Destaques
Mais simples que o Tapajônico, padrão cerâmico Parauá põe
em dúvida existência de grande império
Rafael Veríssimo
A descoberta de um complexo cerâmico inédito, com padrões
completamente diferentes dos observados entre os Tapajós, colocou
em xeque o modelo até então aceito pela maioria dos
arqueólogos: de que a sociedade Tapajônica estava organizada
numa estrutura complexa de poder hierarquizado e de grande alcance
entre seus vizinhos. O achado, resultado de escavações
feitas há quase dois anos na pequena comunidade amazônica
de Parauá, distante cerca de 100 quilômetros (km) de
Santarém, no Pará, questiona ainda a hipótese
de que a mesma sociedade ergueu um grande império na região
de Santarém e atingiu seu ápice no século XIII.
Para chegar a este questionamento, a arqueóloga Denise Cavalcante
Gomes, autora da tese Padrões de Organização
Comunitária no Baixo Tapajós: o desenvolvimento do Formativo
na área de Santarém, PA, defendida no Museu de Arqueologia
e Etnologia (MAE) da USP, realizou, entre 2001 e 2003, escavações
na região, que fica na margem esquerda do rio Tapajós.
Abrindo "no facão" cinco caminhos em linha reta,
cada um com 6 km de extensão, e fazendo sondagens a cada 50
metros, Denise detectou dez sítios arqueológicos, dentre
os quais escavou três.
Nos sítios, a arqueóloga obteve cerca de 40 mil fragmentos
de cerâmica. O material, segundo ela, é a principal (e
quase única) evidência de antigas sociedades que se pode
encontrar na Amazônia. "Para nós arqueólogos,
um mesmo estilo de cerâmica indica que duas sociedades partilham
os mesmos simbolismos e, portanto, as mesmas ideologias", explica
Denise.
Desta forma, se a cerâmica de Parauá fosse similar à
Tapajônica, já conhecida mundialmente pela beleza de
detalhes e formas, Denise chegaria à conclusão de que
o grupo de Parauá efetivamente estava sob domínio ou
ao menos em contato com os vizinhos de Santarém, corroborando
a tese do grande império Tapajônico.
Porém, isso não ocorreu. "A cerâmica Parauá
é muito mais simples, quase exclusivamente utilitária.
Nela encontramos somente alguns padrões de desenhos nas bordas
dos recipientes, diferentemente das complexas representações
dos artefatos do povo de Santarém", conta.
Com essas diferenças no padrão da cerâmica, o
questionamento do Império Tapajó vem com a seguinte
pergunta: se eles estivessem organizados num grande império
hierarquizado, com várias sociedades-satélite ao seu
redor e sob sua influência, como explicar a presença
de um grupo completamente autônomo e livre do contato dos Tapajó,
vivendo a poucos quilômetros do suposto centro do império,
que era Santarém?
A pesquisadora admite que as evidências reunidas até
hoje sobre o desenvolvimento cultural de Santarém são
insuficientes para uma conclusão irrefutável a respeito
da questão. "Porém, foi um passo que questionou
esse modelo, desenvolvido por Anna Roosevelt, da Universidade de Illinois,
e que vinha sendo seguido por quase todos, inclusive por mim. Minha
pesquisa indica a diversidade de formações sociais existentes
nesta área, durante o período pré-colonial tardio".
A comunidade do Parauá
Os três sítios escolhidos para a escavação
possuíam características diferentes: o sítio
de Terra Preta (que fica na margem do rio Tapajós) e o do Lago
do Jacaré (localizado num platô, seis quilômetros
mata adentro) possuíam características de antigas habitações.
"O sítio de Zenóbio, no entanto, era o mais estranho.
Era esparso e ficava num morrinho. Somente com a ajuda de uma paleta
de cores de terra (Código Munsell), usada para identificar
diferentes tipos de solo, conseguimos saber que o solo de "terra
mulata" era característico de antigas áreas de
cultivos", afirma.
