São Paulo, 26/09/2005 - Boletim nº1716
agricultura
Normas brasileiras para
praguicidas são conservadoras

Falta de uma pesquisa ampla sobre
o consumo da população brasileira faz
com que normas brasileiras sejam
mais rigorosas que as internacionais
leia...
Mesa-redonda no IAG discute
relações entre mídia e Ciência
USP receberá recursos do
programa Institutos do Milênio

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Falta de dados sobre consumo leva Brasil a adotar normas rígidas para praguicidas

Marina Almeida

O Brasil usa normas conservadoras ao avaliar o risco, para a população, dos resíduos de praguicidas nos alimentos, baseadas em dados de orçamentos familiares do IBGE de 1998. Na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, um estudo que comparou os critérios brasileiros com os dos EUA, Reino Unido e os da Comissão do Codex Alimnetarius, entidade ligada a Organização das Nações Unidas, na avaliação do risco de resíduos de praguicidas, recomenda a implementação de um banco de dados atualizado.

De acordo com a farmacêutica Regiane Guimarães Landi Pereira, autora da pesquisa de mestrado, por não ter uma ampla pesquisa, específica e atualizada sobre o consumo, os resultados estão distantes da realidade. "Considera-se um valor acima da média real de consumo, o que dificulta as medidas de gerenciamento", explica.

O governo determina um nível de segurança para a aplicação dessas substâncias químicas, que podem deixar resíduos nos alimentos e serem absorvidos pelo corpo humano. Essa absorção depende dos produtos, dos instrumentos de uso e das plantas que serão cultivadas. Segundo Regiane Guimarães Landi Pereira, "as normas rígidas adotadas para a autorização de praguicidas no País, podem levar a carência de produtos disponíveis para o controle de pragas e doenças, prejudicando os agricultores".

Também há uma deficiência de dados sobre o consumo de grupos como idosos e crianças. A pesquisa do IBGE foi feita com os habitantes de 11 regiões metropolitanas, que representavam, na época, cerca de 30% da população do País. "Se não sabemos ao certo quais produtos e em que quantidades são consumidos pelos brasileiros, como estimar de maneira adequada os limites de resíduos considerados seguros à saúde da população e para que os agricultores tenham opções de tratamento em suas lavouras ?", questiona Regiane.

Legislação nacional
Ao contrário de alguns países, o Brasil tem suas próprias normas na regulamentação dos praguicidas. Mas, para evitar questionamentos a esse respeito, a pesquisadora defende que o país siga o códex da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), que é reconhecido pela Organização Mundial do Comércio (OMC). A aprovação para uso e comercialização dessas substâncias passa pelo Ministério da Agricultura, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelo Ibama, porque envolve tanto a saúde da população quanto a agricultura e o meio ambiente.

Para monitorar os alimentos que chegam ao consumidor a Anvisa criou o Programa para Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Além da busca de subsídios que permitam uma melhor orientação quanto ao uso dos praguicidas pelos produtores rurais, o programa vai fiscalizar se estes estão sendo utilizados de acordo com suas instruções de uso.

Mais informações: rpereira@sumitomo-chem.com.br , com a pesquisadora




Cursos e Palestras

Mesa-redonda no IAG aborda relações entre cientistas e jornalistas
Como parte da programação da 10ª Semana de Arte e Cultura, realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade promove a mesa-redonda Diálogos entre a Ciência e a Mídia. O evento, que será realizado na próxima terça (27), a partir das 10 horas, procura identificar fatos que impedem o diálogo apropriado entre cientistas e jornalistas na divulgação das notícias desta natureza, além de discutir projetos para o aprimoramento da comunicação entre as partes.

A mesa-redonda, que contará com profissionais de ambos os lados, será coordenada pelo professor do IAG, Amâncio César Santos Friaça, e terá a participação de Herton Escobar, do jornal O Estado de S. Paulo, do professor Maurício Tuffani, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Osmir Nunes, do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da USP, de Reinaldo José Lopes, do jornal Folha de S. Paulo, e de Valéria Dias, da Agência USP de Notícias.

