.

Alessandra aplicou um questionário padrão para rastrear qualidade de vida (reconhecido internacionalmente) e de dados sócio-demográficos, que possibilitaram um levantamento sobre doenças como hipertensão arterial e diabete melito, hábitos de vida relacionados à nutrição, atividade física e questões referentes ao estado mental.

Com estes dados, a pesquisadora traçou o perfil das mulheres e conseguiu apontar as causas do excesso de peso. Concluiu que o consumo alimentar está dentro dos padrões propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os itens mais consumidos foram: arroz, feijão, café, açúcar e pão (além da cesta básica composta principalmente por carboidratos e produtos industrializados). Frutas e vegetais em geral não fazem parte do cardápio cotidiano, por serem mais caros e perecíveis, e por "não renderem muito".

Alguns fatores detectados, no entanto, contribuem muito para a obesidade. A taxa média de fecundidade é de 3,5 filhos por mulher. "A cada gravidez vai ficando mais difícil perder os quilos ganhos e a prática de atividades físicas é quase nula", conta a pesquisadora. Segundo ela, 87% das entrevistadas são completamente sedentárias no lazer e, as que se exercitam, têm como atividade os afazeres domésticos. Outro ponto é o fato de quase 80% delas serem analfabetas funcionais. "Embora alfabetizadas, são incapazes de estabelecer relações de sentido na leitura, o que cria um obstáculo para receberem informação sobre saúde.". A relação entre educação e fecundidade se observa pelo fato de mulheres com mais de quatro anos de estudo regular tinham menos de 3 filhos.

A médica elabora ainda outra explicação para a tendência dessas mulheres a engordar. Analisando o histórico de vida destas pessoas, que sempre foram pobres, e percebendo que suas estaturas médias é baixa (1,56m), Alessandra trabalha com a hipótese de terem sofrido desnutrição ainda dentro do útero. Os bebês que passam por isso tornam-se pessoas de baixa estatura e têm seu metabolismo alterado em função da restrição alimentar. Podem ser mais sensíveis a dietas ricas em gordura, devido a um menor poder de oxidação de lipídios e seu gasto energético é abaixo da média.

Contradições
Sobre a contradição entre a falta de recursos financeiros e a obesidade, Alessandra diz que, em um grande centro urbano como São Paulo, elas acabam acompanhando as mudanças de hábitos, mesmo que estejam excluídas dos círculos de consumo, até porque acontecem muitas "trocas não-monetárias" na cidade, como doações de igrejas, instituições, pedintes nas casas e faróis.

"Esse paradoxo não acontece em lugares pobres como o sertão nordestino, onde os índices de desnutrição ainda são altos e a obesidade um problema distante", afirma a pesquisadora. Na opinião de Alessandra, programas governamentais como o Fome Zero insistem em ignorar que o "Brasil é um mosaico de realidades". Para ela, as políticas devem ser regionalizados. No Sudeste, a pesquisadora acredita que a palavra de ordem para tratar a questão nutricional é a educação.

O trabalho de Alessandra acaba de ser apresentado no Congresso Internacional de Epidemiologia de Toronto (Canadá)

Mais informações: (0XX11) 3069-6197, ou e-mail aacgoulart@uol.com.br, com a pesquisadora

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

MAE promove mesa-redonda sobre alimentação e cultura
O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP promove, no dia 14, às 14 horas, uma mesa-redonda sobre os temas Alimentação e Cultura. Pesquisas em Biologia, Etnologia e Arqueologia. O objetivo do evento, que faz parte de um ciclo de palestras e mesas-redondas, é orientar o desenvolvimento de atividades que possibilitem um melhor aproveitamento do potencial educativo do MAE.

A mesa-redonda é direcionada a professores da rede pública e privada de São Paulo, profissionais de museus e grupos de terceira idade. As vagas para o evento são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 12 pelo telefone (0XX11) 3091-4905. Serão oferecidos atestados de comparecimento ao final da mesa-redonda.

O MAE fica na Av. Prof. Almeida Prado, 1466, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4905


Encontro discute avaliação da Pós-Graduação na FMRP
A Comissão de Pós-Graduação (CPG) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realiza nesta segunda (5), às 14 horas, o Encontro sobre Avaliação da Pós-Graduação na Universidade de São Paulo. O evento é dirigido a profissionais e alunos da área, e tem como principal objetivo apresentar o sistema de avaliação educacional que a USP utiliza, em todos os níveis.

A abertura do encontro, que é gratuito e dispensa inscrições prévias, será realizada pelo Presidente da CPG, professor Júlio Sérgio Marchini. Estão previstas também a participação de diversos outros docentes e autoridades da instituição, como a professora Suely Vilela, pró-reitora da Pós-Graduação da USP.

O evento acontece no Anfiteatro do Departamento de Bioquímica da FMRP, à Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612


Evento para capacitação de pós-graduandos na EESC
Acontece nesta sexta-feira (2), a partir das 9 horas, o último dia do evento A Pós-Graduaçao da EESC na Biblioteca. Voltado para pós-graduandos, os objetivos da iniciativa passam por capacitar os participantes a elaborar Currículo Lattes; organizar arquivos bibliográficos; realizar apresentações orais, entre outras coisas.

Nesta ocasião, Marielza Ortega Roma fará palestra sobre Periódicos Eletrônicos , Elenise Maria de Araújo sobre o tema Celsius, e Rosana Alvarez Paschoalino encerra com NBR 10520 – Citações.

Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail atende@sc.usp.br ou no Balcão de Atendimento do Serviço de Biblioteca.

O evento, promovido pelo Serviço de Biblioteca e pela Comissão de Pós-graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, ocorre na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, Centro, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9247, site http://www.eesc.usp.br/biblioteca/evento.htm




Agenda Cultural

Programação da TV USP

A TV USP divulgou a programação para a semana de 5 a 11 deste mês. Confira a seguir:

Contraponto - Economia, entre o poder e o povo. O economista e consultor do Banco Mundial, José Luiz Carvalho, o representante da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, José Luiz Costa, e outros convidados esclarecem o público sobre questões de economia, tanto por uma perspectiva histórica quanto contemporânea. Segunda (5), às 20 horas

Especial Bandeira Científica 2002. O Especial desta semana apresenta o projeto Bandeira Científica, no qual alunos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) atendem a comunidades carentes em cidades brasileiras. Neste episódio será mostrada a viagem feita em dezembro de 2002, para a Serra dos Aimorés, em Minas. Quarta (7), às 00h30

4X4 – Cerveja. A cerveja, produzida e consumida pelo homem há milênios, foi, provavelmente, descoberta por acaso, quando uma mistura de água e cereais entrou espontaneamente em fermentação. Desde então, o homem vem aprimorando sua descoberta, tornando a bebida uma das mais vendidas no mundo. Quarta (7), às 20 horas.

Olhar da USP – Gravadoras e Selos Independentes. Os convidados Israel do Vale, que colaborou na produção da Edição 2005 do Guia do Mercado Brasileiro da Música, e José Costa Netto, criador da gravadora Dabliú Discos, discutem sobre o panorama do mercado fonográfico brasileiro. O programa também conta com uma entrevista com o rapper Daniel Ganjaman, do Coletivo Instituto. Quinta (8), às 20 horas.

PGM – O programa terá matérias sobre as propriedades do alecrim-do-campo, a respeito das Oficinas Culturais da Estação USP e sobre a preguiça, um dos sete pecados capitais. Para fechar, o PGM faz uma geral em Agenda Cultural. Sexta (9), às 20 horas.

A TV USP vai ao ar pelo Canal Universitário de São Paulo (CNU), nos canais 11 da NET ou no 71 da TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 ou site http://www.usp.br/tv




Quadro de Avisos

Fundação espanhola oferece bolsa para incentivar pesquisadores da USP
A Fundação MAPFRE, da Espanha, está oferecendo uma Bolsa de Auxílio à Pesquisa, cujo objetivo é estimular e apoiar pesquisas desenvolvidas na USP, em especial aquelas normalmente não apoiadas por agências financiadoras nacionais. A bolsa irá selecionar pesquisadores das áreas de higiene industrial e ergonômica, riscos ambientais, educação para prevenção de riscos, comunicação de riscos ambientais, prevenção de incêndios, segurança viária, prevenção e gerenciamento de riscos e segurança no trabalho.

A bolsa de pesquisa destina-se a graduados ou pós-graduados pela USP nos últimos 4 anos. Alunos inscritos em programas de pós-graduação na USP também podem concorrer, desde que apresentem outra proposta de pesquisa, que não aquela já apresentada oficialmente à Universidade para efeito da obtenção de títulos de mestre e doutor.

Os candidatos à bolsa de pesquisa, devem ser assessorados por professores da Universidade de São Paulo. A bolsa concedida terá o valor de R$9.600,00 distribuídos em três parcelas (a primeira na assinatura do contrato, a segunda após a análise do relatório trimestral e a última após a entrega do relatório final). A duração do projeto será de 12 meses.

O projeto será selecionado por um Comitê Consultivo, levando-se em conta a viabilidade da proposta, seu conteúdo inovador e sua coerência interna. Os projetos deverão ser entregues até 10 de outubro de 2005 à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP (Departamento de Prática de Saúde Pública), que fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

O resultado será divulgado a todos os participantes até 8 de novembro de 2005. Os trabalhos de pesquisa passarão a ser de propriedade da Fundación MAPFRE, que deles poderá dispor livremente para publicação.

Mais informações: (0XX11) 3066-7751, das 14 às 17 horas ou no site www.fsp.usp.br




Teses e Dissertações
Escola Politécnica

Mestrado

Métodos de redução de modelos em elementos finitos aplicados na análise dinâmica de estruturas complexas. Fernando Prevedello. Dia 6 de setembro, às 9 horas.

Tratamento de esgoto sanitário e digestão de lodo aeróbio excedente em um digestor anaeróbio de fluxo ascendente e manto de lodo (UASB). Adriana Hélia Caseiro. Dia 6 de setembro, às 9h30.

Caracterização de índice de valor para o mercado de investimento em edifícios de escritórios destinados à locação. Stênio Brasil Accioly de Araújo. Dia 16 de setembro, às 10 horas.

Doutorado

Um método para estimar o movimento das paredes do miocárdio em imagens dinâmicas. Ângela Vilhena Dias. Dia 5 de setembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Utilização de hidrolisados enzimáticos de peixes para obtenção de peptídeos inibidores da enzima conversora da angiotensina I (ECA). Renata Alexandra Moreira das Neves. Dia 12 de setembro, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Simulação numérica bidimensional da interação fluido-estrutura através do Método Físico Virtual. Alberto Enriquez Remigio Santos. Dia 5 de setembro, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br