São Paulo, 12/09/2005 - Boletim nº 1706
tecnologia
Informática faz conexão entre
doença respiratória e queimada

Sistema desenvolvido por pesquisador
da FSP alia bancos de dados visando
prevenção de doenças respiratórias
causadas por queimadas
leia...
FEA realiza workshop
sobre linguagem XBRL
USP premia melhor semana de
recepção aos calouros 2005

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico
ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Sistema investiga influência das queimadas de cana em doenças respiratórias

Charles Nisz

As queimadas que envolvem a colheita da cana e o clima frio e seco dos meses de inverno pode ser uma combinação que aumente o número de casos de afecções respiratórias nos hospitais do interior de São Paulo. Para investigar essa hipótese o pesquisador Fábio Lopes estruturou um Sistema de Informações Geográficas (SIG) utilizando as informações sobre queimadas obtidas no Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE). Os dados sobre internações são de um levantamento da DATASUS -banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) -, realizado em hospitais do interior paulista.

A proposta de Fábio Lopes é inovadora, pois, "apesar de existirem inúmeras bases de dados no País e recursos informáticos avançados, as informações sobre queimadas e internações respiratórias não são cruzadas, impossibilitando que pesquisas multidisciplinares sejam desenvolvidas". A metodologia utilizada na pesquisa analisou os mapas de áreas de queimadas produzidos pelo IBGE de 2000 a 2004, depois focando na região de Bauru (SP), sobrepondo aos dados de internações relacionadas a problemas respiratórios nessa região.

O SIG é um software que auxilia na fusão de dados obtidos em bases diferentes. A fusão acontece por meio da elaboração de gráficos e mapas por sobreposição de camadas, fundindo os mapas em um, possibilitando uma análise da situação observada. Essa ferramenta tem se mostrado útil como apoio a estudos interdisciplinares, onde a combinação de dados não é feita de modo automático.

Foram criadas cartas temáticas - mapas que relacionam mais de um tipo de dados - a partir das variáveis levantadas e identificadas áreas de interesse para estudos em escala local. Algumas técnicas de geoprocessamento como ampliação de mapas (zoom) e buffer (delimitação de área circundando um ponto específico) foram utilizadas nesta pesquisa. Lopes aplicou a técnica buffer demarcando áreas de impacto de queimadas a partir dos focos de calor captados por satélite (indício de queimadas).

A dissertação de Lopes não estabelece uma relação de causa e efeito entre os dois fatores e o objetivo do pesquisador é analisar a questão mais profundamente, num programa de doutorado, para minimizar as internações criando políticas de saúde pública preventivas: "Precisamos aprofundar o estudo, eliminando as variáveis de confusão, - fatores que podem distorcer a análise -, para poder determinar se há uma relação de causa e efeito entre os fatores estudados", explica ele.

Legislação
Ainda que danoso ao ambiente e à saúde, a prática das queimadas oferece algumas vantagens aos produtores de cana. Já o uso de colheitadeiras acaba por danificar algumas plantas, não produzindo total rendimento; a colheitadeira colhe e separa a cana das folhas com um custo econômico maior e produtividade menor.

O decreto-lei Estadual 47700/2003 prevê que até o ano de 2031 a colheita não deverá mais ser feita utilizando-se de queimadas. A preocupação da indústria canavieira é buscar alternativas a esse método de colheita, otimizando a produção e não encarecendo os custos.

Esse é um aspecto importante, pois existe a previsão de crescimento de 50% do setor canavieiro nos próximos dez anos. Atualmente, o setor responde por 6% do PIB nacional. O principal impulsionador desse crescimento é a demanda do setor automobilístico pelos chamados carros "flex-power" (carros bi-combustíveis, que utilizam gasolina e álcool).

Mais informações: (0XX11) 3065-4830, com Fábio Lopes




Cursos e Palestras

FEA realiza workshop sobre linguagem XBRL
O Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação (Tecsi), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, promove no dia 5 de outubro, das 9h30 às 18 horas, o 2º Workshop Brasileiro de XBRL - eXtensible Business Reporting Language. Coordenado por Edson Luiz Riccio, professor da FEA, o evento pretende dar continuidade ao debate iniciado em 2004 no 1º Workshop sobre a Linguagem XBRL e promover a sua implementação no Brasil.