O evento, gratuito, é direcionado a todos os interessados, principalmente jornalistas e cientistas. Não é necessário fazer inscrição.

Diálogos entre a Ciência e a Mídia acontece no Auditório Principal do IAG, bloco G, à Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4694, com Cristiane


Delfim Netto e Soares Gonçalves debatem metas de inflação em economias emergentes
Os economistas Antonio Delfim Netto e Carlos Eduardo Soares Gonçalves participam, nesta segunda-feira (26), às 11 horas, de um seminário com o tema Metas de Inflação em Economias Emergentes. O evento, que acontece na sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, é o segundo da série de seminários mensais promovida pelo Departamento de Economia da Faculdade, com o objetivo de contribuir para a discussão de questões da atualidade.

De acordo com Soares Gonçalves, professor do Departamento de Economia da FEA, "ao longo dos anos 90, após tornarem-se patentes as dificuldades de se administrar a política monetária, muitos países migraram para as chamadas regras de juros. Entre esses países, um número considerável, incluindo o Brasil, tem optado pelo arranjo mais formal das Metas de Inflação".

Ainda segundo o professor, "análises estatísticas indicam que o sistema de Metas de Inflação não somente levou a patamares mais baixos de inflação (sem afetar a trajetória do crescimento), como permitiu processos de desinflação menos custosos em termos de perda de produto, além de contribuir para uma redução da volatilidade do crescimento nestes países".

Os próximos seminários do Departamento de Economia da FEA já têm datas marcadas: 18 de outubro (Restrições externas ao crescimento) e 18 de novembro (tema de economia regional). Estão convidados, entre outros, os economistas Edmar Bacha, Eduardo Haddad e Gilberto Tadeu Lima.

O seminário será realizado no Prédio FEA-1, Sala da Congregação, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada será gratuita e aberta ao público.

Mais informações: (0XX11) 3091-5802; (0XX11) 5182-1806, na assessoria de imprensa da FEA


Candidatos a reitor participam de debate na Psicologia
Os professores Antonio Marcos de Aguirra Massola e Suely Vilela, candidatos ao cargo de reitor da USP, participam nesta segunda-feira (26), às 14 horas, de um debate no Instituto de Psicologia (IP) da USP.

O primeiro turno da votação será realizado no fim de outubro, e oito candidatos concorrem ao cargo. Massola é responsável pela Coordenadoria de Espaço Físico (Coesf) da USP. Suely Vilela é pró-reitora de Pós-graduação da Universidade.

O debate acontecerá na sala 20 do bloco B do IP (Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo). O encontro será aberto ao público.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178, com Islaine


IFSC promove palestra sobre partículas elementares
Como parte do Programa Ciência às 19 horas, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP promoverá a palestra Partículas Elementares: belas, estranhas e charmosas, com o professor Marcelo Moraes Guzzo, do Instituto de Física da Universidade de Campinas (Unicamp), na próxima terça-feira (27), às 19 horas, no Anfiteatro Jorge Caron, no campus da USP em São Carlos.

Do que a matéria é feita? Como se organizam as estruturas que compõem o Universo: nós mesmos, os planetas, estrelas, galáxias, aglomerados de galáxias? Perguntas como estas têm acompanhado a humanidade desde os primórdios da evolução. A Ciência tem, hoje, algumas respostas a elas porém, muitas outras perguntas ainda são objeto de muito estudo e discussão.

Nesta palestra serão apresentados alguns aspectos da visão contemporânea da Física sobre o que são os constituintes básicos da matéria e energia. Será discutido como idéias de "beleza", "estranheza" e "charme" entram na nossa concepção do Universo.

