São Paulo, 13/09/2005 - Boletim nº 1707
transporte
Borracha de pneus aumenta
segurança de asfalto

Pavimento desenvolvido em pesquisa
da EESC feito com asfalto-borracha
e pedra britada, de granulação modificada,
é mais resistente e reduz aquaplanagem
leia...
Curso para comunicadores
de rádios comunitárias
HC seleciona portadoras
de mioma uterino

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Pavimento com asfalto-borracha aumenta segurança do tráfego de veículos

Júlio Bernardes

Em dias chuvosos, a falta de atrito entre os pneus e o pavimento asfáltico pode fazer com que os veículos comecem a aquaplanar e percam a direção. Para criar um pavimento mais resistente e seguro, pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP usaram uma estrutura de pedra britada com granulometria descontínua e asfalto misturado com borracha de pneus.

O professor da EESC, José Leomar Fernandes Júnior, que coordenou o estudo, explica que os pavimentos asfálticos são produzidos com agregados de pedra britada e ligante asfáltico. "Normalmente, são utilizados agregados com granulometria contínua, em que o equilíbrio entre partículas grossas, médias e finas visa criar uma mistura mais densa e resistente", relata. "Suprimindo-se algumas frações intermediárias, obtem-se um pavimento menos liso, que evita o acúmulo de água em dias de chuva."

Para compensar a eventual redução na resistência com a menor densidade utiliza-se, geralmente, ligante modificado por polímero. "Normalmente é feita a adição de 3% a 6% de polímeros no asfalto, mas este processo encarece o preço do pavimento", afirma Fernandes. "Na pesquisa foi usado até 20% de borracha de pneus no ligante para obter uma mistura com maior rigidez e mais resistente ao acúmulo de deformação permanente, mas flexível o bastante para não apresentar trincas precoces."

Testes
A mistura asfáltica estudada, conhecida como SMA (Matriz de Agregados Pétreos), é testada há um ano e meio em trechos das rodovias SP-127 (Rodovia Antonio Romano Schincariol) e SP-330 (Via Anhanguera), no interior de São Paulo, e em áreas urbanas e rodovias na Bahia. "As experiências laboratoriais e de campo mostram que o SMA é mais vantajoso que os pavimentos convencionais", diz o professor.

Fernandes aponta que o grupo de pesquisa da EESC estuda o uso de borracha de pneus em misturas asfálticas desde 1994. "O trabalho é pioneiro no Brasil", destaca. "Os estudos aperfeiçoam processos de incorporação de borracha de pneus usados tanto em grãos finos (processo úmido), que agrega mais qualidade ao pavimento, como de material com granulação mais grossa (processo seco), que exige menos investimentos iniciais", relata.

O professor alerta que o reaproveitamento da borracha em pavimentação asfáltica reduz problemas ambientais decorrentes do descarte dos pneus, mas precisa ser controlado para evitar outros danos ao meio ambiente. "A incorporação da borracha ao asfalto é feita a temperaturas elevadas, podendo gerar emissões tóxicas, que exigem controle rigoroso."

Mais informações: (0XX16) 3373-9598, com José Leomar Fernandes Júnior

Imagem cedida pelo pesquisador




Cursos e Palestras

Curso de capacitação em saúde pública para radialistas comunitários
Vão até o dia 20 as inscrições para a 5º edição do curso de capacitação em saúde pública para comunicadores de rádios comunitárias, realizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Os Seminários de Saúde Pública para Comunicadores de Rádios Comunitárias, têm como objetivo levar os comunicadores a ajudar suas comunidades na construção da cidadania por meio do uso adequado das informações em saúde pública.

O curso será ministrado por docentes da FSP e outros convidados. Será coordenado pelo professor Paulo Rogério Gallo, do Departamento de Saúde Materno Infantil da FSP, em parceria com a Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde e o apoio das principais entidades de radiodifusão comunitária do estado de São Paulo.

As aulas acontecerão aos sábados, das 8 às 17 horas, na FSP (Av. Dr. Arnaldo, 715, Consolação, São Paulo). O curso se estende de 24 de setembro a 29 de outubro. Serão oferecidas 60 vagas, para as quais haverá seleção por meio de entrevista pessoal. Os participantes receberão certificado de conclusão emitido pela USP.

