São Paulo, 27/09/2005 - Boletim nº1717
agricultura
Software calcula risco
econômico da irrigação

A ferramenta, que calcula qual
deve ser o melhor sistema de
irrigação, poderá ajudar o
planejamento dos agricultores
leia...
FFLCH realiza simpósio Drogas:
Controvérsias e Perspectivas
Semana Nacional de Ciência e
Tecnologia recebe inscrições

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Programa considera clima, solo e tipo da cultura para avaliar risco de irrigação

André Benevides

Ajudar os agricultores a escolher o melhor sistema de irrigação para suas plantações é apenas uma das aplicações previstas para um software desenvolvido recentemente pela engenheira agrônoma Patricia Angélica Alves Marques. Com o diferencial de considerar aspectos climatológicos, do solo e do tipo de cultura, o programa avalia a viabilidade da irrigação (e a melhor maneira de fazê-la) sob o ponto de vista do risco econômico. "A idéia era gerar um modelo computacional para estudar o risco da decisão de como irrigar determinado tipo de cultura", explica.

O programa, que foi apresentado por Patricia na defesa de seu doutorado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, terá uma grande utilidade tanto para grandes empresas quanto para pequenos produtores. A principal informação gerada pelo processo consiste em uma curva da probabilidade de lucro para os parâmetros fornecidos, na grandeza de Reais por hectare ao ano (R$/ha.ano). "Paralelamente, também são fornecidos índices econômicos, como o desvio padrão e variância, a porcentagem no custo total da irrigação de cada um dos fatores, entre outros".

De maneira geral, a utilização do software ajudará os produtores a prever de modo preciso o que deve acontecer com sua produção. "Um dos exemplos mais comuns é de pessoas que adquirem o sistema de irrigação baseadas apenas em seu preço. Depois, a manutenção e o custo de bombeamento se mostram muito elevados e elas não conseguem arcar com isso, abandonando o equipamento." Por outro lado, agricultores insatisfeitos com a rentabilidade de suas terras poderão avaliar se a irrigação que utilizam é de fato a melhor opção.

Além das aplicações comerciais que o programa pode ter, ele abre a possibilidade de realização de diversas outras pesquisas, como na redução dos custos com bombeamento, um dos fatores mais relevantes da irrigação. "Ele foi desenvolvido de modo que suas simulações possam ser utilizadas em outros estudos, como sobre a influência da vida útil do equipamento, a evolução dos custos de manutenção, etc."

Técnicos
Com exceção dos dados meteorológicos (seriam até seis variáveis acompanhadas diariamente), o total de valores a serem inseridos para a geração dos cálculos gira em torno de 50. "O técnico que for utilizar o programa precisa ter noções de estatística e economia, além de irrigação". Para se ter uma idéia, os dados englobam desde fatores estritamente econômicos, como taxa de juros, valor de venda do produto e preço da água, a coeficientes técnicos de irrigação, como a capacidade de absorção do solo e a profundidade das raízes.

Por conta destes motivos, Patricia revela que existem planos de realizar treinamentos de capacitação para ensinar pesquisadores e produtores a utilizar a ferramenta corretamente. "Pensamos até em trabalhar com parcerias para aplicação e difusão do modelo", complementa. O programa ainda não tem data para ser disponibilizado no mercado, mas já no começo do próximo ano devem ter início as primeiras aplicações. "Ainda faltam alguns ajustes, mas assim que acertarmos isso vamos estudar como explorar o modelo ao máximo", explica Patricia.

Mais informações: (0XX18) 229-2077 ramais 220/221, com a pesquisadora

Imagem: Marcos Santos




Cursos e Palestras

Simpósio na FFLCH: as drogas sob o olhar das ciências humanas
Nas próximas quinta (29) e sexta-feira (30) acontece o Simpósio Drogas - Controvérsias e Perspectivas, no Departamento de História da USP. O Simpósio é uma realização do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (Neip), com o apoio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), do Departamento de História da USP e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social também da USP, além da colaboração de associações ligadas à redução de danos.

O objetivo é estimular a discussão sobre as substâncias psicoativas sob o olhar das Ciências Humanas, destacando-se a relevância da abordagem histórica e sócio-cultural num cenário geralmente investigado apenas por profissionais da área de saúde. Vinte e cinco pesquisadores de diferentes áreas de Ciências Humanas do Brasil e do exterior se reúnem para expor suas trajetórias de investigação e fazer um balanço das pesquisas sobre drogas.

Os temas incluem os usos religiosos e rituais de substâncias psicoativas, o uso secular ou não-religioso de substâncias lícitas (álcool, tabaco) e ilícitas (cocaína, crack e ecstasy), as relações entre o tema das drogas e a mídia, os discursos médicos sobre algumas dessas substâncias, as atuais políticas de drogas, o narcotráfico e as propostas alternativas a um sistema proibicionista. A programação completa está no site www.neip.info

A contextualização histórica evidencia a existência de regularidades no consumo de drogas, abrindo a discussão sobre a natureza dos controles sociais formais e informais de seu uso e sobre as diferentes implicações da atual política proibicionista, apontando para seus sérios custos sociais como a violência, a exclusão e a criminalidade.