O programa Ciência às 19 horas tem o objetivo de aproximar a comunidade do meio acadêmico, abordando temas científicos em uma linguagem acessível. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O endereço é Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9817


Palestra no LaMEM aborda formas metálicas
O Laboratório de Madeiras e de Estruturas de Madeira (LaMEM) do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e o Instituto Brasileiro da Madeira e Estruturas de Madeira promovem na terça-feira (27) a palestra SF Formas e Cimbramentos. O evento será realizado às 8 horas no Auditório do LaMEM (Av. Trabalhador São-carlense, 400).

A palestra irá abordar os seguintes temas: Os escoramentos metálicos nos dias atuais, O uso das formas metálicas e suas vantagens e As formas metálicas em concreto celular e paredes de concreto.

Mais informações: (0XX16) 3373-9448, com Luis Eduardo Bragatto; e-mail bragat@sc.usp.br


FEA-RP promove palestra sobre Sistemas de informações gerenciais
Na próxima quarta-feira (28), às 16h30, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP promove a palestra Sistemas de informações gerenciais: administrando a empresa digital, com o professor da FEA-RP, José Dutra Oliveira.

As vagas para a palestra, que faz parte do projeto Diálogos com a comunidade, são limitadas e a taxa a inscrição é um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação total será repassada para uma entidade assistencial. As inscrições podem ser feitas pelo site http://sistemas.fearp.usp.br/forms.

O encontro será realizado no Anfiteatro de FEA-RP, que fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-3899, com Irani ou Flávia


Alcatel realiza palestra na ECA
A empresa de comunicação Alcatel promove na próxima quinta-feira (29), na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, uma palestra sobre Políticas de Comunicação Corporativa. O evento acontece às 14h30 no auditório Lupe Cotrin, no Prédio Central da ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo).

Na ocasião, a diretora de Comunicação e Relações Institucionais, Harumi Ishihara, apresentará as políticas que norteiam o processo de comunicação da empresa. O objetivo é debater o modelo de comunicação adotado pela Alcatel. A dinâmica do evento será dividida em um primeiro momento para a exposição do palestrante, seguido de um espaço para perguntas da platéia.

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, com limite de vagas. Para se inscrever, o interessado deve enviar um e-mail para limc@eca.usp.br (com nome completo, empresa, e-mail e telefone) ou entrar em contato pelo telefone (0XX11) 3091-4314.

Mais informações: (0XX11) 3091-4314, no Laboratório Integrado de Marketing e Cultura (LIMC)




Agenda Cultural

10ª Semana de Arte e Cultura na USP-São Carlos
A 10ª Semana de Arte e Cultura da USP, no campus de São Carlos, acontecerá a partir deste sábado (24), até o dia 29 de setembro, e contará com exposições, palestras, debates, apresentações de desenhos animados, grupos musicais, coral e videokê em esperanto.

A programação, coordenada pelo Centro Cultural do campus, terá as seguintes atividades:

Neste sábado (24), a abertura fica por conta do Coralusp, regido por André Juarez, às 20h30, no Salão de Eventos do Campus. Também haverá a exposição Cores, de Eliane Eiko Miyamoto Kakuda, e mostra de fotografias de Gilberto dos Santos Agostinho Filho e Lucas Lorenzi Corato. A exposições poderão ser vistas até o dia 8 de outubro, de segunda a sábado, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Centro Cultural.

Na segunda-feira (26), o Grupo de Estudos de Filosofia Oriental, formado por alunos do campus, vai apresentar o desenho animado A Tragédia do Castelo Ôsha (anime japonês) às 19 horas, no Auditório do Centro Cultural. O desenho relata a trágica história ocorrida na Índia, há 2600 anos e mostra como o ensinamento de Buda Sakyamuni solucionou o problema. Está programado um debate sobre a produção para as 19 horas da terça-feira (27), no mesmo local.

Na quarta (28), haverá videokê de MPB, em esperanto, para alunos do curso de esperanto básico gratuito em andamento, às 19 horas, no Auditório do Centro Cultural.