As inscrições para a entrevista podem ser feitas pelo e-mail: janaina.radio@fsp.usp.br ou pelos telefones (0XX11) 3066-7795, de segunda a sexta das 9 às 17 horas, com Janaína.

Mais informações: (0XX11) 3066-7795 ou site da FSP


FCF promove palestra sobre alergias alimentares
No próximo dia 23, às 11h30, a Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promove a palestra Uma breve revisão sobre os alérgenos de origem alimentar.

O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte do Programa de Seminários de Comissão de Pesquisa (2005) e será ministrado pelo professor Marcos Alcocer (School of Biosciences, University of Nottingham, Inglaterra).

A palestra acontece na FCF (Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Cidade Universitária, São Paulo), no Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677 site da FCF


MariAntonia ao som de Bach
Estão abertas as inscrições para o curso A Atualidade de Bach, que acontece no Centro Universitário MariAntonia entre os dias 11 de outubro e 1º de novembro.

Serão realizados 4 encontros, ao longo dos quais J.Jota de Moraes (ex-professor do Departamento de Música da USP e jornalista) apresenta o compositor alemão do final do período barroco e mostra como sua presença ainda se impõe na vida cultural do século XXI.

Ilustradas por composições de Bach, as aulas proporcionam um entendimento de sua obra, destacando pontos como seu domínio da música vocal e instrumental, sua influência no imaginário dos grandes compositores que o sucederam e o antagonismo na interpretação de sua obra no cenário contemporâneo.

As aulas acontecerão às terças-feiras, das 20 às 22 horas. As inscrições custam R$120,00 (desconto de 20% para professores e estudantes, 30% para associados e 40% pra aposentados e terceira idade) e devem ser feitas no Centro Universitário (R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo, 2° andar, sala de cursos) de segunda a sexta das 10 às 12 horas e 13 às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 32 e 33 ou e-mail cursosma@usp.br




Quadro de Avisos

Hospital das Clínicas seleciona mulheres portadoras de mioma uterino
A Clínica Ginecológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da USP convida mulheres portadoras de mioma uterino, com volume acima de 300 cm3, para participarem de estudo e tratamento conservador, mediante avaliação do quadro clínico.

Mulheres com quadro de infertilidade associado à mioma uterino ou com diagnósticos de mioma uterino e indicação de histerectomia, que desejam manter a função menstrual, também podem participar.

O tratamento será feito no próprio Hospital das Clínicas, em São Paulo. As interessadas devem se inscrever pelo telefone (0XX11) 3069-6193.

Mais informações: (0XX11) 3069-6193


HCRP promove I Encontro de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem
Será realizado no próximo dia 27 de outubro, das 8 às 17 horas, o I Encontro de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Promovido pela Comissão de Educação Continuada em Enfermagem (Cecen) da Divisão de Enfermagem do HCRP, o evento tem como objetivo buscar a valorização e a integração dos profissionais de enfermagem da instituição. Na programação estão incluídos temas relacionados a qualidade e motivação no trabalho, formas de administrar o estresse no dia-a-dia e comunicação interpessoal e humanização.

A participação no evento, que acontecerá no anfiteatro do Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (CEAPS) do HCRP é gratuita. Os interessados poderão fazer suas inscrições no período de 3 a 7 de outubro, nos ramais 2685 ou 2167. As vagas são limitadas.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612 ou e-mail imprensa@hcrp.fmrp.usp.br



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Desenvolvimento de um sistema automatizado e dedicado de medição. Fabricio Tadeu Paziani. Dia 28, às 14 horas.

Procedimento de calibração indireta para máquinas de medir a três coordenadas. Alexandre Machado Ferraz. Dia 28, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Instituto de Oceanografia

Doutorado

Avaliação da contaminação por petróleo no Canal de São Sebastião, São Paulo: marcadores geoquímicos e metabólicos de compostos aromáticos. Denis Albuquerque Moreira da Silva. Dia 16, às 15h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528


Instituto de Psicologia

Mestrado

Qualificação profissional e ideologia: estudo com trabalhadores desempregados em busca de emprego. Mário de Souza Costa. Dia 27, às 14 horas.

Doutorado

As relações interpessoais nos transtornos autísticos: uma abordagem interdisciplinar da psicanálise e da etologia. Vera Regina Jardim Ribeiro Marcondes Fonseca. Dia 19, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4184



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br