São Paulo, 04/10/2005 - Boletim nº1721
alimentação
Marcas de queijo têm altos níveis
de contaminação

Índice de Escherichia coli está acima
dos limites da legislação em 61% das
amostras de queijo Minas frescal
vendido em supermercados
leia...
Clínica do Leite monitora
resíduos antibióticos
Inscrições abertas para Feira
de Ciências e Engenharia

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Alta concentração de bactérias indica contaminação de amostras de queijo Minas frescal

Júlio Bernardes

O queijo Minas frescal vendido em supermercados apresenta concentração de Escherichia coli acima do limite da legislação para coliformes a 45 C (fecais), que indica perigo de contaminação por bactérias causadoras de doenças. A conclusão faz parte de uma pesquisa realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP com 7 marcas de queijo adquiridas em pontos de venda na cidade de São Paulo.

Os queijos pesquisados (3 a 4 lotes de cada marca) foram analisados 7, 14 e 21 após a data de fabricação descrita na embalagem. "Devido a grande umidade, o queijo Minas frescal se deteriora rapidamente e desde 1998 a validade aumentou de 15 para até 30 dias", afirma a professora da FCF, Susana Saad, coordenadora da pesquisa. "Em geral, o produto está impróprio para o consumo aos 21 dias de fabricação, mas seis marcas analisadas já estavam impróprias em uma semana."

Susana ressalta que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) admite uma concentração de 3,7 log de unidades formadoras de colônias por grama (ufc/g) de coliformes a 45 C (fecais) em queijos com umidade acima de 55%, enquanto que o nível tolerado pelo Ministério da Agricultura é de 2 log ufc/g.

"Das amostras analisadas, 61% excediam o valor permitido pela Anvisa, com contagens de E.coli chegando a 6 log ufc/g e seis marcas tinham níveis de coliformes totais de 4 a 8 log ufc/g aos sete dias", aponta. "O nível de Staphylococcus spp., grupo de bactérias presentes no queijo em virtude da contaminação do leite ou pelo manipulador, chegou a 7,83 log ufc/g, quando o ideal é que seja inferior a 3 log ufc/g."

Contaminação
A professora alerta que "a produção de queijo aumenta em 100 vezes a concentração de coliformes totais e de E. coli no leite pasteurizado, se já estiver contaminado". De acordo com Susana, a fabricação deve ser feita com leite de procedência confiável e seguir normas de higiene. "Devem ser observadas a lavagem e higienização freqüente das mãos e cuidados com a respiração do manipulador sobre o produto, afastando pessoas gripadas, com feridas ou outros problemas de saúde.

A pesquisadora sugere que o queijo Minas frescal chegue rapidamente ao mercado e aponta que sua validade é extensa demais para um produto sem conservantes. "O prazo ideal seria de 15 dias, mas na pesquisa apenas 17,4% das amostras adquiridas tinham entre 4 e 7 dias de fabricação, mais encontradas em pequenos supermercados, que não tem grandes estoques", relata. "Nos pontos de venda, a temperatura do queijo não deve passar de 8 graus."

O consumidor deve estar atento à presença de buracos no queijo Minas frescal, observa Susana. "Ao contrário de outras variedades, eles são indícios de deterioração". A pesquisa foi feita durante um ano pelas alunas de graduação Juliana Schwartz da Rocha, da FCF, e Flávia Carolina Alonso Buriti, da Faculdade de Saúde Pública (FSP), hoje pós-graduanda da FCF. Os resultados completos foram submetidos à publicação na revista Arquivos de Medicina Veterinária e Zootecnia, de Minas Gerais.

Mais informações: (0XX11) 3091-3692, com Flávia Carolina Alonso Buriti, e-mail flaviac@usp.br

Imagem: Marcos Santos




Clínica do Leite inicia monitoramento de resíduos antibióticos

Da redação, Agência USP

A Clínica do Leite, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, tem mais um serviço de alta tecnologia que identifica resíduos de antibiótico presentes no leite. Os testes tiveram início no mês de setembro e seguem as novas normas estabelecidas pela Instrução Normativa 51, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

A Clínica fez uma parceria com a empresa holandesa DSM, que fabrica o kit chamado Delvo Pack 5, que traz um meio de cultura de bactérias. Quando a amostra analisada não possui resíduo, as bactérias se multiplicam e o teste fica amarelo. "Trata-se de um teste microbiológico que permite a identificação de um amplo número de inibidores [como resíduos antibióticos] que podem estar presentes no leite", explica o gerente técnico da Clínica, Laerte Cassoli. Segundo ele, o equipamento evita erros de interpretação e digitação.