Os palestrantes convidados para o 2º Workshop são Liv A. Watson, diretora da XBRL International, e Miklos Vasarhelyi, professor da Rutgers Business School. O objetivo do workshop, segundo Riccio, "é fazer uma reflexão sobre a formulação de políticas e critérios de utilização da linguagem XBRL, que é muito importante para economias em desenvolvimento como a brasileira".

O evento reunirá pesquisadores, acadêmicos, profissionais de empresas privadas e de instituições governamentais, que terão oportunidade de conhecer as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo Tecsi e os trabalhos feitos por pós-graduandos na disciplina Sistemas de Informações Empresariais. Além disso, permitirá o compartilhamento de experiências entre as atividades relacionadas, "o que pode se tornar uma rara oportunidade de se conhecer o estado da arte da XBRL no Brasil e no mundo", afirma Riccio.

O workshop é gratuito e aberto a todos os interessados, sendo necessário inscrever-se antecipadamente no site da Tecsi. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail e solicita-se aos interessados que informem, no espaço para "observações", qual o interesse em participar do evento. Pré-inscrições incompletas não serão consideradas.

A atividade será realizada na Sala da Congregação da FEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo. Ao final do evento, será conferido certificado aos participantes.

Mais informações: (0XX11) 3091-5820 ramal 125 (com Marici Sakata) ou e-mail tecsi@usp.br


Esalq apresenta estudo de caso sobre cooperativismo
A Cooperativa de Consumo (COOP) realiza na próxima terça (13), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, em Piracicaba, a palestra 'Cooperativismo: Um breve histórico e estudo de caso'. A apresentação é gratuita e acontece no Anfiteatro Maracanã, às 19 horas.

O gerente de Comunicação Social da COOP, Edimilson Senna da Silva, será o palestrante do evento, que é organizado pelo Grupo de Estudo e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social (Geedes).

O objetivo é oferecer ao público um panorama histórico sobre o cooperativismo e a legislação que o rege, por meio de um estudo de caso da empresa e da experiência do palestrante, estudioso do assunto que já visitou as maiores cooperativas do mundo, como o complexo de Mandragón, na Espanha.

Para se inscrever antecipadamente, basta enviar um e-mail para geedes@esalq.usp.br contendo nome, instituição e cidade, utilizando o assunto 'inscrição'. No dia do evento também serão aceitas inscrições.

Mais informações: (0XX19) 3249-4485 / 4477


Poli realiza evento sobre responsabilidade na construção civil
O Centro Minerva de Empreendedorismo da Escola Politécnica realiza na próxima quinta (15) o evento Responsabilidade Civil na Construção, na Escola Politécnica (Poli) da USP. O evento consiste num conjunto de palestras sobre os diversos aspectos envolvidos na construção civil: engenharia, arquitetura, advocacia e finanças.

Para se inscrever preencha o formulário no site do evento. As inscrições são gratuitas mas serão confirmadas posteriormente pela organização por email.

Marcado para as 15 horas, o evento acontecerá no auditório Professor Francisco Romeu Landi, no edifício Mário Covas Júnior. O endereço da Poli é Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5145 / 5383 ou site www.centroempreendedor.com.br/respcivil


Goethe em outubro na MariAntonia
O ciclo Ler os Clássicos, oferecido pelo Centro Universitário MariAntônia da USP apresenta em outubro o curso Afinidades Eletivas, de Goethe: a química entre amor e razão, ministrado por Jorge de Almeida, doutor em filosofia, professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP, tradutor e crítico literário.

O curso apresenta uma análise de As afinidades eletivas, obra-prima de Johann Wolfgang Goethe, marcada pelo embate entre a razão iluminista e o amor romântico, e a partir disto, discute questões fundamentais da ética e da estética do Iluminismo, vistas em relação às Ciências Naturais, às Artes Plásticas e à Filosofia.

