São Paulo, 06/09/2005 - Boletim nº 1703
psiquiatria
Taxa de suicídios cometidos
por psicóticos no Brasil é alta

Pesquisa da FMUSP revela que,
entre os psicóticos, fatores sociais,
econômicos e culturais não são
determinantes no ato do suicídio
leia...
IO debate sistema de previsão
oceânica de baixo custo
Dostoiévski é tema de
colóquio internacional

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

30,9% dos pacientes com transtornos mentais graves já tentaram cometer suicídio

Rafael Veríssimo

A taxa de suicídio da população geral no Brasil (4,4 a cada 100 mil habitantes por ano) é baixa, se comparada com a de países mais desenvolvidos, como Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Suécia e Finlândia, que ultrapassam 10 mortes para cada 100 mil habitantes por ano. Porém, entre pessoas que apresentam transtornos mentais graves (TMG), o índice brasileiro é semelhante. Isso indica que, para esses pacientes, os diferentes fatores sociais, econômicos e culturais que diferem um país do outro não são decisivos para os atentados contra a própria vida.

Para realizar o estudo, que foi apresentado à Faculdade de Medicina (FM) da USP, o médico Flávio Soares teve como base, além de uma extensa revisão da literatura estrangeira sobre o assunto, uma série de 192 entrevistas, feitas entre 1998 e 1999, com portadores de TMG - principalmente esquizofrênicos, que representavam 59% da amostra entrevistada.

O objetivo do trabalho era estimar a ocorrência não só de tentativas, mas também de pensamentos (ideação) suicidas. Entre os entrevistados, 20,1% pensaram em se matar nos 12 meses anteriores à entrevista e 4,2% efetivamente tentaram o suicídio no mesmo período. Já em relação à vida inteira das mesmas pessoas, 57,7% disseram ter pensamentos suicidas e 30,9% tentaram algum tipo de atentado contra a própria vida. Dados semelhantes já haviam sido encontrados em estudos norte-americanos e europeus.

Ideação e tentativa
A pesquisa buscou relacionar a ideação suicida e a tentativa de suicídio. "Estes pensamentos têm de ser valorizados e questionados pelos profissionais de Saúde Mental, para se tentar alguma intervenção para diminuir as taxas elevadas desta população em específico", aponta o médico.

Um dos aspectos importantes encontrados por Soares foi a associação para tentativa de suicídio com o uso irregular de neurolépticos (medicamentos aplicados a psicóticos). "Isso reforça a idéia de que uma medicação regular e controlada pode ser uma das medidas para proteger os pacientes de atos contra a própria vida."

Soares conta que, ao analisar os itens de uma escala que mensura sintomas psiquiátricos (Positive and Negative Symptom Scale - PANSS), as tentativas de suicídio e as ideações foram associadas com sintomas depressivos e sentimentos de culpa, e não com sintomas psicóticos (Delírios e Alucinações). "O sofrimento causado pelo TMG é mais importante que os sintomas que a doença produz."

O interesse de Soares pela pesquisa surgiu quando ele ainda fazia sua residência médica. À época, dois dos pacientes que ele acompanhava cometeram suicídio e diversos outros tentaram tirar a própria vida. "Além disso, a literatura nacional pouco aborda sobre as tentativas de suicídio de pacientes psicóticos. Normalmente, se fala mais sobre pessoas depressivas em geral". No Brasil, até 2003, segundo o médico, somente quatro trabalhos tratam sobre o assunto, sendo que três são apenas relatos de casos de suicídio em psicóticos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2000, ocorreram 815 mil mortes por suicídio, enquanto as mortes por homicídio foram 520 mil e, por conflitos armados, 310 mil. "Este estudo poderá trazer um melhor planejamento da saúde mental no país, além de uma formação mais adequada para os profissionais envolvidos", projeta o médico.

