São Paulo, 16/09/2005 - Boletim nº1710
zootecnia
FMVZ cria "rato mecânico" para
testar ventilação de gaiolas

Aparelho que simula a presença de
animal engaiolado foi desenvolvido para
testar novo sistema de controle atmosférico,
a Ventilação Micro-Ambiental
leia...
ICMC promove mini-workshops
sobre equações diferenciais
Esalq lança cartilha sobre a planta
ornamental Gypsophila

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Com "rato mecânico", 50 cobaias deixam de ser sacrificadas em teste de ventilação

Rafael Veríssimo

Para testar equipamentos de ventilação de biotérios, o professor José Luiz Merusse, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, criou um simulador de presença. Apelidado de "rato mecânico", o aparelho usa materiais simples, como uma resistência elétrica de chuveiro e dois reservatórios de óleo de freio de Fusca, e evita que, a cada teste de ventilação, cinquenta animais sejam sacrificados.

Desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Laudicéia Amaral dos Santos Luz na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), com orientação do professor Merusse, o "rato mecânico" simula a presença de uma cobaia na gaiola. "Pegamos os padrões de quanta água evaporada, amônia e energia (calor) esses animais produzem, e, a partir disto, simulamos essa emissão com o aparelho". Depois de o ar entrar e circular, os técnicos medem a temperatura, a umidade e os níveis de amônia presentes do ar que sai da gaiola individual.

Para produzir o "rato mecânico" foram utilizados um azulejo, uma resistência elétrica de chuveiro, um dissipador de calor de computador antigo, uma chapa de alumínio obtida em ferro velho, duas formas de empanada, dois reservatórios de óleo de freio de Fusca e duas válvulas deregular ar de aquário.

O calor é gerado pela resistência elétrica do chuveiro e emitido pelo dissipador de processador de computador, simulando a emissão de calor do corpo do animal. Esse mesmo calor da resistência do chuveiro (que é impedido, pelo azulejo, de passar para o local onde o "rato mecânico" está apoiado) aquece a placa de alumínio, que esquenta as formas de empanada que funcionam como recipientes de água e solução de amônia. Com o calor, ambos os líquidos (antes armazenados nos reservatórios de óleo de freio de Fusca e cujas quantidades são controladas pela válvula reguladora de ar de aquário) evaporam. "Como são necessários cinqüenta simuladores de presença para testar as cinqüenta gaiolas, nossa preocupação é a de projetá-los o mais barato possível."

Ventilação
O simulador foi criado a partir de uma necessidade surgida em outro projeto da FMVZ. Merusse é um dos únicos pesquisadores da América Latina que atuam na área de Controle Atmosférico de Biotérios, cujo objetivo é preservar o bem-estar dos animais em seu confinamento, ao controlar a temperatura e umidade do local.

O sistema de ventilação normalmente utilizado em biotérios (bem como em shoppings e bancos) é o de Ventilação Geral Diluidora (VGD). Nele, apenas uma pequena parte do ar (cerca de 10%) é renovada, enquanto a restante é reutilizada, após passar por tratamento no sistema.

No entanto, pelo fato de os animais produzirem gases tóxicos - principalmente a amônia, proveniente das fezes e da urina - a atmosfera dos biotérios deve ser 100% renovada. "E o sistema VGD, para os biotérios, tem se mostrado ineficiente, pois muita energia é despendida para a troca total do ar", afirma Merusse.

Por essa razão, o professor desenvolveu e patenteou um novo modelo de controle atmosférico, a Ventilação Micro-Ambiental (VMA). "Com esse sistema, a renovação do ar das gaiolas é feita de maneira separada - tanto de uma gaiola para outra quanto do restante da sala", explica Merusse, adicionando que esta tecnologia reduz 70% a massa de ar necessária com a VGD.

Para aperfeiçoar o sistema, é necessário que se meça, através das saídas das caixas, o calor, a umidade e a quantidade de amônia presentes em cinqüenta diferentes gaiolas. Ou seja, seria necessário que ao menos cinqüenta cobaias passassem pelo teste que verifica o conforto dos animais no sistema VMA. E, por lei, todas elas devem ser sacrificadas após o teste. É aí que entra o "rato mecânico".

Merusse destaca que não tem conhecimento de outra instituição no mundo que utilize algum instrumento que simule a presença de um animal engaiolado. "E não queremos patentear o "rato mecânico". Estou à disposição para ensinar qualquer pessoa que queira montá-lo." Por enquanto, somente o laboratório do Departamento de Patologia da FMVZ utiliza o aparelho.

Mais informações: (0XX11) 3091-1378 / 1408 ou e-mail merusse@usp.br

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

ICMC promove mini-workshops sobre equações diferenciais
Nesta sexta (16), o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, promove mini-workshops sobre equações diferenciais. O evento, que é coordenado pelos professores Alexandre Nolasco de Carvalho e Sérgio Monari Soares, ocorre das 9 às 12h30 e das 14 às 17 horas, nas salas 4001 e 4003, respectivamente.