O perigo de se comercializar leite com resíduos antibióticos está, sobretudo, na possibilidade de se prejudicar a saúde de pessoas alérgicas a essas substâncias. "Outro problema está nos possíveis prejuízos à indústria. Para fabricar iogurte, é necessário que haja fermentação, e ela não ocorre caso o leite tenha esses inibidores", aponta Cassoli. As principais fontes dos resíduos são medicamentos antibióticos aplicados nas vacas leiteiras.

Expectativas
A Clínica do Leite tem previsão de terminar o ano de 2005 realizando cerca de cinco mil análises por mês para monitoramento de resíduos antibióticos. A expectativa é de que esse número dobre no ano que vem. "Esse teste está previsto pela Normativa, e a Clínica do Leite é o primeiro laboratório a oferecê-lo", informa Cassoli. "A expectativa é de que, até o fim do ano, todas as empresas enviem amostras para esse tipo de análise."

Está sendo desenvolvido um projeto piloto de monitoramento da qualidade junto à Secretaria da Agricultura do Estado, e mais de 66 estabelecimentos ligados ao serviço de inspeção estadual aderiram voluntariamente ao projeto.

As indústrias que já realizam monitoramento na Clínica para contagem de células e contagem bacteriana, poderão solicitar ao setor de logística, da própria empresa, o envio do material de coleta para a amostra destinada à análise de resíduo.

O custo do teste de cada análise depende do número de amostras enviadas pela empresa e varia entre R$ 3,00 e R$ 10,00 por amostra, valor abaixo do custo do que a empresa teria se realizasse o teste no próprio laboratório.

Normativa
A Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabelece novas regras para a produção de leite, entrou em vigor no dia 1º de julho. A medida obriga produtores e indústrias de beneficiamento a submeter, mensalmente, seus produtos a análises laboratoriais.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Esalq

Mais informações: (0XX19) 3422-3980 / 3429-4278, na Clínica do Leite; e-mail cleite@esalq.usp.br; (0XX19) 3429-4485 / 3429-4477, na Assessoria de Comunicação da Esalq




Cursos e Palestras

Elogio ao Erro é tema de palestra em São Carlos
A importância do erro na ciência, no ensino e mesmo na origem da vida será o tema da palestra Elogio ao Erro, que será ministrada nesta quinta-feira (6), pelo professor Osvaldo Frota Pessoa Jr.

O professor é membro do Departamento de Filosofia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (Física e Química) do Instituto de Física da USP. A palestra, gratuita, será realizada às 19 horas no Anfiteatro Jorge Caron, da Escola de Engenharia de São Carlos, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9877 ou no site www.sc.usp.br


Influência árabe na Península Ibérica é tema de conferência
Na próxima segunda (10), será realizada a conferência La România Arábica de la Península Ibérica e Iberoamérica. Cofluencia de Civilizaciones em el Passado, Presente y Futuro, sob a organização do Instituto Cervantes, do Instituto de Cultura Árabe e da Editora da USP (Edusp). O evento será no Auditório do Instituto Cervantes (Av. Paulista, nº 2439).

No mesmo dia acontece o lançamento da reedição do livro Influências Orientais na Língua Portuguesa: Os vocábulos Árabes, Arabizados, Persas e Turcos, de Miguel Nimer. Na data, o livro estará com 30 % de desconto.

Mais informações: (0XX11) 3897-9609 / 3091-4149


Estratégias empresariais é tema de palestra na Fundação Vanzolini
Prossegue, no mês de outubro, o ciclo de palestras sobre gestão empresarial, promovido pela Fundação Vanzolini (FCAV), com o objetivo de incentivar os profissionais no aprimoramento de suas carreiras. Nesta quarta (5), a partir das 19h45, acontece "Estratégia Empresarial: Planejamento e Implementação", voltada a empresários, engenheiros, administradores, psicólogos, pedagogos e outros profissionais do mercado.

