São Paulo, 22/09/2005 - Boletim nº 1714
saúde
Programa mede efeitos
da poluição no corpo humano

Modelo matemático desenvolvido em
pesquisa da Poli calcula concentrações
de monóxido de carbono no sangue,
pulmões e tecidos do organismo
leia...
EERP oferece palestras sobre
Ergonomia no Trabalho
Centro de Biologia Marinha
oferece visitas monitoradas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Programa de computador calcula concentrações de monóxido de carbono no organismo

Júlio Bernardes

Para medir os efeitos dos poluentes do ar no organismo, o engenheiro Cyro Albuquerque Neto criou um programa de computador que calcula as concentrações de monóxido de carbono (CO) pelo corpo. O programa possui um modelo matemático do sistema respiratório, com equações que usam a composição do ar inspirado e parâmetros fisiológicos humanos para medir os níveis do gás nos pulmões, sangue e tecidos.

O modelo, descrito na dissertação de mestrado do engenheiro apresentada na Escola Politécnica (Poli) da USP, divide o sistema respiratório em seis grandes compartimentos: alvéolos e capilares pulmonares, sangue arterial e venoso, capilares dos tecidos e os próprios tecidos. "Cada compartimento possui uma equação que leva em conta o transporte dos gases pelo corpo e fornece as concentrações de CO, gás carbônico (CO2) e oxigênio (O2) ao longo do tempo", explica.

Os cálculos são baseados na composição do ar inspirado e parâmetros fisiológicos do corpo. "O volume dos compartimentos, o débito cardíaco, a ventilação e o metabolismo são levados em conta, variando de acordo com peso, idade e atividade física", relata o engenheiro. "Os capilares dos pulmões são subdivididos em 30 compartimentos, para representar a não uniformidade da passagem de gases pelo órgão, que se satura de oxigênio no primeiro terço dos vasos."

Hemoglobina
O pesquisador explica que a quantidade de CO no corpo é indicada pelo nível de moléculas do gás ligadas as moléculas de hemoglobina do sangue (carboxihemoglobina).

"O monóxido de carbono tem 250 vezes mais afinidade com a hemoglobina do que o oxigênio", destaca. "Num incêndio, por exemplo, cai o nível de oxigênio e aumenta o de CO, que ocupa o espaço do oxigênio no sangue e causa hipoxia nos tecidos."

Em testes, o programa apresentou resultados compatíveis com estudos anteriores sobre os efeitos do CO no corpo humano. "A vantagem do modelo matemático é fornecer dados sem necessidade de fazer experimentos", afirma Albuquerque Neto. "Os resultados mostraram que os critérios do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em que a concentração média de CO na atmosfera durante 8 horas não deve ultrapassar 0,0009%, são adequados para uma pessoa exposta a poluição em dias críticos, realizando atividade física moderada".

Segundo o engenheiro, "o programa mostra que a hiperventilação do pulmão antecipa a absorção de CO em casos de incêndio, quando a pessoa respira mais rápido para tentar eliminar gás carbônico e corre o risco de se intoxicar". O modelo matemático também será usado em pesquisas para medir os níveis de outras substâncias poluentes no organismo. O trabalho foi orientado pelo professor da Poli Jurandir Itizo Yanagihara.

Mais informações: (0XX11) 9622-2238, e-mail cyroalb@yahoo , com Cyro Albuquerque Neto, e (0XX11) 3091-9657, e-mail jiy@usp.br , com Jurandir Itizo Yanagihara




Cursos e Palestras

EERP oferece palestras sobre Ergonomia no Trabalho
A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP promove, nos dias 26 e 27, duas palestras com Madeleine Estrym Behar, médica ergonomista e pesquisadora do Centro I'Hôtel Dieu em Medicina do Trabalho.

Na segunda (26), das 9 às 12 horas, Madaleine abordará o tema "A Globalização e a Segurança e Saúde no Trabalho". Já na terça (27), o assunto apresentado será "A Aplicação de Ergonomia nos Serviços de Saúde".

As palestras têm um número restrito de vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente na Sessão de Apoio Acadêmico da EERP, que fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-3386




Quadro de Avisos

CEBIMar oferece visitas monitoradas
Neste final de semana (dias 24 e 25), o Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP oferecerá visitas monitoradas gratuitas. Na visita à praia e costões rochosos serão discutidos os aspectos ecológicos dos ambientes marinhos e os impactos que vêm sofrendo. As informações acontecem por meio de uma conversa informal com os monitores.

Em seguida, os visitantes são levados a um laboratório onde podem tocar nos organismos vivos expostos em aquários e tanques com água do mar corrente. Nessa parte da visita são transmitidas informações sobre estes animais e algas: os hábitos alimentares, estratégias reprodutivas, quais são realmente perigosos, quais são inofensivos, e qual a importância ecológica e econômica de cada um nas comunidades costeiras.

Esse evento faz parte da programação da 10ª Semana de Arte e Cultura da USP, promovida pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária. As visitas ocorrerão das 14 às 17 horas e são gratuitas. O CEBIMar fica na Rodovia Manoel Hipólito do Rego, km 131,5, São Sebastião.

Mais informações: (0XX12) 3862-7149 ou site http://www.usp.br/cbm/


GADI lança campanha para disseminar cultura de propriedade intelectual na USP
O Grupo de Assessoramento ao Desenvolvimento de Inventos (GADI), incorporado à Agência USP de Inovação, acaba de lançar uma campanha publicitária inédita na USP.

A ação faz parte do projeto Disseminação e Consolidação da Cultura de Propriedade Intelectual na USP (DCCPI-USP). O objetivo é levar à USP conhecimentos sobre propriedade intelectual: patentes, direitos autorais, transferência de tecnologias e outros serviços prestados pelo GADI.

No total, foram desenvolvidos 800 cartazes, 14 faixas e 3 outdoors. O material foi distribuído pelos campi da Capital e também do interior, para alcançar a comunidade USP como um todo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4474 ou ww.cecae.usp.br/gadi




Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Vibração em estruturas acopladas sujeitas a excitações em altas freqüências. Ana Lucia Libardi. Dia 28, às 9 horas.

Desempenho de lagoas de maturação utilizando macrófitas aquáticas e chicaneamento. Kleber Castilho Polisel. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Avaliação do potencial de aplicação do processo de irradiação para a redução de 'Salmonella' spp. em diferentes variedades de mangas ('Mangifera indica L.') minimamente processadas e avaliação da vida. Antonio Cestari Junior. Dia 29, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br