São Paulo, 14/09/2005 - Boletim nº 1708
psicologia
Terapia breve melhora
auto-estima em depressivos

Com apenas três meses de psicoterapia
e mais um de acompanhamento, pacientes
mostraram melhora na auto-estima e na
capacidade de lidar com a doença
leia...
Parcerias Técnico-Científicas
para o Desenvolvimento do País

Palestra na Esalq aborda
criação de rãs e avestruzes

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Terapia breve permite que pacientes depressivos aprendam a lidar com a doença

Charles Nisz

Uma dor na alma. Assim pode ser definido o quadro psíquico de um paciente com depressão. Buscando aliviar o sofrimento dessas pessoas a psicóloga Salete Legname de Paulo estabeleceu um procedimento de terapia breve com orientação psicanalítica. "A intenção é fazer com que os pacientes lidem melhor com o significado psíquico dos sintomas da depressão: tristeza, angústia e baixa auto-estima", explica Salete. "Isso propicia a melhora da auto-estima, não importando se a doença tem origem física ou psíquica", garante.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, até 2020, a depressão ocupará o segundo lugar entre as chamadas doenças incapacitantes, perdendo apenas para a isquemia do coração. Para Salete, que defendeu sua tese de doutorado no Instituto de Psicologia (IP) da USP, trata-se de um dado preocupante que torna fundamentais tratamentos como o que foi proposto em seu estudo: um atendimento breve, fundamentado em avaliações e com forte capacidade interventiva.

O tratamento habitual consiste em terapia que pode prolongar-se por anos e administração de medicação antidepressiva. Num tratamento como esse, os problemas são o custo da terapia e o risco de o organismo habituar-se ao medicamento e este ter reduzida a sua eficácia. O método proposto por Salete faz com que o paciente aprenda a lidar com os sintomas da depressão, diminuindo o tempo da terapia e reduzindo o uso de medicação.

As avaliações consistem em um teste de escala depressiva e testes de personalidade, que permitem saber como a pessoa lida com as próprias características e interage com o mundo exterior. Essa avaliação diagnóstica é fundamental para saber se o paciente pode ser submetido ao tratamento e fornece subsídios para mensurar a melhoria obtida com a terapia.

Os testes aplicados são classificados como projetivos - categoria que define os testes que delineiam as principais características da personalidade do paciente. Eles têm também a função de auxiliar o psicoterapeuta a elaborar as intervenções direcionando o trabalho terapêutico, para ajudar o paciente a lidar com os aspectos mais problemáticos da doença. Os outros suportes utilizados são as observações dos pesquisadores e o próprio relato dos pacientes.

Com idades entre 31 e 57 anos, os integrantes do grupo de estudo eram dois homens e duas mulheres, residentes na Grande São Paulo. A intervenção consistiu em três meses de psicoterapia e mais um mês de acompanhamento após a realização da pesquisa. Seis meses após o término do tratamento, os pacientes foram reavaliados. Todos mostraram melhoria na auto-estima e melhor capacidade de lidar com a doença.

Aplicação
Para a pesquisadora, a técnica de psicoterapia breve é bastante adequada à realidade brasileira. "Nosso sistema de saúde não suportaria atender a demanda existente com as psicoterapias convencionais. A idéia é capacitar mais profissionais para aplicar a psicoterapia breve mesmo em outras patologias que não a depressão", explica.

Especializada em psicologia clínica, Salete teve um contato mais próximo com a depressão ao trabalhar como pesquisadora num projeto sobre depressão associada a outras doenças, realizado no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP. A partir de então resolveu investigar possibilidades de tratamento para pessoas que não tinham acesso.

Salete salienta que a pesquisa não tem foco na cura dos pacientes, mas na melhoria da qualidade de vida deles e na prevenção da doença: "A depressão tem apresentado elevada incidência entre a população e pode reduzir a capacidade produtiva, agravar os sintomas de doenças físicas dificultando a recuperação e prejudicando a qualidade de vida."