Mais informações: urso.fla@uol.com.br ou ursofla@osite.com.br

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

IO debate sistema de previsão oceânica de baixo custo
O Instituto Oceanográfico (IO) da USP oferecerá duas palestras com o pesquisador Allan Richard Robinson, professor emérito da Harvard University (EUA). No dia 19 o tema é “The coastal ocean: interdisciplinary multiscale processes, regional dynamics and syntheses”. No dia 20, o professor falará sobre “Ocean synoptic forecast system: past, present and future”.

Allan Richard Robinson é considerado um dos pais da ciência conhecida como Dinâmica de Fluidos Geofísicos. Mais recentemente, seus estudos têm contribuído para o desenvolvimento de técnicas de assimilação de dados em modelos de previsão oceânica. A visita ao Brasil acontece para compartilhar sua experiência e as técnicas por ele desenvolvidas na formulação de um sistema de previsão oceânica e costeira de baixo custo para o leste-sudeste brasileiro.

As palestras, gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia, acontecem às 10 horas no auditório do IOUSP, que fica na Pça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6513, com Cássia


Dostoiévski é tema de Colóquio Internacional
O Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa do Departamento de Línguas Orientais da USP realizará, entre 28 e 30 de novembro, um colóquio internacional sobre o escritor Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski.

Serão selecionados trabalhos de eslavistas e de estudiosos de outras áreas (Teoria Literária, História, Filosofia,Ciências Sociais, Lingüística, Artes), cujas pesquisas tenham confluência com a obra do escritor russo. Os trabalhos apresentados nas mesas-redondas serão, na etapa seguinte, selecionados para publicação no segundo número do Caderno de Literatura e Cultura Russa (FFLCH/USP e Ateliê Editorial).

Os interessados em participar do evento deverão enviar até o dia 15 de outubro um resumo de, no máximo, 250 palavras, contendo título do trabalho, nome do autor, filiação institucional e formação acadêmica (estudante de graduação, pós-graduação, docente) para o endereço bgomide@hotmail.com, que também pode ser usado para maiores esclarecimentos.

Mais informações: (0XX11) 3091-4299


USP realiza a III Semana do Meio Ambiente
Entre os dias 11 e 16 de setembro, acontece a III Semana de Meio Ambiente da USP - O Nosso Ambiente, organizado pela Comissão de Estudos de Problemas Ambientais (Cepa), pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e pela Prefeitura do Campus da Capital , além da Fundação Alphaville e da Associação Wara.

No dia 11, às 8h30 será realizada, na Av. 23 de maio, a famosa Corrida de Toras, com os índios Xavantes e Kraôs. A Concentração será no Monumento das Bandeiras. O ator Marcos Palmeira, militante da causa indígena, participará do evento.

Entre os dias 12 e 16 serão realizadas apresentações de dança, canto, palestras, oficinas, mesas-redondas, mostras de vídeos, feiras de livros e de produtos ecológicos, exposições etc. As atividades acontecerão, a partir das 9 horas, na Praça do Relógio e no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária. A participação é gratuita.

As discussões giram em torno dos temas Cultura e Ambiente (12), Ambiente Urbano (13), Educação Ambiental (14), Cultura Indígena (15) e Protocolo de Kyoto no Brasil (16). As mesas-redondas que abordarão questões educacionais, sociais, políticas, econômicas, redes sociais, transportes e saúde, entre outras questões, trazem especialistas renomados de diversas áreas.

Mais informações: www.cepa.usp




Agenda Cultural

O Poeta e o Vento no Sesc de São Carlos
No próximo dia 21, às 19 horas, o Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência, sob produção da Cia. Fábula da Fíbula, apresenta o espetáculo O Poeta e o Vento no Teatro Sesc de São Carlos.

Escrita por Calixto de Inhamuns e dirigida por Gabriela Rabelo, a peça conta a história de uma cidade imaginária, Rio Belo, que passa por um problema: falta luz há algum tempo e não existe motivo aparente. O inventor e poeta João e seu amigo Pedro incumbem-se de investigar nas terras da usina geradora de energia os reais motivos da falta de luz sem saberem os perigos que encontrarão. Os atores Cauê Matos, Valdir Rivaben, Cibele Troyano e Andrea Soares conduzem a narrativa dramática e introduzem conceitos de história, ciência, arte e cidadania.