Na quinta-feira (29), às 12 horas, um grupo musical formado por docentes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), fará uma apresentação na Praça Central do campus. O grupo traz Eduvaldo Sichieri - Du (voz e violão), Márcio Corrêa (voz e violão), Henrique Rozenfeld (percussão) e João Fernando Oliveira - Muringa (sax).

No mesmo dia, às 19 horas, haverá a palestra Explorando Formas e Texturas, do fotógrafo, arquiteto e urbanista Lucas Corato, formado pela EESC. O evento acontece no Auditório do Centro Cultural.

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, também organizou atividades para 10ª Semana de Arte e Cultura, que acontecem na quarta-feira (28). Às 12 horas, Paula Manoel Crnkovic fará uma apresentação musical no Redondo. Às 14 horas, no auditório Professor Luiz Antonio Fávaro, será exibido o filme Amadeus (1984), seguido de debate, às 17 horas, com a participação dos professores João Massarolo (UFSCar) e Carlos Biasi (ICMC) e dos músicos Martin Eikmeier e Paula Manoel Crnkovic.

Todos os eventos são abertos à população e a entrada é franca. A USP São Carlos fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106 / 3373-9146


Semana de Arte e Cultura na FCF
Confira a programação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) para a 10ª Semana de Arte e Cultura da USP, que acontece de 26 a 30 de setembro:

No Salão de Artes, exposições de Carla Gonçalves dos Santos, Conceição Olivato da Silva, Dedé Gomes, Djanira Pereira, Fátima Colombo, Isabel Cristina Bossi Alves, Jair de Oliveira Gomes, Jorge Alves Lima, Luiz Antonio Silva, Maria Inês Rocha Miritello Santoro e Paulo Suyoshi Minami.

Durante toda a semana, haverá apresentações musicais no Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos (Bloco 13 A da FCF). Nesta segunda (26), às 12h30, Rodrigo Gonçalves dos Reis toca MPB, Música Latina e Rock-Pop Internacional em voz e violão. Para terça-feira (27), com início às 12h30, a programação é a seguinte: Grupo Finance Music (Música Popular / Violão e Voz), Vinicius Medrado e Ana Clara R. Ferreira (Harpa Paraguaia e Voz), às 13 horas, e Luiz Antonio Silva (Música Popular / Violão e Voz), às 13h30.

Na quarta-feira (28), o Coral da Poli se apresenta às 12h30, seguido de Gledson Manso e Jaime M. Saraiva (Apresentação Instrumental/ Flauta Transversal e Bandolim) e Bateria da Farmácia - USP (Samba, Olodum, Funk, Rap e Techno). Na quinta (29), a apresentação fica por conta do Coral Yapapá e da Banda Pedagogos (mpb). Por fim, na sexta-feira (30), o Coral Encant'HUs apresenta Música Brasileira, e Giselli e Banda traz um repertório variado.

A entrada é gratuita e aberta ao público. A FCF localiza-se na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3674, na FCF


Música na MariAntonia retorna com instrumentos de corda em setembro
O ciclo de concertos mensais do Centro Universitário MariAntonia da USP traz na primeira apresentação desse segundo semestre o músico Guilherme de Camargo, nesta quarta-feira (28), às 20h30.

Com o recital Teorba e guitarras: três séculos de cordas dedilhadas, idealizado a partir de extensa pesquisa musicológica, Guilherme apresenta um repertório que narra a história dos diferentes instrumentos de cordas dedilhadas.

Cada período estético é retratado no concerto, por meio de peças específicas para diversos instrumentos da família das cordas tocados por Guilherme Camargo. São utilizados, assim, alaúde renascentista, a guitarra barroca, a teorba e a guitarra romântica, demonstrando o caminho percorrido até a solidificação do instrumento que hoje chamamos de violão.