A análise detalhada das 40 mil peças encontradas nos
sítios revelou algumas características da vida social
dos antigos habitantes do Parauá. Por intermédio de
uma análise de fitólitos, técnica que detecta
células de plantas que ficaram impregnadas na cerâmica
encontrada, Denise pôde observar que o grupo também se
alimentava de sementes, mandioca, milho e alguns frutos de palmeiras,
como o buriti e a pupunha. Alguns pequenos acampamentos de pesca e
caça também foram encontrados.
"Além disso, haviam muitos rituais de passagem e de coesão
para a comunidade, onde uma espécie de bebida à base
mandioca fermentada era o ingrediente para grandes 'bebedeiras'",
diz Denise, que aponta também um possível ritual de
passagem feminino. "Encontramos algumas vasilhas com apêndices
mamiformes, ou seja, seios femininos, com alguns traços que
podem representar pinturas corporais".
Em outro indício de rituais, a pesquisadora encontrou restos
de ossos cremados em tigelas. "Esses grupos possuíam seus
próprios cerimoniais de passagem e de enterro, distintos da
sociedade Tapajônica." O próximo passo, segundo
ela, é ir exatamente à Santarém e continuar as
pesquisas para que novos indícios a respeito dessas sociedades
sejam encontrados e analisados.
Mais informações: e-mail denisecavalcante@yahoo.com
Imagem: Wagner Souza de Silva
Estudo da EERP desenvolve plataforma de ensino que disponibiliza
via internet exercícios de aula
Da redação, Agência USP
Na chamada "sociedade da informação", pesquisadores
de diversas áreas buscam recursos e ferramentas para a disseminação
cada vez maior do conhecimento. Atendendo a essa demanda, um guia
para professores com todas as instruções para utilizar
recursos da informática em cursos presenciais e a distância
é o trabalho de mestrado do analista de sistemas Carlos Alberto
Seixas.
Com a pesquisa desenvolvida na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão
Preto (EERP), Seixas criou um sistema informatizado capaz de conter
em seu interior cursos a distância acessíveis via internet.
Oferece alternativas e práticas inovadoras para os professores
nos cursos presenciais e a distância, disponibilizando, por
exemplo, listas de exercícios, leituras, quadro de notas e
estatísticas de desempenho dos alunos.
No processo de criação, o analista elaborou um curso
de microinformática básico e testou a funcionalidade
da plataforma, pré-estabelecida, que foi sendo aprimorada ao
longo do piloto e que tinha conteúdo voltado ao ensino de enfermagem.
O processo se desenrola da implantação do software até
o estágio posterior ao oferecimento de um curso, quando então
são analisados os dados obtidos do processo de acompanhamento
do curso a distância.
No seu estudo, o pesquisador utilizou uma plataforma de ensino a distância
no ambiente da EERP. Mas conta que os conceitos e técnicas
podem ser utilizados em qualquer plataforma de ensino a distância,
para que professores e outros profissionais possam iniciar suas atividades
no ambiente virtual de ensino e aprendizagem.
Os elementos de todo sistema da plataforma são os estruturais,
compostos por componentes de rede de dados como servidor de rede,
sistema operacional, requisitos de segurança, banco de dados,
infra-estrutura e o sistema Teleduc, um software criado pelo Núcleo
de Educação a Distância da Unicamp. Outro elemento
são os ativos, formados pelos recursos humanos que podem assumir
funções de administrador, dinamizador, tutores, professores
e alunos. Também foram definidos todos os passos para a criação
de um curso dentro dessa plataforma.
Origem do projeto
O trabalho teve início com um amplo estudo sobre o uso da vídeo-conferência
para cursos a distância, que foi realizado pela enfermeira Simone
Godoy, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação
no Professo de Enfermagem (GEPECOPEn), com sede física no Centro
de Comunicação & Enfermagem, da EERP.
Seixas explica que são dois recursos diferentes. A vídeo-conferência
são aulas on-line, o professor e o aluno estão simultaneamente
participando do conteúdo e interagindo naquele ambiente. Já
a educação a distância não é necessariamente
para essa interação sincrônica, tem recursos de
bate-papo, mas é desvinculada do ambiente que necessita da
presença da pessoa para efetivamente haver a comunicação.
"Entretanto a vídeo-conferência pode ser uma ferramenta
da plataforma de educação a distância", conta
Seixas.
