São Paulo, 06/10/2005 - Boletim nº1723
saúde
Organização do trabalho em
hospitais favorece falhas

Mudanças nos centros de saúde,
tais como a introdução do farmacêutico
clínico e o uso de softwares de controle,
diminuiriam falhas evitáveis
leia...
Animais da Mata Atlântica
se adaptam à área agrícola
Escola de Arte Dramática abre
inscrições para Curso de Ator

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Falhas em unidades hospitalares não são fruto de incapacidade individual dos profissionais

Renata Moraes

No Pronto Socorro (PS) do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da USP, os Eventos Adversos (EAs) foram ocorrências que muito contribuiram para a evolução desfavorável, até mesmo a morte, de pacientes internados com acidente vascular cerebral. EAs são falhas que acontecem em unidades hospitalares, como medicar um paciente com uma substância à qual tenha alergia, ou usar medicamento errado devido à confusão entre rótulos, entre outras.

A médica Renata Mahfuz Daud Gallotti, do HC, acredita que para a correção destas falhas, é essencial que tais acontecimentos deixem de ser tratados como atos praticados por indivíduos incompetentes.

Em seu doutorado apresentado à Faculdade de Medicina, Renata analisou a internação de pessoas com derrame no PS do HC e concluiu que um dos fatores determinantes da recuperação ou não do paciente foi a ocorrência de EAs graves. "Esse tipo de complicação não-intencional acontece não por culpa individual dos profissionais, mas em função de uma organização de trabalho que favorece falhas". Para a pesquisadora, é necessário mudar essa mentalidade de culpa, de erro entre as equipes de saúde, porque assim ninguém conta o que está acontecendo e não há como melhorar o sistema.

Sobrecarga
Renata acredita que, enquanto os pronto-socorros continuarem lotados, falhas que poderiam ser evitadas continuarão acontecendo. Essa é uma das críticas que ela faz ao sistema de saúde: dois terços do atendimento emergencial é usado por pessoas que poderiam estar sendo atendidas em outras hierarquias. Mas como nesses lugares o atendimento é, muitas vezes, inadequado, procuram os grandes hospitais e sobrecarregam os pronto socorros.

Outro ponto que merece atenção é a prescrição de medicamentos, uma das práticas mais sujeitas a falhas. Com tamanha sobrecarga, não é raro que médicos e enfermeiros repitam a dosagem ou utilizem medicamentos que, juntos, podem desencadear reações adversas. A médica diz que tais problemas poderiam ser sanados com a presença do farmacêutico clínico (profissional que se encarrega principalmente da questão da medicação) nas equipes de saúde e com a introdução de um software de computador que controla o uso de substâncias - adverte sobre combinação de remédios e avisa que o paciente já foi medicado, por exemplo. Ambas as sugestões já existem em outros países e têm mostrado resultados positivos.

Há também questões administrativas que podem favorecer a ocorrência de EAs: falta de leitos, remédios, número insuficiente de profissionais.

Renata conta que os Eventos Adversos começaram a ser estudados no Brasil muito recentemente, e são um indicador da qualidade dos serviços prestados. Seu doutorado foi publicado no início do ano no European Journal of Emergency Medicine.

Mais informações: (0XX11) 3069-6336, na Secretaria da Disciplina de Emergências Clínicas; e-mail rgallotti@hcnet.usp.br

Imagem cedida pelo Hospital Universitário da USP




Apesar do desmatamento, diversidade biológica da Mata Atlântica se mantém em níveis razoáveis

Da redação, Agência USP

Apesar de a agricultura causar grande impacto na fauna, principalmente sobre as espécies de pequenos mamíferos (roedores e marsupiais), a diversidade biológica da Mata Atlântica no Estado de São Paulo se mantém em níveis razoáveis. Quem informa é o professor Luciano Martins Verdade, do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agrícola Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba.

O pesquisador estuda há alguns anos a diversidade de espécies de vertebrados (aves, mamíferos e peixes) em trechos de Mata Atlântica restantes e em ambientes agrícolas (pastagens, plantações de cana-de-açúcar e reflorestamentos de eucalipto) da bacia do rio Passa-cinco (afluente do rio Corumbataí, localizado na região entre Itirapina e Rio Claro).

Para ele, o impacto da destruição foi menor do que o esperado. “Os animais não utilizam somente estas áreas remanescentes, mesmo com a perda de praticamente 90% da área original”. A justificava é a de que os animais vêm mostrando uma boa capacidade de adaptação nas áreas agrícolas.

Com a constatação desta capacidade de adaptação, Verdade projeta que será possível conciliar os interesses ambientais com os agrícolas. “A fauna silvestre faz parte da paisagem agrícola, e, daqui por diante, ações para conciliar a conservação ambiental com a produção agrária devem ser tomadas. A sociedade tem que se preparar para esta capacidade adaptativa das espécies.”