A programação do curso é: 3 de outubro - Texto e contexto: uma introdução a Goethe; 10 de outubro - As escolhas e as afinidades; 17 de outubro - Reflexão e morte; 24 de outubro - Ética e estética nas personagens de Afinidades Eletivas.

As palestras serão ministradas às segundas-feiras, das 16 às 18 horas. Os participantes devem pagar uma taxa no valor de R$120,00 (com descontos especiais para aposentados, estudantes, professores e associados MariAntonia). Os interessados devem se inscrever na sala de cursos, que fica na Rua Maria Antônia, 294, 2º andar, Vila Buarque, São Paulo, de segunda a sexta das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182 (ramais 32 e 33), e-mail cursosma@usp.br ou site www.usp.br/mariantonia




Quadro de Avisos

USP premia melhor semana de recepção dos calouros de 2005
Na próxima quinta (15), às 10 horas, a Pró-Reitoria de Graduação da USP realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Semana de Recepção dos Calouros 2005, além de menções honrosas, ambos conferidos às Unidades da USP que mais se destacaram nas atividades desenvolvidas para a recepção dos alunos que entraram na USP em 2005.

A cerimônia, fechada para convidados, será realizada na Sala do Conselho Universitário, que fica na Rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3402 ou e-mail cerimo@usp.br


Universia publica cobertura de evento sobre parques tecnológicos e incubadoras
O portal Universia (www.universia.com.br) publica a cobertura completa da 15ª edição do Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de setembro, em Curitiba (PR). O evento é uma realização anual de uma parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Todas as informações estão no endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=8413.

Esse ano, o tema do seminário é Semeando novas idéias e empreendendo o futuro, e tem como objetivo promover a discussão entre profissionais e apoiadores do empreendedorismo inovador brasileiro, para consolidar um conjunto de diretrizes, estratégias e ações a serem adotadas para engajar o segmento.

Além da cobertura do evento, o Universia traz um especial sobre o assunto, com fotos, um guia de incubadoras e os destaques com as principais notícias do setor.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748 ou www.universia.com.br


EESC participa do IX Baja Cross São Carlos
O IX Baja Cross São Carlos, competição regional que reúne veículos off-road projetados e construídos por estudantes de Engenharia de todo o País, acontece nos dias 16, 17 e 18 de setembro, na Fazenda do Urso (km 234 da rodovia Thales de Lourena Peixoto Filho - SP 318) na cidade de São Carlos (SP).

A competição bateu recorde de inscrições neste ano e contará com a participação de 21 SAE Mini Baja construídos por estudantes de 16 universidades. A Escola de Engenharia de São Carlos da USP competirá com as equipes EESC Caaso e EESC Tusca.

Os carros, denominados SAE Mini Baja, são veículos fora-de-estrada projetados e construídos dentro dos laboratórios das universidades para atender ao regulamento da competição, que começa com o envio de relatórios dos projetos. O veículo é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, e os sistemas, como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi, são desenvolvidos pelos estudantes, que utilizam ainda um motor padrão de 10 HP.

Em São Carlos, os carros são submetidos durante três dias a avaliações dinâmicas e estáticas, como manutenção, integridade estrutural, possibilidade de produção em massa, aparência, segurança, originalidade, conforto e dirigibilidade, conformidade e relatórios de projeto, e produção. No terceiro e último dia de competição, os veículos participam de um enduro de quatro horas, em pista especialmente construída para a prova.

Mais informações: (0XX16) 3373-9430 ou site www.sc.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Prevenção da poluição aplicada às embalagens de uso industrial - estudo de caso. Marco Aurélio Soares de Castro. Dia 14, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Escola Politécnica

Mestrado

Projeto de microposicionador para máquina de medição de circularidade. Leonardo Massunari Lieu. Dia 12 de setembro, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Metodologias de avaliação de programas públicos em nutrição: a análise e aplicação aos programas brasileiros. Arthur da Silva Filho. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Uma ferramenta interativa para análise de padrões baseada em entropia. Luiz Gustavo Martins. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6122


Instituto de Psicologia

Mestrado

Avaliação da memória de trabalho em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Lucinete Valdinéia de Freitas Messina. Dia 12, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4184




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br