A orientadora do trabalho, professora Isabel Amélia Costa Mendes,
ressalta que se o professor criar uma disciplina nesse ambiente virtual,
nessa plataforma, ao mesmo tempo em que oferecer uma disciplina presencial,
pode valer-se da ferramenta para dinamizar as aulas, dando oportunidade
para o aluno ter conteúdos, exercícios e bibliografias
complementares. São várias as possibilidades de uso
da plataforma, como, por exemplo, a promoção um fórum
de discussão sobre um determinado assunto da disciplina.
Fonte: Serviço de Comunicação Social da Prefeitura do campus de
Ribeirão Preto.
Mais informações: (0XX16) 3602-3443 / 3469
Cursos e Palestras
Colóquio discute relação
entre homens e animais
No próximo dia 7 de outubro, a partir das 9 horas,
no Instituto de Psicologia (IP) da USP, acontece o colóquio
ANTHRÖZOOS: Relação Especial entre o ser humano
e os animais. O evento busca abordar de forma multidisciplinar
as atividades, crenças e comportamentos a respeito dos animais.
Participarão profissionais das ciências sociais, da psicologia
e da biologia, além do filósofo francês Dominique
Lestel.
No final do colóquio será lançado o vol. 6, n.
2 da Revista de Etologia, com a presença do professor Walter
Hugo de Andrade Cunha. A inscrição é gratuita,
aberta a todos os interessados e deve ser feita até o dia 6
de outubro pelo telefone ou no e-mail islaine@usp.br
. O evento será realizado na sala Aurora, no IP (Av. Professor
Mello de Moraes, 1721, bloco B, Cidade Universitária, em São
Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091- 4178
Enfrentando desafios na gestão de museus
O Museu Paulista (do Ipiranga) promove no próximo dia 6 de
outubro, às 14 horas, a palestra Enfrentando desafios,
com a professora Maria de Lourdes Parreira Horta, diretora do Museu
Imperial, em Petrópolis. O evento, que é parte do Ciclo
Gestão em Museus, é gratuito e aberto a todos os interessados.
As inscrições devem ser feitas com antecedência
pelo telefone (0XX11) 6165-8006.
A palestra será realizada no Auditório do Museu Paulista
(do Ipiranga) da USP. Parque da Independência , s/n, Ipiranga,
em São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 6165-8006 ou 273-4390
Workshop discute ensino virtual e presencial
No dia 6 de outubro, das 9 às 17 horas, no anfiteatro da Faculdade
de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão
Preto (FEARP) da USP, acontecerá o Workshop sobre qualidade
no ensino virtual e presencial. Organizado pelo Núcleo de Pesquisa
em Tecnologia e Ambiente Educacional (NPT) da FEARP, o encontro aboradrá
a qualidade do ensino presencial e a distância.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas
pelo site www.npt.com.br,
que transmitirá o encontro de forma simultânea. O workshop
terá lugar no anfiteatro da FEARP, que fica na Av. dos Bandeirantes,
3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.
Mais informações: www.npt.com.br
Maratona de Empreendedorismo na Poli
O Centro Minerva de Empreendedorismo, da Escola Politécnica
(Poli) da USP promove entre os dias 6 e 8 a Maratona de Empreendedorismo.
Aberto a todos os alunos regulares da USP, o evento tratará
de temas como Capital Social, Criatividade, Motivação
Planejamento, Liderança e Trabalho em equipe, entre outros.
Os interessados em participar devem inscrever-se, ao custo de R$50,00,
no Setor de Estágios e Empreendedorismo no Biênio, com
Flávio. Os participantes receberão certificados após
a conclusão de trabalho de campo relacionado à geração
de capital social.
O evento acontecerá no prédio da Engenharia Civil, nas
salas S22 e S37, à Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3,
380, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-5614 ou site
http://www.centroempreendedor.com.br/ensi/ensicurs.htm
Agenda Cultural
MAC inaugura exposição Transeuntes
A nova exposição do Museu de Arte Contemporânea
(MAC) da USP traz como tema Transeuntes - América Latina.