Como exemplo, o professor da Esalq aponta que a pesquisa encontrou cinco espécie de felídeos (gatos silvestres), entre eles a onça parda. “Isso pode gerar novos conflitos. A Universidade deve ser capacitada para formar profissionais capazes de lidar com esses problemas, quando a fauna silvestre entrar em contato direto com a produção agropecuária. Por exemplo, quando houver a predação de gado por onças pardas e pintadas”.

Com a descoberta, Verdade acredita que “a filosofia conservacionista deve sofrer uma mudança de paradigma”. O estudo foi financiado pelo Biota, programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) criado para realizar um inventário das características da biodiversidade existente em São Paulo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Esalq

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477, na Assessoria de Comunicação da Esalq




Cursos e Palestras

Inscrições abertas para curso técnico de ator
Estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para o Curso Técnico de ator oferecido pela Escola de Arte Dramática (EAD) da USP. O curso técnico profissionalizante, que habilita profissionais para trabalharem como ator ou atriz, é gratuito e tem duração de três anos e meio mais o estágio. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 23h30. Os maiores de 18 anos podem se inscrever para uma das 20 vagas oferecidas.

Para a inscrição é necessário xerox do comprovante do depósito de inscrição (R$ 80,00), a ficha de inscrição preenchida assinada e com uma foto 3X4 e a xerox, acompanhada do original, do RG e histórico escolar ou atestado da escola. Os documentos podem ser enviados pelo correio (carta registrada ou sedex) com data de postagem até o dia 26.

Informações sobre a inscrição e o processo seletivo podem ser encontradas na página: http://www.eca.usp.br/coletecn/infogera/procsel.asp

Mais informações: (0XX11) 3091-4389 / 4321


FMVZ realiza doação de alimentos a instituições beneficentes
Nesta quinta (6), às 18 horas, a Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP realizará a entrega simbólica de cerca de 1200 quilos de alimentos a três instituições beneficentes. Os mantimentos foram arrecadados no 1º Simpósio de Pós-Graduação da Faculdade da FMVZ, cujas inscrições eram pagas desta maneira.

A cerimônia da entrega contará com representantes do Projeto Esperança, do Centro de Convivência Infantil Nova Esperança e da Casa Maria Helena Paulino. O evento coincidirá com o encerramento do Simpósio, com a presença do professor canadense John Kastelic, e que ainda ministrará, às 8 horas do mesmo dia, palestra sobre edição de jornais científicos internacionais.

O Simpósio, que acontece desde o dia 3, encerra-se com a seguinte programação: às 9 horas, Rosa Maria Fischi Zani, da Biblioteca FMVZ, profere palestra sobre "Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária"; às 10 horas, Mesa-Redonda com a participação dos editores de revistas científicas da área de medicina veterinária; às 14 horas, Mesa-Redonda sobre a evolução e tendências da pós-graduação em medicina veterinária, com professores de universidades federais e coordenadores de programas de pós. Segue-se a esta programação a cerimônia de encerramento.

Os eventos, que acontecem no Museu de Anatomia Professor Dr. Plínio Pinto e Silva (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, bloco 7, Cidade Universitária, São Paulo) será aberto apenas às pessoas inscritas no Simpósio.

Mais informações: (0XX11) 3091-4234


A inovação e a pesquisa na área química em discussão
O Instituto de Química de São Carlos da USP realiza, entre os dias 6 e 7, o IX Workshop de Pós-Graduação A Contribuição do IQSC para a Inovação e o Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O evento integra a II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia. Haverá palestras, mesas-redondas, painéis com apresentação de trabalhos e uma exposição de arte.

O evento discutirá a inovação tecnológica, a pesquisa e a pós-graduação na área química no Brasil. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas durante a abertura do evento, às 10h30 do dia 6. Os participantes receberão certificado. O workshop será no Salão de Eventos (Avenida Trabalhador Saocarlense, 400, em São Carlos).

Mais informações: (0XX16) 3373-8036


Seminário no Prolam aborda educação superior na Argentina, no Brasil e no Chile
No dia 14, às 9 horas, acontece o seminário Políticas de Educação Superior na América Latina: Argentina, Brasil e Chile, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP. O evento inclui três mesas-redondas que abordam a educação superior nesses países e uma que discute a atual crise política brasileira. A programação completa pode ser conferida no site http://www.usp.br/prolam.