Guilherme de Camargo é mestre em Musicologia pela USP, tendo se aperfeiçoado na Holanda com Hein Sanderinck e Jorge Oraison. Destacam-se as participações como instrumentista e arranjador das Jornadas Gulbekian de Música antiga, sob a direção do maestro Ricardo Kanji e como convidado do grupo uruguaio De Profundis, no V Festival Internacional de Música Renascentista Y Barroca Americana "Missiones Chiquitos".

Do USP Online

Mais informações: (0XX11) 3255-7182




Quadro de Avisos

Dez projetos da USP receberão recursos do programa Institutos do Milênio
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou na quinta (22), em Brasília, a relação dos 34 projetos escolhidos para receber recursos do programa Institutos do Milênio. O programa, que visa criar redes nacionais de pesquisa científica e tecnológica, irá distribuir R$90 milhões aos pesquisadores, em três anos. A USP teve dez projetos selecionados, e receberá R$30,147 milhões.

O anúncio foi feito pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e pelo presidente do CNPq, Erney Camargo. Após o lançamento do edital dos Institutos do Milênio, no início do ano, foram apresentados 236 projetos de pesquisa, dos quais 34 foram escolhidos por uma comissão de 22 especialistas. Os recursos do programa serão desembolsados em três anos, sendo que as contratações começam em 1º de novembro.

Entre os projetos da USP contemplados estão Intolerância / Tolerância - Segmento I, Demanda Induzida, Democracia e Cidadania, da professora Anita Novinski, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Desenvolvimento e produção de novas vacinas, produtos imunobiológicos com fins terapêuticos e conjuntos diagnósticos, coordenado por Jorge Kalil, da Faculdade de Medicina (FM), Estacão Digital Médica - Estratégia de Implementação e Ampliacão da Telemedicina no Brasil, do professor Eduardo Massad, da FM e REDE TB - Estratégias integradas para pesquisa e controle da tuberculose no Brasil, coordenado por Célio Lopes da Silva, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)

Também receberão recursos do programa Institutos do Milênio os projetos Integração de abordagens do ambiente, uso da terra e dinâmica social na Amazônia: as relações homem-ambiente e o desafio da sustentabilidade, do professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF), Instituto do Milênio de Fluidos complexos: cristais líquidos, fluidos magnéticos e de interesse biológico, do professor Antonio Martins Figueiredo Neto, do IF, Processos Redox: Bases Moleculares e Implicações Terapêuticas, de Ohara Augusto, do Instituto de Química (IQ) e Instituto Multidisciplinar de Materiais Poliméricos, de Yvonne Primerano Macarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

Os projetos Recursos do mar Produtividade, Sustentabilidade e Utilização do Ecossistema do Banco de Abrolhos, do professor Eurico Cabral de Oliveira, do Instituto de Biociências (IB) e Fábrica do Milênio USP - Departamento de Engenharia de Produção, de João Fernando Gomes de Oliveira, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), farão parte do programa. A relação completa dos projetos selecionados pode ser acessada no site do CNPq.


Pesquisa Clínica do HC ganha centro de apoio
Selecionado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para integrar uma rede nacional de unidades de pesquisas clínicas, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP ganha agora um centro de apoio à realização de pesquisas clínicas. Segundo o Coordenador do Grupo Gestor da Unidade de Pesquisas Clínicas, Eduardo Barbosa Coelho, o centro tem capacidade de apoio na formulação de protocolos de pesquisa, no seu desenvolvimento e na divulgação de resultados e guarda de material.

Para a consolidação deste Centro de Pesquisa Clínica, que vai funcionar vinculado à Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa), o HC-FMRP deve receber recursos da ordem de R$1,9 milhão, que serão liberados pela Finep em um cronograma de desembolso para três anos de pesquisa. As unidades de pesquisa clínica vão trabalhar em prol da formação de uma rede nacional capacitada para o desenvolvimento de todas as fases clínicas de medicamentos, procedimentos, equipamentos e dispositivos para o diagnóstico de doenças.