São cem obras entre pinturas, gravuras, esculturas, desenhos,
objetos, assemblages, vídeos e fotografias de artistas de 16
países. A mostra procura refletir sobre as metáforas
plásticas de artistas modernos e contemporâneos, atentos
às transformações de seu tempo, tendo como referência
a obra Transeuntes (1954) do chileno Nemésio Antunes.
A exposição, inaugurada na última quinta-feira
(29), prossegue até o dia 15 de novembro e foi dividida em
três núcleos para reflexão: Buscas de Identidade,
Lutas, sonhos e Utopias e Entre Rupturas e Conjugações.
Transeuntes é grátis e pode ser visto de terça
à sexta das 10 às 19 horas, e aos sábados, domingos
e feriados das 10 às 16 horas. O MAC fica na Rua da Reitoria,
160, Cidade Universitária, em São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-3039
Estética e política do cinema brasileiro no
Cinusp
Entre os dias 3 e 27 de outubro, o Cinusp "Paulo Emílio"
promove a mostra Cinema Brasileiro - Estética e política.
Focando a produção brasileira mais recente e olhando
para outros exemplos do passado, a idéia do evento é
colocar em debate a expressão "cinema político".
A mostra é baseada numa estrutura de duplas de filmes que têm
como objetivo um desenvolvimento do debate por meio de características
complementares ou antagônicas entre as obras. A cada semana
haverá um debate e, para acompanhar as discussões, foram
selecionados alguns textos, críticas e trechos de obras publicadas
para compor uma bibliografia da mostra.
Nesta primeira semana serão exibidos os filmes Madame Satã
e Cazuza - O tempo não pára. O debate acontecerá
na quarta-feira (5 de outubro), após a sessão das 19
horas, e contará com a participação de Francis
Vogner dos Reis, produtor, roteirista, crítico de cinema e
editor da revista eletrônica Cine Imperfeito, e Pedro Plaza
Pinto, doutorando em comunicação e estética do
audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes (ECA)
e pesquisador da crítica de filmes no cinema brasileiro moderno.
Confira os horários e as sinopses dos filmes desta primeira
semana:
Cazuza - O Tempo Não Pára (Ficção,
Brasil, 90 min.), de Sandra Wernwck e Walter Carvalho. A vida louca,
vida breve que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza,
do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990,
aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo,
as músicas que falavam dos anseios de uma geração,
o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira,
criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids. Dias 3, 4 e
5 às 19 horas e dias 6 e 7 às 16 horas.
Madame Satã (Ficção, Brasil, 105 min.),
de Karim Aïnouz. Lapa anos 30: o cotidiano e a intimidade de
João Francisco dos Santos - malandro, artista, presidiário,
pai adotivo, preto, pobre, homossexual - e seu círculo de amigos,
antes de se transformar no mito Madame Satã, lendário
personagem da boêmia carioca. Dias 3, 4 e 5 às 16 horas
e dias 6 e 7 às 19 horas.
O Cinusp fica na R. do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 4, Cidade
Universitária, São Paulo. Todas as sessões são
gratuitas e abertas ao público geral. A organização
pede que os ingressos sejam retirados com antecedência de uma
hora.
Mais informações: (0XX11) 3091-3540
Publicações
Livro aborda papel dos museus na formação da
identidade brasileira
O Museu Paulista (do Ipiranga) da USP e a Editora da Unesp acabam
de lançar O Museu Paulista - Affonso de Taunay e a memória
nacional (Editora Unesp, 333 págs., R$48), de Ana Claudia
Fonseca Brefe, vice-presidente da Associação Internacional
de Museus de História.
O livro analisa os anos em que o Museu foi dirigido por Affonso d'Escragnolle
Taunay e sua atuação. Esse período, 1917 a 1945,
apresenta um rico material de estudo sobre a formação
da identidade brasileira. É em 1917 que o museu deixa de exibir
exemplares da flora e da fauna brasileiras para se firmar como um
local de preservação da memória do País.
Na representação visual do discurso historiográfico
são constituídas as referências para a formação
da identidade nacional, na qual se destacam as comemorações
do Centenário da Independência, em 1922. A memória
da saga bandeirante também assume papel importante na consolidação
da posição de São Paulo no cenário nacional,
reafirmando, por parte de sua elite, a idéia de uma "raça
paulista" com "vocação desbravadora".
