São Paulo, 09/09/2005 - Boletim nº1705
saúde
Consumo de álcool acelera
a evolução da hepatite C

Estudo com portadores do vírus
HCV demonstrou que o grupo
alcoolista se apresentava em
estágio avançado da doença
leia...
Alunos do IGc realizam cursos
de formação de monitores
FMRP participa de eventos
paralelos à Feira do Livro

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Sem sintomas, hepatite C é muitas vezes descoberta apenas quando paciente desenvolve cirrose

Renata Moraes

Portadores de hepatite C que consomem bebidas alcoólicas com freqüência tendem a desenvolver maior atividade da doença. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Faculdade de Medicina (FM) da USP com 120 pessoas que, entre 2000 e 2002, se candidataram à doação de sangue no Hemocentro de São Paulo e foram recusadas por serem portadoras do vírus HCV. Verificou-se entre estas pessoas que os que não ingeriam álcool apresentavam doença em menor grau.

A hepatite C se caracteriza pela inflamação das células hepáticas como reação do organismo ao vírus instalado no fígado. A autora do estudo, Maria de Fátima Gomes de Sá Ribeiro, concluiu que o alcoolismo contribui com o desenvolvimento da doença. Por intermédio da metabolização do etanol pelas células hepáticas, estas se sobrecarregam com o alto consumo alcoólico, incham e morrem, deixando o fígado mais vulnerável. Sabe-se também que, com a influência do álcool, o vírus se reproduz mais rapidamente.

Outra conclusão da médica é que a idade é outro fator acelerador do processo infeccioso hepático. Após os quarenta anos, a resistência imunológica pode diminuir tornando os pacientes mais velhos mais sensíveis.

Cirrose
Se a doença não for tratada, pode evoluir para hepatite crônica, cirrose (que não se restringe aos alcoolistas) e depois, em 20% dos casos, para o câncer. Por isso, quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores serão as chances de recuperação. No entanto, Maria de Fátima aponta como empecilho ao diagnóstico o fato de a hepatite C ser uma doença assintomática. "Muitas vezes a pessoa só descobre quando está num grau mais avançado e desenvolveu uma cirrose, por exemplo. Ou quando vai doar sangue, considerando-se saudável, e é recusada."

Atualmente estima-se que de 1% a 4% da população da cidade de São Paulo esteja infectada pelo vírus, de acordo com estudo do Hospital Emílio Ribas. O Sudeste é a região com maior incidência de portadores do HCV. Para a pesquisadora, como 80% dos infectados não manifestam a doença, os "check-ups" devem incluir o exame que detecta a presença do anticorpo do vírus da hepatite C. Principalmente quando o histórico da pessoa indicar exposição a situações de risco, como operações, transfusões antes de 1992 - quando o vírus da hepatite C não fazia parte da triagem das doações de sangue, extrações dentárias, e uso de drogas endovenosas com compartilhamento de agulhas.

Mais informações: (0XX11) 3284-9415, e-mail fatimagribeiro@uol.com.br, com Fátima Ribeiro

Imagem: Marcos Santos




Cursos dirigidos a monitores buscam difundir conhecimento na área de Geologia

Flávia Souza

Embora desperte grande curiosidade entre os leigos, a Geologia ainda é uma ciência pouco difundida. A observação é do professor Paulo Boggiani, do Instituto de Geociências (IGc) da USP. Instigados por esse quadro, alunos do IGc organizaram dois cursos básicos de Geologia para monitores do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), no município de Iporanga (SP), e da Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, área de conservação próxima a Sorocaba (SP).