O enfoque da palestra será a visão integrada dos negócios, visando, o sucesso por meio de estratégias empresariais. Serão apresentados cases de gestão estratégica. A palestrante é Lydia Lopes, doutora em engenharia mecânica, coordenadora no Programa de Cooperação Tecnológica Universidade-Indústria. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

A palestra acontece na Av. Paulista, 967, em São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3541-3789 ou e-mail palestra@vanzolini.org.br




Agenda Cultural

Estação Ciência participa de Semana da Ciência e Tecnologia
A Estação Ciência da USP participa, entre os dias 3 e 9 de outubro, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Entre as atividades que serão promovidas pela Estação, estão novas exposições, palestras, oficinas e workshops, além de espetáculos teatrais.

Na terça (4), serão inauguradas quatro exposições. Água Brasilis: trajetória natureza-homem; Ciências Físicas no Brasil; Imagem e Som: a Física em Ação e Ilusões de Ótica. E o Projeto Mão na Massa, que oferece experiências pedagógicas para aproximar os estudantes da ciência, abre uma capacitação para professores das 10 às 17 horas.

Quarta-feira (5), das 10 às 17 horas, acontece o evento Estação Ciência na Praça. Serão apresentadas atrações como a câmara escura, o gerador de Van de Graff e espelhos, na Praça do Terminal de Ônibus da Lapa, ao lado da Estação Ciência. O Mão na Massa vai montar uma bancada no local e realizar experiências sobre o ar.

Também haverá oficinas de arqueologia - na qual as crianças podem escavar miniaturas de réplicas de pequenos esqueletos e de utensílios - que será apresentada pela professora Sabine Eggers, do Instituto de Biociências da USP em parceria com a Estação Ciência, às 10 horas. Das 14 às 17 horas, a equipe do Projeto Clicar promove uma Oficina de Pin Hole - fotografia artesanal em lata, onde será apresentada a construção de uma máquina fotográfica de lata e a revelação dos negativos, além de noções de fotografia e conceitos de química e física. As fotos reveladas ficarão expostas na praça a partir das 16 horas.

Sábado (8) acontecerá no auditório da Estação Ciência o workshop A Metamorfose do Esqueleto Humano, que debaterá a anatomia, com base em uma visão analítica sobre o corpo humano. No mesmo dia, às 15 horas, acontece a palestra O absoluto, Einstein e a relatividade, a cargo do professor Manoel Roberto Robilotta, do Instituto de Física da USP. a atividade é uma reedição de uma das palestras de grande sucesso do projeto Física para Todos, que discute com linguagem simples as bases da teoria da relatividade e sua importância.

No domingo (9), a Estação Ciência prestigia as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Parque do Ibirapuera, das 13 às 18 horas. Atrações como o painel de transformações de energia, o simulador de usina hidrelétrica, o xadrez gigante e as exposições Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras e Aspectos Científicos das Viagens Espaciais serão apresentados ao público.

Entre os dias 5 e 7 de outubro, algumas das atrações itinerantes do acervo da Estação Ciência e espetáculos serão apresentados em São Caetano do Sul, que participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Entre as atrações estão o Planetário Inflável e o Painel de Transformações de Energia, do dia 5 ao 7 de outubro, das 10 às 20 horas no Ginásio Poliesportivo Bonifácio de Carvalho (Avenida Dr. Augusto de Toledo, 195). Haverá também apresentação de peças teatrais: Marte, a viagem, será apresentada nesta terça-feira (4) e O Poeta e o Vento nesta quarta-feira (5), ambas às 19 horas, no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1111, em São Caetano do Sul).

A Estação Ciência está localizada na R. Guaicurus, 1394, Lapa, em São Paulo. O ingresso é R$2,00, crianças até 6 anos e idosos acima de 60 anos não pagam.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022


Nanotecnologia em debate na Estação Ciência
A partir desta quinta (6), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, serão realizadas palestras e bate-papos sobre nanotecnologia com os visitantes da Estação Ciência. O evento será apresentado por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que também apresentarão banners da exposição científica realizada pelo cartunista João Garcia. Oswaldo Sanchez Júnior, falará sobre Nanotecnologia para Iluminação: pequenos pontos e grandes promessas, das 16 às 18 horas.

Na sexta-feira (7), será a vez de Mário Gongora apresentar Técnicas de Micro e Nanofabricação, das 16 às 18 horas. No sábado (08), Nanotecnologia e Meio Ambiente será apresentada por Paulo Roberto Martins, das 14 às 16 horas. E das 16 às 18 horas, Henrique Rattner e José Manoel Rodríguez Victoriano, da Universidade de Valência, ministrarão a palestra Nanotecnologia e Sociedade.