O evento é aberto e gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. O seminário acontecerá no Anfiteatro do Departamento de História da USP (Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-2364, no Departamento; e-mail neipsicoativos@yahoo.com.br


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia recebe inscrições
Estão abertas as inscrições para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e para o II Seminário Regional de Divulgação Científica, promovidos pelo Núcleo Regional da ABJC-Bauru e pelo Departamento de Popularização do Ministério da Ciência e Tecnologia. A USP, junto com outras universidades e instituições, é parceira da iniciativa.

O evento, que começa no dia 3 de outubro, terá a presença do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti; a filósofa Viviane Mosé, apresentadora do Quadro Ser ou Não Ser? do Programa Fantástico (TV Globo); Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); e Ulisses Capozzoli, ex-editor da Revista Scientific American-Brasil e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC), entre outros nomes do mundo da ciência e do jornalismo científico.

A programação completa e os locais dos eventos estão disponíveis no site http://www.sciencenet.com.br/semana/. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Haverá entrega de certificados.

As inscrições podem ser feiras na Secretaria da TVSC (R. Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru).

Mais informações: (0XX14) 3235-7176, e-mail secretariatv@usc.br; (0XX14) 3103-6165, na na Empresa Jr. de RP da Unesp; e-mail pjunior.unesp@gmail.com


II Seminário Margem Esquerda na USP
Como parte das comemorações pelos seus dez anos de existência e na ocasião do lançamento do sexto número da revista Margem Esquerda, a Boitempo Editorial promoverá de 27 de setembro a 5 de outubro de 2005 o II Seminário Margem Esquerda, que tem por tema As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: a obra indisciplinada de Michael Löwy.

Serão ao todo oito mesas dedicadas a discutir a produção de um dos mais importantes intelectuais marxistas brasileiros. Os debates irão ocorrer em São Paulo (anfiteatro da História, na USP), em Araraquara (Unesp) e em Campinas (Unicamp). Na USP, o Seminário terá início às 14 horas desta terça (27).

Michael Löwy vive há quatro décadas na França, onde é diretor emérito de pesquisas do Centre National de Recherches Scientifiques (CNRS). Trabalhou com várias questões seminais para a esquerda, profundo conhecedor da obra de Marx, Rosa Luxemburgo e Lukács. Seus livros são traduzidos em mais de 22 países. É autor, entre outros títulos, de Método dialético e teoria política (1989); As aventuras de Karl Marx contra o barão de Munchhausen (1987); Marxismo e Teologia da Libertação (1991); Romantismo e política (1993); Ideologias e ciência social (1996); O marxismo na América Latina (1999); Estrela da manhã: surrealismo e marxismo (2002); A teoria da revolução no jovem Marx (2002); e Walter Benjamin: aviso de incêndio. A programação está disponível no site www.boitempoeditorial.com.br.

A entrada será gratuita, com inscrições no primeiro dia do evento. O anfiteatro da História localiza-se na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3875-7285 / 9626-2724; e-mail margemesquerda@boitempoeditorial.com.br


A Sociologia nas Fronteiras do Conhecimento na FFLCH
O Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFLCH), da USP está organizando o ciclo de palestras A Sociologia nas Fronteiras do Conhecimento. Confira a programação:

Na quinta (29), às 18 horas: Conhecimento, revolução tecnológica e desigualdade entre as Nações: novas dependências, abismos insuperáveis ou outras oportunidades de desenvolvimento?

13 de outubro, às 18 horas, Transgênicos, ciências da vida e "esferas de valor", revisitando uma problemática weberiana: ciência, indústria, Estado, ética e as noções de vida, fronteiras embaralhadas ou outros diagramas de relações entre as "esferas de atuação"?

No dia 20 de outubro, às 18 horas, Trabalhadores e política na era do valor imaterial: dissolução dos coletivos do trabalho ou outros campos de conflito e de experimentação histórica?

Em novembro, no dia 10, às 18 horas, o tema será Debate: Entorno de Matrix, o filme: como fica a noção de sociedade (e a sociologia) no mundo do pós-humano?

Em 22 de novembro, às 18 horas, Conhecimento, riqueza imaterial e propriedade intelectual: produção social versus privatização do conhecimento, novos termos de uma clássica questão?

As palestras acontecerão no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 8, à Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições serão feitas pelo site da Pós-Graduação do Departamento de Sociologia da USP: http://www.fflch.usp.br/sociologia/pos/.