Mais informações: (0XX11) 5083-3023, com Salete Legname

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Desenvolvimento brasileiro é tema de simpósio na USP
O Centro Interunidade de História da Ciência da Universidade de São Paulo (USP) promove nesta sexta (16), o simpósio Parcerias Técnico-Científicas para o Desenvolvimento Brasileiro: Uma Perspectiva Histórica. O objetivo do evento é debater as relações entre universidade, institutos de pesquisa e empresas públicas e privadas sob o ponto de vista histórico, além de discutir como esse relacionamento pode ajudar o País a enfrentar os desafios do desenvolvimento frente à globalização.

A abertura do simpósio será às 14 horas, com uma sessão de homenagens, que será presidida pelo reitor da USP, Adolpho José Melfi. Na ocasião, serão homenageados o presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Alberto Pereira de Castro; o presidente do Conselho de Administração do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes; e o presidente da Itaú S.A., Olavo Egydio Setúbal.

Em seguida, haverá um debate, que contará com a participarão do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meirelles; o presidente da Fapesp, Carlos Vogt; o presidente do Ciesp, Cláudio Vaz; o vice-reitor da USP, Hélio Nogueira da Cruz; o presidente do Conselho de Administração da Heltter Assessoria Empresarial, Ozires Silva; e o secretário executivo da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti), Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque.

A conferência Parcerias Técnico-Científicas para o Desenvolvimento Brasileiro: Uma Perspectiva Histórica será realizada na sala do Conselho Universitário, no Prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo). O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: (0XX11) 3091-3776 / 2063 / 3220 / 3300, com Adriana Cruz / Assessoria de Imprensa da USP


Criação de rãs e avestruzes é tema de palestra na Esalq
Nos dias 27 e 28 de setembro a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, promove o Ciclo de Palestras sobre Estrutiocultura e Ranicultura. O objetivo é difundir conhecimentos relacionados à criação de avestruzes e rãs, traçando um breve panorama sobre o mercado e sistemas de produção.

As palestras Aspectos Gerais sobre Ranicultura, Sistemas de Criação e Produção de Rãs e Mercado de Avestruz no Brasil, serão ministradas pelos professores Marta Verardino De Stefani, da Unesp de Jaboticabal, Gustavo Tavares Braga, da Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC) e Celso Carrer, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga.

O evento, que acontece das 19 às 21h30 no Anfiteatro Maracanã do Departamento de Engenharia Rural da Esalq, é dirigido a estudantes, profissionais e interessados na área. Serão disponibilizadas duzentas vagas. A taxa de inscrição é de R$15,00 até o dia 26. Após esta data a taxa será de R$20,00.

A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3417-6604 ou e-mail cdt@fealq.org.br


FCF promove palestra sobre diagnóstico e tratamento de tumores
No dia 7 de outubro, às 11h30, a Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promove a palestra "O gene supressor de tumor e metástase reck e seu potencial para marcador diagnóstico".

O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte do Programa de Seminários de Comissão de Pesquisa (2005) e será ministrado pela professora Silvya Stuchi Maria-Engler (FBC / FCF / USP).

A palestra acontece na FCF (Av. Prof. Lineu Prestes, 580 - Bloco 13 A, no Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677 ou site http://www.fcf.usp.br


Palestra no IPq discute obesidade e vida saudável
O Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da USP realiza na próxima segunda (19), às 14 horas, o encontro É possível um obeso ser saudável?, com a endocrinologista Anete Abdo.

O evento, aberto, gratuito e sem necessidade de inscrição prévia, acontece no anfiteatro do IPq, que fica na R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6974




Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Remoção de fitoplâncton e microcistina de água para abastecimento em sistema que associa unidades de absorção por carvão ativado em pó, flotação por ar dissolvido e filtração em escala de laboratório. André Luís Vieira da Silva. Dia 16, às 13h30.

Condutividade hidráulica de solos compactados em ensaios com permeâmetro de parede flexível. Thiago de Paula Alonso. Dia 16, às 14 horas.

Doutorado

Banco de dados de curvas de retenção de água de solos brasileiros. Angelita Martins da Silva. Dia 16, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235



Escola Politécnica

Mestrado

Caracterização de índice de valor para o mercado de investimento em edifícios de escritórios destinados à locação. Stênio Brasil Accioly de Araújo. Dia 16, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Instituto de Psicologia

Doutorado

Melhoria da qualidade de vida de idosos residentes em um asilo, por meio de atividades vivenciais programadas. Ana Maria Moser. Dia 16, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4184




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br