São Paulo, 19/09/2005 - Boletim nº 1711
saúde
IPq cria novo 0800 para
orientação sexual de jovens

Instituto de Psiquiatria do HC abre
novo sistema de atendimento telefônico
0800 para resolver dúvidas sobre
sexualidade de adolescentes
leia...
Esalq realiza Ciclo de Palestras
sobre o mercado financeiro
Instituto de Psicologia exibe
o filme Invasões Bárbaras

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques
Programa ensina e previne jovens com dúvidas sobre a contracepção

Renata Moraes

A partir desta segunda-feira (19), o Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP, coloca em funcionamento um programa de atendimento 0800 voltado a adolescentes. "É mais uma forma de levar educação sexual à população", afirma a médica psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do projeto. A implantação do novo programa é justificada porque ultimamente notou-se que cerca de 40% das ligações ao Projeto Sexualidade (ProSex) do Ipq pelo 0800-7010136 (que existe desde 1998) eram feitas por adolescentes.

"As dúvidas dos jovens são relacionadas principalmente à contracepção", conta a coordenadora. Em função dessa demanda, foram criados dois novos números de atendimento com enfoque nesta faixa etária e a equipe foi ampliada. Para dúvidas relacionadas à sexualidade em geral, o número 0800-701-0136 continua. Para informações sobre métodos e procedimentos contraceptivos, o número a ser discado é o 0800-774-2777. "É mais uma maneira de ensinar, fornecer assistência e prevenção", diz Carmita, salientando que não são consultas por telefone.

Os atendentes são psicólogos especializados em sexualidade na FMUSP e atuam como voluntários. Este trabalho voltado a esclarecer dúvidas sobre contracepção recebe a supervisão de Carmita Abdo, para os aspectos emocionais, e da ginecologista Luci Kayano.

Informação
Para a psiquiatra, quem tem educação sexual na escola ou no meio em que convive, geralmente, não procura esse tipo de serviço. "Mas há um contingente da população que não tem acesso à internet, nem a esse tipo de esclarecimento em seu círculo social. Dessa maneira, sem saber o que ler e onde buscar informação, querem conversar com alguém sobre dúvidas específicas, particularidades". Com a vantagem de se manter o anonimato.

No entanto, Carmita conta que em alguns casos a pessoa precisa de mais do que informações por telefone. Nessas situações, os psicólogos sugerem que o usuário conheça o Espaço Saúde Sexual ou o ProSex, ambos do IPq, em busca de ajuda mais direcionada. "Metade dos que ligam precisam de esclarecimento, a outra metade necessita de algum tipo de tratamento".

Durante três meses o programa de informação sobre contracepção estará em fase de teste e será um programa-piloto. O atendimento, feito por dez profissionais que se revezam em turnos de quatro horas, acontecerá das 9 às 17 horas.

Mais informações: 0800-774-2777

Imagens: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Esalq realiza ciclo sobre mercado financeiro
A partir da próxima quarta (21), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, promove um ciclo de palestras com o objetivo de traçar um breve panorama do mercado financeiro nacional, por meio de conferências sobre mercado futuro, de capitais, de crédito e cambial.

O ciclo é composto por quatro módulos, de três horas de duração cada. O primeiro, no dia 21, tem como tema Mercado Futuro, e será ministrado pelo professor Pedro Marques (Esalq) e por Flávio Vasconcellos (Plannee Corretora). Já no dia 6 de outubro, o professor Roberto Arruda (Esalq) fala sobre Mercado de Crédito. Mercado Cambial é o tema do dia 18 de outubro e terá como palestrante Leo Vaizof (Link Corretora). E, encerrando o ciclo, Marcos Camargo e Roberto Roma (ambos do Bank Boston) fazem uma apresentação sobre Mercado de Capitais.

O evento é organizado pelo Programa de Educação Tutorial - Gerenciamento e Administração de Empresa Agrícola (PET-GAEA), que pertencente ao departamento de Economia, Administração e Sociologia. O ciclo, que acontece sempre às 19 horas, na sala BM&F da Esalq, é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, além de outros interessados.

As vagas são limitadas a 30 participantes. As inscrições, que podem ser feitas na página do PET-GAEA, estão abertas e custam R$30,00 para assistir o ciclo completo, ou R$10,00 por módulo individual. Haverá certificado de participação.