Mais informações: (0XX11) 3031-2096, no Departamento de Sociologia


Semana de Química também leva arte e cultura a São Carlos
A Semana de Química, que acontece entre os dias 26 e 30, além de contar com uma agenda repleta de palestras, também receberá exposição e recital de violões. As palestras acontecem sempre às 14 horas, no Anfiteatro do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. Veja a programação:

Segunda (26), abertura, seguida da palestra "Arte, Emoções e Tempo Subjetivo: Uma Abordagem Experimental" com o professor José Lino de Oliveira Bueno da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Na terça (27), "O Funcionamento da Memória" a ser proferida pelo professor André Frazão Helene do Instituto de Biociências (IB) da USP

Na quarta (28), "Tato e Terminações Nervosas" com o professor Alexander Henning Ulrich do Instituto de Química (IQ) da USP.

Na quinta (29), Palestra "Apreciando Vinhos - Prazer e Cultura" com o professor Mário Francisco Mucheroni, Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), sub-sede de São Carlos e docente do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

Sexta (30), "Química, Emoções e Percepção de Tempo" com o Prof. Dr. Ronald Dennis Paul Kenneth Clive Ranvaud do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. Encerrando a Semana, haverá o recital do Quarteto "Quartz", da Escola de Comunicação e Artes (ECA). A apresentação ocorre às 17 horas, no Salão de Eventos do Campus.

A exposição "Emoções", da artista plástica Daniela Cristina Caburro fica na biblioteca do IQSC até o dia 13, e pode ser vista de segunda a sexta, das 8 às 22 horas e aos sábados das 8 às 12 horas. Devido a suas limitações físicas, Daniela pinta com a boca, o que já a levou a aceitar convites para pintar ao vivo em diversas empresas, locais públicos e instituições da cidade.

O IQSC fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-8036 ou www.iqsc.usp.br




Agenda Cultural

Veja a programação da Semana de Arte e Cultura em Bauru
Começou nesta segunda (26) a 10ª Semana de Arte e Cultura do Campus da USP de Bauru, em cerimônia que abriu a segunda edição da exposição Sentimento e Arte, com telas de servidores e dependentes da USP, alunos da terceira idade do projeto Revivendo e da artista plástica Ângela Zaniratto. A exposição, que segue até sexta (30), pode ser vista gratuitamente no Saguão da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. Confira a seguir outros eventos da Semana:

Nesta terça-feira (27), às 20 horas, a Oficina de Teatro da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP - Grupo Noite - apresenta a peça teatral A Verdadeira História de Margareth. A oficina é composta por alunos e servidores da universidade, dependentes e pessoas da comunidade. A direção e o texto final são de Bêne Giangrossi, sendo uma adaptação de várias crônicas do livro A Mesa Voadora, de Luis Fernando Veríssimo. É uma comédia, aconselhável para maiores de 12 anos, com duração de aproximadamente 50 minutos.

Na quarta (28), às 20 horas, é a vez da Cia Fábula da Fábula da Estação Ciência da USP capital, com a peça "O Poeta e o Vento".

Na quinta-feira (29), às 20 horas, será apresentado o espetáculo O Sonho Não Pode Acabar, com proposta de participação efetiva da platéia. Com direção de Dora Girelli, é uma história da vida real que retrata a situação vivida, nos anos 60, por uma turma de formandos da antiga 4ª série do ginasial.

Encerrando a programação, no dia 5 de outubro, às 20 horas, acontece a apresentação "Show Prata da Casa", com produções artísticas de acadêmicos da FOB.

Todos os eventos, com exceção da exposição, acontecem às 20 horas, são gratuitas e dispensam prévias inscrições. As apresentações acontecem no Teatro Universitário da FOB, à Al. Dr. Octavio P. Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8385 / 8203, com Marianne Ramalho (assessora de imprensa)




Quadro de Avisos

Mestrado do IME em Matemática Aplicada é premiado
No último dia 12, Roberto Masaishi Yoshikawa, mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, sob orientação da professora Joyce da Silva Bevilacqua, recebeu o prêmio Guilherme de la Penha de melhor dissertação de mestrado de 2005 em Matemática Aplicada.

O tema de seu estudo, que foi defendido no dia 12 de abril, foi Imagens de Tomografia por Potencial Aplicado em Tempo Real.

O prêmio foi oferecido pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional durante o Congresso Nacional, realizado no Senac de São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Conexão: Apartamentos e mídias em Belo Horizonte. Angela Pereira Campos de Pinho. Dia 5 de outubro, às 9 horas.

O barreiro de Araxá: projetos para uma estância hidromineral em Minas Gerais. Danielle Resende Porto. Dia 7 de outubro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Álgebras de Bernstein. Willian Vieira. Dia 14 de outubro, às 14 horas.

Doutorado

Sistemas de equações de reação-difusão com estrutura anti-gradiente. Carlos Henrique dos Santos. Dia 14 de outubro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Instituto de Psicologia

Mestrado

Relações entre qualidade do sono e manifestação de sintomas de ansiedade e depressão em auxiliares de enfermagem. Daniela Alessandra Uga. Dia 19 de outubro, às 10 horas

Mais informações: (0XX11) 3091-4302





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br