A Estação Ciência está localizada na R. Guaicurus, 1394, Lapa, em São Paulo. O ingresso é R$2,00, crianças até 6 anos e idosos acima de 60 anos não pagam.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022




Quadro de Avisos

Abertas as inscrições para a 4ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
Vai até 19 de novembro o prazo para envio de trabalhos para a 4ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace 2006, que vai ocorrer de 21 a 25 de março, em São Paulo. Estudantes de todo o Brasil já podem enviar seus resumos para o comitê científico do evento. A Febrace irá receber projetos de estudantes do ensino médio, fundamental e técnico, nas áreas de ciências exatas e da terra, biológicas, saúde, agrárias, sociais, humanas, engenharia e suas aplicações.

A expectativa dos organizadores é receber mais de 800 trabalhos de estudantes dos 27 Estados brasileiros. A Febrace é uma iniciativa do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica (Poli) da USP. A Feira incentiva novas vocações em ciências e engenharia por meio do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, além de aproximar a comunidade acadêmica das escolas públicas e privadas.

Não há nenhum custo para submissão do projeto à avaliação, apenas os projetos finalistas devem pagar uma taxa de confirmação de inscrição. Até 31 de dezembro, R$50,00 por projeto, até 31 de janeiro, data limite, R$60,00.

Mais informações: http://www.lsi.usp.br/febrace


FE realiza debate entre candidatos a reitor
No próximo dia 13, das 16 às 18 horas, a Faculdade de Educação (FE) da USP realiza um debate com os candidatos para reitor 2006. Estarão presentes os professores Adilson Avansi de Abreu, Antonio Marcos A. Massola, Hélio Nogueira da Cruz, Sedi Hirano e Suely Vilela.

O evento terá transmissão ao vivo pela página http://paje.fe.usp.br/estrutura/eventos/debate05_1.htm. O debate acontecerá no Auditório da Escola de Aplicação da FE (Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo) e é aberto a todos os interessados.

Mais informações: (0XX11) 3091-3517


USP assina parceria para pesquisa em preservação e sustentabilidade
Nesta segunda (3), a USP formalizou uma parceria com a Alcoa Foundation para a realização do Programa Internacional de Concessão de Bolsas para Estudos de Preservação e Sustentabilidade. O acordo, que é destinado a atender fundamentalmente acadêmicos e especialistas de organizações não-governamentais, conta com investimentos da ordem de US$8,6 milhões.

A cerimônia, que contou com a presença do professor Luiz Nunes de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa da USP, e Franklin Feder, presidente da Alcoa América Latina, aconteceu às 15 horas, na Sala do Conselho Universitário (Co), no prédio da Reitoria, à R. da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220 / 3300, na Assessoria de Imprensa da USP


Centrinho abre vagas para especilistas e técnicos de laboratório
Até sexta (7) o Centrinho da USP de Bauru recebe inscrições para a contratação de dois especialistas em laboratório, um técnico de laboratório e três especialistas em laboratório na área de audiologia. As três primeiras vagas mencionadas serão preenchidas por um período de tempo determinado, enquanto que para as três últimas o prazo é indeterminado. Os salários, para jornadas de 40 horas, serão de R$2.660,30 para especialistas e R$1.343,64 para técnicos.

Os interessados em concorrer às vagas devem inscrever-se, ao custo de R$18,00 (técnico) e R$36,00 (especialista), na seção de pessoal do Centrinho, das 13 às 16 horas, na R. Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8156 ou http://www.centrinho.usp.br




Teses e Dissertações

Escola de Educação Física e Esporte

Mestrado

Efeito de uma dieta hipolipídica/hiperglicidica associada à atividade aeróbia sobre o perfil e adiposidade de ratos. Viviane Ozores Polacow. Dia 27, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3095


Instituto de Física

Mestrado

O modelo de cluster-alfa aplicado ao 94Mo. Marco Antonio de Souza. Dia 5 de outubro, às 14 horas.

Os efeitos radiativos de aerossóis de queimadas sobre o fluxo de CO2 na Amazônia. Paulo Henrique Fernandes de Oliveira. Dia 6 de outubro, às 9 horas.

Análise espectral por wavelet da turbulência no tokamak TCABR. Gustavo Zampier dos Santos Lima. Dia 7 de outubro, às 14 horas.

Doutorado

Centros de cor, centros paramagnéticos e centros de luminescência dependentes de defeitos pontuais em zirconita. Henry Sócrates Lavalle Sullasi. Dia 7 de outubro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br