A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3417-8735 ou pet_gaea@esalq.usp.br


ICMC promove VIII Semana da Computação em São Carlos
Entre os dias 19 e 23, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, promove a VIII Semana da Computação. Organizada pelos próprios alunos da unidade, o evento é uma oportunidade de interação universidade-empresa que contribui decisivamente para enriquecer o currículo dos participantes, uma vez que ele é patrocinado por diversas empresas de computação e tecnologia de pequeno, médio e grande porte.

Entre outras coisas, a Semana da Computação contará com palestras, minicursos, painéis de ex-alunos e uma mesa-redonda com professores e convidados que irão discutir temas relevantes e atuais.

A programação completa e as inscrições podem ser feitas no endereço www.icmc.usp.br/~semcomp.

O evento acontece no Auditório Luis Antônio Favaro, no bloco 4 do ICMC, à Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146


Inscrições abertas para o XXIII Programa de Verão do ICMC
Estão abertas, até o dia 31 de outubro, as inscrições para o XXIII Programa de Verão, que acontece entre os dias 2 de janeiro e 28 de fevereiro de 2006 e é promovido pelo Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

Além de servir como um catalisador de interações entre os pesquisadores de diversos grupos de pesquisa da região, e até mesmo do exterior, o Programa de Verão tem um aspecto de atualização e formação por meio do oferecimento de minicursos, reuniões científicas, cursos de nivelamento e avançado.

O principal objetivo do evento é reunir alunos em fase final de graduação, pós-graduandos e pesquisadores das diversas áreas de pesquisa em Matemática do ICMC, de instituições de várias regiões do País e de outros países, para atividades de extensão, pesquisa e docência. Algumas das atividades realizadas no período também têm o intuito de selecionar alunos para os programas de mestrado e doutorado em Matemática do Instituto.

O Programa de Verão 2006 contará com as seguintes atividades: curso de extensão universitária em Álgebra Linear, curso regular de pós-graduação em Análise Complexa, reunião científica (ICMC Summer Meeting in Differential Equations - 2006 Chapter), ciclo de palestras, minisimpósio de iniciação científica, semana olímpica de matemática e dois minicursos. As informações para as inscrições podem ser conferidas na página do evento.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146 ou site http://www.icmc.usp.br/~verao/




Agenda Cultural

IP promove exibição e discussão do filme Invasões Bárbaras
Na quarta-feira (21), das 12 às 14h30, o Laboratório de Estudos Sobre a Morte (LEM) do Instituto de Psicologia (IP) da USP promove a exibição do filme Invasões Bárbaras, dirigido por Denys Arcand e vencedor do Oscar 2004 como melhor filme estrangeiro. Após a sessão, será realizada uma discussão do filme, sob a coordenação da professora Maria Júlia Kovacs, do IP.

O evento, gratuito e aberto ao público, acontece na sala 20 do bloco B do IP, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4185, ramal 31




Quadro de Avisos

Professor italiano visita FAU no dia 20
Na próxima terça-feira (20), às 10 horas, Arnaldo Checcini (mais conhecido como "Bibo"), diretor do Curso di Studio in Pianificazione Territoriale Urbanistica e Ambientale - Dipartimento di Architettura e Pianificazione (DAP), da Faculdade de Arquitetura de Alghero (em Sassari, Sardenha, Itália), fará uma visita a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Na ocasião, Bibo conversará com alunos e professores interessados em conhecer melhor seu trabalho, além de manter contato com o professor para possíveis intercâmbios acadêmicos. Bibo é também diretor da Associazione Nazionale Città in Gioco (GioNa - Cities and Games) e sua página na internet é http://bibo.sigis.net.

O encontro será realizado na sala de reuniões do Departamento de Tecnologia da FAU, que fica na Rua do Lago, 876. Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4538 ramal 203; 3091-4801 e eventfau@usp.br (Secretaria de Eventos)




Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Efeitos dos triterpenóides ácidos oleanólico e ursólico em ratos F344 submetidos ao modelo de hepatocarcinogênese do hepatócito resistente. Rogério Pietro Mazzantini. Dia 22, às 14 horas.

Descrição de um novo clone de 'Neisseria meningitidis' sorogrupo C, Grande São Paulo, 1990 a 2003. Ana Paula Silva de Lemos. Dia 23, às 9 horas.

Desenvolvimento e avaliação 'in vitro' de cápsulas de teofilina de liberação modificada em escala magistral. Vanessa Alves Pinheiro. Dia 27, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Doutorado

Uso de marcadores estilísticos para a busca na Web em português. Rachel Virgínia Xavier Aires. Dia 21, às 14 horas.

Métodos de otimização linear. Ricardo Silveira Sousa. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9638




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br