A obra promove uma reflexão sobre o uso de fontes alternativas de energia por meio de uma fábula sobre o amor e o vento, comédia musical contada por quatro atores que interpretam várias personagens com muita dança, música, brincadeiras e curiosidades científicas.

O Sesc fica na Av. Comendador Alfredo Maffei, 700, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9177 / 3372-7555 ou site www.sc.usp.br/ieasc/


Orquestra Popular Brasileira da Faam em Guarulhos
A Orquestra Popular Brasileira das Faculdades Associadas Alcântara Machada (FAAM) se apresenta nesta quinta (8), às 20 horas, no Teatro Adamastor, em Guarulhos. A apresentação é gratuita e faz parte do Projeto Espaço e Arte da Secretaria de Cultura do Município.

Idealizada pelo professor Paulo Tiné (compositor, arranjador, professor de música e doutorando em artes na área de musicologia pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP) a partir do agrupamento de alguns instrumentos mais característicos da nossa música popular, como flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, bandolim, cavaquinho, violão, violão de sete cordas, sanfona, baixo acústico e percussão, a orquestra é constituída por alunos e convidados da Faculdade de Música da FAAM.

Do programa constam composições de José Menezes, Jacob do Bandolin, Egberto Gismont, Edu Lobo e Chico Buarque, Ruy Guerra, Tom Jobim, Hermeto Pascoal e Chiquinha Gonzaga, a maioria com arranjos de Paulo Tiné.

O Teatro Adamastor fica na Av. Monteiro Lobato, 690, Macedo, Guarulhos, SP.

Mais informações: (0XX11) 3611-4951


Jazz e MPB na Casa Dona Yayá
No dia 18, haverá uma apresentação de jazz e MPB na Casa Dona Yayá. O evento faz parte do programa Domingo na Yayá, que traz atrações musicais sempre às 11 horas.

O Dueto de Jazz e MPB será composto pelos músicos Adriano de Carvalho (violão e guitarra) e por Luciano Vieira (baixo elétrico e acústico), que apresentam um variado repertório, passando por clássicos dos dois estilos musicais, bem como por composições mais atuais nestes gêneros. Algumas músicas do repertório são: All Blues (Miles Davis), A Night in Tunísia (Dizzy Gisllepie), Você (Roberto Menescal), e O Ovo (Hermeto Pascal).

A Casa de Dona Yayá fica na R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562 e e-mail cpcpublic@usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Handoff em redes locais sem fio. Ruslaine Baliza Andrade. Dia 9, às 10 horas.

Influência do acabamento superficial no desempenho de bronzinas. Samantha Uehara. Dia 9, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Reprocessamento e reutilização de cânulas de perfusão. Alzira Maria da Silva Martins. Dia 12 de setembro, às 9 horas.

Utilização de hidrolisados enzimáticos de peixes para obtenção de peptídeos inibidores da enzima conversora da angiotensina I (ECA). Renata Alexandra Moreira das Neves. Dia 12 de setembro, às 14h30.

Caracterização das funções dos linfócitos T CD4+ e T CD8+ na cromoblastomicose experimental. Maria da Gloria Teixeira de Sousa. Dia 14 de setembro, às 14h30.

Estudos da biodisponibilidade e bioequivalência de medicamentos com alimentação: fundamentos e critérios de execução. Pedro de Lima Filho. Dia 16 de setembro, às 14 horas.

Papel dos glicocorticóides endógenos na expressão de moléculas de adesão envolvidas na interação leucócito-endotélio. Danielle Maia de Holanda Cavalcanti. Dia 16 de setembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Desenvolvimento de um "phantom" para treinamento de biopsia de mama guiada por ultra-som. Silvio Leão Vieira. Dia 9, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Psicologia

Doutorado

O sentido da experiência vivida: uma configuração da estrutura cognitiva. Debora Prata Altenfelder Silva. Dia 12, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4184



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br