O curso na Flona começou no último sábado (03) e terminou nesta quarta-feira (07). No Petar, o curso teve início na segunda-feira (05), e acaba nesta sexta (09). As inscrições foram gratuitas para os monitores. "A estrutura dos cursos foi pensada, basicamente, pelos alunos. Os professores atuaram como orientadores", informa Boggiani. Os estudantes planejaram o conteúdo das aulas - num total de 40 horas - e elaboraram apostilas didáticas. Os cursos, patrocinados pelo Fundo de Cultura e Extensão da USP, congregam informações "gerais" sobre as Geociências - como a origem e a dinâmica do Planeta Terra - e informações específicas, relacionadas aos locais de atuação dos monitores.

O estudante Lucas Padoan de Sá Godinho, um dos alunos responsáveis pelo curso no Petar, explica que o principal atrativo do local é a grande quantidade de cavernas. Por isso, um dos temas centrais do curso é a Espeleologia - o estudo da formação de cavernas. Outra intenção é esclarecer sobre a poluição de chumbo na região - assunto sobre o qual foram publicadas notícias contraditórias. O curso foi idealizado, projetado e executado pelo Grupo de Espeleologia da Geologia (GGeo) da USP.

Na Flona de Ipanema, um dos principais tópicos do curso é a exploração de minérios. "A reserva situa-se num morro, e a formação se destaca na região, cujo relevo tem pouca declividade", explica o estudante Emiliano Castro de Oliveira. O papel histórico da reserva também merece destaque. A área foi uma fazenda que pertenceu ao Império e, mais tarde, ao Ministério da Agricultura. "A atividade de mineração exerceu um grande impacto ambiental sobre a área. Outra questão que abordamos é o conflito entre a 'mineração como destruição' e a 'mineração como necessidade'", conta Oliveira. O curso foi organizado por alunos da empresa júnior do IGc (Geo Júnior).

Divulgação
Os cursos fazem parte do Programa de Divulgação das Geociências (Prodigeo), definido por Boggiani como um "programa da comunidade geológica" que procura divulgar a profissão de geólogo e informações da área. Nesse sentido, o chamado "turismo de natureza" é um campo fértil para a disseminação de conhecimentos. "Treinar o monitor é a melhor forma de se chegar à comunidade", acredita o professor.

Entre as ações realizadas pelo Prodigeo estão a organização de visitas de alunos de escolas públicas ao Museu do IGc e atividades em áreas urbanas de risco geológico, como favelas. Segundo Boggiani, é provável que os próximos cursos de formação de monitores aconteçam no Parque da Ilha do Cardoso, em Cananéia (SP), e no Forte de Coimbra, localizado no Pantanal do Mato Grosso do Sul.

Os cursos no Petar e na Flona de Ipanema recebem apoio, respectivamente, do Instituto Florestal e do Ibama.

Mais informações: e-mail boggiani@usp.br, com o professor Paulo Boggiani




Cursos e Palestras

FMRP participa de eventos paralelos à Feira de Livros
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP participará da programação cultural paralela da Feira do Livro de Ribeirão Preto (dias 8 a 18), a convite da organização do evento.

Professores falarão de obras que tratam de temas do interesse da cidade, tanto no campo médico quanto no campo histórico. Serão realizados debates sobre temas polêmicos ou informativos e palestras abertas ao público com informações médicas sobre enfermidades de incidência relevante na comunidade, novas terapias ou com assuntos de interesse público.

A programação prevê palestras sobre Enxaqueca, Aids, Fertilização Assistida, Células Tronco, Programa de Saúde da Família e Saúde Visual, entre outros temas.

Os eventos acontecerão nos anfiteatros da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Ribeirão Preto, à R. Visconde de Inhaúma, 489, Centro, Ribeirão Preto, telefone (0XX16) 3605-1529.

Mais informações: (0XX16) 3602-3058 / 9976-8557, com Regina Prado, da Assessoria de Imprensa da FMRP


Mobiliário da Terra é o próximo tema de palestra na Esalq
Na próxima segunda feira (12), às 16 horas, o Ciclo de Conferências Pan-Gnósio tem continuidade com a palestra "Alterações no mobiliário da Terra". A palestra será preferida por Luiz Geraldo Mialhe, professor aposentado do departamento de Engenharia Rural.