As incrições, gratuitas, devem ser feitas até o dia 13 pelos telefones (0XX11) 3091-3589 / 3587, e-mail prolam@edu.usp.br ou pessoalmente na secretaria do Prolam (Rua do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária). O evento acontece no Auditório das Colméias, Favo 17, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3589 / 3587


MariAntonia oferece atividades que abordam transtornos afetivos
Nesta segunda-feira (10), o Centro Universitário MariAntonia oferecerá uma série de atividades em razão da Semana de Esclarecimento sobre Transtornos Afetivos. Às 18 horas serão lançados os projetos Terapia e Cidadania e Oficina do Bem-estar, da Associação Brasileira Para Transtornos Afetivos (Abrata). Às 20 horas, haverá a palestra Atividades Físicas nos Transtornos Afetivos, ministrada por Rosa Mesquita.

As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3259- 8342 ou 3091-5538. O MariAntonia fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3259- 8342 ou 3091-5538




Agenda Cultural

Lançamento de livro reúne ex-reitores da USP
Na próxima terça (11), a partir das 9 horas, será realizado um evento de lançamento do livro Universidade: Formação & Transformação, organizado por Marcello Rollemberg. A obra reúne entrevistas com os ex-reitores e artigos de diversos autores com diferentes abordagens, compondo um cenário bastante abrangente sobre o tema.

Na ocasião, haverá um debate acerca das mudanças ocorridas no papel da universidade na formação de profissionais socialmente responsáveis e sua inserção no mundo do trabalho. O evento será promovido pelos seguintes órgãos da USP: Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae), Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), as Pró-Reitorias e a Editora da USP (Edusp).

Ao longo do dia, acontecerão três mesas-redondas: O papel da USP na formação dos cidadãos, Os espaços de formação contínua da universidade: o aprendizado além da sala de aula e Com a palavra, a sociedade civil. Estarão presentes ex-reitores e ex-alunos que deram rumos inusitados às suas carreiras.

O evento será no Auditório Francisco Romeu Landi, da Escola Politécnica (Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº380, Cidade Universitária, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-4495


Mostra do Clube da Gravura da Paraíba na Casa de Xilogravura
A partir de sábado (8), o Museu Casa da Xilogravura exibirá uma mostra temporária (até 28 de novembro) de obras de 13 integrantes do Clube da Gravura de Paraíba.

Os artistas são Cejane Ramos, Evanice Santos, Domingos Sávio, Jailson do Capim, José Costa Leite, Manuel Clemente, Martinho Campos, Nivalson Miranda, Pádua Belmont, Pontes da Silva, Rose Catão, Unhandeijara Lisboa e Xico Carvalho. Os estilos variam de gravuras de inspiração erudita às derivadas dos folhetos de cordel, passando por evocações de Heráldica e outras variações. Preto e branco e coloridas, algumas estarão à venda, com preços que vão de R$40,00 a R$120,00.

O público pode também ver, em vídeo, como são feitas as xilogravuras, e apreciar cerca de duas centenas de obras de exibição permanente de brasileiros, chineses, ingleses, entre outros. O acervo total do museu é de 2 mil peças de 300 artistas.

O Museu fica em Campos do Jordão, na Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Bairro Jaguaribe. A entrada custa R$2,00, mas idosos pagam R$ 1,00 e menores de 12 anos têm acesso gratuito.

Mais informações: (0XX12) 3662-1832




Quadro de Avisos

Abertas as inscrições para candidatos a Monitores em Educação Ambiental
O Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP está com inscrições abertas para os candidatos a monitor do programa Visitas Monitoradas ao CEBIMar - Verão de 2006. O Programa de Visitas ao CEBIMar, que fica no canal de são Sebastião, foi criado com o objetivo de compartilhar o conhecimento gerado e armazenado na Universidade com o público interessado em aprender mais sobre o mar e a vida que abriga.

Os interessados devem enviar o currículo junto com a ficha de inscrição, disponível no site www.usp.br/cbm, para o e-mail vafhadel@edu.usp.br, até o dia 31 de outubro. O resultado da seleção será divulgado na primeira semana de novembro.

Mais informações: (0XX12) 3862-7149



Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Método para análise do contorno de gotas de chuva artificial em imagem digital. Luciano Vieira Koengkan. Dia 7, às 14h30.

Doutorado

Planejamento, desenvolvimento e estudos de QSAR-2D e QSAR-3D de derivados 5-nitro-2-tiofilidênicos com atividade frente a ´Staphylococcus aureus´multi-resistente. Andrea Masunari. Dia 13, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9250 / 9235


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Contribuição para o estudo do custo unitário das análises laboratoriais e sua comparação com a tabela de procedimentos da Associação Médica Brasileira - AMB 92, em um laboratório de pequeno porte. Gisele Palo Corrêa de Freitas. Dia 6, às 14 horas.

Perfil metabólico da banana durante o amadurecimento. Andréia Ricci Hernandes. Dia 11, às 14 horas.


Instituto Oceanográfico

Doutorado

Um modelo de banco de dados geográficos para a resposta ao derramamento de óleo baseado na vulnerabilidade e sensibilidade do Litoral Paulista. Sávio Luis Carmona dos Santos. Dia 26, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br