Mais informações: (0XX11) 3872-2861 ou www.editoraunesp.com.br
Quadro de Avisos
Rede do Saber recebe prêmio em educação
a distância
A Rede do Saber, vinculada à Fundação Vanzolini,
acaba de receber o prêmio Excelência em Educação
a Distância Abed 2005, criado pela Associação
Brasileira de Educação a Distância (Abed). A láurea,
que em sua sexta edição avaliou 35 trabalhos, tem por
objetivo incentivar o desenvolvimento de práticas inovadoras
e de pesquisa em educação a distância no Brasil.
A Rede do Saber ainda recebeu a segunda colocação na
categoria Relato de Experiência com o case Consolidação
de uma Tecnologia de Formação de Professores. O
trabalho foi apresentado, durante o 12º Congresso de Educação
a Distância, por suas coordenadoras Sônia Maria Silva,
da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
e Beatriz Scavazza, da Fundação Vanzolini.
A iniciativa está ligada à Secretaria de Educação
do Estado de São Paulo, sendo uma estratégia para promover
ações de formação continuada para agentes
educacionais da rede estadual. A Fundação Vanzolini,
instituição privada sem fins lucrativos gerida por professores
do Departamento de Engenharia de Produção da Escola
Politécnica (Poli) da USP, atua como gestora operacional da
Rede do Saber.
Mais informações: (0XX11) 3814-7366, ramal 490 /
(0XX11) 9187-2588 (com Clarice Pereira, da assessoria de imprensa),
comunicacao@vanzolini.org.br,
ou http://www.vanzolini.org.br
Estudo da Poli sobre engenharia sanitária e ambiental
é premiado
A engenheira sanitarista Gabriela Sá Leitão de Mello
teve sua dissertação de mestrado, defendida pela Escola
Politécnica (Poli) da USP, premiada como melhor trabalho técnico
na categoria Meio Ambiente, no 23º Congresso Brasileiro
de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado entre os dias
18 e 23 de setembro em Campo Grande (MS).
O trabalho chegou à conclusão de que a norma aplicada
no Brasil para verificar se contaminantes são biodegradáveis
é ineficaz e não reflete a realidade. Segundo ela, a
inadequação se dá principalmente porque as recomendações
da Cetesb seguem diretrizes baseadas em normas usadas na Holanda,
cujo solo possui características diferentes das encontradas
no Brasil.
O estudo de Gabriela foi tema de matéria divulgada pela Agência
USP de Notícias em 5 de setembro deste ano, e pode ser vista
no endereço http://www.usp.br/agenciausp/repgs/2005/pags/196.htm.
Mais informações: (0XX11) 9560-6886, com Gabriela
Sá Leitão; e-mail gabriela.leitao@poli.usp.br
Teses e Dissertações
Escola Politécnica
Mestrado
Metodologia para a resolução do problema da distribuição
de Veículos. Daniel Pimentel Custódio Novo. Dia
19 de outubro, às 14 horas.
Modelagem para localização de hubs no transporte
de encomendas expressa. Javier Antonio Timana Alamo. Dia 21 de
outubro, às 14 horas.
Modelo de tratamento de incertezas pra um sistema baseado em conhecimento
para auxiliar o zoológico de São Paulo no recebimento
de animais. Elizabeth Maria Barbosa Maciel. Dia 26 de outubro,
às 9h30.
Doutorado
Uma contribuição ao estudo das empresas inovadoras
no Brasil. Marisalvo da Silva. Dia 7 de outubro, às 14
horas.
Precipitação de fase sigma em três tipos de
aços inoxidáveis austenítico, superferrítico
e duplex. Doris Maribel Escriba Villanueva. Dia 14 de outubro,
às 13 horas.
S. Perere - uma ferramenta apoiada em arquiteturas cognitivas para
o estudo da confiabilidade humana. Luiz Carlos Begosso. Dia 31
de outubro, às 9h30.
Mais informações: (0XX11) 3091-5443
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