A grande novidade do Centro é a capacidade de realizar todas as etapas necessárias à validação de medicamentos, desde as chamadas fases 1 e 2, que consistem na verificação da eficácia, riscos e padronização de parâmetros farmacocinéticos preliminares. De acordo com Eduardo Barbosa, a maioria dos ensaios clínicos com medicamentos elaborados no Hospital e em vários outros hospitais de ensino, são os estudos de fases 3 e 4, necessários para o registro de novos medicamentos junto à Anvisa ou de medicamentos já presentes no mercado com a finalidade de se expandir as informações de eficácia e segurança disponíveis.

O projeto tem um viés multidisciplinar. Segundo Barbosa, "a unidade de pesquisas do HC-FMRP pretende ajudar na organização de protocolos clínicos e auxiliar o pesquisador a utilizar os recursos tecnológicos espalhados em diversas unidades do Campus".

Mais informações: (0XX16) 3602-2843 (Assessoria de imprensa do HC-FMRP); e-mail imprensa@hcrp.fmrp.usp.br


EESC vence IX Baja Cross São Carlos
A Equipe Mini Baja da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP venceu o IX Baja Cross São Carlos, que foi realizado nos dias 16, 17 e 18 de setembro na Fazenda do Urso em São Carlos. A equipe também ficou em primeiro lugar no enduro e na prova de subida de rampa.

Os carros, denominados SAE Mini Baja, são veículos off-road projetados e construídos dentro dos laboratórios das universidades para atender ao regulamento da competição, que começa com o envio de relatórios dos projetos. O veículo, coonstruído pelos alunos, é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, e os sistemas, como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi.

O IX Baja Cross São Carlos, bateu recorde de inscrições neste ano e contou com a participação de 21 SAE Mini Baja construídos por estudantes de 16 universidades. Realizada desde 1998 pela Seção São Carlos-Piracicaba da SAE Brasil, o Baja Cross São Carlos é uma oportunidade para as equipes testarem os veículos e colocar os novos integrantes no clima da competição.

Em São Carlos, os carros são submetidos durante três dias a avaliações dinâmicas e estáticas, como manutenção, integridade estrutural, possibilidade de produção em massa, aparência, segurança, originalidade, conforto e dirigibilidade, conformidade e relatórios de projeto, e produção. No terceiro e último dia de competição, os veículos participam de um enduro de quatro horas, em pista especialmente construída para a prova.

Mais informações: (0XX16) 3373-9430


Oceanografia terá Bloco Didático de Graduação
Será realizada na próxima terça-feira (27), às 17 horas, a solenidade de lançamento da pedra fundamental da construção do Bloco Didático de Graduação do Instituto Oceanográfico (IO) da USP.

O IO localiza-se na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3402, com Carlos Gustavo Araújo do Carmo (Cerimonial); e-mail cerimo@usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Sítio histórico de Igarassu: construção de um patrimônio secular. André Gustavo da Silva Bezerra Lins. Dia 4 de outubro, às 14h30.

O design cooperativo na sociedade da informação: sistemas e interfaces telemáticas socialmente relevantes da cidade inteligente. César Rocha Muniz. Dia 27 de outubro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Instituto de Física

Mestrado

Mapas randômicos e espalhamento caótico não-hiperbólico. Sabrina Camargo. Dia 30, às 14 horas.

Doutorado

Velocimetria de imagens de partículas aplicada ao estudo de um ventrículo artificial pediátrico. Eduardo Ferrara. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Provas Ótimas. Roberto Marques Bekmam. Dia 28 de outubro, às 14 horas.

Arranjos sistólicos redundantes para grades de computação. Marcos Tatsuo Yamamoto. Dia 1º de novembro, às 14 horas.

Protocolos para Comunicação entre agentes móveis. Rachel de Paula Cavalcanti. Dia 4 de novembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


 

 



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br