O termo cunhado por Isaac Asimov servirá como gancho para o palestrante discorrer sobre o papel desempenhado pela engenharia, apresentando também a diferença entre engenharia agrícola e agronômica.

O evento, que acontece no Anfiteatro do Departamento de Química, da Esalq, é gratuito e aberto à comunidade em geral.

Mais informações: (0XX19) 3429-4339


Análise espacial é tema de curso na FSP
De 12 a 16 de setembro a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promoverá o curso Geoprocessamento em Epidemiologia. O objetivo é capacitar técnicos na utilização de conceitos e técnicas para a análise espacial utilizando softwares de Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Os pré-requisitos para participar do curso são domínio de informática básica e conhecimento de banco de dados. As inscrições vão até a próxima segunda (12) e existem 20 vagas disponíveis. O curso tem carga horária de 40 horas e custa R$200,00.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787


IP realiza palestra sobre Foucault
Nesta segunda (12), das 13 às 15 horas, o Instituto de Psicologia (IP) da USP promoverá a palestra A Psicanálise no projeto de 'A história da sexualidade', a ser proferida pela professora Inês Loureiro. A palestrante é coordenadora do Programa de Pós-graduação da Universidade São Marcos, autora do livro O carvalho e o pinheiro, Freud e o estilo romântico e vários artigos sobre o tema.

O local da palestra será o Instituto de Psicologia, Bloco F, sala 13. O endereço é Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178




Quadro de Avisos

Site do Centrinho traz notícias atualizadas sobre processos seletivos
O site do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC / Centrinho) da USP, em Bauru, traz novas informações sobre os processos seletivos da instituição. Na seção Concursos estão as convocações para preenchimento das vagas de fotógrafo, especialista em cooperação e extensão universitária e técnico de documentação e informação. A realização das provas será nos dias 13, 16 e 17, respectivamente.

O processo para contratação de cozinheiro foi dado como encerrado por falta de candidato aprovado, a exemplo do que já ocorrera com as vagas para especialista de laboratório e técnico de laboratório. Resultados finais de arte-finalista, técnico de compras e auxiliar de administração também podem ser acessados no endereço.

Mais informações: (0XX14) 3235-8151 ou pessoalmente no Centrinho, à R. Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru ou site http://www.centrinho.usp.br/


Fuvest divulga dia 9 resultado de isenção
Os estudantes que prestarão o vestibular da Fuvest 2006 e solicitaram a isenção da taxa de inscrição podem consultar a relação dos alunos contemplados a partir desta sexta (9) no site da Fuvest www.fuvest.br

Na região de São Carlos, aqueles que não têm acesso à internet podem verificar a lista no Serviço Social do campus da USP-São Carlos.

Nos dias 10, 11 e 17, das 8 às 17 horas, e 18 de setembro, das 8 às 14 horas, os beneficiados deverão comparecer ao Serviço Social do campus para retirar a ficha de inscrição personalizada e o manual. Para tanto, devem estar munidos da identidade e do protocolo de solicitação.

Mais informações: (0XX16) 3373-9111 ou site www.sc.usp.br




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Comparação entre desempenhos de estacas metálicas tubadas de ponto aberta e fechada na baixada santista. Marcelo Pirani Ghilardi. Dia 16, às 14 horas.

Análise do sistema de controle primário e da estabilidade em centrais hidrelétricas. Maria Regina Gomes Zoby. Dia 16, às 9h30.

Laboratório de controle utilizando processador digital de sinal (DSP). Nuncio Perrella. Dia 21, às 14h30.

Perdas reais em sistemas de distribuição de água - proposta de metodologia para avaliação de perdas reais e definição das ações de controle. Kelly Cristina de Oliveira Arikawa. Dia 28, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Manutenção da qualidade de vida em cães com câncer: tratamento da dor e cuidados paliativos. Karina Velloso Braga Yazbek. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br