O evento, que é aberto a todos os interessados e dispensa inscrições, será composto de diversas palestras, contando com expositores tanto de unidades da USP quanto da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O ICMC fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146 ou eventos@icmc.sc.usp.br, na Seção de Eventos do ICMC




Agenda Cultural

Exposições de fotografia e telas em São Carlos
Do dia 16 de setembro a 8 de outubro estão abertas para visitação as exposições dos fotógrafos Gilberto Agostinho dos Santos Filho e Lucas Lorenzi Corato, e da artista plástica Eliane Eiko Miyamoto Kakuda, no Centro Cultural da USP de São Carlos.

Filho é aluno do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, e em sua primeira exposição individual mostrará trabalhos de macrofotografia em cores. Corato é formado em arquitetura e urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP de São Carlos, e já participou de diversas exposições e projetos fotográficos. Já Elaine, funcionária do Serviço Médico da USP de São Carlos, apresentará 22 painéis em óleo sobre tela e técnica mista, usando textura com massa acrílica, espátula e materiais alternativos em sua primeira exposição individual.

As obras podem ser vistas, gratuitamente, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, exceto aos domingos.

O Centro Cultural fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106




Publicações

Esalq lança cartilha sobre a planta ornamental Gypsophila
O novo volume da Série Produtor Rural, publicada pela Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, tem por tema Produção de Gypsophila. De autoria dos produtores Nobuyuki Hiranaka e Flávio Pisani Barone, em parceria com o professor Keigo Minami, da Esalq, a vigésima oitava cartilha da série possui um conteúdo bastante prático no cultivo da flor.

Esta planta ornamental, também conhecida como branquinha e mosquitinho, apesar de ver sua produção crescer bastante, ainda não dispõe de muita bibliografia para as condições brasileiras. Para suprir esta demanda, a obra aborda suas principais características, além de trazer dados sobre a produção, o plantio, colheita e pós-colheita, poda, principais pragas e outras informações para quem deseja iniciar uma plantação comercial.

Para adquirir um exemplar o interessado deve efetuar depósito no Banco do Brasil, agência 0056-6, C/C 306.344-5, no valor de R$5,00 mais R$7,50 para despesas de envio. Após o pagamento, enviar o comprovante de depósito para o fax (0XX19) 3429-4340, com o nome da publicação desejada, nome e endereço completo do requisitante.

Mais informações: (0XX19) 3429-4140; http://dibd.esalq.usp.br




Quadro de Avisos

Siicusp e CICTE recebem inscrições até dia 18
O Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (Cetepe), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, recebe inscrições, até o dia 18, para o 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Siicusp) - Engenharia e Exatas- e para o XX Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia (CICTE), que acontecem conjuntamente.

Na página www.usp.br/siicusp/13osiicusp/index_2005.htm há uma detalhada explicação de como os interessados devem proceder para inscrever-se pela internet, gratuitamente.

Os eventos, que acontecem entre os dias 9 e 11 de novembro, contarão com a participação de estudantes de graduação e seus respectivos orientadores, de várias partes do País e do exterior, para a apresentação de trabalhos técnicos ou científicos.

Tanto o CICTE, congresso pioneiro em iniciação científica, como o Siicusp já se transformaram, depois de vários anos, em eventos de reconhecimento nacional e também internacional, graças à importante motivação que introduziram para as atividades de aprimoramento, através da iniciação científica e tecnológica.

Mais informações: (0XX16) 3373-9256 ou www.usp.br/siicusp


Funcraf contrata fonoaudiólogo para 40 horas semanais
Até o dia 23 é possível se inscrever para o processo seletivo para a vaga de fonoaudiólogo aberta pela subsede de Itararé (SP) da Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais (Funcraf), vinculada ao Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho / HRAC) da USP. Não será cobrada taxa de inscrição.

O candidato, que deverá cumprir 40 horas semanais, deve ter experiência mínima de dois anos em audiologia clínica, educacional ou linguagem. Haverá ainda avaliação curricular e prova escrita. O candidato devrá informar pretensão salarial e disponibilidade de horários.

As inscrições serão recebidas, nos dias úteis das 9 às 11 horas, em dois locais: na Funcraf de Itararé, à R. Dr. Pedro de Alencar, 295, Centro, e na sede de Bauru, à R. José Ferreira Marques, 10-54, Vila Universitária. Outros detalhes do processo de contratação estão disponíveis no site www.funcraf.org.br/funcraf/frames_02/editais/ed_012_05.html.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Mancais magnéticos híbridos do tipo atração com controle uniaxial. Isaias da Silva. Dia 19, às 14 horas.

Preparação de metal duro para deposição de filmes de diamante policristalino. Lutero Harzer Lopes. Dia 20, às 14 horas.

Otimização da alocação de empuxo em sistemas de posicionamento dinâmico. Emílio Celso de Souza. Dia 21, às 14 horas.

Aplicação da análise por envoltória de dados: um estudo da eficiência das companhias seguradoras. Lauro Martinson Provasi Jubran. Dia 26, às 14h30.

PMO (Project Mannagement Office): Estudo de aplicação para empresas construtoras de obras de infra-estrutura. Jorge Arnaldo Curi Yazbek. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Psicologia

Mestrado

Ciclo vigília/sono em adolescentes de uma população indígena. Fernanda de Jesus Torres, Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4184




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br